• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Memória DDR4 (micron e-die) @4000mhz CL16

  • Iniciador de Tópicos farbus
  • Data de Início
Aqui estou usando um kit de Dominator Platinum 2x16gb 3600.
Meu objetivo quando escolhi esse kit era rodar em 4000mhz, de início nem dava boot mesmo eu jogando 1.5 nas memórias pra subir 4000.
Depois eu tirei o VSOC de auto e coloquei a voltagem manual em 1.15 e memória de 1.35 joguei pra 1.45 e setei novamente 4000 e entrou de primeira.
Desde então o pc fica ligado o dia todo, rodo alguns jogos e benchs do 3dmark e esta funcionando certinho.
Depois vou ver se sobe mais um pouco acima dos 4000 sem precisar de mais voltagem.
Mas já achei ótimo o resultado.
e os timings?
 
Tô com 4x 16GB Corsair Vengeance RGB PRO 3600Mhz que parecem ser Micron B-Die... será que são boas?
 
Então, pegar 2000MHz, pega, mas como dá vários erros com as memórias em 4000, achei que poderia ser o FCLK instável. Não sei como exatamente testar se o FCLK ta estável ou não, ou se é outra coisa causando os erros, por exemplo eu não mexi no procODT e em nenhum dos DrvStr, mexer neles poderia ajudar em algo?
Se for FCLK, aumente o Vddg CCD para ~940mv e o VDDG IOD para +1080mv
Aumente o SOC tbm para 1,15v
 
Galera sabem me dizer se tem margem ainda para melhorar ? tentei colocar 3800 com os mesmo timings mas não subiu.

Lln7wNk.jpg
kqgq96t.png
 
Última edição:
Galera sabem me dizer se tem margem ainda para melhorar ? tentei colocar 3800 com os mesmo timings mas não subiu.

Lln7wNk.jpg
kqgq96t.png
Samsung B-die pelos primários eu assumo? Se sim provavelmente dá pra melhorar bastante coisa dos subtimings sim, Vsoc parece estar em 1.325v~? Acho que o máximo recomendado é 1.2v e geralmente vejo ficarem na faixa de 1.10-1.15v, e 1.45-1.5v pra VDIMM se for B-die mas depende da temp que as memórias chegarem também porque se esquentarem pode ficar instável, VDDG CCD e IOD acho que pode reduzir pra 1v~ e acho que talvez possa precisar um pouco mais que 900mv de VDDP se for subir a frequência

EDIT: Tem essa tabela com bastante resultado que dá pra usar de base pra ter uma média dos valores, só scrollar pra Screenshot of proof que tem os ZenTimings etc da galera
 
Samsung B-die pelos primários eu assumo? Se sim provavelmente dá pra melhorar bastante coisa dos subtimings sim, Vsoc parece estar em 1.325v~? Acho que o máximo recomendado é 1.2v e geralmente vejo ficarem na faixa de 1.10-1.15v, e 1.45-1.5v pra VDIMM se for B-die mas depende da temp que as memórias chegarem também porque se esquentarem pode ficar instável, VDDG CCD e IOD acho que pode reduzir pra 1v~ e acho que talvez possa precisar um pouco mais que 900mv de VDDP se for subir a frequência

EDIT: Tem essa tabela com bastante resultado que dá pra usar de base pra ter uma média dos valores, só scrollar pra Screenshot of proof que tem os ZenTimings etc da galera
Muito obrigado, eu resolvi deixar em 3600 mesmo, sim são samsung B-die alguns ajustes nos subtimings e diminuição no vsoc, varios teste de stress e tudo OK

peHKbUg.jpg
 
Muito obrigado, eu resolvi deixar em 3600 mesmo, sim são samsung B-die alguns ajustes nos subtimings e diminuição no vsoc, varios teste de stress e tudo OK

peHKbUg.jpg
Ta usando que voltagem no VDIMM? tRCDWR deve conseguir colocar 8 sem problemas, tRP talvez de pra colocar 13 ou até 12, tRTP 6 também pode ser possível, e tWRRD 1 se ainda não tiver testado. E com GDM enabled talvez tWTRS 3 e tWTRL 7 também, mas só testando mesmo pra ver se vai ou não.
 
Última edição:
To testando OC aqui em 4x8gb B-Die, consigo esses timings com 1.52V, o tCL15 com 1T GDM desativado é pra conseguir tPHYRDL 26 em todos os canais, 1T só da pra conseguir isso com tCL ímpar, se deixar par fica 26 no A e 28 no B, enquanto que com GDM ativado não tem esse problema, tCWL e tRDWR são inversamente proporcionais, pra diminuir um tem que subir o outro, ainda não sei se compensa mais GDM ativado com timings um pouco mais apertados ou 1T.
Com 2 pentes eu consigo deixar o tRCDRD em 14 também e da pra baixar mais o tRC.
D0STW2n.png
 
Fala, pessoal.
Estou tentando me aventurar no OC de 4 pentes crucial de 8 GB, sendo dois 3600 (C9BLM) e dois 3200 (C9BJZ) misturados. Ryzen 5600 B2 e B550m Aorus Elite.
Por enquanto tô estacionado nisso aqui:
P0w7U16.png

Não sei muito bem a prioridade do que melhorar a partir disso. Tentei abaixar o tRCDRD mas em 18 já dá tela azul no boot.
Os resultados no AIDA64 me pareceram bem fracos pra ser sincero. O kit de 3600 sozinho (16gb) em XMP fazia 65ns de latência. Achei que melhoraria por adicionar 2 ranks.
 
Fala, pessoal.
Estou tentando me aventurar no OC de 4 pentes crucial de 8 GB, sendo dois 3600 (C9BLM) e dois 3200 (C9BJZ) misturados. Ryzen 5600 B2 e B550m Aorus Elite.
Por enquanto tô estacionado nisso aqui:
P0w7U16.png

Não sei muito bem a prioridade do que melhorar a partir disso. Tentei abaixar o tRCDRD mas em 18 já dá tela azul no boot.
Os resultados no AIDA64 me pareceram bem fracos pra ser sincero. O kit de 3600 sozinho (16gb) em XMP fazia 65ns de latência. Achei que melhoraria por adicionar 2 ranks.
Seu MCLK, FCLK e UCLK estão diferentes, o ideal é ficarem iguais e já da uma bora diferença.
Minha Placa mãe não é uma maravilha em latência mas eu não consigo nada a menos que 65ns, já tentei varias formas.

zUKnjxu.png
 
Mesmo se eu ajustar na mobo manualmente, o FCLK nao passa de 1800 e o UCLK sempre fica 950, mesmo colocando UCLK=MEMCLK.. só ficam sincronizados se o FCLK estiver em 1800 mesmo..
EDIT: reflasheei a BIOS (mesma versão, só fiz por cima) e agora a placa aceita bootar com FCLK e UCLK acima de 1800.. vai entender.
 
Última edição:
Seguindo na jornada, estou buscando estabilizar o kit 4x8 em 3800mt/s.

Até agora está estável nos seguintes timings (proximos passos são tentar reduzir tRC, tRFC e terciários. tWR não boota a menos de 20):
fEGKfFv.png



Porém, apesar de estável, o resultado no AIDA64 está muito ruim e não faço ideia do porquê:

KCk85Ig.png


Quando testei o XMP em 3600 antes de começar a ajustar os timings estava melhor, com mais de 50000 no read/copy e latencia a uns 64...
Alguém tem uma luz?



Edit:
Reiniciei o PC e melhorou pra caramba.. vai entender. Lembrar de sempre reiniciar o PC antes de fazer bench de RAM rs.
CPSerTb.png
 
Última edição:
Tenho uma z690 gigabyte Aorus Elite com i7 12700k

Tenho 2x 16gb memória ddr4 4133mhz cl 19-23-23-45 Micron E die

To tentando um over de 4000mhz gear 1 pq da uma latência menor que gear 2.


da pra melhorar algo ai?

memoria estão em 1.45v e vddqx 1.4 SA 1.28
 
Aconteceu uma parada bizarra aqui, usava as micron edies há mais de 2 anos em 4000mhz, meu PC ficou parado 1 mês, aí ontem fui colocar a RX 5700 XL que comprei do ali ( que inclusive tá funcionando muito bem), porém não consigo mais bootar as rams em 4000mhz, nem com reza braba ( porém 3900mhz fica de boa).

Alguém sabe se tem como a GPU influenciar no OC da ram ou será que as rams degradaram com o PC parado :fire:?
 
Fala pessoal não sabia nada de oc de ram, dai vi o pessoal recomendando seguir o tutorial do integralfx
tive algumas dificuldades e depois de tentativa e erro consegui chegar nesse resultado seguindo os "presets" safes
queria muito cl14 3800 mas só conseguia com 1.5v e nem testei se estava estável, sofri também apertando o tRAS e tRC menor que esse números nem dá POST


Não aparece no zentimings mas tá com 1.4v de vdimm
image85c217c9108fed93.png
3080-safe-GDM-ON.jpeg


Faltou só conseguir desabilitar o Gear Mode e CR 1T, consegui usando os valores do guia mas não ficou estável, só de rodar o TM5 Extreme por alguns segundos e crasha
3800-safe-definitivo.jpeg


é melhor tentar apertar os timings primeiro e depois tentar desativar o Gear?
 
é melhor tentar apertar os timings primeiro e depois tentar desativar o Gear?

Não, é arrumar urgente os timings mais importantes: tRRD short e long e tFAW: 4, 4 e 16. Faz tempo que não brinco com Rev E, mas faz tranquilo.

GDM não faz muita diferença a não ser pra hwbot e benches de competição em geral.

Com CAD_BUS em 63 é melhor e mais rápido deixar CR2. 63 ticks em Adress Command dá 1,97 ciclos se minha matemática tá certa.

Edit: um suicide shot que postei lá no hwbot.

0RticEM.png
 
Dps de sair de um Ryzen 3600 com 3800mhz na memoria, comprei um Ryzen 5600 e queria brincar mais na memoria, consegui dps de muito tempo de testes

Onde consigo extrair mais alguma coisa? To usando 1.45v, não quero passar disso, chip Nanya A-Die, dps testo mais coisas, por ora já me envolveu muito tempo, mas foi bom.

w8EoMhG.png
gYDTp09.png
cAilB7X.jpg


edit 15.10.2023

Está dando muito erro no WHEA, agora que fui verificar, mesmo folgando e muito pra teste os timings, fiz o mesmo em 3866 e continua com erros no WHEA, so em 3800 que estabiliza

Ai vou deixar desse jeito

9UNdojv.png
3TMKBDo.png
 
Última edição:
Micron e-die rev E. 2x8 com ryzen 5 5600
3733 foi bem melhor para deixar estável porque minha placa-mãe limita muito;
passou no test anta777 com profile extreme/absolut 6 cycle, usmus 25 cycle e y chuncher. Também estressei o fclk

 
Não, é arrumar urgente os timings mais importantes: tRRD short e long e tFAW: 4, 4 e 16. Faz tempo que não brinco com Rev E, mas faz tranquilo.

GDM não faz muita diferença a não ser pra hwbot e benches de competição em geral.

Com CAD_BUS em 63 é melhor e mais rápido deixar CR2. 63 ticks em Adress Command dá 1,97 ciclos se minha matemática tá certa.

Edit: um suicide shot que postei lá no hwbot.

0RticEM.png
Faz tempo que não mexo em mais nada, nem me sobra tempo pra jogar ultimamente.
tenho usado assim desde então, tem onde melhorar mais alguma coisa? continua a mesma voltagem de 1.4

ZenTimings_Screenshot.png
aida.png
 
Última edição:
Coloquei hoje meu kit da Crucial de 3000 em over pra 3600 CL16, fiquei bem satisfeito com o resultado.
 
Faz tempo que não mexo em mais nada, nem me sobra tempo pra jogar ultimamente.
tenho usado assim desde então, tem onde melhorar mais alguma coisa? continua a mesma voltagem de 1.4

ZenTimings_Screenshot.png
aida.png

Acho que realmente não sai mais uma gota.
 
Alguem tem experiencia em micron Rev. F?


Captura-de-tela-2024-03-28-180259.png


Foi o que consegui, alguem tem alguma sugestao
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo