Desde janeiro quando mudei da Brisanet pra Claro eu vinha enfrentando problemas de conexão no PC e às vezes no celular. Ao olhar no visualizador de eventos do Windows, sempre acusa o "
Event 1014, DNS Client Events" e uma mensagem meio genérica do que estava ocorrendo (o que não servia de nada). Achando que era o Windows, instalei o Fedora e passei mais de 1 mês usando e tudo funcionava perfeitamente.
Fui testar o OpenSUSE e a rede não funcionava nem que desse o carvalho, a conexão ficava bastante lenta, nenhuma da duas interfaces de rede que eu usava (a onboard e uma de um hub) não funcionavam direito. Voltei para o Windows e o problema persistiu, tanto na versão de desenvolvimento como na estável.
Comecei a culpar a realtek, fiz atualizei drivers, fiz downgrade e nada. Executei vários comandos pra correção desse problema, tanto comandos que vi no prório site da MS, como em um tópico que criei no reddit e em outros sites, mas nada resolvia. Eu reiniciava o PC e as coisas funcionavam normal, mas logo depois começava. Nisso, comprei até um NIC da Intel (I350-AM2) pensando que resolveria o problema, mas ainda estou aguardando chegar.
Aí lá no tópico que criei no reddit, passei as infos e várias pessoas tentaram me ajudar, mas em vão. Nisso, um cara passou uns comandos pra mim e quando eu reportei os resultados, ele já me deu uma pista do que poderia ser: algo estava bloqueando as requisições DNS. O engraçado é que eu conseguia pingar qualquer IP normamente ou fazer traceroute, mas não conseguia pingar o endereço e nem fazer traceroute para o endereço usando URL ao invés de IP.
Nisso, imediatamente acessei o mikrotik e desabilitei todas as regras de firewall e adivinhem? Voltou a funcionar normalmente na mesma hora. Nisso, deixei habilitada somente as regras de aceitar conexões estabelecidas e relacionadas e descartar conexões inválidas. Testei durante mais de 1 hora e tudo funcionou de boas.
Habilitei outras regras como DHCP client e server e também aquela de descartar o restante lá no final. Nisso, começou a dar pau novamente. Cheguei a pensar que eram as regras de DHCP e desativei tudo deixando somente as duas primeiras que eu havia habilitado ativas, nisso a conexão voltou a funcionar.
Por curiosidade, habilitei novamente a de descartar o restante e deu pau de novo, ou seja, o problema tá ali em alguma coisa que ela tá descartando.
Eu tô vendo uma entrada muito estranha no log que eu nunca vi no tempo que eu usava a Brisanet, como vocês podem ver na imagem abaixo:
Visualmente pra mim tem algo muito errado aí, apesar de eu não saber o que é que está errado, algo me diz que é como se a requisição DNS estivesse em loop dentro do firewall e não estivesse saindo, ou como se os dispositivos não estivessem fazendo a solicitação ao cache do mikrotik e caso não achassem, repassando para os DNSs da Claro.
O estranho é que esse problema ocorre 99% das vezes somente no PC e raramente acontece nos celulares que estão conectados ao Acess Point que está conectado ao Mikrotik.
As regras da imagem acima são basicamente: o masquerade do NAT, as próximas duas são regras para fazer com que as requisições DNS da rede sejam encaminhadas para o Mikrotik e que sejam buscadas no cache e caso não se ache lá, sejam solicitadas aos servidores DNS configurados e as outras duas são das portas P2P.
Desabilitando as regras de requisição de DNS da última imagem e mantendo o descarte do restante das lá no firewall, faz com que o problema continue acontecendo. Se eu desabilitar o descarte, tudo volta ao normal.
Se alguém tiver alguma ideia do que possa ser, agradeço pra caramba, pois tá fod* esse tempo todo tendo esse problema e só agora eu vir ter uma pista de onde o problema está mas não saber como resolver e o que de fato está causando isso.
PS: tô usando o modem da Claro em bridge com IPv4 e IPv6 funcionando normalmente.
ATUALIZANDO: eu mudei de drop para passthrough no "descarta restante" e a conexão tá funcionando de boas, mas não creio que passthrough seja a melhor solução aí, mas sim dropar.