• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Pessoal do fórum vai me crucificar, mas como access point apenas, uma alternativa barata é o D-link DIR-841, que nas promoções aparece por menos de R$100 e tem porta WAN gigabit e rede 5GHz. Com certeza um mais caro é melhor, mas esse parece bem ok pelo baixo preço
Pior que eu até vi ele, mas as portas LAN são Fast, não gigabit. E vi aqui no fórum que o alcance é ruim, daí desisti. Mas tava com um preção na Amazon
 
Acabei comprando o Asus RT-AC59U mesmo na Terabyte. 2 a 5 dias úteis para chegar agora
 
Acabei comprando o Asus RT-AC59U mesmo na Terabyte. 2 a 5 dias úteis para chegar agora
Em termos de alcance, o Asus teoricamente vai ser bem melhor que o D-Link..

O D-Link 842 (mesmo SoC do 841) possui 24dBm de potencia a 5GHz.. o que da 10^2.4=251mW
O AC59U possui 26.88 dBm de potencia a 5Ghz, o que dá 10^2.688=487mW
 
Esses R$3K seria o 660HD ou 620HD?

O 620HD sei que ja possível achar ali proximo as R$1k... e o 660HD última vez que vi tava ali acima dos R$2k.

Vi uns testes comparativos entre o U6-LR e o 660HD onde o U6-LR passou mal pra acompanhar o 660HD... o 620HD também não faz feio.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pode ser alguma limitação no FW que não permite topologia em linha, apenas em estrela/malha... topologia em linha não é muito recomendável pois derruba a velocidade e gera aumento de latência.
o "problema" do u6 LR é não ter conexão 2.5gb.
 
Eu continuo indeciso entre AX6S e AX3000 priorizando intensidade de sinal, perguntei pro cara do acwifi.net sobre qual teria o sinal mais e forte, pra minha surpresa ele disse "obviamente que o AX6S tem o sinal mais forte". Eu pensava exatamente ao contrário pela falta de amplificadores no AX6S, buguei de vez agora :haha:
 
Eu continuo indeciso entre AX6S e AX3000 priorizando intensidade de sinal, perguntei pro cara do acwifi.net sobre qual teria o sinal mais e forte, pra minha surpresa ele disse "obviamente que o AX6S tem o sinal mais forte". Eu pensava exatamente ao contrário pela falta de amplificadores no AX6S, buguei de vez agora :haha:
Vi aqui.. estranho.. Bem contra intuitivo.

week
Which signal is the strongest between AX6S and AX3000? Have you considered the differences between them?
reply
 
Vi aqui.. estranho.. Bem contra intuitivo.

week
Which signal is the strongest between AX6S and AX3000? Have you considered the differences between them?
reply
Bom mesmo era ter o AX6S para testar... fazer um bom teste prático e comparativo com o AX5 por exemplo.
 
Em termos de alcance, o Asus teoricamente vai ser bem melhor que o D-Link..

O D-Link 842 (mesmo SoC do 841) possui 24dBm de potencia a 5GHz.. o que da 10^2.4=251mW
O AC59U possui 26.88 dBm de potencia a 5Ghz, o que dá 10^2.688=487mW

O DIR-842 e o DIR-841 vendido no Brasil é a versão russa R1. Eles possuem no máximo 14dBm no 5GHz e 15dBm no 2,4GHz, ou seja, tem uma potência muito sofrível. Ele não conta com nenhum amplificador (nem em 2,4GHz e nem em 5GHz).

 
Última edição:
Boa noite, pessoal qual roteador vcs indicam para fazer discagem e ser o servidor dhcp de uma rede doméstica com 27 aparelhos (esse número vai aumentar)?? Atualmente estou usando a hgu da vivo, mas ela não está aguentando, então vou deixar ela em bridge e deixar um roteador para gerenciar a rede, o problema é , qual roteador escolher?? Comprei um AX6S esses dias e teve gente que me falou que ele não vai dar conta de gerenciar a rede, me recomendaram o ER605 mas vi q ele é empresarial e não sei se é realmente necessário pois é uma rede doméstica.

Qual roteador é mais indicado? Lembrando que não estou preocupado com sinal wifi, quero um que consiga gerenciar a rede sem gargalos.
 
