• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Microondas nele.
Se eu deixo o link da NET em bridge ele funciona perfeito, Vivo em router também, mas quando mudo o Vivo pra bridge o aliexpress não abre, e no firefox fica aparecendo a mensagem "handshake tls" em vários sites.
Já tinha visto casos estranhos de diminuir a velocidade, mas esse erro é novidade.
Vou testar uma Xz000 pra ver se resolve.

Já revisei todas rotas, mangle do balance e não consegui achar nada que poderia estar causando isso.
PPPoE não muda em nada certo? Só apontar a marcação do rota pra rota dele e adicionar o NAT certo?
 
Será que é tranquilo configurar o WARP do Cloudflare dentro do Mikrotik?
 
Se eu deixo o link da NET em bridge ele funciona perfeito, Vivo em router também, mas quando mudo o Vivo pra bridge o aliexpress não abre, e no firefox fica aparecendo a mensagem "handshake tls" em vários sites.
Já tinha visto casos estranhos de diminuir a velocidade, mas esse erro é novidade.
Vou testar uma Xz000 pra ver se resolve.

Já revisei todas rotas, mangle do balance e não consegui achar nada que poderia estar causando isso.
PPPoE não muda em nada certo? Só apontar a marcação do rota pra rota dele e adicionar o NAT certo?
eu já estou há um tempinho sem o load balance ou failover para me lembrar de cabeça, e também parei de usar o mikrotik. Agora to no openwrt.
Acho que não conseguirei te ajudar infelizmente.

Recomendo ver esse vídeo aqui pra aplicar junto do load balance
 
Será que é tranquilo configurar o WARP do Cloudflare dentro do Mikrotik?
seria o wireguard?

eu já fiz isso, e funciona muito de boa, bem facil configurar, bem estável, a velocidade e latencia no talo.
 
  • Curtir
Reações: sLk
seria o wireguard?

eu já fiz isso, e funciona muito de boa, bem facil configurar, bem estável, a velocidade e latencia no talo.

Configurei aqui, quando acessava o meuip.com.br eu pegava o IP do Cloudflare, quando rodava o Speedtest ele ia por fora da VPN. Em outro dispositivo o comportamento se invertia...
Talvez faltou eu marcar os pacotes para passar sempre por uma rota (já que no meu caso, o link normal e o wireguard tava com o mesmo distance).

Vou ver se consigo testar melhor depois, quem sabe até marcar apenas alguns serviços (ou portas) para sair pelo wireguard.
 
Configurei aqui, quando acessava o meuip.com.br eu pegava o IP do Cloudflare, quando rodava o Speedtest ele ia por fora da VPN. Em outro dispositivo o comportamento se invertia...
Talvez faltou eu marcar os pacotes para passar sempre por uma rota (já que no meu caso, o link normal e o wireguard tava com o mesmo distance).

Vou ver se consigo testar melhor depois, quem sabe até marcar apenas alguns serviços (ou portas) para sair pelo wireguard.
Aqui eu fiz uma routing table específica para a tunnel wireguard, assim todos os dados iam para a VPN a partir de certos IPs da minha LAN, mais dependendo da sua configuração talvez seja necessário mais passos.
 
  • Curtir
Reações: sLk
eu já estou há um tempinho sem o load balance ou failover para me lembrar de cabeça, e também parei de usar o mikrotik. Agora to no openwrt.
Acho que não conseguirei te ajudar infelizmente.

Recomendo ver esse vídeo aqui pra aplicar junto do load balance

Achei o problema.
Não tinha nenhuma ligação com o load balance.
No profile que estou usando, o "Change TCP MSS" estava como default.
Alterei pra "Yes" e agora tá funcionando perfeito.

 
Pessoal, comprei um unif. U6-LR. Qual configuração vocês fazem no access point? acham essa config válida?: https://www.adrianmace.com/blog/optimising-unifi-performance/
Não existe fórmula mágica.

O mais importante é o local onde será instalado. Ideal que seja no teto e próximo ao centro da residência caso tenha apenas 1 access point.

Sugiro separar as redes em 2.4 e 5g, mas pode testar com elas no Band steering preferindo 5g.

Faça um Scan dos canais e coloque 20mhz no 2.4g com potência média para experimentar.

No 5g use 80mhz ou 40mhz com potência alta ou média para experimentar.

Use o app Wifiman da Ubiquiti para medir o sinal enquanto anda pela casa inteira.
 
Uma alteração interessante que vi nessa nova versão 7.2 é que agora dá para anunciar na rede um DNS IPv6 personalizado no ND (radvd)

Bash:
[admin@MikroTik] > ipv6/nd/print

Flags: X - disabled, I - invalid; * - default

 0  * interface=LAN CASA ra-interval=3m20s-10m ra-delay=3s mtu=1480 reachable-time=unspecified retransmit-interval=unspecified ra-lifetime=30m hop-limit=unspecified advertise-mac-address=yes advertise-dns=yes managed-address-configuration=yes

      other-configuration=yes dns=fe80::4a8f:5aff:feaa:f515

fiz um teste e consegui anunciar o IP local do Mikrotik na lan IPv6

Hrcqmpj.jpg
 
U6 pro chegando em maio na loja da Ubiquiti BR
 
Pessoal, sobre load balance, é mais recomendado ter o balance entre dois links de operadoras diferentes?
 
Pessoal, sobre load balance, é mais recomendado ter o balance entre dois links de operadoras diferentes?
Load balance acho que tanto faz, mas é interessante ter 2 links diferentes porque casou caia, o outro servirá para fail over. Eu fiz isso durante meses
 
Pessoal, alguém já configurou 2 link no Mikrotik RB951? Temos Vivo Fibra e Mobtelecom(local aqui do brooklin-SP).
Até semana passada só estava sendo usado a Mob no Mikrotik e realizamos a configuração para ter os 2 links... O que acontece é que depois de um tempo, alguns dispositivos ficam sem conexão(normalmente os Windows, Mac continua conectado). Não sei o que pode estar acontecendo, pois a configuração parece estar toda ok.

Vivo está com PPooE.
Mob está conectado de forma normal.

Parece ser um conflito dentro do Mikrotik.

Alguem já teve esse tipo de problema? Saberiam me dizer o que pode ser?
 
Pessoal, alguém já configurou 2 link no Mikrotik RB951? Temos Vivo Fibra e Mobtelecom(local aqui do brooklin-SP).
Até semana passada só estava sendo usado a Mob no Mikrotik e realizamos a configuração para ter os 2 links... O que acontece é que depois de um tempo, alguns dispositivos ficam sem conexão(normalmente os Windows, Mac continua conectado). Não sei o que pode estar acontecendo, pois a configuração parece estar toda ok.

Vivo está com PPooE.
Mob está conectado de forma normal.

Parece ser um conflito dentro do Mikrotik.

Alguem já teve esse tipo de problema? Saberiam me dizer o que pode ser?
Mob telecom em SP?

Voltando ao assunto: como esta essa configuracao? Vc fez failover ou load balance? Se for load balance pode ser algum problema de marcação de conexao. Poste sua config aqui.
 
Mob telecom em SP?

Voltando ao assunto: como esta essa configuracao? Vc fez failover ou load balance? Se for load balance pode ser algum problema de marcação de conexao. Poste sua config aqui.
É alguma coisa com telecom. Devo ter confundido.

Antes só tava configurado esse telecom. Esses dias fizemos a conexão do PPooE, conduziu o Andress, DHCP client etc. tem uma função bridge habilitada nele mas só está com Wan1 ativada. Não tenho certeza se foi configurou o load balancer mas acho que failover sim, Vivo tá com distância 1 e telecom 2. Quais telas você queria ver? Pois tem muitas telas nele.

Tem algum tutorial que eu posso ver para configurar o load balancer?
 
Estou com uma rb750g3 e ela tá com a versão do sistema em 6.40. Fuinho site da mikrotik para abaixar uma versão mais atual, mas lá tem várias (arm64, arm, etc), sabem me dizer qual devo instalar?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo