[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

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como se as placas nao tem hardware dedicado a ray tracing????
A AMD nao faz milagres, eles pensam em usar as partes ociosas da gpu pra calcular RT, mas isso ja flopa logo de cara, o peso dos calculos do RT é alto demais pra uma GPU poder calcular apenas com suas partes "ociosas", nem ferrando...a AMD ta é com um abacaxi denovo isso sim!!!! kkkk
Calma rapaz, o pesado de calcular RTRT (real time ray tracing) é o BVHT, e não porque é pesado ou complexo (as GPUs de hoje em dia são fortes o suficiente para empurrar isso com os braços nas costas), mas sim porque ele é um conjunto de dois tipos de operações com muitas dependências, o SISD e MISD. Falando em português, o BVHT gera muitas dependências e isso faz com que ele não seja paralelizável, reduzindo sua execução a um grupo muito pequeno de unidades computacionais simultâneas, que é o fraco das GPUs, onde o propósito é ter milhares de núcleos simples que executam uma tarefa em paralelo.

É justamente por isso que RT via software roda muito bem nas Vega: O GCN tem problemas de núcleos ociosos, e eles é que irão trabalhar no RT ao invés de ficar fazendo no-op o tempo todo, aumentando a utilização da placa enquanto evita-se a queda de desempenho. Quando a quantidade de RT numa cena for maior do que a quantidade de dados a serem calculados, o scheduler (agendador) dará prioridade ao RTRT e ai o desempenho começará a denegrir, mas num ritmo pequeno (ordem logarítmica). Vale lembrar que o cálculo de RTRT é de grandezas mistas: FP16, FP32 e INT32. As Vegas, via RPM (rapid packed math), conseguem fazer 2xFP16 no mesmo tempo que 1xFP32, mas não faz distinção de Int e Float, então também faz 1xINT32 no mesmo tempo que 1xFP32, ou seja, ela tem capacidade suficiente para fazer RTRT até certo ponto perdendo bem pouco desempenho em relação a Pascal, por exemplo. Só uma adição: As Polaris não têm RPM, então serão lentas com RTRT via software, mesmo tendo uma unidade computacional forte, e claro, a ausência do HBM dificulta muito a vida de se fazer RTRT.

As Navi, por outro lado, têm uma unidade computacional muito mais balanceada, reduzindo a quantidade de núcleos ociosos e logo perdendo desempenho de forma mais rápida caso tente fazer RTRT via software, e é justamente por isso que a segunda geração RDNA terá um hardware próprio para ajudar nisso, mas de uma forma diferente da implementada pela NVIDIA. Aliás... alguém já explicou como funciona o RT da NVIDIA? Não vi um tópico dedicado à uArch Turing por aqui, acho que seria uma boa ter para explicar esses detalhes que só sites americanos abordaram.


O dayllann explicou como vai ser a implementação RT da AMD, veja lá:
O RT virá nas Navi via coprocessador, um acelerador por fora da unidade funcional da GPU mas no mesmo silício, tornando assim possível rodar RT das low-end às high-end. O RDNA tem uma estrutura diferenciada para permitir acesso direto a memória e caches, que é fundamental para o BVH, e os consoles da nova geração chegarão em 2020 (ao menos da M$ é certeza) com RT e o roadmap da AMD mostra que nesse mesmo ano sairá o RDNA2 com RT via hardware :)
Some a isso que eu disse o fato da implementação ser híbrida, facilitando a vida dos DEVs na hora de explorar RTRT na RDNA. Uma lidinha rápida na patente e já dá para se ter ideia da forma de funcionamento e os ganhos dessa abordagem frente a da NVIDIA (full-hw). Caso queiram posso deixar um resumo da patente por aqui, mas o bom mesmo é que leiam e entendam por conta própria ;)
https://www.techpowerup.com/256975/amd-patent-shines-raytraced-light-on-post-navi-plans

 

A 2070 vai sair de linha sendo substituida pela 2060 super que tem praticamente a mesma performance. A 2060 super por 400 dólares tá uma delicia. Mesma coisa a 2080. Vai sair de linha sendo substituida substituida pela 2070 super com performance idêntica.

As placas vão todas desvalorizar pq na pratica oq houve Foi só um rebrand de Chips identicos aos que ja existiam, mas com cortes de 100 dolares. Se for vender, vende logo antes que deavalorize, mas na pratica sua 2080 virou uma 2070 super, o chip é o mesmo e specs quase idênticos.

E a amd flopou 3x! Não esqueça da Vega 64 de 14nm que foi um enorme fiasco.

Não tem jeito, amd vai ter que cortar o preço. Mas como dessa vez não é memoria hbm, acho que uma produção grande vai ser viável mais barato. Não tem jeito, pra 5700xt vender, tem que ser posicionada pra competir com a 2060 super. E mesmo em 400 dolares, Mesmo sendo um pouquinho mais rapida, fica uma escolha dificil por não ter rtx, e consumir mais. A margem de over deve ser menor também.

Difícil é a amd admitir a derrota e precificar um lançamento dela como budget. Acho que por preço de 2060 normal, daria pra considerar a 5700xt. Mas por 400 dólares vou de super 2060 sem nem titubear.
O problema todo das Navi se resume aos preços mesmo, o desempenho e consumo estão muito bons se formos olhar para a linha da AMD, o salto em relação à Vega foi dentro do que eu esperava, tanto em desempenho quanto em consumo. O que me surpreendeu mesmo foi a mudança "esquisita" que se deu na uArch, esperava por mudanças lá mas não naquela magnitude.

A NVIDIA tirou as RTX 2070 e 2080 de linha com a chegada das Super de propósito:
- Primeiro para a 5700XT não poder mais usar o motivo de ganhar da RTX2070 como vantagem, essa placa não existe mais, seria o mesmo que dizer que a 5700XT ganha da GTX 1080Ti, agora é uma placa que não se fabrica mais e, portanto, não válida para comparações. Se a AMD usar a RTX 2060S como novo patamar de comparação, ficará forçado no quesito preço (CxB), e se ela usar a 2070S irá perder. Como a AMD promoverá a 5700XT agora, no preço pedido? Não sei, mas ela precisa pensar rápido pois a RTX 2080 também sai de linha, e ai a Radeon VII também entra nesse mesmo questionamento existencialista xD
- Segundo porque essas Super não são em 12nm da TSMC, são em 11nm ou 14nm da Samsung. Isso irá baratear um pouco a produção, mas o maior corte de gasto mesmo vai vir na linha de produção, que agora terá bem menos chips sendo utilizados (TU-104 em 80% dos casos). Assim como você Sephirotic, acredito que a 2060 comum vir com 6GB de VRAM foi proposital, já se tinham planos de ter uma versão em 8GB, a NVIDIA só queria ver o que a AMD mostraria para colocar ela no mercado.

Não duvido nada que a intenção da NVIDIA era deixar todas essas RTX no mercado, mas preferiu tirar as comuns de linha (exceto a 2060 de 6GB) pelos motivos que citei acima. Se a AMD pensava em vir com uma RX 5800 PRO/XT para brigar com a RTX 2080 e chegar na 2080 Ti, melhor pensar duas vezes pois o patamar subiu, a 2080 simples saiu de linha e a Super ficará no lugar dela, e se brincar a NVIDIA tem uma RTX 2080 Ti Super guardada por precaução (RTX titan é o topo e tem muito desempenho entre ela e a 2080ti sobrando).

O que a AMD fará eu não sei, se ela reduzir os preços seria ótimo mas eu quero mesmo é saber das RX 5600, que é até onde meu orçamento pode me levar xD
PS: Já tem fabricante divulgando suas placas para o dia do lançamento:

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Edit: Descobertas do Komachi:
- Existiu a RX 490, mas a AMD desistiu e chamou ela de Vega. O motivo, aparentemente, é que só iria existir um modelo com 56CUs, mas a AMD decidiu adicionar mais um modelo e mudou o nome para Vega para facilitar a distinção de categoria (mid vs high, gddr5 vs hbm). No caso, a Vega10 seria a RX 490. Isso explica porque a RX 590 existe mas a 490 não.
- A RX 5700 era chamada de RX 5700 PRO, mas a AMD desistiu e removeu o sufixo. O motivo, aparentemente, é que um PRO no nome faria a maioria pensar que se trata de uma placa voltada ao ramo profissional. Apenas os da velha guarda entenderiam a verdadeira referência ao PRO, e por isso foi abolido.

