AMD está seguindo o cronograma que ela montou, nele CPU é a prioridade. O que existe hoje é o investimento de anos atrás. Assim vai demorar para a divisão de GPU (desktop) mostrar um avanço. Isso se o foco da AMD for esse mesmo, somente a Lisa Su pode decidir.
AMD vai investir onde o dinheiro está, ainda tem uma dívida de 1 bilhão para pagar.
Seguindo o passado, Navi só precisa de um corte no preço e a opinião do pessoal muda rápido. Lembro que em 2016 quando a Polaris foi lançada a placa era considerada uma b**** por muitos. Nós compramos RX 470/480 e lembro que a maioria recomendava uma GTX 1060 3GB ao invés da RX 470 4GB.
Hoje a RX 570 (que é uma RX 470 com OC) é popular sendo vendida na faixa de 600 reais. Agora a placa é ótima e vale a pena. Nesse valor o pessoal esqueceu que a placa é da AMD e que consome mais. Até hater da AMD está comprando
É até estranho ler tópico com dúvidas que nós tínhamos em 2016 sobre a Polaris (undervolting e afins). Segundo rumores RX 5600 (XT) deve chegar para completar a linha. Resta esperar.
Não foge daquilo que o criador da Anandtech (Anand Shimpi) sempre comentava: "There are no bad products, only bad prices.", ou seja, grosso modo "Não existe produto ruim, somente preço ruim.".
AMD tem como reduzir o valor da RX 5700 (XT) quando equilibrar produção/demanda e o processo refinar. Isso pode acontecer rápido dependendo da TSMC.
Minha RX 480 ainda ta usável, joguei RE 2: Remake em QHD com as opções gráficas tudo no Alto ou Altíssimo, média de 70 FPS, até fim do ano pretende trocar a placa pra poder ter mais fps ou mais qualidade e por isso to de olho na RX 5700 XT