[TÓPICO OFICIAL] METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos L...
  • Data de Início Data de Início
também comecei a achar isso...

cheguei na missão 31 na sexta... iniciei a 32.. e tive uma visão deja vú...

putz... brochante total..

olha.. eu não terminei o game ainda.. mas eu penso da seguinte maneira...

para quem o MGSV é o primeiro jogo.... está amando o game...

agora.. para quem já jogou um MGS3 e sabe o que foi aquele game... sabe e entende que esse 5 foi bem.... MEIA BOCA...

obviamente o jogo teve aquilo que eu chamada na escola de "encher linguiça" uma frase do trabalho virava um parágrafo em 3 minutos.. e foi exatamente isso que nitidamente ocorreu no game.

tipo.. tudo bem.. mundo aberto e etc.. porém pegue dois exemplos:

1) GTA V - existem missões (paralelas) repetidas? sim... obvio que sim... porém missões principais repetidas ao extremo? não

2) WITCHER 3, existem missões paralelas repetidas? até que sim, porém nitidamente você percebe que a missão mesmo sendo repetida foi criada do zero.. e não um copia e cola da outra missão..

acho que uma coisa que podemos tirar de conclusão... é: jogo sand box... tem uma enorme POSSIBILIDADE de ter missões repetidas.. cabendo as desenvolvedoras saberem trabalhar em cima disso..

não sei se foi a briguinha com o kojima.. que apesar de ser um bom produtor,.. tem uma cara de fresco enorme.. porém que o jogo não é aquilo que a maioria aqui imagina é FATO....

e por favor.. não se deixem enganar.. ASSUMAM... o jogo não é 70% do que a maioria esperava aqui.

Pra mim foi mais fera.
Tudo o que eu queria eu recebi.

E sobre repetir missões, tudo bem te dou essa, mas o modo de como vc as fazer é diferente de todo mundo, ESSA é a magia do jogo. Liberdade.

agora.. para quem já jogou um MGS3 e sabe o que foi aquele game... sabe e entende que esse 5 foi bem.... MEIA BOCA...

obviamente o jogo teve aquilo que eu chamada na escola de "encher linguiça" uma frase do trabalho virava um parágrafo em 3 minutos.. e foi exatamente isso que nitidamente ocorreu no game.

1) GTA V - existem missões (paralelas) repetidas? sim... obvio que sim... porém missões principais repetidas ao extremo? não

2) WITCHER 3, existem missões paralelas repetidas? até que sim, porém nitidamente você percebe que a missão mesmo sendo repetida foi criada do zero.. e não um copia e cola da outra missão..

acho que uma coisa que podemos tirar de conclusão... é: jogo sand box... tem uma enorme POSSIBILIDADE de ter missões repetidas.. cabendo as desenvolvedoras saberem trabalhar em cima disso..

não sei se foi a briguinha com o kojima.. que apesar de ser um bom produtor,.. tem uma cara de fresco enorme.. porém que o jogo não é aquilo que a maioria aqui imagina é FATO....

e por favor.. não se deixem enganar.. ASSUMAM... o jogo não é 70% do que a maioria esperava aqui.

A sua opinião é válida, mas ainda que você termine uma frase dizendo "é FATO", continua sendo apenas a sua opinião :joia:.

O que acho engraçado é que uma semana antes do lançamento já tínhamos uma penca de reviews avisando o tom do jogo, a imensa maioria deixou claro que o tempo de gameplay era muito maior que o cutscenes, que o final era para quebrar expectativas, vários citaram as missões repetidas (que não são obrigatórias, logo basta pular e não ficar de mimimi), então quem esperava algo diferente ou fez questão de não ler nenhum review (algo bem estranho para um fã de MG), ou leu e não entendeu...

OBS: O jogo teve 1 ou 2 missões cortadas que seriam o "kingdom of the flies", qualquer um que teve atenção ao game sabe que não havia nada para ter um capítulo 3, vamos deixar de acreditar em tudo que se lê na internet.

