[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

Como calcular a potência em mw do Wifi do meu roteador? possuo um Asus RT-AX88U.
 
Eu não tive coragem de rodar essa app... O Chrome não deixa nem baixar, e no VirusTotal diz que tá cheio de virus...





Infelizmente esse é o método oficial de reparo. Caso não se sinta seguro, recomendo usar um computador antigo, rodar o software e depois formatá-lo.

Como o seu roteador está com a luz amarela piscando, ele está no modo de reparo pelo bootloader que é justamente o que o software da Xiaomi faz.

 
Pessoal, sei que aqui é sobre roteadores, porém, precisava de uma luz referente a adaptador wifi.. infelizmente não vou conseguir colocar cabo no meu pc e precisaria de placa de rede.. tava dando uma olhada por aí e vi a recomendação do D-link DWA x582.. só que ele custa R$ 300. Não queria dar esse valor todo numa placa de rede e pelo que vi, adaptador wifi USB não é uma boa.. teria alguma outra placa boa com um preço melhor? Vou usar pra estudos e alguns jogos, principalmente dota.
 
Opa, boa tarde!

O AX6 que você fala é o Huawei?
Não.. O Redmi AX6. Huawei eu passo longe.. A única versão que vale é a chinesa, onde um AX3 Pro custa quase o mesmo que um AX6000.

me fez pesquisar e comprar um Huawei AX3 Pro QuadCore BR (final 20).
Fiquei muito satisfeito com ele, velocidades absurdas, mas pro meu AP de 100 m2 ele não entregou sinal bom até uma TV que fica distante.
Não pesquisou aqui então.. Eu sempre falei que esses roteadores globais/BR são capados. Testes do FCCID mostram 85mW de potencia em 5GHz. O AX6000 usa os mesmos amplificadores do AX3600, que mostram 1000mW segundo o OpenWRT.

Mas então, eu li as últimas 10 páginas, mais ou menos, e vi que você é a referência suprema nesse forum.

Não encontrei reviews do modelo, só um hands on do Max, e queria saber a opinião da vida real de alguém que use um.
Infelizmente não conheço esse Huawei e não encontrei muitos dados na Web pra poder dizer alguma coisa..
Como calcular a potência em mw do Wifi do meu roteador? possuo um Asus RT-AX88U.
Pra calcular é preciso colocar o roteador num local fechado e sem interferencias, e um medidor posicionado a uma certa distancia para calcular o MPE.

Setup do teste: https://fccid.io/MSQ-RTAXHP00/Test-Setup-Photos/Test-Setup-Photos-3958203

Ou vc pode pegar as medições já feitas pela FCC: https://fccid.io/MSQ-RTAXHP00
 
Pessoal, preciso de uma recomendação de vocês.

Gostaria de um roteador que funcionassem em frequências diferentes, por conta dos equipamentos de automação (soquetes, tomadas, enfim) que na grande maioria das vezes funciona somente na 2,4Ghz.

Também, queria que fosse Mesh e atendesse uma cobertura de 170m².

Posso importar, sem problemas (apesar do medo da taxação, rs).

Obrigado desde já!
 
A minha provedora resolveu trocar o modem deles e a rede ficou cheia de problemas. Eu uso rede mesh, mas o modem está afetando o desemepnho também. NSe tiver mais de uma porta gigabit já me ajudaria bastante também.
Ps: não é bem um roteador, mas deve se encaixar aqui, já que criei um tópico pra isso e fui.... zoado. :scare:
 
Pessoal, preciso de uma recomendação de vocês.

Gostaria de um roteador que funcionassem em frequências diferentes, por conta dos equipamentos de automação (soquetes, tomadas, enfim) que na grande maioria das vezes funciona somente na 2,4Ghz.

Também, queria que fosse Mesh e atendesse uma cobertura de 170m².

Posso importar, sem problemas (apesar do medo da taxação, rs).

Obrigado desde já!

Qualquer equipamento Wifi 5 ou Wifi 6 funcionará em 5GHz além de 2,4 GHz, porém o equipamento cliente deve ser compatível.
Quanto ao equipamento, provavelmente um único roteador não seja capaz de cobrir essa área toda com paredes e demais obstáculos/interferências.
Se preferir pegar no mercado nacional, os equipamentos da linha Deco da TP-link possuem um bom custo/benefício e você pode ir adicionando mais deles conforme sua necessidade.
Se for importar, os equipamentos da Redmi/Xiaomi ultimamente têm sido os queridinhos, possuindo bom preço e excelente potência.

A minha provedora resolveu trocar o modem deles e a rede ficou cheia de problemas. Eu uso rede mesh, mas o modem está afetando o desemepnho também. NSe tiver mais de uma porta gigabit já me ajudaria bastante também.
Ps: não é bem um roteador, mas deve se encaixar aqui, já que criei um tópico pra isso e fui.... zoado. :scare:
Se o problema é no modem da operadora, o mais certo é você entrar em contato com eles pra que resolvam seu problema, ou então troque de operadora se estiver insatisfeito.
Digo isso porque grande parte das operadoras não aceitam autenticação por meio de modem que não foi fornecido por eles.
 
Alguém ai já com o novo AX6 da Huawei?
Queria saber como anda a velocidade no AX dele e se estão fazendo mesh por cabo de boa com a versão global do AX3 PRO.
 
Qualquer equipamento Wifi 5 ou Wifi 6 funcionará em 5GHz além de 2,4 GHz, porém o equipamento cliente deve ser compatível.
Quanto ao equipamento, provavelmente um único roteador não seja capaz de cobrir essa área toda com paredes e demais obstáculos/interferências.
Se preferir pegar no mercado nacional, os equipamentos da linha Deco da TP-link possuem um bom custo/benefício e você pode ir adicionando mais deles conforme sua necessidade.
Se for importar, os equipamentos da Redmi/Xiaomi ultimamente têm sido os queridinhos, possuindo bom preço e excelente potência.

Obrigado @zygore pelas indicações. Estive dando uma olhada nos Deco da TP-Link e entrando nesse tópico, vi que muita gente fala bem da Xiaomi.
Então, pelo que entendi, o equipamento de automação necessariamente precisa funcionar nas duas frequências? É isso ou viajei?
Porque como havia dito, 100% deles só funcionam no 2.4Ghz. Daí, quando estiver logado no 5Ghz, os comandos não serão correspondidos.
 
Obrigado @zygore pelas indicações. Estive dando uma olhada nos Deco da TP-Link e entrando nesse tópico, vi que muita gente fala bem da Xiaomi.
Então, pelo que entendi, o equipamento de automação necessariamente precisa funcionar nas duas frequências? É isso ou viajei?
Porque como havia dito, 100% deles só funcionam no 2.4Ghz. Daí, quando estiver logado no 5Ghz, os comandos não serão correspondidos.

Maioria dos dispositivos IOT/automação funcionam apenas em 2.4ghz. Então é importante deixar habilitado esta rede nos roteadores de duas ou mais bandas. Você tem duas opções: deixar a rede separada ou unificada com o mesmo nome que o dispositivo ingressará na 2.4ghz. No caso do Deco da Tplink (que eu tenho aqui), deixo as duas bandas com o mesmo nome, já tive que desligar a 5ghz provisorio para que o dispositivo de automação (lampada no exemplo) conseguisse ingressar na rede. Espero ter ajudado.
 
Maioria dos dispositivos IOT/automação funcionam apenas em 2.4ghz. Então é importante deixar habilitado esta rede nos roteadores de duas ou mais bandas. Você tem duas opções: deixar a rede separada ou unificada com o mesmo nome que o dispositivo ingressará na 2.4ghz. No caso do Deco da Tplink (que eu tenho aqui), deixo as duas bandas com o mesmo nome, já tive que desligar a 5ghz provisorio para que o dispositivo de automação (lampada no exemplo) conseguisse ingressar na rede. Espero ter ajudado.
Obrigado pela informação amigo. Somente deixando as 2 redes com o mesmo nome, dá certo então?
Porque onde trabalho, existem 2 redes com o mesmo nome (frequências diferentes né) e direto eu tenho que sair de uma e conectar na outra (pois aqui tem 2 andares).
Ou é alguma cfg que eles não souberam fazer.
 
Porque onde trabalho, existem 2 redes com o mesmo nome (frequências diferentes né) e direto eu tenho que sair de uma e conectar na outra (pois aqui tem 2 andares).
Ou é alguma cfg que eles não souberam fazer.

No seu aparelho você ve duas redes de mesmo nome e com sinal diferente? Qual é o roteador?
São vários fatores que podem interferir, sei que os roteadores mesh do mercado fazem o gerenciamento desta transição (roaming) e prioridades de redes, no Deco por exemplo nos ultimos firmwares lançaram a opção dentro do aplicativo de voce definir as prioridades de cada dispositivo (qual nó e rede ele vai priorizar e assim por diante). Estou citando o Deco pois tenho em casa e conheço mais...
 
Se o problema é no modem da operadora, o mais certo é você entrar em contato com eles pra que resolvam seu problema, ou então troque de operadora se estiver insatisfeito.
Digo isso porque grande parte das operadoras não aceitam autenticação por meio de modem que não foi fornecido por eles.

Eu queria me resguardar e escolher um próprio. Já entrei em contato com eles diversas vezes e nada resolveu. Só "resetam" o modem. A internet é boa, a operadora também. Aqui na região só tem piores que ela (olhando pra você claro). Então eu prefiro trocar por uma de escolha pessoal mesmo, já entrei em contato e eles autorizam sem problema, falaram que passam instruções caso necessário. Eu só não tenho muito conhecimento técnico para escolher um modem que seja bom.
 
Pessoal, preciso de uma recomendação de vocês.

Gostaria de um roteador que funcionassem em frequências diferentes, por conta dos equipamentos de automação (soquetes, tomadas, enfim) que na grande maioria das vezes funciona somente na 2,4Ghz.

Também, queria que fosse Mesh e atendesse uma cobertura de 170m².

Posso importar, sem problemas (apesar do medo da taxação, rs).

Obrigado desde já!
Eu uso Mesh do Redmi AX6 com um AX5 e estou usando as bandas 2.4 e 5Ghz unificadas e até hoje nunca tive problemas com meus Sonoffs e lampadas Wifi.
A minha provedora resolveu trocar o modem deles e a rede ficou cheia de problemas. Eu uso rede mesh, mas o modem está afetando o desemepnho também. NSe tiver mais de uma porta gigabit já me ajudaria bastante também.
Ps: não é bem um roteador, mas deve se encaixar aqui, já que criei um tópico pra isso e fui.... zoado. :scare:
Deixa eu ver se entendi: Vc quer comprar um roteador com entrada para fibra pra substituir o da operadora?
Como o colega comentou, é 99% de chance que eles não vão autorizar um roteador terceiro para autenticar na rede deles.
Outra: Esses roteadores não estão à venda para o público.. Normalmente eles vendem apenas para os provedores.

Agora é preciso saber qual é o problema que você está tendo, por que se você ja possui um sistema Mesh e o equipamento da operadora não está te atendendo, é preciso saber onde está acontecendo o gargalo.
 
No seu aparelho você ve duas redes de mesmo nome e com sinal diferente? Qual é o roteador?
São vários fatores que podem interferir, sei que os roteadores mesh do mercado fazem o gerenciamento desta transição (roaming) e prioridades de redes, no Deco por exemplo nos ultimos firmwares lançaram a opção dentro do aplicativo de voce definir as prioridades de cada dispositivo (qual nó e rede ele vai priorizar e assim por diante). Estou citando o Deco pois tenho em casa e conheço mais...

Entendo perfeitamente. Deve ser alguma configuração mesmo, até porque, aqui, os roteadores são mais antigos (não tem sistema Mesh).

Eu uso Mesh do Redmi AX6 com um AX5 e estou usando as bandas 2.4 e 5Ghz unificadas e até hoje nunca tive problemas com meus Sonoffs e lampadas Wifi.

Show. Já tenho 2 indicações de roteadores para eu ficar de olho. Obrigado pelas explicações!
 
Eu queria me resguardar e escolher um próprio. Já entrei em contato com eles diversas vezes e nada resolveu. Só "resetam" o modem. A internet é boa, a operadora também. Aqui na região só tem piores que ela (olhando pra você claro). Então eu prefiro trocar por uma de escolha pessoal mesmo, já entrei em contato e eles autorizam sem problema, falaram que passam instruções caso necessário. Eu só não tenho muito conhecimento técnico para escolher um modem que seja bom.
Desculpe, mas não entendi: se resguardar contra o que?
Primeiramente, como disse o colega @tecpix , é necessário descobrir exatamente onde está o gargalo. Ou seja, descobrir se o problema está na comunicação entre o modem com a operadora, ou se está no roteamento dentro da sua residência.
Outra coisa, tem certeza que fez a pergunta certa para a operadora e eles autorizaram a troca do modem mesmo? Ou o que eles disseram que autorizaram foi a instalação de um roteador seu após o modem?
Se realmente autorizaram a troca do modem, pode escolher um equipamento como esse:

Mas sinceramente, eu não vejo razão pra você gastar com isso, pois a responsabilidade ai é da operadora que deveria efetuar a troca. Além disso esses equipamentos não costumam dar problema.

Outra coisa que é preciso verificar é se o sinal está chegando em perfeitas condições ai.
Já tive problema com a substituição de um modem antigo por um gigabit no qual o técnico que veio efetuar a troca danificou o conector da fibra, tendo sido necessário remontar o conector.
 
Deixa eu ver se entendi: Vc quer comprar um roteador com entrada para fibra pra substituir o da operadora?
Como o colega comentou, é 99% de chance que eles não vão autorizar um roteador terceiro para autenticar na rede deles.
Outra: Esses roteadores não estão à venda para o público.. Normalmente eles vendem apenas para os provedores.
Agora é preciso saber qual é o problema que você está tendo, por que se você ja possui um sistema Mesh e o equipamento da operadora não está te atendendo, é preciso saber onde está acontecendo o gargalo.
Exatamente isso. Quero trocar o modem da operadora por um de escolha pessoal. E sobre a autorização da troca, como mencionei antes, eles autorizam a troca do modem em si, onde a fibra é plugada. Entrei em contato e autorizaram, ofereceram auxílio caso necessário também. Meu problema são "quedas" (entre aspas porque não são quedas que duram mais que 1 minuto, por exemplo, mas chegam a atrapalhar qualquer coisa que estou fazendo) e muita, mas muita, perda de pacote no geral. Mesmo no cabo.
 
Alguém ai já com o novo AX6 da Huawei?
Queria saber como anda a velocidade no AX dele e se estão fazendo mesh por cabo de boa com a versão global do AX3 PRO.

Opa, comprei dia 25/11 na BF, chegou ao Brasil dia 02/12, exatamente uma semana depois.

Agora estou na apreensão de saber se vai ser liberado ou não, hehe.

Deve acontecer nos próximos dias. Quando chegar posso dar um feedback aqui.
 
Imagino ser o AX3 Dual da Huawei.
Só se for o modelo chinês. Global ou BR vai ter 1/5 da potência do chinês.

Turma, qual é a melhor opção por até R$400?
Procure o Xiaomi AX3000 chines ou AX6S. não existe nada com melhor custo/benefício.

Alguém me indica um roteador Wifi 6 ou 6E para uma residencia de 60m² (2/4, sala) pra substituir o que vem travado da Brisanet.
6E não faz muita diferença, já que todos seus clientes tb deveriam ser capaz de usar 6E para usar os 6GHz de banda.
Sobre um router ] Wifi 6, veja minha recomendação acima..
 
Também estava querendo umas sugestões,

eu tenho meu apto todo cabeado com 2 DECO M5 funcionando somente como access point, o apto tem muita tomada/interruptor/lampada inteligente e eu tenho muitos devices wifi em casa. Então eu preciso de algum que funcione bem em dual band (2.4ghz e 5ghz). Mas sinceramente esse M5 não tá legal, desde o primeiro dia eu tive pequenos problemas com ele, as vezes o device simplesmente para de comunicar com o M5 corretamente e precisa desligar/ligar o wifi. Acontece com todos os devices, alguns muito mais e outros muito menos, celular samsung/apple acontece muito pouco, mas eu tenho um tablet nokia que não pode nem ficar trocando de lugar do apto.

Enfim, eu queria um parecido com o deco M5, pq ele fica no alto da parede, ele é bem discreto, mas estou tendo dificuldade de achar algo que não seja muito caro e definitivamente melhor que M5, de preferencia com Wifi 6.

Fiquei pensando, que como eu não preciso que seja roteador, eu poderia pegar algo que fosse somente access point, mas simplesmente nao tem algo do genero. Será que o ideal seria então pegar um AX3600 ou AX6000 e colocar repetidores no lugar dos DECO M5? O problema é que acabaria sendo um setup mais caro do que foi o DECO M5.
 
Adquiri esse abaixo da China, vem com o openwrt como sistema.

20221129-111811.jpg


Painel bem completinho, além de ter um app para acesso local ou remoto do roteador, vem com adguard home pré-instalado:

05-12-2022-10-12-28.jpg


05-12-2022-10-08-48.jpg


Bem compacto:
20221205-102513.jpg
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo