[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
São tecnologias que as pessoas acabam deixando passar por estar focando no "longo alcance", mas que no dia a dia faz diferença num ambiente residencial.
Realmente... Agora, assim que lançado o U6 LR aqui no brasil, acredito que já farei o upgrade, uma vez que a Ubiquiti demora uns bons anos para fazer novos lançamentos de produtos assim.
Então o tempo de vida de um AP deles é realmente longo.
Farei o up somente para ter uma tecnologia mais atual e um melhor desempenho wireless, já que agora não tenho mais desktop e todos os PC's aqui de casa são notebooks

Muito pelo contrário... faz muito mais sentido usar o HD num ambiente residencial do que o LR, não pela "alta densidade", mas sim pelas tecnologias embarcadas no HD.
Essa comparação (AC-LR vs nanoHD) seria justa se ambos custassem a mesma coisa, quando comprei o LR fiquei de olho no nanoHD mas ele custava o dobro (na verdade um pouco mais, o que custava quase o dobro na época era o AC-Pro).

Por outro lado, conheço MUITA gente que indica o AC-Lite pois ele já consegue atender boa parte das utilizações domésticas e até corporativas sem problema algum, e quem conhece o danadinho sabe o quão valente ele é, mesmo não tendo muitas informações 'espalhafatosas' nas especificações técnicas.

Hoje os valores estão bagunçados mas em um passado não muito distante era possível comprar 3 ou 4 AC-Lite pelo valor de um único nanoHD, independente dos "mimos" e afins sabemos que dependendo da aplicação a solução que ficaria melhor provavelmente não seria com apenas 1 AP, por melhor que ele seja.

Já no caso do U6 LR, partindo do principio que ele chegará pelo mesmo valor do nanoHD a comparação faz muito mais sentido, isso se não houver um "U6 nanoHD" chegando também.

Essa comparação (AC-LR vs nanoHD) seria justa se ambos custassem a mesma coisa, quando comprei o LR fiquei de olho no nanoHD mas ele custava o dobro (na verdade um pouco mais, o que custava quase o dobro na época era o AC-Pro).

Por outro lado, conheço MUITA gente que indica o AC-Lite pois ele já consegue atender boa parte das utilizações domésticas e até corporativas sem problema algum, e quem conhece o danadinho sabe o quão valente ele é, mesmo não tendo muitas informações 'espalhafatosas' nas especificações técnicas.

Hoje os valores estão bagunçados mas em um passado não muito distante era possível comprar 3 ou 4 AC-Lite pelo valor de um único nanoHD, independente dos "mimos" e afins sabemos que dependendo da aplicação a solução que ficaria melhor provavelmente não seria com apenas 1 AP, por melhor que ele seja.

Já no caso do U6 LR, partindo do principio que ele chegará pelo mesmo valor do nanoHD a comparação faz muito mais sentido, isso se não houver um "U6 nanoHD" chegando também.

Na prática não há como comparar o equipamentos, pois são equipamentos de gerações diferentes... mesmo equipamentos da mesma família não há como comparar, pois haverão tecnologias embarcadas que um equipamentos tem que outro não tem... Não há como ser justo em nenhuma das comparações.

Na prática não há como comparar o equipamentos, pois são equipamentos de gerações diferentes... mesmo equipamentos da mesma família não há como comparar, pois haverão tecnologias embarcadas que um equipamentos tem que outro não tem... Não há como ser justo em nenhuma das comparações.
Justamente, é que ali atrás você sugeriu que o pessoal optava pelo LR ao invés do nanoHD por causa da sigla "long range" como se o preço de ambos fosse o mesmo, de repente entendi errado.

Lembrando que "entre os dois" ainda há o AC-Pro que também é um ótimo equipamento (aspas porque salvo engano o nanoHD o substituiu, mas coexistiram por um bom tempo no mercado).

