Galera, vou dar o meu depoimento aqui. Tem a ver tanto com o “Acer RG241Y”, como quanto o “LG 24GL-600F”. No fim, também vou disponibilizar o porquê comprei o LG e um resumo dos pontos relatados.
*Alerta de textão*
Montei meu setup no começo de dezembro, já meio desanimado por saber que pagaria uns 30-35%+ no total do que no ano passado, pela mesma config, por causa da desvalorização do real, da alta demanda, e falta de oferta ocasionadas pela pandemia.
Sobrou somente 1000 reais para eu comprar o monitor de alta taxa de resolução. Agora, assim... se você monta um setup gamer pra jogar jogo competitivo, o monitor é o mais importante; é por meio dele que o seu setup irá se manifestar.
É aí que entra o Acer. Um amigo me indicou na BlackFriday. Porém, estava em torno de 1170. Eu realmente não tinha esses 170 reais a mais. Esperei. No começo de dezembro, apareceu o LG na Magazine Luiza, conta ouro, por 1030 (e depois ainda baixou para 970!!!). Comprei. Definitivamente, é um dos melhores custo-benefício do mercado. De uma marca super conhecida e respeitada (lembrem-se que a Samsung e a LG fazem telas para a Apple, para os iPhones).
O meu review: me apaixonei completamente pelo monitor. As pessoas falam muito mal sobre o painel TN. Mas ele evoluiu com os anos. Para vocês terem uma noção, a qualidade de imagem dele é bem melhor que o de uma SmartTV HD com painel VA da Samsung, que usei alguns dias no setup para jogar. Gosto do brilho, contraste; só a saturação nativa que pode ser ajustada, dependendo do game que você for jogar. Acreditem, podem existir painéis “ips” piores que alguns “tns”, dependendo da qualidade de cada um. Não é só escolher pelo “nome” e “tipo”.
Voltando ao ponto: no primeiro dia de uso, apareceu uma faixa vertical azul, no quadrante direito do monitor. Ela era bem fina, mas aumentava conforme aumentava a taxa de atualização; ou seja, em 60hz era quase imperceptível, mas em 144 era mais expressiva.
Fiquei muito frustrado. Gostei tanto do monitor, do design, do brilho, que me recusei a acreditar que seria um defeito. Comprei um cabo “displayport”, uma vez que o monitor não vem com um e muita gente por aí fala que HDMI não é estável para 144hz+. Talvez poderia ser isso. O que não é verdade. Os HDMIs também evoluem. HDMI 1.0 não é a mesma coisa que o HDMI 2.0 ou 2.1. O nome é o mesmo. Mas as “features” e a capacidade de transmissão de dados, não.
Para a minha decepção, por mais que com o cabo DP o monitor tenha ficado EXPRESSIVAMENTE mais rápido, a linha ainda continuou. Pesquisei extensivamente sobre o defeito, e achei alguns problemas semelhantes em monitores de várias marcas. Acreditem, eu pesquiso muito. Pesquisei tanto na "Amazon Global”, como no site da LG. Achei só uns 3 problemas dessa linha. Então, me pareceu falta de sorte do que um defeito da marca ou da linha. Só na Amazon, há mais de 1000 ratings. Por fim, antes de mandar para o RMA, criei um post no fórum da LG Global, e me aconselharam a enviar para a assistência mesmo.
Minha experiência com a assistência técnica da LG: melhor do que o imaginável. Sério. Todo mundo lá responde, tratam super bem. Peguei o monitor e o levei em uma autorizada, que na hora constatou a linha e fez um laudo, apontando que o monitor não tinha nenhuma avaria e relatando o defeito. A partir daí, o acompanhamento é através de uma ordem de serviço. Eles atualizam o status. A partir daí, o acompanhamento é através de uma ordem de serviço. Eles atualizam o status.
Hoje recebi o monitor novo e, até agora, nenhum defeito: sem faixa vertical azul ou qualquer “deadpixel”. Antes de mandar para o RMA, pesquisei sobre experiências de outras pessoas com a assistência da LG e me parece que eles realmente dão importância para o cliente e para resolução do seu problema. Ao meu ver, esse é um ponto muito forte em favor de uma marca e me encorajou a acionar a assistência tranquilo.
Então, resumindo:
- A LG tem um excelente painel TN;
- A assistência da LG é muito confiável e recomendável. Você provavelmente não vai ficar na mão;
- Eles oferecem acordo de troca ou de reembolso caso constatado algum defeito;
- Estou super feliz e satisfeito com o novo “LG-24GL-600f” que eles me enviaram. Sério, sou apaixonado por esse monitor;
- Usem cabo “DisplayPort” ao invés de HDMI. Sério, tentem isso;
- Tanto o Acer como o LG custam cerca de 180 dólares nos EUA (podem prucrar). Só que você pode encontrar o LG muito mais barato em reais, porque eles o produzem aqui no Brasil. Por exemplo, os meus foram produzidos em Taubaté-SP.