OBS2: Algum de vocês ao terminar o capítulo 1 acreditou que o 2 teria o mesmo tamanho? Pra mim estava muito claro que o 2 seria uma espécie de epílogo, foi até bem maior do que eu esperava.

OBS3: Se tem algo que considero falho nesse game é o reflex mode, é algo que tira imersão e permite ao noob fechar as missões sem grande esforço.

Muitas pessoas devem ter perguntado, mas são 77pgs para ler complicou um pouco.
Como abrir as missões 45/46 e 150 secundária
Fiz todas as missões principais, todas as secundárias amarelas e 10 dos soldados resgatados
Ouvi todas as fitas amarelas
Upei todas as instalações da Mother 4/4
Fiz todas as armas disponível e equipamentos dos parceiros e helicóptero
E não liberou :(

Alguém pode me ajudar? POR FAVOR

Missão 45:
Você deve ter recrutado a Quiet, ter nível máximo de Bond com ela, poupá-la no final da Missão 11, e ter passado pelo exílio do cientista da Mother Base, isso libera a side ops 150 e em seguida a missão 45.

Missão 46:
Não tenho certeza, apareceu pra mim após terminar a 45 pois foi a última missão com história que fechei antes da 46, alguns guias pela internet dizem que é preciso completar todas as outras missões, algo que eu mesmo não tinha feito.

Última edição:
Ops: saiu repetido :gente:.

quanto tempo vcs gastaram só nas missões principais? Segundo a steam eu to com 54 horas de jogo, isso pq eu fiz 29 da campanha principal, 89 missões secundárias.

Pois é, o pessoal baba o ovo do cara que nem os cara do xbox baba o ovo do phil spencer, deu no que deu.

Finalmente alguém com bom senso! Aonde que eu assino?

MGS V é um excelente jogo, mas pra quem jogou os outros jogos da serie esta nítido que este jogo não representa o que os outros jogos da serie foram na época. Pra mim está bem claro que este jogo foi feito as pressas e poderia ser muito mais. Enquanto os outros só pela historia poderia ser um filme, o MGS V consegue no máximo ser um episodio de uma temporada, acho que o final ficou ate aberto propositalmente para novos dlcs e expansões. Está bem claro que a Konami já nao é a mesma e a saida do Kojima com certeza tem influencia neste jogo.

pra galera ficar com raiva da Konami, ta ai uma missão que simplesmente foi cortada do jogo haha. Quase 20 min de cutscene e sem contar o gameplay (atenção Spoilers):

MGS V é um excelente jogo, mas pra quem jogou os outros jogos da serie esta nítido que este jogo não representa o que os outros jogos da serie foram na época. Pra mim está bem claro que este jogo foi feito as pressas e poderia ser muito mais. Enquanto os outros só pela historia poderia ser um filme, o MGS V consegue no máximo ser um episodio de uma temporada, acho que o final ficou ate aberto propositalmente para novos dlcs e expansões

Calma fera. vamos por partes.
Não representa?
Mais uma vez Metal Gear mudou, ou vai mudar, o gênero "mundo aberto" para jogos de infiltração e espionagem. Exatamente como vc mencionou que os outros mudaram...

A historia é contada com as suas atitudes e ações, não em cutscenes onde vc não faz nada e só assiste. o user L já mencionou isso.
Ficou claro que o Kojima quis dar um ar de seriado ao game, com os episódios. Vale lembrar que ele SEMPRE foi criticado por querer fazer sempre um filme, agora qdo ele não o faz é criticado do mesmo jeito...:poker:

SE a Konami vier a lançar DLCs para o game, pode ter certeza que vai ser duramente criticada, pois MGS é Kojima, e sem ele, "vai faltar alguma coisa."
Quem acompanhou a treta dos dois e viu o que rolou, meio que sabe que a Konami não quer mais saber dele. Então EU acho que não vai rolar mais nada de MGS não...

