Concordo com o
@Paulao.
Só não recomendo usar Mesh, leve um cabo para cada AP que o desempenho será muito melhor. Se não tiver como, aí use o Mesh.
Talvez somente adicionando um AP na sua rede já resolve seus problemas, mantendo o Wifi do Asus ligado como dito acima. Configure todos para o mesmo SSID e mesma senha.
Tenha atenção também que nem sempre adicionar vários APs ajuda, pois pode começar a ter problemas de interferência, principalmente em 2.4GHz. Em 5GHz não tem tanto problema. Tenha sempre o cuidado de selecionar em cada AP os canais mais adequados para evitar interferências, isto vai depender bastante dos sinais dos seus vizinhos. Aqui em casa estou usando somente 5GHz, com o Wifi 2.4GHz desligado.
E sobre usar Mikrotik em casa, realmente é overkill para a maioria dos usuários e o nível de dificuldade é muito maior comparado aos equipamentos domésticos como seu Asus, pois o nível de configuração que ele permite é incomparável. Agora, se você gosta de ficar mexendo, curte tecnologia, redes, etc, aí acho que vale muito a pena.
Por exemplo, aqui em casa eu uso roteador e switch Mikrotik. Tenho 6 VLANs diferentes, dois links de Internet fazendo load balance e fail over, QoS, VPN IKEv2 para eu acessar minha rede externamente, NAS e desktops conectados em 10Gbps, etc. Eu não conheço nada na faixa de preço dos Mikrotiks que permita fazer isso.