• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Estou com uma rb750g3 e ela tá com a versão do sistema em 6.40. Fuinho site da mikrotik para abaixar uma versão mais atual, mas lá tem várias (arm64, arm, etc), sabem me dizer qual devo instalar?
Pq não atualiza pelo próprio roteador (System / Packages) ?
 
Pq segundo esse vídeo essa é a forma correta de atualizar



E quero deixar o meu mais leve, pq eu vou usar ele só como switch.

se vai usar somente como switch qual a vantagem de atualizar??
 
Penso que seja mais seguro a versão mais recente ou quando ele trabalha como switch ignoramos esse quesito?
quando esta usando como switch teoricamente voce ja esta atras de um firewall entao nao teria o porque de ter essa preocupacao. No meu entender claro, vamos ver se alguem mais tem algo a acrescentar.
 
Tanto faz a versão, ele vai ser apenas um switch gerenciável.
Eu só to usando a 750gr3 como switch pq não quis comprar um switch novo

To com 2 RB em casa, a 4011 e 750gr3 :miau:
 
Estou com uma rb750g3 e ela tá com a versão do sistema em 6.40. Fuinho site da mikrotik para abaixar uma versão mais atual, mas lá tem várias (arm64, arm, etc), sabem me dizer qual devo instalar?
MMIPS
 
Tanto faz a versão, ele vai ser apenas um switch gerenciável.
Eu só to usando a 750gr3 como switch pq não quis comprar um switch novo

To com 2 RB em casa, a 4011 e 750gr3 :miau:
lembrando que para utilizar vlan com hardware offloading na rb4011 e 750gr3 somente a partir da ROS 7, mas se for utilizar como switch sem gerenciar configurar vlans tanto faz a versão.
 
É alguma coisa com telecom. Devo ter confundido.

Antes só tava configurado esse telecom. Esses dias fizemos a conexão do PPooE, conduziu o Andress, DHCP client etc. tem uma função bridge habilitada nele mas só está com Wan1 ativada. Não tenho certeza se foi configurou o load balancer mas acho que failover sim, Vivo tá com distância 1 e telecom 2. Quais telas você queria ver? Pois tem muitas telas nele.

Tem algum tutorial que eu posso ver para configurar o load balancer?
Playlist de load balance
 
Última edição:
Estou com um problema com portas de entrada pelo link da Algar em um cliente meu, RB750Gr3 com o ROS na 7.1.5 e até na 7.2.3 já testei. Pelo link da Vivo vai normal...
 
Estou com problema no mikrotik. Configurei VLAN, várias, aí depois disso estou tentando problemas de conexão com ele.

Cheguei a desconfiar que era o Nano pi ou Unifi AP, mas por enquanto estão descartadas essas opções. Pois eu fiz uma mitigação mais precisa, e notei que as perdas de pacote não acontecem somente no UNIFI AP, mas também no mikrotik quando utilizado cabo de rede entre ele e um pc. Testei conectando direto o pc no NANO pi, sem remover ou desativar nem uma vlan, e nele não apresentou nem uma perda de pacote ou conexão.

A minha primeira suspeita era o Unifi pois é o equipamento que lhe dá diretamente com os meus dispositivos. Mas como pude observar as perdas de pacotes acontecem também no Mikrotik.

Mas no miKrotik ele me da uma informação a mais nessa perda de pacote que seria FALHA GERAL (por uns dois pacotes no máximo) em seguida mais uns 2 pacotes com aquela de tempo limite esgotado (algo assim). Já no unifi quando eu fiz esses testes ele me dava somente esse último erro.

Não sei o que estar acontecendo se é um erro de vlan mau configurado ou outra coisa. Por algum motivo isso está fazendo o mikrotik ficar inoperante por alguns segundos e depois voltar.

Vou descrever mais ou menos como tá aqui as portas desse mikrotik:

eth1 chega as vlans configuradas no nano pi

eth2 sai 3 vlans marcadas para o unifi

eth3 sai 1 vlan não marca

eth4 sai outra vlan não marcada.

eth5 não tem nem uma configurações de rede e vlan

Cada porta está conseguindo entregar as faixas de ip sem nem um problema.

Alguem aí consegue me ajudar?
 
Eu não sei o que pode ser nesse mikrotik, simplesmente eu estou perdendo acesso a ele. Quando aparece essa falha geral, pensei que poderia ser energia, mas o uptime dele fica inalterado. Estou pra jogar ele pela janela
 
Eu não sei o que pode ser nesse mikrotik, simplesmente eu estou perdendo acesso a ele. Quando aparece essa falha geral, pensei que poderia ser energia, mas o uptime dele fica inalterado. Estou pra jogar ele pela janela
Qual versão de rOS tu usa?
O que tu usa para acessa-lo? MAC ou IP?
 
Quando dá merda com IP, melhor coisa é acessar ele via MAC
 
Acesso pela MAC sempre dá problema.
Atualize a RB para a versão 7.3.1 e acesse via IP.
Veja se o problema persiste.
Acho que me expliquei errado. Mas o meu problema é que fica dando perda de pacote no mikrotik, deixei pingando em uma porta que tem vlan sem marcação e nela também da essa perda de pacote, da dois pacotes com “falha geral” e em seguida mais dois pacotes com ”esgotado o tempo limite de resposta” depois em seguida volta ao normal. Isso está derrubando a minha rede. Entendeu agora?
 
Acho que me expliquei errado. Mas o meu problema é que fica dando perda de pacote no mikrotik, deixei pingando em uma porta que tem vlan sem marcação e nela também da essa perda de pacote, da dois pacotes com “falha geral” e em seguida mais dois pacotes com ”esgotado o tempo limite de resposta” depois em seguida volta ao normal. Isso está derrubando a minha rede. Entendeu agora?
Ah, entendi.
Nesse caso é alguma configuração incorreta na sua rede.
Seu MK é o roteador principal?
 
Não, ele tá configurado como switch. O principal é o Nano pi.
Entendi.
Nesse caso, recomendaria você procurar ajuda lá no tópico do Nano, pois normalmente isso se refere à MTU ou VLAN's criadas.
 
Entendi.
Nesse caso, recomendaria você procurar ajuda lá no tópico do Nano, pois normalmente isso se refere à MTU ou VLAN's criadas.
Nano mtu está 1500 e mikrotik tbm.

Quando plugo o pc direto no nano e deixo horas fazendo Ping pelo cmd não dá nem uma perda de pacote, só acontece no mikrotik essa perdas.
 
bom dia galera,

Comprei uma rb750gr3 e configurei ela certinho.... porem em meus testes, não passa de 400mb sendo que tenho 750mb... e usando o roteador da operadora funciona esses 750mb perfeitamente... é algo na rb... já reiniciei, ultima firmware, resetei firewall, troquei as portas, cabos e nada.... alguém poderia me dar uma luz? é pppoe
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo