[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Se colocar um AX3600 em AP no quarto 3, fica assim:

pjk-CXY3-Signal-Strength-q2-3.png

Por ora, este cenário já me atenderá muito bem. Vou tentar me ajeitar financeiramente para pegar o AX3600. Futuramente vou buscar abranger a casa toda, como o último exemplo.
Muito obrigado pela explicação minuciosa, amigo. Me ajudou demais!

Pessoal, boa tarde,

Moro em um sobrado e tenho cabeamento estruturado na casa toda. Por isso, o sinal da net chega na minha dispensa que tem um rack com um patch panel, um switch de 16 portas (de onde distribuo o cabeamento para a casa toda), o modem da net, um roteadorzinho simples 10/100 com um firmware Tomato que eu uso pra receber a internet do modem da net e gerenciar a rede da casa toda. No andar de cima tenho um roteador antigo (acho que também com um Tomato) cabeado que eu uso como AP para o wifi no andar de cima da casa. Na sala tem um Archer c50 (o roteador mais atual da casa) que provê wifi para o andar inferior.

Pois bem, atualizei meu pacote de internet para 250MB mas praticamente todos meus dispositivos são 10/100 e agora terei que começar a fazer um upgrade para poder utilizar toda a capacidade da minha internet. O primeiro dispositivo que penso em trocar é exatamente o roteador que recebe a internet do modem da net (que está em modo bridge) mas não pretendo gastar muito dinheiro com isso por enquanto pois 100MB já atende as minhas necessidades atuais. Pensando nisso, qual roteador seria interessante com o custo mais baixo o possível (mesmo que não tenha sinal de wifi muito eficiente) mas que já atenda rede Gigabit pois é dele que sai o sinal que vai para o switch (que vou substituir no futuro por um gigabit também)? Pensei no D-Link DIR-842 já que é relativamente barato e já fornece as portas LAN Gigabit apesar de não ter sinal wifi muito bom.

O que vocês pensam? Aceito sugestões.

Retirei o meu AX6 e coloquei o AX5 no lugar para teste e tem me surpreendido com o seu desempenho.
Apesar do AX6 ser superior, o AX5 não faz feio... aqui utilizo os dois em mesh via cabo mas penso que dois AX5 iria dar conta do mesmo modo a um preço mais baixo.

Quem estiver pensando em importar um roteador até 300 reais que faça logo antes que o AX5 desapareça do mercado igual ocorreu com o AX6.

Tem alguma diferença entre modelo global/chines pro ax5? vou pedir um nessa 11.11

Boa noite, entre o redmi ax3000 (300 reais), redmi ax6s(400 reais) e o mi ax3000 (400 reais), para chegar pelo menos com o 2.4ghz em mais ou menos 9 metros de distância, tendo como obstáculo 3 paredes, qual seria melhor para esse caso? Desde já agradeço.

Pessoal,

Estou com dúvidas sobre como ligar meus roteadores.

A distribuição está assim:

1° Pavimento (térreo)
AX10 e Archer C7

2° Pavimento (central)
Modem Net, AX73, AX10

3° Pavimento (superior)
AX73

Todos os pavimentos recebem cabo de rede.

Qual a melhor forma de ligar?
1- Direto do modem da Net para os roteadores?

2- Modem Net para o AX73 e dele para os demais? Nesse caso, o cabo sai da porta Lan do AX73 e vai para a Wan ou Lan dos demais roteadores?

Pessoal,

Estou com dúvidas sobre como ligar meus roteadores.

A distribuição está assim:

1° Pavimento (térreo)
AX10 e Archer C7

2° Pavimento (central)
Modem Net, AX73, AX10

3° Pavimento (superior)
AX73

Todos os pavimentos recebem cabo de rede.

Qual a melhor forma de ligar?
1- Direto do modem da Net para os roteadores?

2- Modem Net para o AX73 e dele para os demais? Nesse caso, o cabo sai da porta Lan do AX73 e vai para a Wan ou Lan dos demais roteadores?
Das duas formas funcionam, com considerações:
1 - Vai funcionar, mas o roteador principal vai ser o da NET, que geralmente é meio fraco para gerenciar tantas conexões ao mesmo tempo, aí entra a opção 2

2- Colocar o modem da NET em bridge e o AX73 para fazer a discagem PPPoE. Assim o aparelho da NET fica apenas como modem e o AX73 irá gerenciar a rede. Caso os outros roteadores tenham modo access point, colocar eles nesse modo e ligar os cabos das portas LAN do AX73 principal na porta WAN dos access points. Mas caso algum roteador não tenha o modo access point, é possível desligar o servidor DHCP e ligar o cabo da porta LAN do AX73 principal na porta LAN dele, mas isso apenas caso o firmware já não tenha a opção própria para isso

Das duas formas funcionam, com considerações:
1 - Vai funcionar, mas o roteador principal vai ser o da NET, que geralmente é meio fraco para gerenciar tantas conexões ao mesmo tempo, aí entra a opção 2

2- Colocar o modem da NET em bridge e o AX73 para fazer a discagem PPPoE. Assim o aparelho da NET fica apenas como modem e o AX73 irá gerenciar a rede. Caso os outros roteadores tenham modo access point, colocar eles nesse modo e ligar os cabos das portas LAN do AX73 principal na porta WAN dos access points. Mas caso algum roteador não tenha o modo access point, é possível desligar o servidor DHCP e ligar o cabo da porta LAN do AX73 principal na porta LAN dele, mas isso apenas caso o firmware já não tenha a opção própria para isso
Valeu!
Vou tentar aqui e passo um feedback depois!

Só um detalhe: Em todos os pavimentos, possuo equipamentos cabeados, como PC, TVs, etc.
Posso colocar esses roteadores em modo AP e continuar usando as portas LAN para os equipamentos?

No aliexpress o AX3 PRO versão russa está por 350,00 enquanto a versão chinesa está por 450,00. A amplificação do sinal é a mesma entre os dois? O único diferencial é a linguagem do software? Tem algum outro modelo nessa faixa de preço com a mesma qualidade e alcance de sinal?

Boa noite, entre o redmi ax3000 (300 reais), redmi ax6s(400 reais) e o mi ax3000 (400 reais), para chegar pelo menos com o 2.4ghz em mais ou menos 9 metros de distância, tendo como obstáculo 3 paredes, qual seria melhor para esse caso? Desde já agradeço.

No aliexpress o AX3 PRO versão russa está por 350,00 enquanto a versão chinesa está por 450,00. A amplificação do sinal é a mesma entre os dois? O único diferencial é a linguagem do software? Tem algum outro modelo nessa faixa de preço com a mesma qualidade e alcance de sinal?

Qual seria a melhor opção, ax5, ax6s ou algum outro nessa mesma faixa de preço?

Tem alguma maneira de ter a certeza que o vendedor vai enviar o AX3 PRO versão chinesa? O que gostei do huawei é o software que dar de lapada no xiaomi.

bom dia pessoal,
alguem pode me indicar um roteador com wifi 6 nas duas bandas que seja compativel com macbook pro m1 e com o iphone 12 pro?
eu deu uma pesquisada, porem nao entendi como funciona aquele lance de HE e MSC, eu estava de olho no TP-Link AX73, porem dado que os numeros de HE e MSC dele são diferentes dos do macbook e do iphone estou com medo de comprar e fazer cagada;
se tiverem outros modelos pra indicar também, estou procurando algo na casa dos R$1.3k no max, tenho quase 20 dispositivos na rede em um apartamento de 60m quadrados, uso principalmente pra streaming e trabalho usando vdi entao o consumo de banda é bem grande.

bom dia pessoal,
alguem pode me indicar um roteador com wifi 6 nas duas bandas que seja compativel com macbook pro m1 e com o iphone 12 pro?
eu deu uma pesquisada, porem nao entendi como funciona aquele lance de HE e MSC, eu estava de olho no TP-Link AX73, porem dado que os numeros de HE e MSC dele são diferentes dos do macbook e do iphone estou com medo de comprar e fazer cagada;
se tiverem outros modelos pra indicar também, estou procurando algo na casa dos R$1.3k no max, tenho quase 20 dispositivos na rede em um apartamento de 60m quadrados, uso principalmente pra streaming e trabalho usando vdi entao o consumo de banda é bem grande.
Padrão 802.11, nome, frequênciaTaxa de Dados PHY MáximaLargura de banda máxima do canalÍndice máximo de MCSTransmissões espaciais máximas
ax@5 GHz1200 Mbps80 MHz11 (HE)2/MIMO
ac@5 GHz866 Mbps80 MHz9 (VHT)2/MIMO

Tanto o iphone 12 e o Mac Book Pro tem capacidade de se conectar a 80MHz de largura com 2 streams simultaneas.

Edit - Corrigindo a informação: As specs HE11 no Wifi 6 e no Wifi5 VHT9 significam que ele tem capacidade de se conectar na maior velocidade possível dessa combinação.
Em termos tecnicos, significa que ele vao modular com 1024-QAM, coding 5/6 (envia 6 pacotes mas só precisa de 5) com intervalo de 0,8us.

O Roteador precisa ter no mínimo essas Specs ou maior..
O AX73 possui 4 streams simultâneas e largura de até 160MHz. O fato de ter 4 streams permite que vc conecte o iphone e macbook ao mesmo tempo com a maior velocidadede Wifi possível.

Se eles tivessem a capacidade de se conectar com 160MHz de largura e 2 streams, a velocidade de Wifi do dispositivo poderia chegar até 2400mbps.

Tabela MCS até 3 streams pra Wifi6:

Última edição:
bom dia pessoal,
Minha esposa tem um iPhone 11 e tenho o AX73 e tudo funciona normalmente nele.

Já testou com o AX6S? Nesse final de semana fiz testes com ele e achei o sinal muito bom, principalmente em 5GHz.
Como ele tem Mimo 4x4 consegue operar melhor com vários dispositivos ao mesmo tempo.
Os dois pontos negativos do AX6S é que ele é instável usando mesh com link pelo wireless e o circuito de potência fica emitindo um ruído baixo (coil whine).
Como é esse ruído? É notório? Ou percebe-se só próximo dele? Mais alguém tem o AX6S pra falar sobre?

Users who are viewing this thread

Voltar