Justamente, é que ali atrás você sugeriu que o pessoal optava pelo LR ao invés do nanoHD por causa da sigla "long range" como se o preço de ambos fosse o mesmo, de repente entendi errado.

Lembrando que "entre os dois" ainda há o AC-Pro que também é um ótimo equipamento (aspas porque salvo engano o nanoHD o substituiu, mas coexistiram por um bom tempo no mercado).

A impressão que tenho é o pessoal acha o LR melhor que o nanoHD...pois o LR é um intermediário da linha e o nano é um entrada da linha... É mais ou menos o que ocorre com o Pro que o topo da linha.

Lembro que quando estava começando a querer entrar no mundo UniFi o pessoal sempre me indicava o LR... mas eu não vi muito sentido no LR e quando eu comentava sobre o nano a resposta era quase sempre a mesma, o nano era inferior ao LR e mais caro... No final optei pelo nano pelo que ele poderia me oferecer em performance e tempo de vida útil (fora a estética que era uma exigência da esposa).

Meus comentários anteriores era mais direcionados a performance.

Última edição:
A impressão que tenho é o pessoal acha o LR melhor o nanoHD...pois o LR é um intermediário da linha e o nano é um entrada da linha... É mais ou menos o que ocorre com o Pro que o topo da linha.

Lembro que quando estava começando a querer entrar no mundo UniFi o pessoal sempre me indicava o LR... mas eu não vi muito sentido no LR e quando eu comentava sobre o nano a resposta era quase sempre a mesma, o nano era inferior ao LR e mais caro... No final optei pelo nano pelo que ele poderia me oferecer em performance e tempo de vida útil (fora a estética que era uma exigência da esposa).

Meus comentários anteriores era mais direcionados a performance.
Não lembro de alguém comentar que o nano era inferior ao LR mas estamos na mesma página :)

Antes do nano surgir o pessoal tinha algumas premissas tipo:

Quer gastar pouco? = Lite
Quer cobertura? = LR
Quer desempenho? = Pro

Não lembro exatamente das especificações dos rádios do nano mas salvo engano ele foi desenvolvido para cobrir uma das principais deficiências do Pro, que era ter uma ótima velocidade em detrimento de uma cobertura menor quando comparado ao LR.

Conheço mais de uma história de gente que saiu do LR para o Pro achando que teria mais velocidade (ao menos teórica) sem perder área de cobertura e se decepcionou, creio que o nano tenha unido as vantagens de ambos -além das demais features extras- então não há dúvida que ele é superior ao LR, e o preço dele reflete isso também.

Eu fiz minha casa inteira a pouco mais de 4 anos com o AC Pro, porem não recomendo, não faria isso novamente. Durante a construção já foi sendo feito os testes e determinando os pontos de instalação.
Tenho 8 AP-AC-PRO, inclusive área externa que eles aceitam e logicamente testando são mais rápidos que o LR, claro que o equipamento usado tem que aguentar isso...
Mas a diferença de performance entre ambos, não aparece no dia a dia, ainda por cima que TUDO é cabeado aqui, menos obviamente celulares e tablets.

Enfim, melhor é os LR da vida com a melhor sensibilidade possível de antena, isso é o que interessa! Pessoal fica lá no outro tópico discutindo potencia disso e daquilo, já tentei explicar mas não adianta...

Há alguma forma de fazer com que o tráfego P2P seja fasttrack ou untracked? Notei que com pouco menos de 200 conexões e um link de 240Mbps, o processamento da RB já bate os 40% de CPU.

Não lembro de alguém comentar que o nano era inferior ao LR mas estamos na mesma página :)

Antes do nano surgir o pessoal tinha algumas premissas tipo:

Quer gastar pouco? = Lite
Quer cobertura? = LR
Quer desempenho? = Pro

Não lembro exatamente das especificações dos rádios do nano mas salvo engano ele foi desenvolvido para cobrir uma das principais deficiências do Pro, que era ter uma ótima velocidade em detrimento de uma cobertura menor quando comparado ao LR.

Conheço mais de uma história de gente que saiu do LR para o Pro achando que teria mais velocidade (ao menos teórica) sem perder área de cobertura e se decepcionou, creio que o nano tenha unido as vantagens de ambos -além das demais features extras- então não há dúvida que ele é superior ao LR, e o preço dele reflete isso também.

Meu foco era performance... Eu já tava putasso de não conseguir achar um roteador que conseguisse cobrir de forma minimamente decente meu apartamento... Peguei logo de cara 3 nano... Nunca mais ouvi reclamação... Depois vieram os DECO que me atendem tão bem quanto os nano.

Um sucessor "quase" natural do nano pode ser o U6 Lite... É um modelo pra se ficar de olho.

Última edição:
Tem alguém usando alguma solução para contar trafego de rede mensal no mikrotik (por IP de rede ou total) sem que seja essas paradas enterprise que precisam de um servidor dedicado rodando para visualizar gráficos?
Rapaz... Acho difícil. Eu achava que o MK gravava na memória dele (ou no sd card) as métricas de tráfego, porém vi que se tiver alguma queda de energia ou algo do tipo, ele perde todas as informações de tráfego e tudo volta a 0mb.

Rapaz... Acho difícil. Eu achava que o MK gravava na memória dele (ou no sd card) as métricas de tráfego, porém vi que se tiver alguma queda de energia ou algo do tipo, ele perde todas as informações de tráfego e tudo volta a 0mb.

Tô até pensando em ir pro Edger Router X, tem a interface mais amigável.

Tô até pensando em ir pro Edger Router X, tem a interface mais amigável.
Realmente, nesse quesito o ER-X é um pouco melhor... Pois como ele possui o unifi controller, ele irá gravar a quantidade de tráfego na rede.

Tem alguém usando alguma solução para contar trafego de rede mensal no mikrotik (por IP de rede ou total) sem que seja essas paradas enterprise que precisam de um servidor dedicado rodando para visualizar gráficos?
O pessoal costuma contabilizar isso "por fora", eles fornecem muita informação por SNMP mas provavelmente haveria comprometimento de desempenho se fosse tratado internamente.

As interfaces listam o tráfego que passa por elas enquanto o equipamento está ligado, mas se reiniciar ou cair a energia zera mesmo.

1613131086309.png

Realmente, nesse quesito o ER-X é um pouco melhor... Pois como ele possui o unifi controller, ele irá gravar a quantidade de tráfego na rede.
Não é o USG que funciona com o mesmo controlador? Eu sempre me perco nas diferenças entre um e outro :melior4:

Como faz pra mensurar o trafego de cada equipamento da rede baseado em ipv4 e ipv6?

Os edgerouter´s não funcionam com o unifi controller.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O pessoal costuma contabilizar isso "por fora", eles fornecem muita informação por SNMP mas provavelmente haveria comprometimento de desempenho se fosse tratado internamente.

As interfaces listam o tráfego que passa por elas enquanto o equipamento está ligado, mas se reiniciar ou cair a energia zera mesmo.

Ver anexo 133856

Não é o USG que funciona com o mesmo controlador? Eu sempre me perco nas diferenças entre um e outro :melior4:

Isso, é o USG e agora o dream machine que funcionam com o unifi controller.

To com USG 3P e até agora bem surpreso com desempenho. Torrando meu giguinha da brisanet e o desempenho ta suave. Eu também possuo muito trafégo em LAN pq tenho muitas câmeras IP e geralmente aqui em casa a glr sempre visualiza bastante as cameras.

PS: deixei a rb750gr3 guardada para contingencia.

Os edgerouter´s não funcionam com o unifi controller.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso, é o USG e agora o dream machine que funcionam com o unifi controller.
Não possui unifi controller? Estranho, então devo ter lido algum artigo errado.

Users who are viewing this thread

Voltar