Boa noite, pessoal qual roteador vcs indicam para fazer discagem e ser o servidor dhcp de uma rede doméstica com 27 aparelhos (esse número vai aumentar)?? Atualmente estou usando a hgu da vivo, mas ela não está aguentando, então vou deixar ela em bridge e deixar um roteador para gerenciar a rede, o problema é , qual roteador escolher?? Comprei um AX6S esses dias e teve gente que me falou que ele não vai dar conta de gerenciar a rede, me recomendaram o ER605 mas vi q ele é empresarial e não sei se é realmente necessário pois é uma rede doméstica.

Qual roteador é mais indicado? Lembrando que não estou preocupado com sinal wifi, quero um que consiga gerenciar a rede sem gargalos.

Já testou com o AX6S? Nesse final de semana fiz testes com ele e achei o sinal muito bom, principalmente em 5GHz.
Como ele tem Mimo 4x4 consegue operar melhor com vários dispositivos ao mesmo tempo.
Os dois pontos negativos do AX6S é que ele é instável usando mesh com link pelo wireless e o circuito de potência fica emitindo um ruído baixo (coil whine).
 
Já testou com o AX6S? Nesse final de semana fiz testes com ele e achei o sinal muito bom, principalmente em 5GHz.
Como ele tem Mimo 4x4 consegue operar melhor com vários dispositivos ao mesmo tempo.
Os dois pontos negativos do AX6S é que ele é instável usando mesh com link pelo wireless e o circuito de potência fica emitindo um ruído baixo (coil whine).
Ainda não, ele não chegou ainda.
Hj escutei que ele é muito bom em questão de wifi, mas para discagem e dhcp ele não vai aguentar pq a rede tem bastantes dispositivos e bastante tráfego.

Oq vc acha? ele consegue gerenciar a rede sem maiores problemas?
 
O DIR-842 e o DIR-841 vendido no Brasil é a versão russa R1. Eles possuem no máximo 14dBm no 5GHz e 15dBm no 2,4GHz, ou seja, tem uma potência muito sofrível. Ele não conta com nenhum amplificador (nem em 2,4GHz e nem em 5GHz).

Tenho o Dir-842 e é bem sofrível.
 
Boa noite, pessoal qual roteador vcs indicam para fazer discagem e ser o servidor dhcp de uma rede doméstica com 27 aparelhos (esse número vai aumentar)?? Atualmente estou usando a hgu da vivo, mas ela não está aguentando, então vou deixar ela em bridge e deixar um roteador para gerenciar a rede, o problema é , qual roteador escolher?? Comprei um AX6S esses dias e teve gente que me falou que ele não vai dar conta de gerenciar a rede, me recomendaram o ER605 mas vi q ele é empresarial e não sei se é realmente necessário pois é uma rede doméstica.

Qual roteador é mais indicado? Lembrando que não estou preocupado com sinal wifi, quero um que consiga gerenciar a rede sem gargalos.
Qual é o seu HGU? Pois 27 dispositivos exigem pelo menos uns 128mb de RAM.. O AX6S tem 256Mb.. mas será que seria só esse o problema?
Mas antes de condenar o HGU, existem dezenas de motivos para gargalo..

Desses 27 dispositivos, todos são PCs? Todos exigem o máximo de velocidade de link? Está tudo no Wifi? Qual é a velocidade da sua internet?

Hoje uso o roteador da NET para operar minha rede e tenho mais de 35 dispositivos conectados.. nunca tive um soluço causado pelo roteamento.
 
o "problema" do u6 LR é não ter conexão 2.5gb
Sim, a falta dessa porta ficará evidente em ambiente com alta densidade de dispositivos... Num ambiente mais perfil residencial acredito que não seja um problema... E em testes sintéticos não faz diferença.
 
Daí Ano que vem a ubiquiti lança uma versão PRO com porta 2.5 Gbps :money:
Já está no roadmap a versão enterprise wi-fi 6E que provavelmente vira com 2.5gb.
O u6 pro tem wifi6 no 2.4 e 5, esse é o único ponto positivo em relação ao u6LR
 
To me mudando para um apartamento de 155m2 plano e levei meu router xiaomi ax6 pra lá pra testar e vi que não tem nenhum local que eu coloque que fique com uma cobertura maxima mesmo no 2.4.

To pensando em adquirir um xiaomi ax6000, ta 1000 reais lá fora para fazer mesh com esse, mas chegando nesse valor já temos alguns AP legais.

qual seria o melhor combo um ax6 + ax6000, ou seria melhor eu vender meu xiaomi e comprar 2 Ubiquiti lite ou 2 omada EAP620?
Quando eu olho apenas numeros parece que esses routers da xiaomi, são melhores que os AP mas não entendo muito.

Existe alguma diferença signitificativa de usar um roteador simples com 2 AP empresariais em casa para usar 2 routers em mesh?
 
qual seria o melhor combo um ax6 + ax6000
Um AX6000 de R$1000 teria praticamente o mesmo alcance que um AX5 de R$250, pois seus amplificadores tem pouca coisa de diferença.

Quando eu olho apenas numeros parece que esses routers da xiaomi, são melhores que os AP mas não entendo muito.
Se olhar exclusivamente para potencia, roteadores com o chipset do AX3600, por exemplo, podem chegar próximo aos 995mW de potencia transmitida. https://fccid.io/H8NRAX1V1K

Um U6 Lite vai ter nas mesmas condições, algo em torno de 230mW: https://fccid.io/SWX-U6LITE

Já o U6 LR mostra que tem 776mW de potencia em 5.8GHz https://fccid.io/SWX-U6LR/RF-Exposure-Info/RF-Exposure-Test-Report-4731777

O EAP620 mostra que possui 24.51dBm de potencia em VHT80, o que daria 10^2.451 = 282mW: https://fccid.io/NCC/CCAR21LP0020T4/ED88sGuU5v4=

Mas é necessário além de um hardware, um bom firmware para filtrar ruídos que acontecem quando a potencia é tão elevada..

Vale lembrar que APs profissionais não são feitos para alcance e velocidade, e sim cuidar de dezenas de clientes simultaneamente sem ter gargalos, além de ter gerenciamento remoto completo.
 
Qual é o seu HGU? Pois 27 dispositivos exigem pelo menos uns 128mb de RAM.. O AX6S tem 256Mb.. mas será que seria só esse o problema?
Mas antes de condenar o HGU, existem dezenas de motivos para gargalo..

Desses 27 dispositivos, todos são PCs? Todos exigem o máximo de velocidade de link? Está tudo no Wifi? Qual é a velocidade da sua internet?

Hoje uso o roteador da NET para operar minha rede e tenho mais de 35 dispositivos conectados.. nunca tive um soluço causado pelo roteamento.
HGU é um mitrastar 2741. Então o problema dele é que começa a distribuir ip inválido e após um tempo trava de vez, e para ele voltar só desligando e ligando, e isso acontece umas 2-3x por dia.

Então aqui são 5 pcs (2 desktops, 3 nots), 6 Smart tvs, 1 pi sendo pi-hole, 4 celulares, 1 tablet, 1 ps5, 5 câmeras, 4 iots.
Cabeado estão os desktops, 2 tvs, Pi, Ps5 e as câmeras, os outros aparelhos estão no wifi e tem 2 archer c6 como ap.
Velocidade é 300 mb

O AX6S dá conta?
 
HGU é um mitrastar 2741. Então o problema dele é que começa a distribuir ip inválido e após um tempo trava de vez, e para ele voltar só desligando e ligando, e isso acontece umas 2-3x por dia.

Então aqui são 5 pcs (2 desktops, 3 nots), 6 Smart tvs, 1 pi sendo pi-hole, 4 celulares, 1 tablet, 1 ps5, 5 câmeras, 4 iots.
Cabeado estão os desktops, 2 tvs, Pi, Ps5 e as câmeras, os outros aparelhos estão no wifi e tem 2 archer c6 como ap.
Velocidade é 300 mb

O AX6S dá conta?
Não achei as Specs exatas do 2741. Sei que ele possui processador Dual Core de 900MHz pelas fotos do FCCID https://fccid.io/ZMYGPT-2741GNAC
O seu antecessor (2541) já tinha 256Mb de RAM.. então acho dificil ele ter menos RAM que o modelo antigo.

Talvez os 5 PCs exigam uma tabela de roteamento mais completa (uns 4Mb talvez). Tvs, PS5, cameras, teoricamente não acessam muitos sites diferentes para precisar de muito espaco da RAM pra salvar a tabela de roteamento (talvez 1 Mb cada um). Celular e Tablet talvez gastem uns 2 Mb.. somando uns 20 Mb de PC, uns 20 de Tv/IoT e uns 10 de celular mais um overhead daria uns 64Mb de RAM necessários..

Com isso em mente, acredito que o problema do seu HGU não seja hardware, e sim firmware bugado (o que não é incomum em firmwares de operadoras).

