Eu consegui ativar o hdr no Doom Eternal, mas sinceramente achei que piorou a imagem. As cores ficaram bem estouradas.Vocês chegaram a testar o HDR do monitor?
Eu habilitei o HDR no menu do monitor, habilitei no windows tb mas quando testo algum video no youtube ele nao reproduz em HDR. Tem alguma opção a mais que devo me atentar pra funcionar?
Valeu pela excelente análise! Realmente é uma pena essa calibração ruim de fábrica. Eu fiz a minha usando como base algumas configurações postadas aqui anteriormente e o resto no olho mesmo e já notei uma melhora absurda. Com um calibrador propriamente dito o resultado deve ser ainda melhor (pena que acaba sendo muito caro pra quem não tem necessidade de trabalho pra isso). Uma pergunta: tu ativou os 10bits/120hz pelo HDMI 2.0 ou o DP 1.2?Meu monitor 27" IPS chegou hoje e por enquanto tudo rodando conforme esperado.
120Hz a 10bits com G-sync ativado via Display Port.
Antes de tudo apenas para reforçar: o suporte dele é uma porcaria, precisa de uma área bem grande na mesa. Vem com uma borrachinha colada com adesivo na ponta dos pés mas que sai fácil, cuidado.
Não encontrei nenhum dead pixel. O vazamento de luz é melhor que o esperado para um painel IPS. Soltei um pouquinho os parafusos de baixo e um dos parafusos melhorou um ponto de vazamento de luz, que sumiu. Os outros parafusos nada fizeram.
As fotos abaixo tentam mostrar os pequenos vazamentos antes e depois de desapertar o parafuso. As 4 quinas da tela aparecem mais claras na foto, mas nao sao vazamentos, são reflexos do LCD por conta da angulação da câmera. PS tem um calibrador pendurado bem no meio da tela:
![]()
Tenho um outro monitor aqui que uso para fotografia consagrado já a muitos anos como um monitor excelente para edição de fotos e o vazamento de luz do Ozone é menor que o dele (mas ambos muito baixos). Essa é uma foto dos meus dois monitores e uma TV 4K basicona juntos com uma imagem 100% preta. A foto está escura representando o que se vê na realidade mesmo (se eu aumentasse o tempo de exposição os vazamentos iriam aparecer falsamente maiores):
![]()
Rodei um check com o calibrador no monitor conforme recebido e a calibração que vem de fábrica nele realmente não é nada perto de bom, mas após a calibração ficou excelente:
![]()
Comparando o espaço de cor com meu Dell U2715H:
![]()
Esses valores são excepcionais para um monitor próprio para fotografia, e mais incríveis ainda quando presentes num monitor gamer, e surrealmente inacreditável pelo preço do pacote completo, considerando QHD, IPS 1ms, 144Hz, 10 bits, G-sync/Freesync e uma pitada de HDR de brinde.
Inicialmente eu buscava apenas um monitor full HD 144Hz para rodar alguns jogos enquanto manteria meu Dell como monitor principal, mas acabei levando um monitor bem melhor que ele. O Ozone já virou meu monitor principal mesmo para edição de fotos, nunca tinha mexido em monitores com mais de 60Hz e a sensação dos 120Hz é realmente muito boa. Quando vi as specs/preço desse monitor pareceu bom demais para ser verdade mas ele realmente está entregando tudo que foi prometido à primeira vista.
PS: Deixo abaixo um report completo de um segundo check no calibrador, o delta E parece muito melhor que no review dos gringos. Calibrei em 6500K, vou tentar calibrar novamente depois na temperatura de cor nativa dele para ver se melhora o Gamut):
![]()
![]()
![]()
Vocês chegaram a testar o HDR do monitor?
Eu habilitei o HDR no menu do monitor, habilitei no windows tb mas quando testo algum video no youtube ele nao reproduz em HDR. Tem alguma opção a mais que devo me atentar pra funcionar?
Eu consegui ativar o hdr no Doom Eternal, mas sinceramente achei que piorou a imagem. As cores ficaram bem estouradas.
Estou vendo se tem atualização de firmware primeiro, procurei no site da ozone, mas não achei, alguém sabe de alguma coisa?
Uma pergunta: tu ativou os 10bits/120hz pelo HDMI 2.0 ou o DP 1.2?
Por algum motivo pra mim só aparece opção de 8bits nas configurações da Nvidia. Estou usando uma RTX 2080S modelo EX da Galax e o display port que veio junto com o monitor. Sabe de algo que pode estar impossibilitando?Pelo Display Port, por conta do G-sync que só funciona via DP. Nao cheguei a testar nada com HDMI.
Por algum motivo pra mim só aparece opção de 8bits nas configurações da Nvidia. Estou usando uma RTX 2080S modelo EX da Galax e o display port que veio junto com o monitor. Sabe de algo que pode estar impossibilitando?
Pra VGA AMD, usa o HDMI pro freesync? No HDMI pega 144hz?
Entendi, mas da pra ter ambos os drivers (games e studio) instalados ao mesmo tempo sem causar nenhum problema? Sou bem leigo no assunto, só usei os game ready até então.Eu sei que até uns tempos atrás só dava pra usar 10 bits nas placas de video Quadro pra workstations (as gamers não tinham suporte), mas aí passaram a suportar 10 bits nas geforce apenas com o driver versão estúdio (a Nvidia tem duas linhas de drivers: a game ready e a studio). Não sei se hoje em dia as game ready já suportam 10 bits, mas baixa o driver versão studio e veja se aparece o 10 bits como opção, aqui eu baixei o e instalei o studio antes do monitor chegar então nao vi com o driver game ready.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
HDMI funciona Freesync, é pra pegar 144Hz sim.
Entendi, mas da pra ter ambos os drivers (games e studio) instalados ao mesmo tempo sem causar nenhum problema? Sou bem leigo no assunto, só usei os game ready até então.
Muito obrigado pelo esclarecimento! Eu cheguei a instalar o driver studio e mesmo assim nada de 10 bits. O que eu acho estranho é que quando eu clico na opção 8 bits o drop down menu chega a abrir, mas não tem nenhuma outra opção. Caso eu tente fazer isso com o meu outro monitor (um aoc hero) que é apenas 8 bits, a opção de profundidade de cores sequer é modificável (fica cinza). Já estou bem satisfeito com o visual das cores em 8 bits mesmo, eu só queria testar os 10 bits porque é algo que eu nunca vi e a maioria dos jogos em quad hd não ultrapassa 120fps então a menor taxa de atualização não faria muita diferença.Não, tem que escolher um. Mas apesar que achei esse link aqui em baixo falando que os game ready tb ja suportam. As informações sao bem escassas na verdade, acho que vc pode instalar o driver e se nao der certo voltar pro game ready só pra se certificar que o problema é esse. Mas se o link estiver correto, parece que é outra coisa então.
"30-Bit Color Support
First introduced in our Studio Driver in July, our new Game Ready Driver adds support for 30-bit color across all product lines, including GeForce and TITAN"
![]()
Gamescom Game Ready Driver Improves Performance By Up To 23%, And Brings New Ultra-Low Latency, Integer Scaling and Image Sharpening Features
Apex Legends, Battlefield V, Forza Horizon 4, Strange Brigade and World War Z now run even faster, retro and pixel games look better with Integer Scaling, modern games look sharper with NVIDIA Freestyle, and input responsiveness can be improved with our new low latency modes.www.nvidia.com
Muito obrigado pelo esclarecimento! Eu cheguei a instalar o driver studio e mesmo assim nada de 10 bits. O que eu acho estranho é que quando eu clico na opção 8 bits o drop down menu chega a abrir, mas não tem nenhuma outra opção. Caso eu tente fazer isso com o meu outro monitor (um aoc hero) que é apenas 8 bits, a opção de profundidade de cores sequer é modificável (fica cinza). Já estou bem satisfeito com o visual das cores em 8 bits mesmo, eu só queria testar os 10 bits porque é algo que eu nunca vi e a maioria dos jogos em quad hd não ultrapassa 120fps então a menor taxa de atualização não faria muita diferença.
Também não aparece a splash screen da bios pra mim aqui, pra acessar eu preciso segurar shift e em reiniciar e depois ir nas opções avançadas de inicialização pra acessar o UEFI. O que por si só é apenas meio inconveniente, mas caso ocorra algum problema no pc e precise acessar a bios antes da entrada do usuário, daí vira um problema sério. Pra quem pensa em adquirir ele como monitor único é algo a se levar em consideração.Encontrei um bug com este monitor: quando conectado via DP não mostra o splash screen da bios aqui pra mim (e parece que não é só com esse monitor mas alguns outros tb se procurarem no google).
Eu estava tentando entrar na bios sem nenhum sucesso, e somente quando desconectei o monitor a splash screen voltou a aparecer na inicialização no meu outro monitor. Mesmo sendo monitor secundário parece que de alguma forma ele bloqueia o acesso na inicialização à bios quando conectado (via DP). Troquei as portas DP da VGA para ver se era a saída da placa de vídeo e o problema persistiu.
Não testei via HDMI para ver se resolve, testem por aí para não ter surpresas desagradáveis se este for seu único monitor. Mas com ele conectado não consegui acesso à bios. Como tenho outro monitor para mim é tranquilo.
Bem estranho, não sei o que pode estar acontecendo. Os 10bits precisam ser suportados pelo programa também, não é uma coisa puramente nativa do monitor. Se o monitor estiver setado em 10 bits mas o software não for programado para esse padrão de cor não vai mudar nada mesmo. Mais programas de edição como photoshop se beneficiam bem mesmo, quem for focado em jogo ficar em 144Hz é mais negócio.
Encontrei um bug com este monitor: quando conectado via DP não mostra o splash screen da bios aqui pra mim (e parece que não é só com esse monitor mas alguns outros tb se procurarem no google).
Eu estava tentando entrar na bios sem nenhum sucesso, e somente quando desconectei o monitor a splash screen voltou a aparecer na inicialização no meu outro monitor. Mesmo sendo monitor secundário parece que de alguma forma ele bloqueia o acesso na inicialização à bios quando conectado (via DP). Troquei as portas DP da VGA para ver se era a saída da placa de vídeo e o problema persistiu.
Não testei via HDMI para ver se resolve, testem por aí para não ter surpresas desagradáveis se este for seu único monitor. Mas com ele conectado não consegui acesso à bios. Como tenho outro monitor para mim é tranquilo.
Bem estranho, não sei o que pode estar acontecendo. Os 10bits precisam ser suportados pelo programa também, não é uma coisa puramente nativa do monitor. Se o monitor estiver setado em 10 bits mas o software não for programado para esse padrão de cor não vai mudar nada mesmo. Mais programas de edição como photoshop se beneficiam bem mesmo, quem for focado em jogo ficar em 144Hz é mais negócio.
Eu conecto via dp, e sempre vejo o splash screen da bios normalmente.
Minha mobo é asus x570 tuf.
Seu monitor é o 27" IPS? Mobo identica aqui, Asus X570 TUF Gaming Plus Wifi + 3900X
é o mesmo monitor, mas a mobo e´a versão sem wifi + 3700x.
vc ta na última bios? É bom tentar verficar as configurações lá no boot, pois pode ter algo que está dando isso pra vc.
ps. eu estou há menos de 1 semana com o monitor.
Pior que não estou na última bios, parei na 25xx alguma coisa. Depois de sucessivos relatos de uma galera nao conseguindo ativar o xmp/docp da RAM e FCLK nas novas Bios resolvi nao arriscar. Aqui sempre funcionou tudo bem redondo.
Agora essa bios 3001 parece que está realmente estável, mas sempre aparece um ou outro com crashs aleatórios. Pelo que vi atualizar a bios sem formatar o Windows pode trazer alguns problemas escondidos de estabilidade dependendo das alterações, não sei se procede. Confesso que estou morrendo de vontade de atualizar a bios e o driver do chipset, mas com preguiça de fazer uma instalação limpa de novo.
Qual a sua versão bios?
já está na 3000 alguma coisa. E não precisa formatar windows não. Eu sempre atualizo, praticamente todo mes.
eu editei minha minha mensagem anterior, vc tem só freesync habilitado.
ps. um detalhe pequeno que não gostei é da luz traseira do monitor... Eu até consigo desligar, mas quando o pc reinicia, a luz traseira volta junto...
Como está a frequencia das suas rams aí?
Consegui comprar um desses monitores 1440p 144hz em uma promoção relampago ontem na loja que explode por 2.2k.
Vi que todo mundo reclama da base horrivel que vem, alguem sabe as dimensoes que essa base ocupa?
Muito obrigado pelas dimensões!É um tripé que ocupa uma área de 41cm (distância entre os dois pés frontais) x 27cm (distância da linha entre os pés frontais até o pé traseiro) mais ou menos
![]()