O povo anda muito critico mesmo, pois por não entenderem o que ele quis fazer no seu ultimo jogo e qual seria a "ultima peça do quebra cabeças" ANULAM o jogo todo?

Ainda acho splinter cell melhor que metal gear, a ia desse jogo é meio fraquinha viu, já consegui dar a volta em um cara bem perto e ele não me viu

Acabei de zerar....Gostei muito do jogo, gostei do final também. Poderia ser muito melhor, mas não foi ruim não.

Escutei TODAS as fitas. Só fiquei com 3 dúvidas:

- A Quiet morre ou não?
- PQ o Ocelot fala pro Snake que, pelo resultado de DNA, o Eli não tem nada a ver com ele? Na primeira aparição do Eli eu já matei que ele seria o Liquid. Brochei quando Ocelot falou que não. Mas no fim era mesmo. Não entendi isso.
- O que acontece com o corpo do Volgin?

Calma fera. vamos por partes.
Não representa?
Mais uma vez Metal Gear mudou, ou vai mudar, o gênero "mundo aberto" para jogos de infiltração e espionagem. Exatamente como vc mencionou que os outros mudaram...

A historia é contada com as suas atitudes e ações, não em cutscenes onde vc não faz nada e só assiste. o user L já mencionou isso.
Ficou claro que o Kojima quis dar um ar de seriado ao game, com os episódios. Vale lembrar que ele SEMPRE foi criticado por querer fazer sempre um filme, agora qdo ele não o faz é criticado do mesmo jeito...:poker:

SE a Konami vier a lançar DLCs para o game, pode ter certeza que vai ser duramente criticada, pois MGS é Kojima, e sem ele, "vai faltar alguma coisa."
Quem acompanhou a treta dos dois e viu o que rolou, meio que sabe que a Konami não quer mais saber dele. Então EU acho que não vai rolar mais nada de MGS não...

O povo anda muito critico mesmo, pois por não entenderem o que ele quis fazer no seu ultimo jogo e qual seria a "ultima peça do quebra cabeças" ANULAM o jogo todo?

Eu não to criticando as mudanças do gameplay. Achei legal o mundo aberto e ate apropriada a sua nova posição como líder.

Eu nao tenho nada contra em fazer o jogo em episódios, tem um jogo do the Walking Dead que é inteiramente contada por episódios e é um dos meus jogos favoritos. So achei super mal feita. Basicamente o episodio 1 eh legal e o segundo você so repete as missões com maior dificuldade, WTF.

Eu espero que nao haja mais MGS, sem o Kojima perdeu totalmente a autenticidade para mim.

O que critico (mais) é a historia. Achei fraca e mal desenvolvida, não me impressionou igual todos os outros da série, que me fez pensar nela semanas, meses e ate anos depois de zerar.

Acabei de zerar....Gostei muito do jogo, gostei do final também. Poderia ser muito melhor, mas não foi ruim não.

Escutei TODAS as fitas. Só fiquei com 3 dúvidas:

- A Quiet morre ou não?
- PQ o Ocelot fala pro Snake que, pelo resultado de DNA, o Eli não tem nada a ver com ele? Na primeira aparição do Eli eu já matei que ele seria o Liquid. Brochei quando Ocelot falou que não. Mas no fim era mesmo. Não entendi isso.

-
A Quiet morre ou não?
Ela falou ingles para salvar o Big Boss e ela estava infectada pelo virus que ataca quem fala ingles, logo presumi-se que sim.

Porque o Snake nao eh o snake de verdade, ele eh o medico do ground zeroes, logo eh logico que o codigo genetico é diferente.

Não sei, nao vi mais nada em relação ao Volgin, mas ele nao esta morto, ja que ele saiu andando dps de ser atropelado.

-
A Quiet morre ou não?
Ela falou ingles para salvar o Big Boss e ela estava infectada pelo virus que ataca quem fala ingles, logo presumi-se que sim.

Porque o Snake nao eh o snake de verdade, ele eh o medico do ground zeroes, logo eh logico que o codigo genetico é diferente.

Não sei, nao vi mais nada em relação ao Volgin, mas ele nao esta morto, ja que ele saiu andando dps de ser atropelado.

Quando eu vi ela falando ingles eu já pensei: morreu! Mas pela cutscene e pela fita, no final do arco dela, parece que sei lá...Ela faz uma despedida, não de quem vai morrer, mas sim de quem vai se isolar de todo mundo, continuar sendo a Quiet = Calada. E vagar por aí sem rumo.

Pois é. Não tinha me atentado pra esse fato. Falha minha...

Que eu me lembro, o corpo do Volgin está na unidade de quarentena e some quando acontece a epidemia lá. Depois não se fala mais disso no jogo.

A sua opinião é válida, mas ainda que você termine uma frase dizendo "é FATO", continua sendo apenas a sua opinião :joia:.

O que acho engraçado é que uma semana antes do lançamento já tínhamos uma penca de reviews avisando o tom do jogo, a imensa maioria deixou claro que o tempo de gameplay era muito maior que o cutscenes, que o final era para quebrar expectativas, vários citaram as missões repetidas (que não são obrigatórias, logo basta pular e não ficar de mimimi), então quem esperava algo diferente ou fez questão de não ler nenhum review (algo bem estranho para um fã de MG), ou leu e não entendeu...

OBS: O jogo teve 1 ou 2 missões cortadas que seriam o "kingdom of the flies", qualquer um que teve atenção ao game sabe que não havia nada para ter um capítulo 3, vamos deixar de acreditar em tudo que se lê na internet.

OBS2: Algum de vocês ao terminar o capítulo 1 acreditou que o 2 teria o mesmo tamanho? Pra mim estava muito claro que o 2 seria uma espécie de epílogo, foi até bem maior do que eu esperava.

OBS3: Se tem algo que considero falho nesse game é o reflex mode, é algo que tira imersão e permite ao noob fechar as missões sem grande esforço.

Cara estar avisado de que o jogo seria falho e não atenderia as expectativas é uma coisa.

Mas a critica é exatamente que o jogo não é equiparável, em material de qualidade de historia, aos outros MGS.

E mesmo as missões principais, muitas são pra enxer linguiça e isso é bem nítido. Tem umas 2 missões de eliminar convoios, a ultima desse tipo então era mais uma Side Quest do que qualquer outra coisa. Muitas missões principais não tinham sequer necessidade de aparecerem ali.

Diferentemente dos outros jogos, nos quais você sempre se sentia imerso e cada passo era um novo acontecimento.

Eu acredito que quem jogou os outros MGS's, esperavam que esse jogo seria o máximo do épico, e até os trailers indicavam isso.

Eu mesmo não li muitos reviews, e nem assiti todos os trailers, a um tempo já faço isso com jogos e filmes, pois ultimamente só por um trailer você já consegue decifrar o jogo/filme todo. E o MGS então nem se fala, já que quase todas as cutscenes já haviam sido apresentadas.

Questão de gameplay o jogo é ótimo, sem sombra de duvidas, se torna repetitivo mas ainda assim é bem legal. Mas como disse varias vezes ele não me passa o MGS "Feeling" daquela sensação de quere saber o final.

Porra o jogo sequer tem um final decente, e mesmo o "Kingdom of the Flies" não é um final equiparável ao 4 ou 3.

Para mim houve o erro do Kojima, que não soube como contar uma historia em ambiente aberto, e deixou o jogo tão espalhado que se perde a imersão, e da Konami que apressou e não permitiu finalizar a historia.

