Calma rapaz, o pesado de calcular RTRT (real time ray tracing) é o BVHT, e não porque é pesado ou complexo (as GPUs de hoje em dia são fortes o suficiente para empurrar isso com os braços nas costas), mas sim porque ele é um conjunto de dois tipos de operações com muitas dependências, o SISD e MISD. Falando em português, o BVHT gera muitas dependências e isso faz com que ele não seja paralelizável, reduzindo sua execução a um grupo muito pequeno de unidades computacionais simultâneas, que é o fraco das GPUs, onde o propósito é ter milhares de núcleos simples que executam uma tarefa em paralelo.como se as placas nao tem hardware dedicado a ray tracing????
A AMD nao faz milagres, eles pensam em usar as partes ociosas da gpu pra calcular RT, mas isso ja flopa logo de cara, o peso dos calculos do RT é alto demais pra uma GPU poder calcular apenas com suas partes "ociosas", nem ferrando...a AMD ta é com um abacaxi denovo isso sim!!!! kkkk
É justamente por isso que RT via software roda muito bem nas Vega: O GCN tem problemas de núcleos ociosos, e eles é que irão trabalhar no RT ao invés de ficar fazendo no-op o tempo todo, aumentando a utilização da placa enquanto evita-se a queda de desempenho. Quando a quantidade de RT numa cena for maior do que a quantidade de dados a serem calculados, o scheduler (agendador) dará prioridade ao RTRT e ai o desempenho começará a denegrir, mas num ritmo pequeno (ordem logarítmica). Vale lembrar que o cálculo de RTRT é de grandezas mistas: FP16, FP32 e INT32. As Vegas, via RPM (rapid packed math), conseguem fazer 2xFP16 no mesmo tempo que 1xFP32, mas não faz distinção de Int e Float, então também faz 1xINT32 no mesmo tempo que 1xFP32, ou seja, ela tem capacidade suficiente para fazer RTRT até certo ponto perdendo bem pouco desempenho em relação a Pascal, por exemplo. Só uma adição: As Polaris não têm RPM, então serão lentas com RTRT via software, mesmo tendo uma unidade computacional forte, e claro, a ausência do HBM dificulta muito a vida de se fazer RTRT.
As Navi, por outro lado, têm uma unidade computacional muito mais balanceada, reduzindo a quantidade de núcleos ociosos e logo perdendo desempenho de forma mais rápida caso tente fazer RTRT via software, e é justamente por isso que a segunda geração RDNA terá um hardware próprio para ajudar nisso, mas de uma forma diferente da implementada pela NVIDIA. Aliás... alguém já explicou como funciona o RT da NVIDIA? Não vi um tópico dedicado à uArch Turing por aqui, acho que seria uma boa ter para explicar esses detalhes que só sites americanos abordaram.
Some a isso que eu disse o fato da implementação ser híbrida, facilitando a vida dos DEVs na hora de explorar RTRT na RDNA. Uma lidinha rápida na patente e já dá para se ter ideia da forma de funcionamento e os ganhos dessa abordagem frente a da NVIDIA (full-hw). Caso queiram posso deixar um resumo da patente por aqui, mas o bom mesmo é que leiam e entendam por conta própriaO dayllann explicou como vai ser a implementação RT da AMD, veja lá:
O RT virá nas Navi via coprocessador, um acelerador por fora da unidade funcional da GPU mas no mesmo silício, tornando assim possível rodar RT das low-end às high-end. O RDNA tem uma estrutura diferenciada para permitir acesso direto a memória e caches, que é fundamental para o BVH, e os consoles da nova geração chegarão em 2020 (ao menos da M$ é certeza) com RT e o roadmap da AMD mostra que nesse mesmo ano sairá o RDNA2 com RT via hardware![]()
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https://www.techpowerup.com/256975/amd-patent-shines-raytraced-light-on-post-navi-plans
O problema todo das Navi se resume aos preços mesmo, o desempenho e consumo estão muito bons se formos olhar para a linha da AMD, o salto em relação à Vega foi dentro do que eu esperava, tanto em desempenho quanto em consumo. O que me surpreendeu mesmo foi a mudança "esquisita" que se deu na uArch, esperava por mudanças lá mas não naquela magnitude.A 2070 vai sair de linha sendo substituida pela 2060 super que tem praticamente a mesma performance. A 2060 super por 400 dólares tá uma delicia. Mesma coisa a 2080. Vai sair de linha sendo substituida substituida pela 2070 super com performance idêntica.
As placas vão todas desvalorizar pq na pratica oq houve Foi só um rebrand de Chips identicos aos que ja existiam, mas com cortes de 100 dolares. Se for vender, vende logo antes que deavalorize, mas na pratica sua 2080 virou uma 2070 super, o chip é o mesmo e specs quase idênticos.
E a amd flopou 3x! Não esqueça da Vega 64 de 14nm que foi um enorme fiasco.
Não tem jeito, amd vai ter que cortar o preço. Mas como dessa vez não é memoria hbm, acho que uma produção grande vai ser viável mais barato. Não tem jeito, pra 5700xt vender, tem que ser posicionada pra competir com a 2060 super. E mesmo em 400 dolares, Mesmo sendo um pouquinho mais rapida, fica uma escolha dificil por não ter rtx, e consumir mais. A margem de over deve ser menor também.
Difícil é a amd admitir a derrota e precificar um lançamento dela como budget. Acho que por preço de 2060 normal, daria pra considerar a 5700xt. Mas por 400 dólares vou de super 2060 sem nem titubear.
A NVIDIA tirou as RTX 2070 e 2080 de linha com a chegada das Super de propósito:
- Primeiro para a 5700XT não poder mais usar o motivo de ganhar da RTX2070 como vantagem, essa placa não existe mais, seria o mesmo que dizer que a 5700XT ganha da GTX 1080Ti, agora é uma placa que não se fabrica mais e, portanto, não válida para comparações. Se a AMD usar a RTX 2060S como novo patamar de comparação, ficará forçado no quesito preço (CxB), e se ela usar a 2070S irá perder. Como a AMD promoverá a 5700XT agora, no preço pedido? Não sei, mas ela precisa pensar rápido pois a RTX 2080 também sai de linha, e ai a Radeon VII também entra nesse mesmo questionamento existencialista xD
- Segundo porque essas Super não são em 12nm da TSMC, são em 11nm ou 14nm da Samsung. Isso irá baratear um pouco a produção, mas o maior corte de gasto mesmo vai vir na linha de produção, que agora terá bem menos chips sendo utilizados (TU-104 em 80% dos casos). Assim como você Sephirotic, acredito que a 2060 comum vir com 6GB de VRAM foi proposital, já se tinham planos de ter uma versão em 8GB, a NVIDIA só queria ver o que a AMD mostraria para colocar ela no mercado.
Não duvido nada que a intenção da NVIDIA era deixar todas essas RTX no mercado, mas preferiu tirar as comuns de linha (exceto a 2060 de 6GB) pelos motivos que citei acima. Se a AMD pensava em vir com uma RX 5800 PRO/XT para brigar com a RTX 2080 e chegar na 2080 Ti, melhor pensar duas vezes pois o patamar subiu, a 2080 simples saiu de linha e a Super ficará no lugar dela, e se brincar a NVIDIA tem uma RTX 2080 Ti Super guardada por precaução (RTX titan é o topo e tem muito desempenho entre ela e a 2080ti sobrando).
O que a AMD fará eu não sei, se ela reduzir os preços seria ótimo mas eu quero mesmo é saber das RX 5600, que é até onde meu orçamento pode me levar xD
PS: Já tem fabricante divulgando suas placas para o dia do lançamento:
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Edit: Descobertas do Komachi:
- Existiu a RX 490, mas a AMD desistiu e chamou ela de Vega. O motivo, aparentemente, é que só iria existir um modelo com 56CUs, mas a AMD decidiu adicionar mais um modelo e mudou o nome para Vega para facilitar a distinção de categoria (mid vs high, gddr5 vs hbm). No caso, a Vega10 seria a RX 490. Isso explica porque a RX 590 existe mas a 490 não.
- A RX 5700 era chamada de RX 5700 PRO, mas a AMD desistiu e removeu o sufixo. O motivo, aparentemente, é que um PRO no nome faria a maioria pensar que se trata de uma placa voltada ao ramo profissional. Apenas os da velha guarda entenderiam a verdadeira referência ao PRO, e por isso foi abolido.
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