[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, conforme nosso amigo @tecpix falou ali acima sobre o TENDA AX5700, que apesar de ter suporte ao wifi 6E, aparentemente não é grande coisa por conta da potência da antena.

Eu moro em AP, não é grande, o Roteador da Claro fica na sala e meu PC fica no escritório, localizado no cômodo vizinho, ou seja, há 1 parede e o painel da tv da frente.

Nesse caso, alguma indicação de um bom roteador custo x benefício com wifi 6/6E?

Pessoal, conforme nosso amigo @tecpix falou ali acima sobre o TENDA AX5700, que apesar de ter suporte ao wifi 6E, aparentemente não é grande coisa por conta da potência da antena.

Eu moro em AP, não é grande, o Roteador da Claro fica na sala e meu PC fica no escritório, localizado no cômodo vizinho, ou seja, há 1 parede e o painel da tv da frente.

Nesse caso, alguma indicação de um bom roteador custo x benefício com wifi 6/6E?
Seu problema é basicamente a TV.. É praticamente uma placa metálica aterrada e acaba virando uma barreira, quase uma gaiola de Faraday que vai refletir o sinal, evitando de passar pro outro lado, restando apenas as reflexões do sinal Wifi nas outras paredes, o que deixa ele bem fraco..
Em tempo, lembrei de uma antena parabólica, que usa essa reflexão pra concentrar o sinal no receptor ou direcionar o sinal de um transmissor.. a TV vai acabar funcionando como a parábola de reflexão de uma antena parabólica.
Logicamente um sinal mais forte talvez chegue mais forte até o escritório, mas se consegui relocar o roteador da claro para algum local que não tenha a TV como barreira, pode ser que seu sinal melhore..
Qual é o seu roteador da Claro? Pois ultimamente ela tem instalado equipamentos bem potentes (entre 500-900mW), mais fortes que a grande maioria de roteadores vendidos no mercado (entre 100-400mW)..

Frequency RangeF@st 3895Technicolor CGA4233Kaon CG3000Arris TG3442CBN CH8568Humax HGJ 310
2.412-2.462 GHz995 mW716 mW300 mW313.3 mW605 mW906.3mW
5.18-5.24 GHz971 mW726 mW100 mW545.8 mW404 mW? mW *
5.745-5.825 GHz998 mW889 mW210 mW972.8 mW406 mW? mW *

O que eu quero dizer com tudo isso é que nem sempre um roteador próprio vai resolver o problema de falta de sinal, pois o roteador da operadora pode ser forte e a queda de sinal pode ser causada por outro motivo que não seja "falta" de potência.

Última edição:
Seu problema é basicamente a TV.. É praticamente uma placa metálica aterrada e acaba virando uma barreira, quase uma gaiola de Faraday que vai refletir o sinal, evitando de passar pro outro lado, restando apenas as reflexões do sinal Wifi nas outras paredes, o que deixa ele bem fraco..
Em tempo, lembrei de uma antena parabólica, que usa essa reflexão pra concentrar o sinal no receptor ou direcionar o sinal de um transmissor.. a TV vai acabar funcionando como a parábola de reflexão de uma antena parabólica.
Logicamente um sinal mais forte talvez chegue mais forte até o escritório, mas se consegui relocar o roteador da claro para algum local que não tenha a TV como barreira, pode ser que seu sinal melhore..
Qual é o seu roteador da Claro? Pois ultimamente ela tem instalado equipamentos bem potentes (entre 500-900mW), mais fortes que a grande maioria de roteadores vendidos no mercado (entre 100-400mW)..

Frequency RangeF@st 3895Technicolor CGA4233Kaon CG3000Arris TG3442CBN CH8568Humax HGJ 310
2.412-2.462 GHz995 mW716 mW300 mW313.3 mW605 mW906.3mW
5.18-5.24 GHz971 mW726 mW100 mW545.8 mW404 mW? mW *
5.745-5.825 GHz998 mW889 mW210 mW972.8 mW406 mW? mW *

O que eu quero dizer com tudo isso é que nem sempre um roteador próprio vai resolver o problema de falta de sinal, pois o roteador da operadora pode ser forte e a queda de sinal pode ser causada por outro motivo que não seja "falta" de potência.
Esqueci de mais um detalhe, tem um guarda roupas também no meio do caminho.

Esse desenho 2D representa o local, espero que tenha ficado de fácil compreensão :bem:

Exemplo-roteador.png

(TV fixada em um painel, painel não ocupa 100% da parede. Roteador no hack.)

O Roteador da claro é o F@ST 3895

Segue também algumas informações que peguei no app wifi analyser (sentado na frente do pc com o celular), minha rede é a ap 304:

status-2g.png

status-5g.png

Última edição:
Esqueci de mais um detalhe, tem um guarda roupas também no meio do caminho.

Esse desenho 2D representa o local, espero que tenha ficado de fácil compreensão :bem:

Exemplo-roteador.png

(TV fixada em um painel, painel não ocupa 100% da parede. Roteador no hack.)

O Roteador da claro é o F@ST 3895
Esse F@st é bem potente..
Uma chapa de metal costuma derrubar o sinal em 35dBm.. Uma porta de madeira uns 4dBm.. Então o armário deve atenuar um pouco o sinal, mas não tanto quanto a TV..

Mesmo assim, com a TV entre o roteador e o escritorio, o sinal ficaria bem fraco no destino.
Captura_de_tela_2023-05-19_035453.png

O problema é que alem da TV, vc vai ter o painel de madeira mais o armario. Se o fundo for solido, serao 3 camadas de madeira para atuenuar os sinal.

Colocando o roteador entre a TV e o painel, o sinal melhora, mas nao tem como ficar excelente ainda..
Captura_de_tela_2023-05-19_035601.png

Talvez só passando um cabo de rede por dentro do armario e colocando um roteador de uns 400mW em cima dele pra ter 100% de sinal....
Captura_de_tela_2023-05-19_040251.png

Uma chapa de metal costuma derrubar o sinal em 35dBm.. Uma porta de madeira uns 4dBm.. Então o armário deve atenuar um pouco o sinal, mas não tanto quanto a TV..

Mesmo assim, com a TV entre o roteador e o escritorio, o sinal ficaria bem fraco no destino.

O problema é que alem da TV, vc vai ter o painel de madeira mais o armario. Se o fundo for solido, serao 3 camadas de madeira para atuenuar os sinal.

Colocando o roteador entre a TV e o painel, o sinal melhora, mas nao tem como ficar excelente ainda..

Talvez só passando um cabo de rede por dentro do armario e colocando um roteador de uns 400mW em cima dele pra ter 100% de sinal....
Aí o negócio é profissional mesmo.

To vendo que não tem muito milagre, em último caso vou ter que pedir pra Claro vir aqui e passar um coaxial pro escritório e trazer o roteador pra cá.

De qualquer forma eu ainda quero pegar um router com wifi 6 depois de organizar esse problema.

Não sabia que a TV barrava tanto o sinal, mesmo ela não estando fisicamente na frente do roteador.

Sobre os canais, tu chegou a ver se vale a pena alterar ou deixo do jeito que está?

Não sei se já comentaram aqui. Governo zerou o imposto de importação de alguns equipamentos, incluindo roteadores Wifi-6. Espero que em breve comecem aparecer bons roteadores com preços acessíveis no mercado nacional!

Última edição:
Atualmente com link de 300Mbps, com possibilidade de upgrade futuro e por volta de 6 dispositivos conectados.
Casa grande, precisaria cortar umas 3 paredes reto, ou 2 paredes em diagonal, e ainda ter uma boa velocidade para streaming 4K.
Alguma sugestão para um perfil assim?

O modelo Opal (SFT1200) vai sofrer para empurrar OpenVPN e WireGuard. Só para você ter uma ideia das limitações, ele consegue em média 12mbps com OpenVPN e 65mbps com WireGuard. Estou ponderando isso porque esse roteador tem foco em VPN. O ideal seria pegar pegar o modelo Slate AX, router compacto de viagem da Gl Inet que alcança no mínimo 550mbps em WireGuard e 120mbps no OpenVPN. Tem OpenWRT 21.02, o inconveniente é o valor...

Última edição:
Troquei o DIR-2680 daqui de casa por um TPLINK Archer AX73.

O alcance e abrangência do sinal ficou muito melhor. Agora para o setup ficar completo falta só trocar o roteador que esta em um NanoPi R4s por um CWWK com 4 portas 2.5 Gbit e processador Intel N305.

Qual seria a melhor opção em relação a alcance de sinal e tecnologias utilizadas entre AX3 PRO Huawei e AX5400 (modelo branco), ambos na versão chinesa?

Última edição:
Para funcionar num quarto de hotel, sem precisar atravessar paredes de tijolo, deve funcionar bem.. são 100mW em 2.4 e 200 mW em 5Ghz..
O processador Dual Core de 1GHz parece ser suficiente para lidar com boas velocidades, visto que num hotel não haveria a necessidade de autenticar por PPPoE..

Alguém pode indicar um kit 2 unidades WiFi 6 pra ligar eles em Mesh, a casa é longa e cheia de parede, objetos, enfim qual indicação de marca TP-Link, Tenda, Huawei, qual melhor modelo CxB meu orçamento é 700 real.

Alguém pode me explicar a diferença de roteadores tp link e tplink/aginet eu queria pegar um Ex220 por ter Wi-Fi6 mas ele é tplink aginet outra opção seria o C80 que é tp link mas não tem Wi-Fi 6. Eu queria só pra estabilidade e aproveitar ao máximo o Wi-Fi atualmente estou com o mitra da vivo

amigo, bom dia.
como faz esse grafico de cobertura do sinal? to precisando fazer isso aqui em casa, pra atender cameras Wifi na entrada da casa, e ainda ter sinal na area de lazer no fundo..
atualmente com 2 roteadores eu tenho sinal legal em toda casa, mas ainda não instalei as cameras, então não sei como vai ser a performance.

Alguém pode indicar um kit 2 unidades WiFi 6 pra ligar eles em Mesh, a casa é longa e cheia de parede, objetos, enfim qual indicação de marca TP-Link, Tenda, Huawei, qual melhor modelo CxB meu orçamento é 700 real.
Pega dois AX3000 no Ali.. R$300 cada..
Mas já se prepara para passar um cabo de rede entre os dois ponto se usar um link de mais de 300mbps de velocidade.

Alguém pode me explicar a diferença de roteadores tp link e tplink/aginet eu queria pegar um Ex220 por ter Wi-Fi6 mas ele é tplink aginet outra opção seria o C80 que é tp link mas não tem Wi-Fi 6. Eu queria só pra estabilidade e aproveitar ao máximo o Wi-Fi atualmente estou com o mitra da vivo
O EX220 é a versão para destinada a provedores. O C80 não é o equivalente do EX220 para consumidores.. é o Tp-Link AX10.
De qualquer forma, os 3 roteadors (EX220, AX10 e C80) possuem em torno de 400mW de potencia no Wifi, provendo praticamente o mesmo alcance.

amigo, bom dia.
como faz esse grafico de cobertura do sinal? to precisando fazer isso aqui em casa, pra atender cameras Wifi na entrada da casa, e ainda ter sinal na area de lazer no fundo..
atualmente com 2 roteadores eu tenho sinal legal em toda casa, mas ainda não instalei as cameras, então não sei como vai ser a performance.
Eu uso o Ekahau Planner..

Gostaria de uma sugestão de roteador sem wifi, porta wan e lan 2.5gbps
Tu quer usar openwrt ou pfsense?

Tem os mini Pc com porta 2.5gb no ali, o valor é considerável ...

Peguei um com porta 2.5gb e uso com pfsense, me atende muito bem atualmente!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pega dois AX3000 no Ali.. R$300 cada..
Mas já se prepara para passar um cabo de rede entre os dois ponto se usar um link de mais de 300mbps de velocidade.

O EX220 é a versão para destinada a provedores. O C80 não é o equivalente do EX220 para consumidores.. é o Tp-Link AX10.
De qualquer forma, os 3 roteadors (EX220, AX10 e C80) possuem em torno de 400mW de potencia no Wifi, provendo praticamente o mesmo alcance.

Eu uso o Ekahau Planner..
Eu tô procurando um roteador com wi-fi 6e pra plano de 1gb/500mb, mas tá difícil!

Único que achei que conseguiria dar conta será um da ubiquiti, mas tá em falta na loja oficial deles!

Pessoal, tudo bem?

Pedindo uma ajuda aqui.

Tenho hoje um roteador Redmi AX5 em uma casa com 2 andares, 160m2 e Internet fibra óptica de 600/300.
O roteador está bem situado no imóvel, essencialmente no centro da casa.

Porém, o alcance não está muito bom e a velocidade também não está satisfatória (via cabo está tudo OK). Mesmo conectando em outros equipamentos também Wifi 6 e 802.11ax.
Assim, pensando seriamente em trocar de roteador.

O que seria indicado no meu caso? De preferência, que combine essas características:

- Aceite OpenWRT ou DD-WRT;
- Wifi 6 ax
- Sem usar cabeamento de um roteador para o outro (exceto, claro, da bridge da operadora até o roteador)
- Custe até uns R$ 500/600
- Se tiver uma boa estética, melhor, de preferência sem antenas aparentes.

Sei que é pedir muito mas estou pesquisando há 4 dias e me sinto como um cão correndo atrás da própria cauda...

Valeu gente!

Pessoal, tudo bem?

Pedindo uma ajuda aqui.

Tenho hoje um roteador Redmi AX5 em uma casa com 2 andares, 160m2 e Internet fibra óptica de 600/300.

Porém, o alcance não está muito bom e a velocidade também não está satisfatória (via cabo está tudo OK). Mesmo conectando em outros equipamentos também Wifi 6 e 802.11ax.

O que seria indicado no meu caso? De preferência, que combine essas características:

- Aceite OpenWRT ou DD-WRT;
- Wifi 6 ax
- Sem usar cabeamento de um roteador para o outro (exceto, claro, da bridge da operadora até o roteador)
- Custe até uns R$ 500/600
- Se tiver uma boa estética, melhor, de preferência sem antenas aparentes.

Sei que é pedir muito mas estou pesquisando há 4 dias e me sinto como um cão correndo atrás da própria cauda...

Valeu gente!
Estou na mesma busca há uns 2 anos. Os que aceita Openwrt são difíceis de comprar, e feios. Os bonitinhos são caros e com software proprietário, alguns já abandonados na parte do sogtware. Estou considerando seriamente pegar uns 3 HUAWEI WiFi AX2S, que são baratíssimos, fazer a rede em mesh, e manter o meu MIR3G com Openwrt na entrada da internet, pelo menos assim jogo essas porcaris fora quando o mercado melhorar, sem grandes prejuízos.

Por obsequio, qual seria o nome dessa ferramenta ?

Vc não vai resolver trocando de roteador. Vai resolver adicionando outro roteador. Esse roteador já tem quase o limite máximo de potencia.
Para 600Mbps e dois andares, vc precisa ter pelo menos um roteador por andar ligados em Mesh ligados por cabo.

Por obsequio, qual seria o nome dessa ferramenta ?
Opa, Respondi ali em cima: Ekahau Planner

Users who are viewing this thread

Voltar