O Hardware do AX6S não é tão diferente do seu HGU, com a diferença de ter 1.35Ghz dual core de CPU segundo o ACWifi. https://www.acwifi.net/15132.html

Então não dá pra dizer que o AX6S dá conta sendo que o hardware é pouca coisa diferente..

Mas se o problema for firmware, deixando-o em bridge você poderá colocar qualquer outro roteador para testar, inclusive um dos seus C6 com 128Mb de RAM..
Coloque o Mitra em bridge, altere um C6 para o modo Router e mantenha o outro C6 em modo AP e veja se o roteamento de DHCP do C6 atende sua instalação.
 
Última edição:
Não achei as Specs exatas do 2741. Sei que ele possui processador Dual Core de 900MHz pelas fotos do FCCID https://fccid.io/ZMYGPT-2741GNAC
O seu antecessor (2541) já tinha 256Mb de RAM.. então acho dificil ele ter menos RAM que o modelo antigo.

Talvez os 5 PCs exigam uma tabela de roteamento mais completa (uns 4Mb talvez). Tvs, PS5, cameras, teoricamente não acessam muitos sites diferentes para precisar de muito espaco da RAM pra salvar a tabela de roteamento (talvez 1 Mb cada um). Celular e Tablet talvez gastem uns 2 Mb.. somando uns 20 Mb de PC, uns 20 de Tv/IoT e uns 10 de celular mais um overhead daria uns 64Mb de RAM necessários..

Com isso em mente, acredito que o problema do seu HGU não seja hardware, e sim firmware bugado (o que não é incomum em firmwares de operadoras).

O Hardware do AX6S não é tão diferente do seu HGU, com a diferença de ter 1.35Ghz dual core de CPU segundo o ACWifi. https://www.acwifi.net/15132.html

Então não dá pra dizer que o AX6S dá conta sendo que o hardware é pouca coisa diferente..

Mas se o problema for firmware, deixando-o em bridge você poderá colocar qualquer outro roteador para testar, inclusive um dos seus C6 com 128Mb de RAM..
Coloque o Mitra em bridge, altere um C6 para o modo Router e mantenha o outro C6 em modo AP e veja se o roteamento de DHCP do C6 atende sua instalação.
Muito obrigado cara, irei ver se tem alguma atualização de firmware do hgu.
Eu aumentei o tempo de concessão do DHCP e ajudou bastante, de 2-3 travadas só travou 1x hoje.

Irei esperar o AX6S chegar e ver como ele vai se comportar, tempos atrás eu tentei deixar o c6 como router mas eu não gostei muito e preferi deixar a hgu msm.

Uma dúvida besta, existe diferença em uso de hardware entre deixar ip dinâmico no DHCP ou fixar o ip para os aparelhos? ou os dois jeitos usam a msm coisa?

Muito obrigado, ajudou bastante. Agora é esperar o AX6S chegar
 
Daí Ano que vem a ubiquiti lança uma versão PRO com porta 2.5 Gbps :money:

Na China a TP-Link lançou vários roteadores 2.5Gbps, inclusive com portas SFP para fibra ótica.

O estranho é que ela anda colocando um botão Turbo em alguns roteadores para aumentar a potência e a sensibilidade de recepção.


E também existe esse modelo com 10Gbps:
 
Na China a TP-Link lançou vários roteadores 2.5Gbps, inclusive com portas SFP para fibra ótica.

O estranho é que ela anda colocando um botão Turbo em alguns roteadores para aumentar a potência e a sensibilidade de recepção.


E também existe esse modelo com 10Gbps:

BuHWfj8.png


muito bom, tem o modo churros tbm :pensa:
 
Pessoal estou vendo um roteador para colocar na seugunda sala da minha casa, possuo switch em todos comodos, como e uma casa de 350 m2 o meu modem da vivo que fica 1 sala nao consegue um bom sinal pra que esta na segunda sala.

Vi alguns modelos aqui no forum ate agora qual seria um bom cxb:
Archer C80
EC230-G1
ASUS RT-AC59U

Qual recomendam?
 
Fala galera, Tenho um problema similar ao colega acima, atualmente na minha casa tem um Askey RTF8115VW trabalhando com um Archer C6 porem tem um ponto cego na sala que esta derrubando a velocidade e zoando a latencia em um PS5 + LG C1. Queria alguma sugestão de AP para colocar ali, de preferência que seja discreto.
Minhas opções atualmente até R$ 500:
Omada EAP225 - OpenBox
Tp-Link RE450
Deco M4
Deco M5

Alguma sugestão?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo