• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Meritocracia: existe?

A meritocracia existe?

  • Sim, com toda certeza

    Votes: 28 36.4%
  • Neutro

    Votes: 12 15.6%
  • Não, palavra chata pra calar pobre

    Votes: 37 48.1%

  • Total de votos
    77
Ninguém aqui vai convencer o outro de que está errado. Só a vida real mostra, nem que seja na marra, como tudo funciona.

Então este é o grande erro de grande que os users brasileiros nos foruns, eles querem enfiar pela goela o que acreditam nos outros e acham que os argumentos são o caminho para isso.

Enquanto o correto é apresentar argumentos , com exemplos para expandir a mente fechada dos outros, mas como macaco velho não aprende truque novo, ele reijetam , pq eles querem convencer e não serem convencidos, a verdade não importa, pra muitos é briga de ego, é o vender seu peixe.

Por isso poucos aprendem a evoluem com os foruns como deveriam.

Boa parte do crescimento intelectual da humanidade vem não apenas dos livros, mas do fato de vc não poder discutir com o autor para falar que ele que está errado.

Sabemos que meritocracia é utopia, que ninguém é igual a ninguém, todos temos vantagens naturais e niveis de esforço/disciplina diferentes, mas não podemos deixar que as falhas na busca do merito ,seja uma muleta e um discurso para vagabundos e preguiçosos, gente invejosa que tenta a todo custo tirar o merito alheio.

Injustiças são casuais, não tem como a vida ser injusta 100% do tempo, a injustiça freia os fracos, os que não persistem, que se aconchegam na ideia que por ter sido injustiçado não precisam mais lutar ou ter e demonstrar bons resultados.

"o tempo sempre mostra toda verdade"
 
Livre pensamento? Com aquele ali não tem como. Se você discorda uma vírgula dele, você está automaticamente errado. Pena que com o Xenforo eu consigo ver quando alguém posta um quote dele, mesmo estando bloqueado.

Eu já conheço algumas figuras de longa data, ainda mais do antigo tópico de política, mas esse não sabia da soberba que exala, simplesmente esse tipo costuma ir pro ignorados, mas , ultimamente, gosto de ver até onde vai o achismo e as contradições, que não demoram muito para aparecer.

Obrigado pelo aviso.

Então este é o grande erro de grande que os users brasileiros nos foruns, eles querem enfiar pela goela o que acreditam nos outros e acham que os argumentos são o caminho para isso.

Enquanto o correto é apresentar argumentos , com exemplos para expandir a mente fechada dos outros, mas como macaco velho não aprende truque novo, ele reijetam , pq eles querem convencer e não serem convencidos, a verdade não importa, pra muitos é briga de ego, é o vender seu peixe.

Por isso poucos aprendem a evoluem com os foruns como deveriam.

Boa parte do crescimento intelectual da humanidade vem não apenas dos livros, mas do fato de vc não poder discutir com o autor para falar que ele que está errado.

Sabemos que meritocracia é utopia, que ninguém é igual a ninguém, todos temos vantagens naturais e niveis de esforço/disciplina diferentes, mas não podemos deixar que as falhas na busca do merito ,seja uma muleta e um discurso para vagabundos e preguiçosos, gente invejosa que tenta a todo custo tirar o merito alheio.

Injustiças são casuais, não tem como a vida ser injusta 100% do tempo, a injustiça freia os fracos, os que não persistem, que se aconchegam na ideia que por ter sido injustiçado não precisam mais lutar ou ter e demonstrar bons resultados.

"o tempo sempre mostra toda verdade"

Eu tenho 20 anos, só de fórum Adrenaline, e essas figuras sempre apareceram. Com o tempo fui vendo que a ideia deles é simplesmente essa mesmo: imaginam que todo tópico é um ringue de luta. Discutir o assunto e comentar seu ponto de vista, parece ser só um mero detalhe, o importante é ganhar a competição, que só existe na cabeça dele.

Você falou tudo o que eu quis dizer no meu comentário. Em tempos sombrios, onde o rabo abana o cachorro, parece ser fetiche dessa galera ir contra o bom senso e simplesmente usar muletas pra todo fracasso que lhes estejam afetando. Desde que nascemos, somos ensinados que toda recompensa requer algum esforço e vice versa, e alguns vão se sobressair mais que os outros, seja do jeito que for, enquanto outros ficam no caminho,. Essa é a real, e todos sabem disso, o problema é falar em voz alta.

[]'s
 
Bom dia, tarde ou noite!

"De acordo com a definição “pura” da meritocracia, o processo de alavancamento profissional e social é uma consequência dos méritos individuais de cada pessoa, ou seja, dos seus esforços e dedicações.
As posições hierárquicas estariam condicionadas às pessoas que apresentam os melhores valores educacionais, morais e aptidões técnicas ou profissionais específicas e qualificadas em determinada área."

Essa seria a definição utilizada no tópico. Se alguém tiver uma melhor e mais completa, pode escrever que eu atualizo.


211113747_4617086131659346_7672541169427263055_n.jpg
 
Bom dia, tarde ou noite!

"De acordo com a definição “pura” da meritocracia, o processo de alavancamento profissional e social é uma consequência dos méritos individuais de cada pessoa, ou seja, dos seus esforços e dedicações.
As posições hierárquicas estariam condicionadas às pessoas que apresentam os melhores valores educacionais, morais e aptidões técnicas ou profissionais específicas e qualificadas em determinada área."

Essa seria a definição utilizada no tópico. Se alguém tiver uma melhor e mais completa, pode escrever que eu atualizo.

mérito com 17 anos, esse é bichão.

276304954_518441176317348_321265532677269989_n.jpg
 
mérito com 17 anos, esse é bichão.

276304954_518441176317348_321265532677269989_n.jpg
Tem mais dois aspectos contra a meritocracia e o próprio conceito de mérito:
O primeiro, que eu já fiz um tópico sobre: se esse filho do Huck,ou o do Faustao conseguirem trabalhar como apresentadores também,ou algo similar, ou um emprego de alto escalão na mesma emissora, eles terão mais ou menos mérito que alguém que começou muito de baixo e foi crescendo com o carisma, como o Silvio Santos e o Faustão?
A segunda: mesmo se pegarmos os "melhores exemplos" de meritocracia com todas as pessoas ricas e famosas do mundo que vieram da pobreza, todas tiveram ajuda, apoio de familiar, de chefe, de amigos, então é impossível dizer que foi tudo mérito próprio. Os pais do Bezos emprestaram uma quantia enorme pra ele. Não é dizer que não tiveram mérito nenhum, mas se um deles viesse fazer discurso motivador ou dizer que só não consegue quem não quer, aí seria hipocrisia, seria canalhice, tipo a Jade Picon dizendo que empreende desde os 13.
É absolutamente inegável que ninguém conquista nada parado ou reclamando da vida. Também não acho que alguém tem que ser atolado de beneficios e mordomias do governo unicamente porque é de uma classe social pior. Mas afirmar que "todo mundo é capaz de conquistar seus sonhos, ficar rico" chega a ser mau caratismo
 
Meritocracia tem relação com valor de mercado/valor produzido, e não com esforço.
 
Tem mais dois aspectos contra a meritocracia e o próprio conceito de mérito:
O primeiro, que eu já fiz um tópico sobre: se esse filho do Huck,ou o do Faustao conseguirem trabalhar como apresentadores também,ou algo similar, ou um emprego de alto escalão na mesma emissora, eles terão mais ou menos mérito que alguém que começou muito de baixo e foi crescendo com o carisma, como o Silvio Santos e o Faustão?
A segunda: mesmo se pegarmos os "melhores exemplos" de meritocracia com todas as pessoas ricas e famosas do mundo que vieram da pobreza, todas tiveram ajuda, apoio de familiar, de chefe, de amigos, então é impossível dizer que foi tudo mérito próprio. Os pais do Bezos emprestaram uma quantia enorme pra ele. Não é dizer que não tiveram mérito nenhum, mas se um deles viesse fazer discurso motivador ou dizer que só não consegue quem não quer, aí seria hipocrisia, seria canalhice, tipo a Jade Picon dizendo que empreende desde os 13.
É absolutamente inegável que ninguém conquista nada parado ou reclamando da vida. Também não acho que alguém tem que ser atolado de beneficios e mordomias do governo unicamente porque é de uma classe social pior. Mas afirmar que "todo mundo é capaz de conquistar seus sonhos, ficar rico" chega a ser mau caratismo

Chegaremos a conclusão que só tem mérito o mendigo que saiu do nada ou quem viveu em isolamento desde criança.

Todos em algum momento terão ajuda, o que varia é o "tamanho" desse empurrão.
 
Chegaremos a conclusão que só tem mérito o mendigo que saiu do nada ou quem viveu em isolamento desde criança.

Todos em algum momento terão ajuda, o que varia é o "tamanho" desse empurrão.
Até mesmo esses podem acabar tendo uma ajuda do tipo doação, benefício do governo, oportunidade de emprego, que podem fazer toda a diferença. É normal, somos seres cooperativos e sociais, o que nao da pra aceitar é discurso motivacional mentiroso, coisa que gente rica e bem sucedida é o que mais faz.
 
Chegaremos a conclusão que só tem mérito o mendigo que saiu do nada ou quem viveu em isolamento desde criança.

Todos em algum momento terão ajuda, o que varia é o "tamanho" desse empurrão.

Meritocracia é a ascensão (ou queda) proporcional ao mérito, se o "tamanho do empurrão" muda, significa que existe outro fator na equação além do mérito, o que automaticamente invalida a sua existência). Logo, na tabela de viabilidade:

Subir por mérito: ✅

Meritocracia: ❌
 
Ao longo deste tópico usou-se como exemplo sempre o fator pessoal, o de uma pessoa tendo retorno pelo seu esforço e o quanto isso seria mérito apenas dela ou um conjunto de fatores. Quando exploramos exemplos em sociedade temos outras provas da utopia, a exemplo de uma pessoa ser beneficiada unicamente por conhecer alguém em específico. Exemplo:

O cara que consegue um bom cargo porque foi amigo de infância de um grande empresário ou político que seja. Qual seria o mérito dessa subida? Ter compartilhado um carrinho quando brincavam?

Eu acredito seriamente que o tempo é a melhor maneira de testar uma teoria econômico-social. E depois de décadas muitos discursos libertários, que pregam o fim do Estado, e comunistas, que também pregam pelo mesmo fim, tem se mostrado extremamente utópicos. Da mesma forma vem ocorrendo com a ideia da meritocracia, em diferentes exemplos e situações.
 
Última edição:
Ao longo deste tópico usou-se como exemplo sempre o fator pessoal, o de uma pessoa tendo retorno pelo seu esforço e o quanto isso seria mérito apenas dela ou um conjunto de fatores. Quando exploramos exemplos em sociedade temos outras provas da utopia, a exemplo de alguém ser beneficiado unicamente por conhecer alguém em específico. Exemplo:

O cara que consegue um bom cargo porque foi amigo de infância de um grande empresário ou político que seja. Qual seria o mérito dessa subida? Ter compartilhado um carrinho quando brincavam?

Eu acredito seriamente que o tempo é a melhor maneira de testar uma teoria econômico-social. E depois de décadas muitos discursos libertários, que pregam o fim do Estado, e comunistas, que também pregam pelo mesmo fim, tem se mostrado extremamente utópicos. Da mesma forma vem ocorrendo com a ideia da meritocracia, em diferentes exemplos e situações.
Eu acho que a resistência em reconhecer que meritocracia é uma mentira é a mesma em reconhecer que a vida não passa de obra da aleatoriedade.

É medo da falta de controle.

Por isso no brasil tem tanto pobre gourmet.

Sempre vão existir casos bem raros de alguém que chegou la por mérito puro, mas nesses meus 35 anos eu ainda não encontrei.

Todo mundo que bate no peito falando que chegou la por mérito próprio não enxerga (ou não quer enxergar) todo o suporte e ajuda que teve.
 
Eu acho que a resistência em reconhecer que meritocracia é uma mentira é a mesma em reconhecer que a vida não passa de obra da aleatoriedade.

É medo da falta de controle.

Por isso no brasil tem tanto pobre gourmet.

Sempre vão existir casos bem raros de alguém que chegou la por mérito puro, mas nesses meus 35 anos eu ainda não encontrei.

Todo mundo que bate no peito falando que chegou la por mérito próprio não enxerga (ou não quer enxergar) todo o suporte e ajuda que teve.
Concordo com você. Enxergo também um pouco de 'desculpa' nisso também. Ou tentativa de justificar do porque esse está no topo e não aquele, sabe?

Essa aleatoriedade que você bem citou é algo que traz para muitos uma sensação de não ter o controle do próprio futuro. Por isso que, no fundo, defendo o uso da meritocracia apenas como ferramenta psicológica, pois evita a frustração de muitos quando algo não dá certo, fazendo pensar que "se eu me preparar melhor as coisas irão dar certo" ou "não consegui porque não era pra ser", etc...

Usá-la como algo concreto, legítimo é totalmente furado e cheios de comprovações de suas falhas.
 
meritocracia é dinheiro no bolso, se você não acha em uma empresa/cargo, procure outro.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

quanto menos a empresa souber que eu existo melhor, assim trabalho em paz e ganho minha grana de boa.

Esse negócio de "ser reconhecido" é coisa de quem quer ter o ego inflado, só isso.
 
meritocracia é dinheiro no bolso, se você não acha em uma empresa/cargo, procure outro.
Concordo, mas, ao menos que você receba esse dinheiro de doação ou em jogos de azar (ex.: mega sena), o conseguirá através de reconhecimento profissional, independentemente de ser autônomo.

Esse negócio de "ser reconhecido" é coisa de quem quer ter o ego inflado, só isso.
O reconhecimento do qual me refiro diz respeito a como uma pessoa chegou até você ou te contratou. Se você trabalha por conta própria, provavelmente terá clientes através de anúncios/indicação/apresentação, e o que irá oferecer em qualquer situação é o acúmulo de tempo e dinheiro investido.

Sendo contratado a lógica é semelhante, mas dessa vez por meio de currículos e no dia a dia.
 
óbvio que existe, não pra tudo e todos (Como tudo na vida), mas dizer que não existe é balela.
 
óbvio que existe, não pra tudo e todos (Como tudo na vida), mas dizer que não existe é balela.



Parece que o que vc chama de meritocracia não condiz com o significado da palavra...



merito.png



Ou seja, alguém aleatório ascender por puro mérito existe, meritocracia não existe, "dizer que existe é balela".
 
recompensa pelo esforço existe sim!, isso é indiscutível

Se um cara está perdido na floresta e se esforça para construir um abrigo e construir uma arma rudimentar ele será recompensado com mais conforto e alimento, quanto mais se esforçar mais coisas irá construir para sobreviver e viver melhor.

Mas isso não é meritocracia pois ele vive sozinho.

"Cracia" é uma palavra grega que significa governo/força/poder. Então depende de uma sociedade ou uma organização decidir se você merece.

Pra esse esforço ser meritocracia teria que ter governantes/chefes nesta floresta que veriam o esforço deste homem e o recompensariam o deixando morar na própria casa que ele contruiu ou comendo a comida que ele mesmo caçou. Ou o elegendo para ser o Rei daquele povo, oq faz mais sentido para justificar o significado da palavra.

Então resumindo: discutir isso é inútil para nós homens livres, nós seremos recompensados por cada esforço que fizermos e isso é indiscutível, claro que a recompensa é proporcional, construiu um abrigo, terá um abrigo, Não precisamos de um governante ou chefe para nos dizer se merecemos ou não. Faz parte do esforço se libertar das correntes e se tornar livre.

Esse papo furado só serve para aquele seu amigo comunista engambelar sua cabeça, pegar o sentido real da palavra que vem do grego e atribuir este sentido à "recompensa pelo esforço" e ele justificar o próprio fracasso dizendo que não adianta fazer nada na vida pois não existe "recompensa pelo esforço".

Mas se você fizer o mesmo irão postar prints do dicionário e dizer que você está errado, que não existe pois significa outra coisa. Manipulação barata de informação, e este círculo vicioso nunca terá fim.

Toda vez que alguém se sentir fracassado abrirá um tópico deste para acalmar seu ego. Mas o título nunca será: "Recompensa pelo esforço existe?" Pois daí não teria como usar o significado real da palavra como muleta.

A prova desta manipulação toda é postarem sobre o filho do Luciano Huck, oq tem a ver uma coisa com a outra? eles mesmos estão atribuindo o sentido a "recompensa pelo esforço".
E mesmo assim este argumento não funcionaria. Pois pra algo existir não precisa anular todas as outras formas de recompensa como a Herança, doação, sorte.

Meritocracia com o sentido real da palavra "pode existir" em alguma empresa em algum país asiático isolada numa ilha se assim o chefe desejar, se existir nesta única empresa já seria o bastante para dizer que "existe." Se o Filho do Faustão ou do Luciano Huck herdou uma fortuna do outro lado do mundo não irá eliminar a meritocracia nesta empresa específica. Então é difícil dizer que algo não existe.

E é até bom que Meritocracia não exista mesmo, Pois é horrível depender do julgamento de alguém pra dizer se você merece ou não. O Luciano por exemplo julgou que o filho dele merece um cargo importante, então este caso é meritocracia?
 
Última edição:
Parece que o que vc chama de meritocracia não condiz com o significado da palavra...



merito.png



Ou seja, alguém aleatório ascender por puro mérito existe, meritocracia não existe, "dizer que existe é balela".
Jovem, tem virgulas nesse teu print, não é só na sociedade, podem ser em organizações, grupos e ocupações......Abrassss

Qual é o conceito de meritocracia?



Resultado de imagem para MERITOCRACIA DEFINIÇÃO

Meritocracia é uma palavra formada por “mereo” (ser digno, ser merecedor) e o sufixo grego “kratos” (poder, força). Ou seja, trata-se do alcance do poder através do merecimento. Segundo essa linha de pensamento, os objetivos são atingidos por aqueles que se dedicam e se esforçam em medida suficiente
 
Eu acho que as pessoas usam a palavra mérito do jeito errado. Mérito tem a ver com cumprir objetivos (no caso de um emprego, os requisitos). Não tem nada a ver com esforço, dificuldades.

A meritocracia, no seu significado social, tem a ver com merecimento, o que é bem diferente. É algo mais subjetivo, às vezes romantizado, e tem a ver com o conceito de justiça e igualdade de oportunidades.
 
Concurso público não é um sistema meritocrático?

Tem o mérito de atingir a nota superior aos demais e tem o "poder" externo que aprova os melhores.

Realmente usar a palavra esforço está errado. Pois se um aluno é mais inteligente e estudou menos mas tirou notas melhores ele é mais digno do merecimento do que aquele que se esforçou mais porém conseguiu nota inferior.
 
Última edição:
Concurso público não é um sistema meritocrático?

Tem o mérito de atingir a nota superior aos demais e tem o "poder" externo que aprova os melhores.

Realmente usar a palavra esforço está errado. Pois se um aluno é mais inteligente e estudou menos mas tirou notas melhores ele é mais digno do merecimento do que aquele que se esforçou mais porém conseguiu nota inferior.
Mas alguém que não trabalha e tem cursinho pago pelos pais tem mais ou menos mérito que uma mãe solteira,pobre, que só tem a madrugada pra estudar, so com material gratuito?
 
Mas alguém que não trabalha e tem cursinho pago pelos pais tem mais ou menos mérito que uma mãe solteira,pobre, que só tem a madrugada pra estudar, so com material gratuito?
O mérito é a nota. Você está falando de merecimento, oportunidades, esforço.
 
Meritocracia é uma palavra formada por “mereo” (ser digno, ser merecedor) e o sufixo grego “kratos” (poder, força). Ou seja, trata-se do alcance do poder através do merecimento. Segundo essa linha de pensamento, os objetivos são atingidos por aqueles que se dedicam e se esforçam em medida suficiente
É um pouco mais que isso. A origem e definição semântica da palavra possuem um significado mais complexo. Trazendo texto do presente artigo (Meritocracia: origens do termo e desdobramentos no sistema educacional do Reino Unido):

"O significado do termo meritocracia é complexo, mas sua origem semântica é atribuída ao sociólogo inglês Michael Young, em seu ensaio distópico The Rise of the Meritocracy, publicado em 1958. “Por centenas de anos a sociedade tem sido um grande campo de batalha entre dois grandes princípios, o princípio da seleção por família e o princípio da seleção por mérito” (Young, 1967, p. 30, tradução nossa)6. O autor, com isso, introduz a noção de que a meritocracia é um sistema que está em oposição àquele dos privilégios aristocráticos. O texto reconstrói, pela narrativa de um personagem situado no ano 2033, os passos que levaram a Grã-Bretanha a mudar seu critério de organização social, sendo fiel aos fatos até 1958, porém vai além, imaginando o futuro de um sistema que tivesse o mérito como fator de organização social.

Nesta distopia as lideranças britânicas passam a considerar, por volta da década de 1870, que se fazia necessário um sistema capaz de selecionar entre as massas os indivíduos de maior mérito, pela conjugação de um alto coeficiente de inteligência e esforço individual, para ocuparem os cargos políticos e as profissões de maior impacto social. Até o ano de 2033 os testes tornaram-se mais eficazes, ao ponto de prever o coeficiente de inteligência dos indivíduos pouco após o nascimento, determinando assim o futuro de cada pessoa. O sistema ficou tão eficaz que criou um novo tipo de empregabilidade, com o trabalho sendo distribuído conforme tais coeficientes. A estratificação definida pelo poder econômico, antes balizada nos laços de sangue, era amparada agora no mérito da “igualmente excludente”.
O fim da narrativa descreve uma revolta social contra o sistema meritocrático cuja fonte é inusitada: segundo o personagem da obra, defensor do sistema, as classes baixas se revoltavam porque o sistema meritocrático atingiu uma eficiência elevada, que na interpretação de Allen (2011) é qualificada de “sociedade justamente desigual”. Para Allen, a conclusão de Young afirma uma espécie de justificativa técnica para as desigualdades entre os indivíduos e grupos. O sistema baseado no nascimento era injusto, de acordo com a narrativa, pois as diferenças surgiam das contradições sociais. Era impossível no novo sistema, porém, atribuir o insucesso às contingências, tudo se tornou responsabilidade direta do indivíduo. As classes superiores classificaram tal revolta como fruto de ressentimentos, e ao fim somos informados que o personagem morreu em um dos confrontos das grandes revoltas do ano de 2034."


Tal como apontado no trecho do artigo, o termo tem sido usado como justificativa do sucesso e insucesso das pessoas. É como se a responsabilidade dos altos e baixos de cada um dependesse apenas de si, o que é claramente uma inverdade.

Eu acho que as pessoas usam a palavra mérito do jeito errado. Mérito tem a ver com cumprir objetivos (no caso de um emprego, os requisitos). Não tem nada a ver com esforço, dificuldades.
A definição trazida por você está bem equivocada, meu caro. Segue a etimologia da palavra:

"É identificada no latim como merĭtum, interpretado como valorização ou reconhecimento, procedendo de meritus, como particípio passado do verbo merēre, por merecer, relacionado à expressão grega meiresthai, aludindo a que a pessoa tem o que le corresponde, sobre a raiz Indo-europeu *s-mer-, para receber ou levar."

Um exemplo de mérito clássico está associado à atletas dos jogos olímpicos, onde recebem as medalhas aqueles que, dentre todos os competidores, e através de seus esforços, ficam entre os três melhores. Isso é mérito.

Cumprir objetivos, como você bem descreveu, remete à requisitos e não mérito.

Fonte.

A meritocracia, no seu significado social, tem a ver com merecimento, o que é bem diferente. É algo mais subjetivo, às vezes romantizado, e tem a ver com o conceito de justiça e igualdade de oportunidades.
Aqui você acerta na primeira frase, pois meritocracia tem sim a ver com merecimento. No entanto, nada tem a ver com "igualdade de oportunidades". E aqui há diversos erros, dos quais exponho abaixo:

1. O conceito de justiça citado por você é justamente o da desculpa utilizada por quem "vence na vida", quando tenta opinar do porque outro "não venceu". É comum encontrarmos justificativas que descrevam o esforço de alguém que alcançou a segurança financeira, por exemplo, como se àquele que não a tivesse alcançado tivesse deixado de se esforçar o suficiente.

2. Igualdade de oportunidades é, por essência, irrelevante. Nenhum ser humano é igual a outro, logo, é impossível haver igualdade entre nós. Em um exemplo prático, se você tem três pessoas com alturas diferentes e dispõe aos três uma caixa de tamanhos iguais (igualdade), a diferença ainda persistirá. Em outras palavras, ao contrário do que aparenta, a igualdade apenas mantém as desigualdades de cada indivíduo.

Um exemplo mais crível está na tributação sobre consumo, maior fonte de renda do Estado sobre a sociedade. Ricos e pobres pagam exatamente o mesmo valor sobre um produto. Aqui o conceito de igualdade está mantido, mas, na prática, o pobre acaba dispendo uma fatia proporcionalmente maior de sua renda para adquirir os mesmos produtos que um rico. Quer ver?

Digamos que uma pessoa receba R$ 15.000,00 e outra R$ 2.000,00, mas ambas gastam mensalmente a mesma quantia de mercado, no valor de R$ 800,00. Nesse caso, enquanto a primeira consome apenas 5,33% da renda para alimentação, a segunda gasta 40%, um aumento de praticamente 8x.

A tributação sobre consumo segue o princípio da igualdade que você trouxe, mas, conforme explicado acima, ela apenas mantém as desigualdades de cada um. Talvez o que você tenha tentado trazer fora o conceito de equidade, que possui como princípio a distribuição de oportunidade conforme a necessidade de cada indivíduo. Os que possuem vantagem acabam recebendo menos auxílio daqueles que possuem menos vantagem.

Imagem ilustrativa:

D191965C-B315-49B6-AD05-731194AEC142.jpeg
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo