[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos natanurso
  • Data de Início Data de Início
É 10Gbps usando SFP+. Uso DAC para os links entre o roteador e o switch e entre o switch e o NAS (na verdade é um computador rodando Proxmox com vários HDs e algumas VMs), pois estão dentro de um mesmo rack. Já para os dois desktops, uso fibra.

O switch que uso é o CRS328 (https://mikrotik.com/product/crs328_24p_4s_rm). Ele tem 4 portas 10Gbps SFP+, além das 24 portas gigabit com PoE+.
Por curiosidade, qual placa sfp+ está usando ? tenho duas ns523sfp e notei que esquentam bastante.

Estou usando a HP NC523SFP, que tem duas portas SFP+. Elas esquentam muito também, eu instalei em cada uma um cooler noctua de 6cm, preso em cima do dissipador.

Você não quis dizer NC ao invés de NS?

Se possível, poderia me explicar exatamente como? Eu já tentei e não consegui...
Adicione um ip da faixa 192.168.0.x ao RB750 e permita/adicione um nat indo para o destino 192.168.0.1 . Desta forma o RB750 poderá se comunicar diretamente com o switch e permitirá roteamento/nat dos clientes na LAN acessando o switch gerenciável.

Adicione um ip da faixa 192.168.0.x ao RB750 e permita/adicione um nat indo para o destino 192.168.0.1 . Desta forma o RB750 poderá se comunicar diretamente com o switch e permitirá roteamento/nat dos clientes na LAN acessando o switch gerenciável.
Existe algum ponto negativo em colocar o IP do switch na mesma faixa do meu dhcp?

Existe algum ponto negativo em colocar o switch na faixa de IP da minha rede?
Nenhum ponto negativo. Para evitar confusões, limite a faixa de dhcp do router ( por exemplo final 128 até 192 ) e fixe os ips nos equipamentos que achar necessário.
Exemplo: final 1 = RB750 ( gateway ); final 2 o switch gerenciavel; final 10 NAS; final 20 SmartTV1 etc ... Os smartphones pegariam ip automático no dhcp mesmo.

Nenhum ponto negativo. Para evitar confusões, limite a faixa de dhcp do router ( por exemplo final 128 até 192 ) e fixe os ips nos equipamentos que achar necessário.
Exemplo: final 1 = RB750 ( gateway ); final 2 o switch gerenciavel; final 10 NAS; final 20 SmartTV1 etc ... Os smartphones pegariam ip automático no dhcp mesmo.
Você fixa IP pela tabela arp ou pelo dhcp server?

Você fixa IP pela tabela arp ou pelo dhcp server?
Normalmente eu fixo o ip no próprio equipamento ;) ... mas óbvio na faixa fora do DHCP.
Mas já usei declarar o MAC no DHCP server, reservando o ip para equipamentos específicos.

Galera, vocês conseguem pingar em v6 para algum domínio a partir do terminal do mikrotik? Já destinei um bloco de V6 em IPV6>Adresss List para a ether1 que é a minha Wan, mas o mikrotik simplesmente ignora v6 na wan. Os hosts navegam em v6 normalmente, então não sei se essa é uma limitação do próprio routerOS ou se estou fazendo alguma coisa errada.

Existe algum ponto negativo em colocar o IP do switch na mesma faixa do meu dhcp?

Eu ia sugerir a mesma coisa, é mais fácil colocar o switch na mesma faixa do Mikrotik do que ficar criando rota estática pra lá e pra cá só pra chegar na gerência dele.

Mas não é nada muito complexo, para acessar a gerência do meu HGU da VIVO que está em bridge tive que fazer algo similar.

Galera, vocês conseguem pingar em v6 para algum domínio a partir do terminal do mikrotik? Já destinei um bloco de V6 em IPV6>Adresss List para a ether1 que é a minha Wan, mas o mikrotik simplesmente ignora v6 na wan. Os hosts navegam em v6 normalmente, então não sei se essa é uma limitação do próprio routerOS ou se estou fazendo alguma coisa errada.
Aqui só consigo declarando o endereço v6 ao invés de usar url/domínio mas não é algo que me incomode pois nos dispositivos atrás dele tá tudo 100%.

Aqui só consigo declarando o endereço v6 ao invés de usar url/domínio mas não é algo que me incomode pois nos dispositivos atrás dele tá tudo 100%.
Pô Neo, obrigado! Pingando ip vai de boa, mas por que será que domínio/url não funciona, alguma ideia? Também não é nada que me atrapalhe, mas fiquei intrigado com isso pelo fato do Wissam ter dito em um dos seus vídeos que Mikrotik não recebe ipv6 na wan por ser uma limitação do próprio RouterOS.

Eu ia sugerir a mesma coisa, é mais fácil colocar o switch na mesma faixa do Mikrotik do que ficar criando rota estática pra lá e pra cá só pra chegar na gerência dele.

Mas não é nada muito complexo, para acessar a gerência do meu HGU da VIVO que está em bridge tive que fazer algo similar.

Como vc colocou a rota? Eu n consegui pra aprender

Acabei de comprar um Edgerouter X, com cupom ficou menos de 380 reais. Achei ele mais amigável para configurar que o MikroTik. Vou manter o AC68U como Access Point Wi-Fi por enquanto, e mais tarde planejo comprar um NanoHD.

Minha internet é ilimitada, até 1gb down/up, mas jamais usei tudo isso, seja por limitação de servidor ou até mesmo do provedor. Diria que o normal é usar uns 400/500 no máximo no cenário real mesmo.

Inclusive tô pensando em voltar pro plano 300/300, pra poupar essa diferença kkkk

Última edição:
Gente bom dia. Me ajudem pelo.amor de deus.

Meu problema é o seguinte tenho uma rb 750 e um link da net claro de 50 megas,possuo no pppoe cliente cerca de 10 pessoas, porém tenho outro link de internet de 20 megas porém é muito pouco,agora vem o.problema quando eu uso o.link de 20mb funciona de Boa com as 10 pessoas agora quando eu uso os 50 mbps da net Virtua claro fica lento não navega simplesmente cai porém se eu deixar apenas 1 pessoa no pppoe ele navega de Boa se eu.libero os 10 ele fica lento ou nem nevagema da sem acesso. Alguém pode..me ajudar dar uma luz estou a 2 dias assim agradeço desde já.
Como está ligado o link da net no RB? Bridge?
Chuto que é excesso de número de conexões e a claro abriu o bico.

Acabei de comprar um Edgerouter X, com cupom ficou menos de 380 reais. Achei ele mais amigável para configurar que o MikroTik. Vou manter o AC68U como Access Point Wi-Fi por enquanto, e mais tarde planejo comprar um NanoHD.

Minha internet é ilimitada, até 1gb down/up, mas jamais usei tudo isso, seja por limitação de servidor ou até mesmo do provedor. Diria que o normal é usar uns 400/500 no máximo no cenário real mesmo.

Inclusive tô pensando em voltar pro plano 300/300, pra poupar essa diferença kkkk
Aguarde os UniFi 6, trarão bem mais tecnologia e performance pelo mesmo preço do NanoHD (estou aguardando lançar o UniFi 6 LR) hehe
MU-MIMO, OFDM, OFDMA, Beam Forming... Vai ser do caradjo. hehe
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gente bom dia. Me ajudem pelo.amor de deus.

Meu problema é o seguinte tenho uma rb 750 e um link da net claro de 50 megas,possuo no pppoe cliente cerca de 10 pessoas, porém tenho outro link de internet de 20 megas porém é muito pouco,agora vem o.problema quando eu uso o.link de 20mb funciona de Boa com as 10 pessoas agora quando eu uso os 50 mbps da net Virtua claro fica lento não navega simplesmente cai porém se eu deixar apenas 1 pessoa no pppoe ele navega de Boa se eu.libero os 10 ele fica lento ou nem nevagema da sem acesso. Alguém pode..me ajudar dar uma luz estou a 2 dias assim agradeço desde já.
Poderia explicar melhor, amigo? Aqui tenho mais de 36 dispositivos na minha rede e não tenho nenhum problema como esse. (inclusive alguns PPPoE)

Aguarde os UniFi 6, trarão bem mais tecnologia e performance pelo mesmo preço do NanoHD (estou aguardando lançar o UniFi 6 LR) hehe
MU-MIMO, OFDM, OFDMA, Beam Forming... Vai ser do caradjo. hehe

Poderia explicar melhor, amigo? Aqui tenho mais de 36 dispositivos na minha rede e não tenho nenhum problema como esse. (inclusive alguns PPPoE)
No caso seria ofdm e ofdma apenas o resto ja tem haha.

eu tenho na minha rb 450g errei a rb aqui tenho 20 clientes todos no pppoe e tenho um link de 20 megas de uma empresa de fibra optica aqui todos esses clientes estao com 1 mega contratado pois bem funcionam todos normal nesse link dessa operadora. porém quero migrar todos para 20 megas cada o que daria 400 megas no total. contratei a claro net aqui na empresa com link de 500 megas via hfc. porém ao intruduzir esse link da net na rede ele derruba o sinal ou seja nao funciona nada nao abre nada de pagina e ou fica lento a internet. porem se eu voltar o link antigo ele funciona normal. eu repari em 1 coisa tambem, eu fiz teste sem os clientes (sim derrubei todos para manutencao que nao faco a 2 anos) eu fiz esse teste direto do modem da claro net ele funciona os 510 megas porem quando eu coloco na rb 450g ele nao passa o link a 150 megas. as vezes ele diminui e todas as portas tanto do modem quanto da rb sao gigas. a rb é nova eu fiz teste com outra rb 3011 e fica a memsa coisa será que a net claro esta com algum bloqueio de quantidades de usuarios ou velociade??

1- o link esta estava em bridge porém, retornei modo router.
2-tenho 20 clientes no pppoe na rb 450g inclusive errei nome da rb nao é 750 e sim 450g além disso nao passa mais dde 500mb nao sei o pq. no maximo que fiz teste dentro da rb que chegou foi 150 Mbs detalhe tanto a rb quanto o mode da claro net é gigas e nao passa mais de 150Mbs nao sei o porque. nao consigo uma solucao estou com 2 links e nao quero ficar pagando 2 links sendo que atualmente estou com de 20mbs e ja esta saturado aqui com tanta gente navegando kkk. por isso pedi de 500mbs da net claro.

antigamente 2019 eu nao tinha esses problema eu tinha 240mb deles e eu tinha menos clientes cerca de 10 e rodava lisinho na rb 450g porém entrou 2020 e foi aumentando esses clientes e hoje chegou em 20 em breve se deus quiser vai aumentar mais, esses problemas de lentidao e de nao abrir paginas e ou ficar lento comecou ano passado em marco foi dai que deu essa decisao de partir para uma empreasa local de link semidedicado de 20mbs que me atende super bem até hoje porem, minha demanda aumentou e a net lancou 500mbs que iria me ajudar e sobrar para fazer com eu quiser dai só que me arrependi de colocar por que fica a memsa coisa igual ano passado, achei que ela tinha mudado a rede e melhorado apos o lancamento da nova velocaidade. enfim nao consigo uma solucao e atualmente estou pagando 2 links. que esta me custando caro, e esta no link antigo o pessoal e nao consigo memso a solucao se alguem me der essa luz imensa fico grato por isso.
Bom vamos lá uma RB450g, dependendo das regras configuradas nela, não vai dar conta de 500Mb de jeito nenhum!
Você disse que não passa dos 150Mb na RB450g, isso com apenas você testando ou todo mundo nela?

Bom são muitas variáveis, você tem um provedor, está querendo aumentar e já começa errando, saindo de um suposto link "semidedicado"(?) de 20mb para uma conexão residência da claro.
Meu conselho é primeiro lugar fazer um estudo de viabilidade, ver se esse negocio tem futuro. Entendo que se você contratou a claro, é porque tem na sua cidade então porque iriam assinar com você ao invés da claro?
Enfim, se você acha que tem futuro, arruma uma consultoria e faz um curso de redes se realmente deseja levar para frente a ideia de provedor e crescer.

Users who are viewing this thread

Voltar