Sou fanzaço do Kojima, e de MGS, acompanho a série desde meus 5 anos, único jogo que paguei 200 conto na minha vida, não me arrependi em nem um centavo. Mas não deixo de dizer que esperava mais no quesito historia.

Última edição:
Eu não to criticando as mudanças do gameplay. Achei legal o mundo aberto e ate apropriada a sua nova posição como líder.

Eu nao tenho nada contra em fazer o jogo em episódios, tem um jogo do the Walking Dead que é inteiramente contada por episódios e é um dos meus jogos favoritos. So achei super mal feita. Basicamente o episodio 1 eh legal e o segundo você so repete as missões com maior dificuldade, WTF.

Eu espero que nao haja mais MGS, sem o Kojima perdeu totalmente a autenticidade para mim.

O que critico (mais) é a historia. Achei fraca e mal desenvolvida, não me impressionou igual todos os outros da série, que me fez pensar nela semanas, meses e ate anos depois de zerar.

Por se tratar de um prequel e depois de ter toda a historia finalizada, não tinha como ser melhor... ou melhor, nada do que apresentassem seria "melhor".
Toda a motivação e toda treta toda do Big Boss foi dita no MGS4, no dialogo com o David Solid Snake.
E toda a transformação do melhor soldado do mundo em um vilão que só agia segundo seus interesses foi mostrada em MGS3, PO e PW... Se toda a ação e atos "contra o mundo" fossem mostrados, como acho que todo mundo queria, o vilão supremo, fosse apresentado, não teria jogo, não seria bem aceito. O jogo te prometeu respostas, foi dada; uma busca por vingança, foi o plot do jogo todo; base para construção das estruturas do jogos seguintes, foi dado.
Não iria agradar a todos mesmo, não tem como isso acontecer, não tinha como superar o MGS3, pq naquele momento não tinhamos nem ideia de quem era a Boss, e quem era Big Boss. Trabalhando nessa situação e com o seu chefe querendo sua cabeça, mas os fãs clamando pelo jogo, não tinha como ser a "obra suprema" que talvez ele tenha pensado.
Esse jogo será como o MGS2, levará tempo para se apreciar o que foi feito.
E no fim não se resume a FATOS e sim a INTERPRETAÇÕES do mesmo, como um bom jogo da franquia Metal Gear.

Cara estar avisado de que o jogo seria falho e não atenderia as expectativas é uma coisa.

Mas a critica é exatamente que o jogo não é equiparável, em material de qualidade de historia, aos outros MGS.

A sua pode ser essa, mas ultimamente tenho lido todo tipo de besteira nesse tópico, até a IA que é super elogiada e possivelmente a melhor já vista em um game desse gênero virou alvo de bostagens.

E mesmo as missões principais, muitas são pra enxer linguiça e isso é bem nítido. Tem umas 2 missões de eliminar convoios, a ultima desse tipo então era mais uma Side Quest do que qualquer outra coisa. Muitas missões principais não tinham sequer necessidade de aparecerem ali.

As duas missões de eliminar comboios são bem diferentes uma da outra, principalmente ao se explorar para se fazer todos os objetivos, a Backup, Back down tem um total de 6 prisioneiros para resgatar em locais diferentes, apenas tentar cumprir esse objetivo muda totalmente a missão. Quando você diz que tem missão pra encher linguiça fica claro que pra você a missão é apenas um incômodo no caminho da próxima cutscene, o que na minha opinião é uma inversão do valor que um game deveria ter, pra mim uma cutscene é um incômodo no caminho da próxima missão, felizmente no caso desse ou dos MGS anteriores a qualidade da história e cutscenes compensa.

Questão de gameplay o jogo é ótimo, sem sombra de duvidas, se torna repetitivo mas ainda assim é bem legal. Mas como disse varias vezes ele não me passa o MGS "Feeling" daquela sensação de quere saber o final.

Tudo que não posso dizer do game é que ele tenha sido repetitivo (exceto pelas side ops dos puppets), já estou com mais de 150 horas e a cada vez que jogo consigo fazer coisas diferentes, eu joguei me concentrando nos aspectos de jogo e explorando tudo que ele tem a oferecer, ainda estou me divertindo mais com ele do que com TW3 (que foi o melhor RPG que joguei desde FFVII), agora o jogo dá uma liberdade estratégica que eu nunca vi em nenhum game, tem gente que tira proveito disso e tem gente que faz tudo igual sempre.

Porra o jogo sequer tem um final decente, e mesmo o "Kingdom of the Flies" não é um final equiparável ao 4 ou 3.

Para mim houve o erro do Kojima, que não soube como contar uma historia em ambiente aberto, e deixou o jogo tão espalhado que se perde a imersão, e da Konami que apressou e não permitiu finalizar a historia.

Sou fanzaço do Kojima, e de MGS, acompanho a série desde meus 5 anos, único jogo que paguei 200 conto na minha vida, não me arrependi em nem um centavo. Mas não deixo de dizer que esperava mais no quesito historia.

Eu joguei todos os MGS, nunca tive ilusões desse game ser mais "épico" do que MGS3, o 4 já tinha ficado abaixo, mas pra mim o final foi bem decente, melhor do que a absoluta maioria dos games atuais, o episódio cortado teria sido um final excelente na minha opinião mas o corte foi feito e não adianta chorar, acho um erro querer desqualificar o jogo por causa de alguns aspectos onde ele não é tão bom quanto os anteriores, no que ele representa como jogo é muito melhor que qualquer outro do gênero, mas ele não pega na mão de ninguém pra mostrar, depende muito mais do jogador explorar o que ele tem a oferecer.

Update liberado hoje, quase 180MB, e olha o que a Konami faz: retira o braço dourado e a roupa da Sniper Wolf... Sério, é a primeira vez que vi um patch fazer isso (retirar conteúdo do jogo) e eu espero mesmo que seja bug, porque se não for, ao menos devolva a grana alta que paguei naquela roupa que nunca usei! :kidding:

Falouws :cool:

Fala ai galera. Minha cara hj qdo vi o Episódio 2: :poker:

hehe tirando isso, estou com um problema, quero desenvolver os dois avanços da protese, aqueles que melhoram a saúde e também quero melhorar a "cabeça" do d-walker mas pra isso preciso de uns especialistas que não encontro em lugar nenhum. Vi na interne que os mesmos se encontram em algumas missões principais, esse em particular que eu preciso parece que está na missão 9. Vcs sabem se é isso mesmo, tipo só existe esse modo de adquirir esse pessoal?

Fala ai galera. Minha cara hj qdo vi o Episódio 2: :poker:

hehe tirando isso, estou com um problema, quero desenvolver os dois avanços da protese, aqueles que melhoram a saúde e também quero melhorar a "cabeça" do d-walker mas pra isso preciso de uns especialistas que não encontro em lugar nenhum. Vi na interne que os mesmos se encontram em algumas missões principais, esse em particular que eu preciso parece que está na missão 9. Vcs sabem se é isso mesmo, tipo só existe esse modo de adquirir esse pessoal?

Não sei se tem outro meio mas esse costuma ser fácil, geralmente no menu de missões tem uma pista de aproximadamente onde fica o prisioneiro.

Diferentemente dos outros jogos, nos quais você sempre se sentia imerso e cada passo era um novo acontecimento.

Eu acredito que quem jogou os outros MGS's, esperavam que esse jogo seria o máximo do épico, e até os trailers indicavam isso.

Eu mesmo não li muitos reviews, e nem assiti todos os trailers, a um tempo já faço isso com jogos e filmes, pois ultimamente só por um trailer você já consegue decifrar o jogo/filme todo. E o MGS então nem se fala, já que quase todas as cutscenes já haviam sido apresentadas.

Bom saber que eu não sou o único que pensa assim. Quando apontava o que me decepcionou no jogo o povo taca pedra e fala que não quero mudança e etc haha. Acho que quem jogou todos os jogos da serie e entendeu a maioria dos detalhes (a historia como um todo não é nada simples), teve um pouco de decepção.

Bom, pelo menos tive o prazer de jogar um MGS esse ano no meu pc. Poderia ter sido exclusivo de ps4. Eu iria ficar louco pra comprar um

Quando eu vi ela falando ingles eu já pensei: morreu! Mas pela cutscene e pela fita, no final do arco dela, parece que sei lá...Ela faz uma despedida, não de quem vai morrer, mas sim de quem vai se isolar de todo mundo, continuar sendo a Quiet = Calada. E vagar por aí sem rumo.

Pois é. Não tinha me atentado pra esse fato. Falha minha...

Que eu me lembro, o corpo do Volgin está na unidade de quarentena e some quando acontece a epidemia lá. Depois não se fala mais disso no jogo.

Poise é, você levantou umas questões que realmente não ficaram bem claras. Mas como a historia achei meio fraca eu nem tive a curiosidade de pesquisar para ver mais opiniões, ou se eu perdi algum detalhe.

Após zerar os outros MGS eu assisti discussões, videos e tudo sobre o jogo porque eu realmente me importei pelos personagens.

Mas foi interessante jogar com Big Boss com boa jogabilidade e gráficos, por isso ainda considero um jogão.

TEXTO SEM SPOILERS

Terminei o jogo hoje, estou fazendo varias side-ops, fechei com 97 horas, 70%, estou me encaminhando para tentar os 100%.
Sem escrever um textão (ok, um texto médio), só posso dizer uma palavra que define esse jogo:

INCOMPLETO.

Puro e simplesmente um jogo incompleto. Não sei o real teor das tretas entre a diretoria da konami e kojima, já que eles nunca se deram bem, desde o primeiro metal gear as tretas rolam soltas. Dizem que a konami não quis mais liberar dinheiro para a finalização do jogo, e deu no que deu. Estou extremamente frustrado, não consigo conceber que o jogo acabou da forma que acabou. Falta MUITA COISA. A história do big boss é riquíssima, esse jogo mau arranhou a superfície do que poderia ser contado.
A konami JOGOU NO LIXO o jogo que talvez tivesse tudo para ser a obra prima dessa década, e deus sabe se toda a franquia metal gear não foi para o ralo junto, caramba, quase 30 anos de legado jogados no lixo, uma franquia que definiu muita coisa que vemos hoje nos jogos modernos, metal gear 1 foi um marco em trazer um jogo onde vc não precisava matar ninguém para progredir, metal gear solid trouxe Hollywood para o universo dos jogos, mostrando que um mero jogo de "video-game" também poderia ser tão impactante quanto um filme digno de um oscar. Metal Gear 3 então, dispensa comentários.

Posso ficar aqui descrevendo por horas as qualidades do Metal Gear V - Phantom Pain, porem também posso passar um bom tempo falando das partes negativas. Repetitivo muitas vezes, a história as vezes se perde em meio a tanta side-quests, como se pegássemos um punhado de feijões (missões realmente importantes) e espalhássemos em uma grande mesa (o mapa sand-box), as vezes vc tromba com vários deles, as vezes passamos varias horas perdidos, fazendo tarefas "bobas", a história do jogo também é assim, as vezes entramos em uma grande sequencia de acontecimentos, ai vc pensa "pqp isso que é metal gear", as vezes passamos horas entediados porque nada acontece.

A franquia não precisava de um mundo aberto. Os jogos sempre foram orientados pela narrativa, vc fazia as missões como bem quisesse, porem o roteiro estava lá, é como a primeira missão, o prólogo, totalmente guiada pela narrativa, essa missão sim, uma das melhores do jogo.

Enfim, phantom pain entra para o hall de jogos controversos, como o próprio metal gear solid 2 - SOL, que na época foi tratado como o pior da franquia, mas que depois de alguns anos os fãs entenderam o que kojima quis passar naquele jogo, a mensagem que ele queria transmitir. Será que PP terá o mesmo tratamento daqui a alguns anos? Fica ai a pergunta.
Só sei que de uma forma ou de outra o jogo desperta emoções no jogador, seja raiva, empolgação, ou no meu caso um misto de frustração e admiração.

galera...

eu acho o seguinte..

o jogo é um verdadeiro LIXO???

LOGICAMENTE QUE NÃO!!!

a questão que é um jogo extremamente repetitivo...creio que eles deveriam ver o publico alvo... tipo...

é um jogo para adultos... e adultos tem um grande problema em "cair na rotina" o jogo faz exatamente isso... te leva a cair na rotina.. por isso fica chato... sim.. para mim o MGSV é um jogo bom, porém chato.. não é legal ficar 3/4 horas jogando ele.. como um dia foi, jogar mgs3 e witcher 3 p.ex.

e outra... discordo com isso de "as analises estavam avisando"...... na moral uma pessoa que compra ou deixa de comprar algum jogo baseado nessas analises cuja procedência é além de duvidosa é também tendenciosa.. é complicado.. na minha opinião não é "gamer"

concordo com o que o amigo disse acima..

"A franquia não precisava de um mundo aberto. Os jogos sempre foram orientados pela narrativa, vc fazia as missões como bem quisesse, porem o roteiro estava lá, é como a primeira missão, o prólogo, totalmente guiada pela narrativa, essa missão sim, uma das melhores do jogo."

MGS V é um excelente jogo, mas pra quem jogou os outros jogos da serie esta nítido que este jogo não representa o que os outros jogos da serie foram na época. Pra mim está bem claro que este jogo foi feito as pressas e poderia ser muito mais. Enquanto os outros só pela historia poderia ser um filme, o MGS V consegue no máximo ser um episodio de uma temporada, acho que o final ficou ate aberto propositalmente para novos dlcs e expansões. Está bem claro que a Konami já nao é a mesma e a saida do Kojima com certeza tem influencia neste jogo.

se prepara para ser apedrejado pelos fanboy

$$$$ saiu duplicado &&&& affz..

Começando a jogar este jogo e fique praticamente a tarde toda em uma parte, região, sei la, mas em principio sem objetivo a seguir, so queria entrar no posto (base) inimiga no puro estilo stealth so na base do mata-leão. Poise bem, da primeira vez ate achar o lugar bom pra começar ja demorou, depois de varias tentativas (toda vez que era descoberto reiniciava) levei um tempo desgraçado pra esperar o momento certo e tal, e qdo faltavam 3/4 russos, o 1º acordou e alertou a todos, e eles em alerta esperei, esperei e esperei uma oportunidade ate que qdo fui atacar, um do outro lado do acampamento me achar, vsf, depois ja sabendo do tempo que levariam pra acordar do mata-leão, fui meio que acelerado, e sempre precipitava os movimentos, depois de horas tentando ser stealth 100% me enfezei e meti balas em todos. Ja sabendo do tempo de reanimação, as vezes capturo alguns inimigos pra me dar mais tempo de ação.
Outra coisa que me irrita são os saves. Se errei tenho que voltar tudo denovo, e se pudesse recomeçar do ponto desejado seria muito melhor, mas não, tem que herdar este maldito auto save dos consoles ne ?!
Primeiro jogo da serie que jogo, gosto de jogos stealth, mas tenho intolerância com certas dificuldades.
Pra começar, alguém tem dicas pra gerenciar as equipes ?
O jogo ew legal, mas sei la, não ta me prendendo naum.
Deve ser pq estou no começo, não estar entendo certas funcionalidades, demorar demais pra concluir certos objetivos e concluindo do modo que não gostaria.

Users who are viewing this thread

Voltar