[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
Se fosse só ele, o switch tbm esquenta. Mas pelo que andei vendo é o normal dele. Aqui no switch eu desativei o poe das portas que n vou usar e a temperatura ficou bem mais baixa. :shrug:
Por curiosidade fui ver a porta PoE aqui e o routeos deixa o PoE desligado por padrão. :D

Só esperando meu AP chegar pra botar o PoE desse bicho pra funcionar.

Aproveitando a deixa, cabo F/UTP ou superiores são obrigatórios para PoE ou é apenas recomendação?

Última edição:
Por curiosidade fui ver a porta PoE aqui e o routeos deixa o PoE desligado por padrão. :D

Só esperando meu AP chegar pra botar o PoE desse bicho pra funcionar.

Aproveitando a deixa, cabo F/UTP ou superiores são obrigatórios para PoE ou é apenas recomendação?
Eu uso um padrão.

Depois desse processo eu comecei a receber o ipv6 no PPPoE, na interface aparece os dois IP, o 4 e o 6.

Mas ainda sim não tenho ipv6 no computador, só uma dúvida como seta essas configurações de firewall? Está tudo com quebra de linha não sei de é um arquivo de texto ou da pra digital na cli.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que é isso. Tentar em casa quando chegar. Hoje tive que dar reset e configurar tudo de novo, aproveitei e deixei o pppoe na eth4 para caso dar merda ter acesso a eth0 e acessar pós reset.
Quais comandos você usou? Pois aqui dá erro de sintaxe já no primeiro comando, mesmo eu tendo ajustado o nome das interfaces no comando.

EDIT: esquece, agora que vi que é para o edge router.

Eu uso cabo Cat5e "normal" para alimentar meu Unifi e funciona normalmente há anos, o injetor fica em outro andar da casa junto os demais dispositivos plugados em um nobreak.

Alguém saberia indicar algum vendedor/loja para adquirir um switch mikrotik.

O meu switch queimou e no MercadoLivre estão enfiando a faca.

Obrigado!

Obrigado!
Vão enfiar a faca em qualquer lugar, visto que é um equipamento importado.

O máximo que tu pode fazer é procurar no Google shopping o lugar mais barato que você encontrar, com tanto que tenha procedência.

Obrigado!
Precisa ser mikrotik?
Tem um switch q nem o meu sg108 que ta 240 no ml, segundo vendedor, com nota fiscal

Vão enfiar a faca em qualquer lugar, visto que é um equipamento importado.

O máximo que tu pode fazer é procurar no Google shopping o lugar mais barato que você encontrar, com tanto que tenha procedência.

Concordo, mas está meio exagerado, conversão de mais de R$9,00 por dólar.

Precisa ser mikrotik?
Tem um switch q nem o meu sg108 que ta 240 no ml, segundo vendedor, com nota fiscal

Estou querendo Mikrotik porque meu roteador é Mikrotik e já tenho familiaridade com a configuração e também tem bom custo benefício.
Preciso de 24 portas e gerenciável, uso várias VLANs. Estou pensando em já comprar um com PoE, mas aumenta muito o preço.

Concordo, mas está meio exagerado, conversão de mais de R$9,00 por dólar.

Estou querendo Mikrotik porque meu roteador é Mikrotik e já tenho familiaridade com a configuração e também tem bom custo benefício.
Preciso de 24 portas e gerenciável, uso várias VLANs. Estou pensando em já comprar um com PoE, mas aumenta muito o preço.
Procura na sua região pelo facebook e olx, se não tiver como buscar pessoalmente fecha a negociação pelo mercado livre. Caso o produto não esteja nas condições que o vendedor descreveu tu devolve e pega reembolso.

Procura na sua região pelo facebook e olx, se não tiver como buscar pessoalmente fecha a negociação pelo mercado livre. Caso o produto não esteja nas condições que o vendedor descreveu tu devolve e pega reembolso.

Já dei uma pesquisada e não encontrei nada. Estes switches da Mikrotik são relativamente recentes, então é difícil encontrar usado, principalmente os com PoE.

nrstore
Já comprei muita coisa com eles, ubiquiti e mikrotik, nunca tive problemas.

Valeu pela indicação, não conhecia a loja. Tem muita coisa da Mikrotik em estoque.

Pena que eu já tinha comprado no ML, mas na próxima compra vou olhar lá antes.

