• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Galera realmente, o failover aqui não está funcionando....

Vi vários vídeos e nenhum funcionou no meu caso..

1 vídeo que vi disse que era so monitorar dois ips que nunca vão cair na internet e mandar cada um por uma rota, sendo assim, monitorar com o Netwatch e desabilitar o provedor que caiu... Porem ao testar no CSGO que é onde realmente eu preciso que a conexão não caia, o provedor 1 cai, o segundo assume, porem quando o link1 volta, cai 100% tudo.

2 vídeo que vi ele cria rotas com distancias 1 e 2 e também cria rotas com distancia 10 e mark connect... porem nos meus testes no CSGO, o provedor 1 cai e ele troca pro provedor 2.. porem quando o link 1 volta, o jogo fica extremamente lagado... ele tem conexão ativa porem fica muito lagado.. mesmo o cmd do jogo mostrando 0 de loss...]


Alguém tem sugestão de como fazer um failover que funcione, porém, ao link1 voltar, ele trocar pro link1 TUDO ao ponto de não deixar uma conexão de CSGO cair?

Eu contratei um segundo link especificadamente para isso, para jogar CSGO.... e gostaria que NUNCA caísse a conexão enquanto estiver jogando..

Se não terei que partir pro minipc com pfsense que particularmente não gosto, apaixonei pelo mikrotik e seu sistema... Porém não tem nada na internet que seja tão direto e claro como fazer um simples failover....



vlw galera
 
Galera realmente, o failover aqui não está funcionando....

Vi vários vídeos e nenhum funcionou no meu caso..

1 vídeo que vi disse que era so monitorar dois ips que nunca vão cair na internet e mandar cada um por uma rota, sendo assim, monitorar com o Netwatch e desabilitar o provedor que caiu... Porem ao testar no CSGO que é onde realmente eu preciso que a conexão não caia, o provedor 1 cai, o segundo assume, porem quando o link1 volta, cai 100% tudo.

2 vídeo que vi ele cria rotas com distancias 1 e 2 e também cria rotas com distancia 10 e mark connect... porem nos meus testes no CSGO, o provedor 1 cai e ele troca pro provedor 2.. porem quando o link 1 volta, o jogo fica extremamente lagado... ele tem conexão ativa porem fica muito lagado.. mesmo o cmd do jogo mostrando 0 de loss...]


Alguém tem sugestão de como fazer um failover que funcione, porém, ao link1 voltar, ele trocar pro link1 TUDO ao ponto de não deixar uma conexão de CSGO cair?

Eu contratei um segundo link especificadamente para isso, para jogar CSGO.... e gostaria que NUNCA caísse a conexão enquanto estiver jogando..

Se não terei que partir pro minipc com pfsense que particularmente não gosto, apaixonei pelo mikrotik e seu sistema... Porém não tem nada na internet que seja tão direto e claro como fazer um simples failover....



vlw galera
Tem jogos que vao desconectar mesmo com failover, pois o jogo sabe que você é o IP x. Se o IP x não responde, então vc tá off.
 
  • Curtir
Reações: gkz
Tem jogos que vao desconectar mesmo com failover, pois o jogo sabe que você é o IP x. Se o IP x não responde, então vc tá off.

Quando testei Failover aqui um tempo atrás, o CS muda para o segundo provedor tranquilamente, vc praticamente nem sente no game.

O problema é o fallback para o primeiro provedor. Esse não ocorre pq provavelmente a conexão permanece ativa lá na aba de conexões do Mikrotik (não estou com o meu aqui para dizer exatamente onde fica).

Acredito que nesse mesmo tópico, alguém postou um tutorial que resolve isso. Não lembro exatamente, mas se não me engano tem que criar um script pro failover para "zerar" as conexões do provedor que está "gerindo" a conexão no determinado instante.

Quando cai do provedor A para o B, é como se esse processo acontecesse automaticamente.
Quando volta do provedor B para o A teria que forçar tal comportamento.
 
Quando testei Failover aqui um tempo atrás, o CS muda para o segundo provedor tranquilamente, vc praticamente nem sente no game.

O problema é o fallback para o primeiro provedor. Esse não ocorre pq provavelmente a conexão permanece ativa lá na aba de conexões do Mikrotik (não estou com o meu aqui para dizer exatamente onde fica).

Acredito que nesse mesmo tópico, alguém postou um tutorial que resolve isso. Não lembro exatamente, mas se não me engano tem que criar um script pro failover para "zerar" as conexões do provedor que está "gerindo" a conexão no determinado instante.

Quando cai do provedor A para o B, é como se esse processo acontecesse automaticamente.
Quando volta do provedor B para o A teria que forçar tal comportamento.
Quando eu fiz failover eu coloquei pra não voltar pro provedor A até que a conexão morresse. Dessa forma evita problemas, mas mesmo assim em alguns jogos (smite) não aceitava você mudar de IP durante o game
 
  • Curtir
Reações: gkz
Quando testei Failover aqui um tempo atrás, o CS muda para o segundo provedor tranquilamente, vc praticamente nem sente no game.

O problema é o fallback para o primeiro provedor. Esse não ocorre pq provavelmente a conexão permanece ativa lá na aba de conexões do Mikrotik (não estou com o meu aqui para dizer exatamente onde fica).

Acredito que nesse mesmo tópico, alguém postou um tutorial que resolve isso. Não lembro exatamente, mas se não me engano tem que criar um script pro failover para "zerar" as conexões do provedor que está "gerindo" a conexão no determinado instante.

Quando cai do provedor A para o B, é como se esse processo acontecesse automaticamente.
Quando volta do provedor B para o A teria que forçar tal comportamento.
Sim, já fiz no script esse tipo de comando... funciona bem
 
  • Curtir
Reações: gkz
Gente tenho banda de 1gb do provedor e eles n me entregam roteador. Preciso de um pra fazer qos na porta lan que vai direta no pc, quero pra focar no processamento de pacotes pra um jogo especifico. alguem pode me ajudar?
 
Gente tenho banda de 1gb do provedor e eles n me entregam roteador. Preciso de um pra fazer qos na porta lan que vai direta no pc, quero pra focar no processamento de pacotes pra um jogo especifico. alguem pode me ajudar?
Você faz questão que seja MikroTik?
 
Você faz questão que seja MikroTik?
Sou mt leigo, não sei nem escolher. eu tenho um 68u que quando configurado o qos, melhorou mt a minha internet, mesmo ele sendo fraco de processamento. queria algo melhor pro lugar do 68u e que consiga fazer qos com performance. Ouvi dizer que fazer um tal de sqm seria bom tb
 
Sou mt leigo, não sei nem escolher. eu tenho um 68u que quando configurado o qos, melhorou mt a minha internet, mesmo ele sendo fraco de processamento. queria algo melhor pro lugar do 68u e que consiga fazer qos com performance. Ouvi dizer que fazer um tal de sqm seria bom tb
Pra fazer SQM em link de 1 giga, que geralmente usa conexão PPPoE, acho que só a RB5009 conseguiria fazer.
Eu recomendaria dar uma olhada nesse tópico aqui.
O seu 68u pode servir como Access Point wifi
 
Pra fazer SQM em link de 1 giga, que geralmente usa conexão PPPoE, acho que só a RB5009 conseguiria fazer.
Eu recomendaria dar uma olhada nesse tópico aqui.
O seu 68u pode servir como Access Point wifi
entendi, bacana. Então, pra essa rede o foco é na performance de um jogo especifico e diminuição de bufferbloat do mesmo, então, capar a minha banda não tem problema, posso ate ligar no provedor e diminuir o contratado. Só preciso que nesse serviço que mencionei, esteja com bufferbloat baixo e que o roteador consiga processar com performance. Li algumas coisas sobre o edge router x, alguem sabe me falar se seria bom pro meu uso?
 
entendi, bacana. Então, pra essa rede o foco é na performance de um jogo especifico e diminuição de bufferbloat do mesmo, então, capar a minha banda não tem problema, posso ate ligar no provedor e diminuir o contratado. Só preciso que nesse serviço que mencionei, esteja com bufferbloat baixo e que o roteador consiga processar com performance. Li algumas coisas sobre o edge router x, alguem sabe me falar se seria bom pro meu uso?
esse trabalho de reduzir bufferbloat é bem pesado na CPU, não pode ser um router simples tipo o edge router x pra fazer isso. Eu mesmo tenho uma RB4011 de 1200 reais que não guenta isso kkk, por isso troquei primeiro para um nanopi r4s com openwrt fazendo SQM e já resolveu. Mas mesmo assim, pensando no futuro, comprei um x86 pra usar de router e algumas outras coisinhas...

Nesse tópico que falei tem algumas prints do @xShARkx com e sem SQM pra reduzir ping.

Tem esse relato na primeira pagina
 
Última edição:
esse trabalho de reduzir bufferbloat é bem pesado na CPU, não pode ser um router simples tipo o edge router x pra fazer isso. Eu mesmo tenho uma RB4011 de 1200 reais que não guenta isso kkk, por isso troquei primeiro para um nanopi r4s com openwrt fazendo SQM e já resolveu. Mas mesmo assim, pensando no futuro, comprei um x86 pra usar de router e algumas outras coisinhas...

Nesse tópico que falei tem algumas prints do @xShARkx com e sem SQM pra reduzir ping.

Tem esse relato na primeira pagina
aqui no meu caso o nano pi r4s seria o indicado então? Onde vcs compram? To meio traumatizado, tomei volta num site fake chamado phceletro na compra de um monitor
 
Última edição:
Tô na long term há tanto tempo sem incomodar que nem me liguei que já estava na 7.4.

1659905382191.png


Alguém usando nas RB750Gr3 ? Se atualizar e por ventura quiser reverter para as versões 6.xx dá pra fazer de maneira fácil ou só com reset ?
 
Tô na long term há tanto tempo sem incomodar que nem me liguei que já estava na 7.4.

Ver anexo 134538

Alguém usando nas RB750Gr3 ? Se atualizar e por ventura quiser reverter para as versões 6.xx dá pra fazer de maneira fácil ou só com reset ?
Eu estava na 7.4, funcionando perfeitamente. Consumo de CPU diminuiu. Agora estou na 7.5beta4.
 
  • Curtir
Reações: gkz
Tô na long term há tanto tempo sem incomodar que nem me liguei que já estava na 7.4.

Ver anexo 134538

Alguém usando nas RB750Gr3 ? Se atualizar e por ventura quiser reverter para as versões 6.xx dá pra fazer de maneira fácil ou só com reset ?
Aqui mesmo eu tava desde o ano passado na 6.49 e semana passada atualizei pra 6.49.6 só por atualizar mesmo. Eu ainda esperarei um tempo pra atualizar pra 7.x, visto que tá tudo funcionando perfeito aqui.
 
Eu estava na 7.4, funcionando perfeitamente. Consumo de CPU diminuiu. Agora estou na 7.5beta4.
A versão 7.5beta4 tem apresentado instabilidades ou algum bug muito severo?
 
Ajudem um novato com Mikrotik.
Peguei um CRS326 para o lugar de um switch unmanaged que tinha aqui.

Apenas conectei todos os cabos, liguei e já veio a configuração inicial modo bridge.
Vou deixá-lo apenas como um switch. Quando for aprendendo com o tempo vou adicionando o que precisar na rede.

Mas no momento quero apenas fazer um LAG entre dois pc´s e não consegui.
Quando estou na parte do bonding seleciono as portas 22 e 23 e ao aplicar dá um erro que essas portas estão em bridge.

Dei uma olhada e não consegui entender de como deixar em slave.
 
Ajudem um novato com Mikrotik.
Peguei um CRS326 para o lugar de um switch unmanaged que tinha aqui.

Apenas conectei todos os cabos, liguei e já veio a configuração inicial modo bridge.
Vou deixá-lo apenas como um switch. Quando for aprendendo com o tempo vou adicionando o que precisar na rede.

Mas no momento quero apenas fazer um LAG entre dois pc´s e não consegui.
Quando estou na parte do bonding seleciono as portas 22 e 23 e ao aplicar dá um erro que essas portas estão em bridge.

Dei uma olhada e não consegui entender de como deixar em slave.
Remove as portas 22 e 23 da bridge e cria o bonding, após isso adiciona o bonding na bridge.
Não precisa adicionar as portas 22 e 23 na bridge após a criação do bonding, somente a interface bonding.
 
Remove as portas 22 e 23 da bridge e cria o bonding, após isso adiciona o bonding na bridge.
Não precisa adicionar as portas 22 e 23 na bridge após a criação do bonding, somente a interface bonding.
Fui Bridge/Ports
Selecionei remover e deu outro erro que não posso remover portas dinâmicas.
 
Fui Bridge/Ports
Selecionei remover e deu outro erro que não posso remover portas dinâmicas.
Então na bridge ports está criando com a porta "all", então terá que remover essa porta e adicionar manualmente cada porta dentro da bridge, ai sim conseguirá remover as portas 22 e 23.
 
Então na bridge ports está criando com a porta "all", então terá que remover essa porta e adicionar manualmente cada porta dentro da bridge, ai sim conseguirá remover as portas 22 e 23.
Agora foi.
Obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O software é bem interessante, tem muita coisa... caramba!
Por ser "apenas" um switch.

Mas com o tempo vou aprender o básico.
 
Última edição:
Agora foi.
Obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O software é bem interessante, tem muita coisa... caramba!
Por ser "apenas" um switch.

Mas com o tempo vou aprender o básico.
Isso, porém toma cuidado ao realizar as configurações de vlans entre outras para não perder o hardware offloading, como a cpu é bastante limitado e caso venha subir tráfego para cpu pode chegar a ter problemas.

Dependendo o que for fazer, recomendo a utilizar a wiki da mikrotik, segue o link: https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:CRS3xx_series_switches
 
A versão 7.5beta4 tem apresentado instabilidades ou algum bug muito severo?
Cara, aqui está extremamente estável. Estou utilizando com um link da vivo fibra+ IPV6, Cache, e umas regrinhas de firewall. Tudo funcionando perfeitamente.
 
  • Curtir
Reações: gkz
Versão 7.5 beta 8 liberada, Vou fazer o update aqui. Se eu descobrir algum bug eu mando aqui para vocês.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo