O problema é que o jogo não está incompleto num sentido relativo. Não é como quando sai um jogo e as pessoas sentem que o jogo poderia ter sido concluído melhor.
Simplesmente o jogo não fechou um dos importantes mais importantes da história (afinal, sem a missão da ilha, o Eli é só um peso morto no jogo e não teria razão para mostrar ele pegando a terceira cápsula com o parasita)
Acho que a ausência da última missão seja culpa da Konami, mas o fato da história no geral não ter sido tão boa como esperávamos, deve ter sido "culpa" do Kojima, mesmo. Acho que ele teve problemas ao se adaptar ao novo formato de mundo aberto.
Não digo isso no sentido de que o cara vacilou. É compreensível que o cara tenha dificuldades para se adaptar a um formato radicalmente diferente dos demais jogos.
O fato da maioria das cutscenes ocorrerem na MB, tirou a sensação de se estar assistindo um filme. Parece que ficou algo "sem alma".
Sobre o corpo do Volgin, é outro ponto na história que não levou a lugar nenhum. Eu achei que teria um plot twist referente ao corpo dele. Fiquei esperando e nada.
Qual o sentido de inserir a captura do corpo dele na história?
Se tivesse planos de um outro jogo, até faria sentido haver tantos pontos que foram inseridos no jogo sem levar a lugar nenhum, mas como sabemos que o Kojima disse ser o último MGS, então essas partes da história só serviram pra encher linguiça.
Sobre pensar que o jogo mostraria como o Big Boss se tornou o vilão...
eu entendi que o Kojima quis explodir cabeças com esse plot twist.
O problema é que todo mundo estava esperando que o personagem Big Boss seria mais explorado nesse jogo, mas não foi o que aconteceu. Imagina que fo*a seria se depois que o plot twist é revelado, ainda tivesse metade do jogo pra jogar! E dessa vez com o Big Boss, mesmo, mostrando as motivações dele. Aí sim seria interessante.