[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
Vale o investimento. E essa rb750gr3 da conta, mas em fasttrack ativo! Já ir pra ap AX eu creio que não seja tão necessário, pode continuar com o plano de usar um nanoHD e na necessidade faça a adição de mais células (outro nanoHD ou ac lite ou ac lr)
E como está atualmente a compatibilidade com IPV6 ? Funciona bem?

outro medo que tenho é pela complexidade de configuração, tem algum tutorial básico para iniciante? Não sou leigo, mas um norte sempre é bom kkkk
-
Minha ideia de início era manter o AC68U como AP apenas, e depois migrar para o NANOHD

E como está atualmente a compatibilidade com IPV6 ? Funciona bem?

outro medo que tenho é pela complexidade de configuração, tem algum tutorial básico para iniciante? Não sou leigo, mas um norte sempre é bom kkkk
-
Minha ideia de início era manter o AC68U como AP apenas, e depois migrar para o NANOHD
Mikrotik em si é um pouco complexo eu diria. Mikrotik tem suporte a ipv6 tranquilamente. Tutoriais tem a rodo na internet. UniFi é fácil, o App é simples, vc não terá dificuldade em configuração do nanoHD.

Pessoal, estou pensando em migrar meu sistema atual, que conta com uma ONU Huawei HG8310M em bridge e um Roteador ASUS AC68U em PPPOE, para um sistema mais robusto. Tenho fibra de 1gb.

Pensei em um Roteador MikroTik RouterBOARD hEX RB750Gr3 e um AP UniFi nanoHD de início, mais tarde apenas aumentando se necessário a cobertura ou até mesmo atualizando para um AP AX.

Tenho dúvidas se isso realmente funciona, se vale o investimento em equipamentos separados x tudo-em-um.

Qual a opinião de vocês?
Eu uso Mikrotik e recomendo demais, desde que você tenha algum conhecimento sobre redes ou esteja disposto a aprender.

Sobre a RB750Gr3, como você tem um link de 1Gbps PPPoE, eu não acho que seja uma boa opção, mesmo usando fasttrack ela vai limitar sua velocidade por causa do processador.

Recomendo investir um pouco mais e pegar uma RB4011.

Eu uso Mikrotik e recomendo demais, desde que você tenha algum conhecimento sobre redes ou esteja disposto a aprender.

Sobre a RB750Gr3, como você tem um link de 1Gbps PPPoE, eu não acho que seja uma boa opção, mesmo usando fasttrack ela vai limitar sua velocidade por causa do processador.

Recomendo investir um pouco mais e pegar uma RB4011.
Aguenta mas, realmente, não terá muito fôlego. Melhor ir de Rb4011 mesmo.

Pessoal, estou pensando em migrar meu sistema atual, que conta com uma ONU Huawei HG8310M em bridge e um Roteador ASUS AC68U em PPPOE, para um sistema mais robusto. Tenho fibra de 1gb.

Pensei em um Roteador MikroTik RouterBOARD hEX RB750Gr3 e um AP UniFi nanoHD de início, mais tarde apenas aumentando se necessário a cobertura ou até mesmo atualizando para um AP AX.

Tenho dúvidas se isso realmente funciona, se vale o investimento em equipamentos separados x tudo-em-um.

Qual a opinião de vocês?
RB750Gr3, dependendo das configurações, vai arregar em 1Gb.
O Asus é muito mais simples de configurar, mesmo tendo coisas relativamente avançadas, é tudo no 2, 3 cliques e pronto. No RB se prepare para dias de leituras, testes, erros, etc...
O dinheiro que você iria gastar nisso, já da para comprar algum Asus AX e ligar os 2 usando o sistema Mesh da Asus que funciona bem.

O parâmetro que uso e o pessoal no forum da Mikrotik recomenda, é o resultado no teste para roteamento com 25 regras de firewall e pacotes de 512 bytes, que é uma boa aproximação de um uso normal.

No caso da RB750Gr3, ela alcança apenas 385.4Mbps: https://mikrotik.com/product/RB750Gr3#fndtn-testresults

Então, para um link de 1Gbps, ela vai limitar a velocidade por falta de poder de processamento.

Sobre a alternativa de usar Asus ao invés de Milrotik, são propostas completamente diferentes. Cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Pois é, também pensei em deixar o asus atual, mas desligando o Wi-Fi e investir nos unifi.
O que mais sinto aqui são engasgos que as vezes acontecem no Wi-Fi e falta de um alcance maior. Não sei se a falta de MU MIMO pode ser um dos motivos.

Pesquise melhor o que está causando o problema.

Com um computador conectado no seu roteador atual, usando cabo, você consegue atingir 1Gbps nos testes de velocidade?

Se sim, a menos que você precise de algum recurso que o seu roteador não tenha, não tem necessidade de trocar.

Para testar a rede Wifi eu recomendo usar o iperf3. Instale ele em um computador conectado ao roteador por cabo e deixe ele executando no modo servidor (o comando é iperf3 -s).

Usando um notebook ou um smartphone com o iperf instalado, faça o teste de velocidade em diversos pontos da sua casa (o comando é iperf3 -c <IP do iperf server>).

No Android eu uso o aplicativo PingTools como client do iperf.

Se você está percebendo engasgos apenas no Wifi, pode ser problema de sinal. De forma geral, adicionar mais APs pela casa é muito melhor do que fazer a troca por um AP mais potente. Coloque o mesmo SSID e senha em todos eles e pronto.

Tenho visto o pessoal falar bem da linha OMADA da Tplink, atualmente o mais parrudo deles é o EAP245. Lá fora já estão vendendo o EAP660 que suporta Wifi 6, em breve vai aparecer por aqui, mas deve chegar bem mais caro.

E sempre que puder, prefira equipamentos dedicados para cada função ao invés de soluções all-in-one.

Pois é, também pensei em deixar o asus atual, mas desligando o Wi-Fi e investir nos unifi.
O que mais sinto aqui são engasgos que as vezes acontecem no Wi-Fi e falta de um alcance maior. Não sei se a falta de MU MIMO pode ser um dos motivos.
Alcance resolve efetivamente com mais equipamentos!
Esse lance de equipamento mais ou menos potente é lerolero. Afinal a potencia do seu celular continua a mesma, então como que o sinal de retorno vai ficar melhor? Isso se resolve com um design de antena com maior sensibilidade etc e tal...enfim outra coisa.
Eu investiria em outro Asus, fica no mesmo ecossistema, tem o Mesh deles que funciona bem, é fácil etc e tal.
MK são fantásticos, mas precisa de dedicação para configurar tudo direito, acho que usar isso em casa é meio overkill e se perde tempo demais. A não ser que o cara já trabalha com isso, sabe tudo, etc e tal, então natural levar para a casa dele o mesmo que já usa como trabalho. Ubiquiti mesma coisa.

Sobre deixar o Asus como router e investir em unifi, bom da uma olhada nos EAP da tplink, nos testes comparativos eles ganharam em tudo dos unifi e eram bem mais baratos. E se por acaso partir para esse caminho, não desligue o wifi do Asus, deixe ele trabalhando para melhorar o sinal na casa junto com o AP.

Concordo com o @Paulao.

Só não recomendo usar Mesh, leve um cabo para cada AP que o desempenho será muito melhor. Se não tiver como, aí use o Mesh.

Talvez somente adicionando um AP na sua rede já resolve seus problemas, mantendo o Wifi do Asus ligado como dito acima. Configure todos para o mesmo SSID e mesma senha.

Tenha atenção também que nem sempre adicionar vários APs ajuda, pois pode começar a ter problemas de interferência, principalmente em 2.4GHz. Em 5GHz não tem tanto problema. Tenha sempre o cuidado de selecionar em cada AP os canais mais adequados para evitar interferências, isto vai depender bastante dos sinais dos seus vizinhos. Aqui em casa estou usando somente 5GHz, com o Wifi 2.4GHz desligado.

E sobre usar Mikrotik em casa, realmente é overkill para a maioria dos usuários e o nível de dificuldade é muito maior comparado aos equipamentos domésticos como seu Asus, pois o nível de configuração que ele permite é incomparável. Agora, se você gosta de ficar mexendo, curte tecnologia, redes, etc, aí acho que vale muito a pena.

Por exemplo, aqui em casa eu uso roteador e switch Mikrotik. Tenho 6 VLANs diferentes, dois links de Internet fazendo load balance e fail over, QoS, VPN IKEv2 para eu acessar minha rede externamente, NAS e desktops conectados em 10Gbps, etc. Eu não conheço nada na faixa de preço dos Mikrotiks que permita fazer isso.

Alcance resolve efetivamente com mais equipamentos!
Esse lance de equipamento mais ou menos potente é lerolero. Afinal a potencia do seu celular continua a mesma, então como que o sinal de retorno vai ficar melhor? Isso se resolve com um design de antena com maior sensibilidade etc e tal...enfim outra coisa.
Eu investiria em outro Asus, fica no mesmo ecossistema, tem o Mesh deles que funciona bem, é fácil etc e tal.
MK são fantásticos, mas precisa de dedicação para configurar tudo direito, acho que usar isso em casa é meio overkill e se perde tempo demais. A não ser que o cara já trabalha com isso, sabe tudo, etc e tal, então natural levar para a casa dele o mesmo que já usa como trabalho. Ubiquiti mesma coisa.

Sobre deixar o Asus como router e investir em unifi, bom da uma olhada nos EAP da tplink, nos testes comparativos eles ganharam em tudo dos unifi e eram bem mais baratos. E se por acaso partir para esse caminho, não desligue o wifi do Asus, deixe ele trabalhando para melhorar o sinal na casa junto com o AP.
Amigão, poderia me dizer, aonde que os EAP da TPLink ganham em tudo da solução Ubiquiti?

Concordo com o @Paulao.

Só não recomendo usar Mesh, leve um cabo para cada AP que o desempenho será muito melhor. Se não tiver como, aí use o Mesh.

Talvez somente adicionando um AP na sua rede já resolve seus problemas, mantendo o Wifi do Asus ligado como dito acima. Configure todos para o mesmo SSID e mesma senha.

Tenha atenção também que nem sempre adicionar vários APs ajuda, pois pode começar a ter problemas de interferência, principalmente em 2.4GHz. Em 5GHz não tem tanto problema. Tenha sempre o cuidado de selecionar em cada AP os canais mais adequados para evitar interferências, isto vai depender bastante dos sinais dos seus vizinhos. Aqui em casa estou usando somente 5GHz, com o Wifi 2.4GHz desligado.

E sobre usar Mikrotik em casa, realmente é overkill para a maioria dos usuários e o nível de dificuldade é muito maior comparado aos equipamentos domésticos como seu Asus, pois o nível de configuração que ele permite é incomparável. Agora, se você gosta de ficar mexendo, curte tecnologia, redes, etc, aí acho que vale muito a pena.

Por exemplo, aqui em casa eu uso roteador e switch Mikrotik. Tenho 6 VLANs diferentes, dois links de Internet fazendo load balance e fail over, QoS, VPN IKEv2 para eu acessar minha rede externamente, NAS e desktops conectados em 10Gbps, etc. Eu não conheço nada na faixa de preço dos Mikrotiks que permita fazer isso.
Sobre o mesh eu estava sempre pensando em usar via cabo, o tal mesh eth backhaul. Cabo é vida, WiFi só em ultimo caso! rsrs
Em questão de valores x capacidade, MK manda um abraço pra todo mundo mesmo! O switch 10gb deles, até ultima vez que vi, o valor dele era apelação, ninguém chegava nem perto!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Amigão, poderia me dizer, aonde que os EAP da TPLink ganham em tudo da solução Ubiquiti?
Não falei da solução ubiquiti, nisso eu entendo como sendo todo o ecossistema.
Me referi apenas aos APs.

Sobre o mesh eu estava sempre pensando em usar via cabo, o tal mesh eth backhaul. Cabo é vida, WiFi só em ultimo caso! rsrs
Em questão de valores x capacidade, MK manda um abraço pra todo mundo mesmo! O switch 10gb deles, até ultima vez que vi, o valor dele era apelação, ninguém chegava nem perto!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não falei da solução ubiquiti, nisso eu entendo como sendo todo o ecossistema.
Me referi apenas aos APs.
Em TODOS os locais que eu trabalhei, sempre usávamos os AP's UniFi e em nenhum cliente tivemos quaisquer problemas, ao contrário, sempre removíamos os TPLink's justamente por não serem tão estáveis e ter uma longevidade tão grande em seu firmware, como os UniFi.
E sim, eu também me referi apenas aos AP's e confesso que o sistema UniFi é muito mais maduro que o OMADA.

Em TODOS os locais que eu trabalhei, sempre usávamos os AP's UniFi e em nenhum cliente tivemos quaisquer problemas, ao contrário, sempre removíamos os TPLink's justamente por não serem tão estáveis e ter uma longevidade tão grande em seu firmware, como os UniFi.
E sim, eu também me referi apenas aos AP's e confesso que o sistema UniFi é muito mais maduro que o OMADA.
Eu também só trabalho com unifi a mais de 10 anos, nunca mexi com os EAP. Tinha até vontade mas não cheguei a comprar.
Mas no lançamento dos EAP225 e EAP245, acho que eram esses, enfim eu li as análises, inclusive da snb e eles eram superiores aos UAP-AC em termos de performance, velocidade, alcance, latência, e tal.
Como a questão aqui é para um uso domestico super simples, essa parte de administração fica em segundo plano, até porque acho difícil a pessoa ai em cima deixar uma maquina rodando 24h ou cloudkey para o controller e também os EAP eram bem mais baratos.

Agora unifi também não é essa coisa perfeita não, durante muito tempo, acho que mais de 1 ano, ficaram com um bug lá que as conexões com iphone caiam do nada, foi um inferno, todo mundo me enchendo o saco! Isso foi a bons anos atrás...

Eu também só trabalho com unifi a mais de 10 anos, nunca mexi com os EAP. Tinha até vontade mas não cheguei a comprar.
Mas no lançamento dos EAP225 e EAP245, acho que eram esses, enfim eu li as análises, inclusive da snb e eles eram superiores aos UAP-AC em termos de performance, velocidade, alcance, latência, e tal.
Como a questão aqui é para um uso domestico super simples, essa parte de administração fica em segundo plano, até porque acho difícil a pessoa ai em cima deixar uma maquina rodando 24h ou cloudkey para o controller e também os EAP eram bem mais baratos.

Agora unifi também não é essa coisa perfeita não, durante muito tempo, acho que mais de 1 ano, ficaram com um bug lá que as conexões com iphone caiam do nada, foi um inferno, todo mundo me enchendo o saco! Isso foi a bons anos atrás...
Realmente... A uns anos atrás tinha esse pequeno problema com iPhones.
Não se faz necessário ter uma controladora rodando 24/7, já que com o APP da Ubiquiti você consegue adotar o AP e fazer todas as configurações necessárias para um ambiente residencial.
Os EAP são bem mais chatos para configurar.

Realmente... A uns anos atrás tinha esse pequeno problema com iPhones.
Não se faz necessário ter uma controladora rodando 24/7, já que com o APP da Ubiquiti você consegue adotar o AP e fazer todas as configurações necessárias para um ambiente residencial.
Os EAP são bem mais chatos para configurar.
Foi como eu disse, não vai rodar o controller, nem precisa para fazer a configuração básica inicial, então com isso a vantagem do unifi que é controller, fica em segundo plano.
Pequeno problema com iphone? rsrs Na época eu estava xingando todo mundo, no começo resolvi essa porcaria botando um timer em todo lugar para dar reboot diário em todos os equipamentos unifi. O pior foi o suporte da unifi não dando a minima pra geral sobre isso!

Já tive AP da linha Omada e pelo pouco que fiquei com o equipamento foi só elogios. Posteriormente troquei ele pelo AC-LR por ter achado o design mais bacana e ter sido influenciado pelo @neo666 que ficava pregando o evangelho unifi a cada página do tópico. :haha:

Última edição:
Já tive AP da linha Omada e pelo pouco que fiquei com o equipamento foi só elogios. Posteriormente troquei ele pelo AC-LR por ter achado o design mais bacana e por ter sido influenciado pelo @neo666 que ficava pregando o evangelho unifi a cada página do tópico. :haha:
Questão de suporte cara. Pega um EAP245 e tenta ficar com ele por mais de 3 anos (se precisar de atualização, você tá lascado)
A TPLink é horrível em relação a suporte.

Eu nunca usei Ubiquiti, mas sempre tive uma imagem boa da marca. Até que lançaram a store brasileira com preços competitivos e resolvi comprar. Aí, pesquisando sobre as configurações, descobri que o roteador exigia uma conta na nuvem para configurá-lo. Por este motivo, solicitei o cancelamento/devolução do pedido, nem abri a caixa.

Pelos comentários nos fórums, os firmwares que eles lançam como estáveis, estão mais para beta ou alfa.

Parece que de uns 2 anos para cá a Ubiquiti mudou de rumo, ficando cada vez pior, com mais bugs, e menos atenção com os usuários. O suporte deles é muito mal falado.

E para finalizar, a forma como eles lidaram com a recente invasão de seus servidores não me inspiram nenhuma confiança: https://krebsonsecurity.com/2021/04/ubiquiti-all-but-confirms-breach-response-iniquity/

Eu gosto do meu roteador, a Asus tem firmware bem completo e sempre atualizado, utilizo a versão Merlin que dá ainda mais opções, enfim. Só não volto para tp-link, suporte horrível, lança mil versões de um roteador, não atualiza, bugs, passo longe.

Estava pensando em investir na linha AX da Asus mesmo, e ligá-los via cabo, deixando o AC68u como AP.

Mas fico em dúvida, pois ouço falar muito bem dessas soluções Mesh, inclusive acessíveis como os Twibi Giga.
-
Aqui em casa já uso há anos um só SSID/senha. funciona 100%.

Eu gosto do meu roteador, a Asus tem firmware bem completo e sempre atualizado, utilizo a versão Merlin que dá ainda mais opções, enfim. Só não volto para tp-link, suporte horrível, lança mil versões de um roteador, não atualiza, bugs, passo longe.

Estava pensando em investir na linha AX da Asus mesmo, e ligá-los via cabo, deixando o AC68u como AP.

Mas fico em dúvida, pois ouço falar muito bem dessas soluções Mesh, inclusive acessíveis como os Twibi Giga.
-
Aqui em casa já uso há anos um só SSID/senha. funciona 100%.
Já deu uma olhada nos routers da huawei?

Boa tarde
Eu tenho um switch gerenciável na minha rede que tem uma faixa de ip diferente 192.168.0.1. Existe alguma forma de eu acessá-lo sem trocar o ip dele para o da minha rede? Tipo fazer alguma rota, nao sei.

Boa tarde
Eu tenho um switch gerenciável na minha rede que tem uma faixa de ip diferente 192.168.0.1. Existe alguma forma de eu acessá-lo sem trocar o ip dele para o da minha rede? Tipo fazer alguma rota, nao sei.
Acredito que seja possível fazendo roteamento entre vlan's.

Concordo com o @Paulao.

10Gb/s utp ou sfp+ ? se for sfp+ usa DAC ou fibra ? por acaso usa este aqui: https://mikrotik.com/product/crs305_1g_4s_in

10Gb/s utp ou sfp+ ? se for sfp+ usa DAC ou fibra ? por acaso usa este aqui: https://mikrotik.com/product/crs305_1g_4s_in

É 10Gbps usando SFP+. Uso DAC para os links entre o roteador e o switch e entre o switch e o NAS (na verdade é um computador rodando Proxmox com vários HDs e algumas VMs), pois estão dentro de um mesmo rack. Já para os dois desktops, uso fibra.

O switch que uso é o CRS328 (https://mikrotik.com/product/crs328_24p_4s_rm). Ele tem 4 portas 10Gbps SFP+, além das 24 portas gigabit com PoE+.

Users who are viewing this thread

Voltar