Acho que tem um corno tentando invadir minha RB via ssh, mas o SSH está desativado :eek:

20210203-095229.jpg

Acho que tem um corno tentando invadir minha RB via ssh, mas o SSH está desativado :eek:

20210203-095229.jpg
Sim. Tem bots que ficam 24h por dia tentando invadir os roteadores das pessoas, mas como quase ninguém vê Log, não sabem disso.
Eu sugiro vc desativar ssh via internet e configurar uma vpn na sua rede pra caso vc queira acessar seu Winbox ou ssh de forma segura.

Aqui eu faço assim. Quando quero acessar meu Winbox ou arquivos smb de um "nas" fora de casa, eu conecto na bom l2tp pelo meu celular e acesso tudo de boa

Sim. Tem bots que ficam 24h por dia tentando invadir os roteadores das pessoas, mas como quase ninguém vê Log, não sabem disso.
Eu sugiro vc desativar ssh via internet e configurar uma vpn na sua rede pra caso vc queira acessar seu Winbox ou ssh de forma segura.

Aqui eu faço assim. Quando quero acessar meu Winbox ou arquivos smb de um "nas" fora de casa, eu conecto na bom l2tp pelo meu celular e acesso tudo de boa
Eu não acesso minha RB via ssh. Só acesso via HTTP ou winbox mesmo e ainda por cima só em casa. ;)

Aidicionei uma regra no firewall pra dropar as requisições desse IP em específico.

Já deixei comentado lá, pois sempre que aparecer esse tipo de problema, faço outra regra e ponho lá junto.

Não sei se é a forma mais efetiva, mas pra mim é a mais prática e fácil. :haha:

Última edição:

20210203-095229.jpg
Se estão tentando acessar externamente claramente não está desativado :vish:

Caso não queira desabilitar/restringir o serviço em si (Firewall -> IP -> Services) sugiro criar umas regrinhas para permitir apenas o acesso de dentro da sua rede (Firewall -> Filter Rules).

Eu não acesso minha RB via ssh. Só acesso via HTTP ou winbox mesmo e ainda por cima só em casa. ;)

Aidicionei uma regra no firewall pra dropar as requisições desse IP em específico.

Já deixei comentado lá, pois sempre que aparecer esse tipo de problema, faço outra regra e ponho lá junto.

Não sei se é a forma mais efetiva, mas pra mim é a mais prática e fácil. :haha:
Tem um script (que eu não soube usar corretamente) que ele lê a linha do log do Mikrotik onde tá escrito que tentou acessar via ssh mas falhou e automaticamente cria um address list pra dropar a conexão desses ips.

Eu tentei usar ele mas deu ruim pq sou meio leigo nisso e acabei me banindo kkk

Se estão tentando acessar externamente claramente não está desativado :vish:

Caso não queira desabilitar/restringir o serviço em si (Firewall -> IP -> Services) sugiro criar umas regrinhas para permitir apenas o acesso de dentro da sua rede (Firewall -> Filter Rules).
Meu Deus, agora foi que vi que eu havia esquecido de desativar :facepalm: :haha:

Perdão pelo vacilo :coolface:

Tem um script (que eu não soube usar corretamente) que ele lê a linha do log do Mikrotik onde tá escrito que tentou acessar via ssh mas falhou e automaticamente cria um address list pra dropar a conexão desses ips.

Eu tentei usar ele mas deu ruim pq sou meio leigo nisso e acabei me banindo kkk
Ah mano, cê num fez isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Puta merda.
Cê ainda tem esse script aí?

Eu deletei algumas regras referentes ao IPSEC E IKE alguma coisa assim do firewall IPv6 e agora não recebo IPv6 nos dispositivos, mas o mesmo continua funcionando perfeitamente na RB, com ping, tracert e o escambau funcionando. :vish:

Última edição:
Tem umas regras de firewall que são necessárias (accept) para o ipv6 funcionar em slaac.
Valeu! Vou dar uma olhada quando chegar em casa.

Mas aqui é DHCPv6 mesmo.

EDIT 1: Ah, vou é resetar essa joça depois e reconfiguro o firewall do IPv4.

EDIT 2: Deletei todas as regras do firewall do IPv6 e voltou a funcionar. :lol2:

EDIT 3: Vou adicionar as regras do link depois.

EDIT 4: Regras adicionadas e tudo funcionando novamente. :joia:

Última edição:
Não sei se a galera tá sabendo, mas a Ubiquiti abriu sua loja online no Brasil recentemente. Os preços estão ótimos se considerarmos a alta carga tributária que o produto sofre ao entrar no país e o dólar nas alturas. Está custando praticamente o mesmo preço se for comprar lá fora....

Vale a pena dar uma conferida: https://br.store.ui.com/

Users who are viewing this thread

Voltar