 
Última edição:
Calma rapaz, o pesado de calcular RTRT (real time ray tracing) é o BVHT, e não porque é pesado ou complexo (as GPUs de hoje em dia são fortes o suficiente para empurrar isso com os braços nas costas), mas sim porque ele é um conjunto de dois tipos de operações com muitas dependências, o SISD e MISD. Falando em português, o BVHT gera muitas dependências e isso faz com que ele não seja paralelizável, reduzindo sua execução a um grupo muito pequeno de unidades computacionais simultâneas, que é o fraco das GPUs, onde o propósito é ter milhares de núcleos simples que executam uma tarefa em paralelo.

É justamente por isso que RT via software roda muito bem nas Vega: O GCN tem problemas de núcleos ociosos, e eles é que irão trabalhar no RT ao invés de ficar fazendo no-op o tempo todo, aumentando a utilização da placa enquanto evita-se a queda de desempenho. Quando a quantidade de RT numa cena for maior do que a quantidade de dados a serem calculados, o scheduler (agendador) dará prioridade ao RTRT e ai o desempenho começará a denegrir, mas num ritmo pequeno (ordem logarítmica). Vale lembrar que o cálculo de RTRT é de grandezas mistas: FP16, FP32 e INT32. As Vegas, via RPM (rapid packed math), conseguem fazer 2xFP16 no mesmo tempo que 1xFP32, mas não faz distinção de Int e Float, então também faz 1xINT32 no mesmo tempo que 1xFP32, ou seja, ela tem capacidade suficiente para fazer RTRT até certo ponto perdendo bem pouco desempenho em relação a Pascal, por exemplo. Só uma adição: As Polaris não têm RPM, então serão lentas com RTRT via software, mesmo tendo uma unidade computacional forte, e claro, a ausência do HBM dificulta muito a vida de se fazer RTRT.

As Navi, por outro lado, têm uma unidade computacional muito mais balanceada, reduzindo a quantidade de núcleos ociosos e logo perdendo desempenho de forma mais rápida caso tente fazer RTRT via software, e é justamente por isso que a segunda geração RDNA terá um hardware próprio para ajudar nisso, mas de uma forma diferente da implementada pela NVIDIA. Aliás... alguém já explicou como funciona o RT da NVIDIA? Não vi um tópico dedicado à uArch Turing por aqui, acho que seria uma boa ter para explicar esses detalhes que só sites americanos abordaram.



Some a isso que eu disse o fato da implementação ser híbrida, facilitando a vida dos DEVs na hora de explorar RTRT na RDNA. Uma lidinha rápida na patente e já dá para se ter ideia da forma de funcionamento e os ganhos dessa abordagem frente a da NVIDIA (full-hw). Caso queiram posso deixar um resumo da patente por aqui, mas o bom mesmo é que leiam e entendam por conta própria ;)
 

O problema todo das Navi se resume aos preços mesmo, o desempenho e consumo estão muito bons se formos olhar para a linha da AMD, o salto em relação à Vega foi dentro do que eu esperava, tanto em desempenho quanto em consumo. O que me surpreendeu mesmo foi a mudança "esquisita" que se deu na uArch, esperava por mudanças lá mas não naquela magnitude.

A NVIDIA tirou as RTX 2070 e 2080 de linha com a chegada das Super de propósito:
- Primeiro para a 5700XT não poder mais usar o motivo de ganhar da RTX2070 como vantagem, essa placa não existe mais, seria o mesmo que dizer que a 5700XT ganha da GTX 1080Ti, agora é uma placa que não se fabrica mais e, portanto, não válida para comparações. Se a AMD usar a RTX 2060S como novo patamar de comparação, ficará forçado no quesito preço (CxB), e se ela usar a 2070S irá perder. Como a AMD promoverá a 5700XT agora, no preço pedido?
- Segundo porque essas Super não são em 16nm, são em 12nm. Isso irá baratear um pouco a produção, mas o maior corte de gasto mesmo vai vir na linha de produção, que agora terá bem menos chips sendo utilizados (TU-104 em 80% dos casos). Assim como você Sephirotic, acredito que a 2060 comum vir com 6GB de VRAM foi proposital, já se tinham planos de ter uma versão em 8GB, a NVIDIA só queria ver o que a AMD mostraria para colocar ela no mercado.

Não duvido nada que a intenção da NVIDIA era deixar todas essas RTX no mercado, mas preferiu tirar as comuns de linha (exceto a 2060 de 6GB) pelos motivos que citei acima. Se a AMD pensava em vir com uma RX 5800 PRO/XT para brigar com a RTX 2080 e chegar na 2080 Ti, melhor pensar duas vezes pois o patamar subiu, a 2080 simples saiu de linha e a Super ficará no lugar dela, e se brincar a NVIDIA tem uma RTX 2080 Ti Super guardada por precaução (RTX titan é o topo e tem muito desempenho entre ela e a 2080ti sobrando).

O que a AMD fará eu não sei, se ela reduzir os preços seria ótimo mas eu quero mesmo é saber das RX 5600, que é até onde meu orçamento pode me levar xD
PS: Já tem fabricante divulgando suas placas para o dia do lançamento:

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Na teoria é tudo lindo, mas a Nvidia já está na prática, então AMD não provou nada ainda só slides e mais slides e bate papo... Navi tá atrasada, e já chegou apanhando sem pisar em campo.
 
Na teoria é tudo lindo, mas a Nvidia já está na prática, então AMD não provou nada ainda só slides e mais slides e bate papo... Navi tá atrasada, e já chegou apanhando sem pisar em campo.
RTRT via software tem o demo da CryTek, então não é apenas no papel (sim, sei que o tech-demo ainda não está público, mas é a única implementação funcional de RTRT via sofware que me vem na cabeça agora). E se a tudo que foi mostrado é só slide e bate-papo, como você pode afirmar que ela apanhou sem pisar em campo? Deixa ela lançar para afirmar isso.
 
Eu realmente não me aprofundei nas opiniões dos youtubers de fora, vi alguns videos somente por cima, na parte de resultados, pq tava meio corrido as coisas hoje. O humor deles serve como termômetro do desempenho das RX, pois se eles derem a entender uma "morte prematura" das NAVIs é pq as NAVIs nao são páreo nem para as normais e ficam muitoo atras das Super, pois á essa altura, eles ja testaram todas as RX também. Caso eles estejam se limitando a falar das Super, pode ser que o desempenho das RX surpreendam.

Pelo que a AMD deu a entender a RX5700 seria bastante superior a 2060, logo, seria no nível da 2060S, ja a briga da 5700XT seria bem mais complicada e talvez 50 dólares a menos nao seriam suficientes.

Mas uma coisa eu acho bem engraçado. Qdo se vai reclamar do preço das Nvidia sempre se fala na inutilidade atual do RT, mas o tal do RT é a primeira coisa a ser usada qdo se coloca AMD vs Nvidia.
 
Calma rapaz, o pesado de calcular RTRT (real time ray tracing) é o BVHT, e não porque é pesado ou complexo (as GPUs de hoje em dia são fortes o suficiente para empurrar isso com os braços nas costas), mas sim porque ele é um conjunto de dois tipos de operações com muitas dependências, o SISD e MISD. Falando em português, o BVHT gera muitas dependências e isso faz com que ele não seja paralelizável, reduzindo sua execução a um grupo muito pequeno de unidades computacionais simultâneas, que é o fraco das GPUs, onde o propósito é ter milhares de núcleos simples que executam uma tarefa em paralelo.

É justamente por isso que RT via software roda muito bem nas Vega: O GCN tem problemas de núcleos ociosos, e eles é que irão trabalhar no RT ao invés de ficar fazendo no-op o tempo todo, aumentando a utilização da placa enquanto evita-se a queda de desempenho. Quando a quantidade de RT numa cena for maior do que a quantidade de dados a serem calculados, o scheduler (agendador) dará prioridade ao RTRT e ai o desempenho começará a denegrir, mas num ritmo pequeno (ordem logarítmica). Vale lembrar que o cálculo de RTRT é de grandezas mistas: FP16, FP32 e INT32. As Vegas, via RPM (rapid packed math), conseguem fazer 2xFP16 no mesmo tempo que 1xFP32, mas não faz distinção de Int e Float, então também faz 1xINT32 no mesmo tempo que 1xFP32, ou seja, ela tem capacidade suficiente para fazer RTRT até certo ponto perdendo bem pouco desempenho em relação a Pascal, por exemplo. Só uma adição: As Polaris não têm RPM, então serão lentas com RTRT via software, mesmo tendo uma unidade computacional forte, e claro, a ausência do HBM dificulta muito a vida de se fazer RTRT.

As Navi, por outro lado, têm uma unidade computacional muito mais balanceada, reduzindo a quantidade de núcleos ociosos e logo perdendo desempenho de forma mais rápida caso tente fazer RTRT via software, e é justamente por isso que a segunda geração RDNA terá um hardware próprio para ajudar nisso, mas de uma forma diferente da implementada pela NVIDIA. Aliás... alguém já explicou como funciona o RT da NVIDIA? Não vi um tópico dedicado à uArch Turing por aqui, acho que seria uma boa ter para explicar esses detalhes que só sites americanos abordaram.



Some a isso que eu disse o fato da implementação ser híbrida, facilitando a vida dos DEVs na hora de explorar RTRT na RDNA. Uma lidinha rápida na patente e já dá para se ter ideia da forma de funcionamento e os ganhos dessa abordagem frente a da NVIDIA (full-hw). Caso queiram posso deixar um resumo da patente por aqui, mas o bom mesmo é que leiam e entendam por conta própria ;)
 

O problema todo das Navi se resume aos preços mesmo, o desempenho e consumo estão muito bons se formos olhar para a linha da AMD, o salto em relação à Vega foi dentro do que eu esperava, tanto em desempenho quanto em consumo. O que me surpreendeu mesmo foi a mudança "esquisita" que se deu na uArch, esperava por mudanças lá mas não naquela magnitude.

A NVIDIA tirou as RTX 2070 e 2080 de linha com a chegada das Super de propósito:
- Primeiro para a 5700XT não poder mais usar o motivo de ganhar da RTX2070 como vantagem, essa placa não existe mais, seria o mesmo que dizer que a 5700XT ganha da GTX 1080Ti, agora é uma placa que não se fabrica mais e, portanto, não válida para comparações. Se a AMD usar a RTX 2060S como novo patamar de comparação, ficará forçado no quesito preço (CxB), e se ela usar a 2070S irá perder. Como a AMD promoverá a 5700XT agora, no preço pedido? Não sei, mas ela precisa pensar rápido pois a RTX 2080 também sai de linha, e ai a Radeon VII também entra nesse mesmo questionamento existencialista xD
- Segundo porque essas Super não são em 12nm da TSMC, são em 11nm ou 14nm da Samsung. Isso irá baratear um pouco a produção, mas o maior corte de gasto mesmo vai vir na linha de produção, que agora terá bem menos chips sendo utilizados (TU-104 em 80% dos casos). Assim como você Sephirotic, acredito que a 2060 comum vir com 6GB de VRAM foi proposital, já se tinham planos de ter uma versão em 8GB, a NVIDIA só queria ver o que a AMD mostraria para colocar ela no mercado.

Não duvido nada que a intenção da NVIDIA era deixar todas essas RTX no mercado, mas preferiu tirar as comuns de linha (exceto a 2060 de 6GB) pelos motivos que citei acima. Se a AMD pensava em vir com uma RX 5800 PRO/XT para brigar com a RTX 2080 e chegar na 2080 Ti, melhor pensar duas vezes pois o patamar subiu, a 2080 simples saiu de linha e a Super ficará no lugar dela, e se brincar a NVIDIA tem uma RTX 2080 Ti Super guardada por precaução (RTX titan é o topo e tem muito desempenho entre ela e a 2080ti sobrando).

O que a AMD fará eu não sei, se ela reduzir os preços seria ótimo mas eu quero mesmo é saber das RX 5600, que é até onde meu orçamento pode me levar xD
PS: Já tem fabricante divulgando suas placas para o dia do lançamento:

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Edit: Descobertas do Komachi:
- Existiu a RX 490, mas a AMD desistiu e chamou ela de Vega. O motivo, aparentemente, é que só iria existir um modelo com 56CUs, mas a AMD decidiu adicionar mais um modelo e mudou o nome para Vega para facilitar a distinção de categoria (mid vs high, gddr5 vs hbm). No caso, a Vega10 seria a RX 490. Isso explica porque a RX 590 existe mas a 490 não.
- A RX 5700 era chamada de RX 5700 PRO, mas a AMD desistiu e removeu o sufixo. O motivo, aparentemente, é que um PRO no nome faria a maioria pensar que se trata de uma placa voltada ao ramo profissional. Apenas os da velha guarda entenderiam a verdadeira referência ao PRO, e por isso foi abolido.


Sem condições de existir uma rx 5800 pra competir com a 2080s. Quanto ela iria consumir pra entregar a performance da 2080s? 350w? Seria uma vergonha.
 
Sem condições de existir uma rx 5800 pra competir com a 2080s. Quanto ela iria consumir pra entregar a performance da 2080s? 350w? Seria uma vergonha.
Eu disse que a 5800 existiria para brigar com a 2080, ou seja, substituir a Radeon VII. Mas como a NVIDIA tirou ela de linha, a AMD vai ter que repensar no posicionamento da 5800. Como ela vai reposicionar é o que eu indaguei, só colocar clock e núcleos vai colocar o TDP lá em cima, mostrando um desespero, e rebaixar a meta para a 2070S vai fazer com que ela mude o preço meta.

Ao meu ver a única solução é o preço ser reduzido, tanto da 5700XT quanto das futuras 5800. A 5700 comum ainda tem a possibilidade de continuar nesse preço ruim porque a 2060 de 6GB ainda vai continuar no mercado, mas bem que ela podia descer de preço também.
 
Eu disse que a 5800 existiria para brigar com a 2080, ou seja, substituir a Radeon VII. Mas como a NVIDIA tirou ela de linha, a AMD vai ter que repensar no posicionamento da 5800. Como ela vai reposicionar é o que eu indaguei, só colocar clock e núcleos vai colocar o TDP lá em cima, mostrando um desespero, e rebaixar a meta para a 2070S vai fazer com que ela mude o preço meta.

Ao meu ver a única solução é o preço ser reduzido, tanto da 5700XT quanto das futuras 5800. A 5700 comum ainda tem a possibilidade de continuar nesse preço ruim porque a 2060 de 6GB ainda vai continuar no mercado, mas bem que ela podia descer de preço também.
Só mais 5 dias pra acabar essa ansiedade kkk Mas que vou ficar feliz se a 5700 normal custar $349 em vez $379, isso vou.
 
Eu realmente não me aprofundei nas opiniões dos youtubers de fora, vi alguns videos somente por cima, na parte de resultados, pq tava meio corrido as coisas hoje. O humor deles serve como termômetro do desempenho das RX, pois se eles derem a entender uma "morte prematura" das NAVIs é pq as NAVIs nao são páreo nem para as normais e ficam muitoo atras das Super, pois á essa altura, eles ja testaram todas as RX também. Caso eles estejam se limitando a falar das Super, pode ser que o desempenho das RX surpreendam.

Pelo que a AMD deu a entender a RX5700 seria bastante superior a 2060, logo, seria no nível da 2060S, ja a briga da 5700XT seria bem mais complicada e talvez 50 dólares a menos nao seriam suficientes.

Mas uma coisa eu acho bem engraçado. Qdo se vai reclamar do preço das Nvidia sempre se fala na inutilidade atual do RT, mas o tal do RT é a primeira coisa a ser usada qdo se coloca AMD vs Nvidia.
O papo de RT ser inútil vai se esfarelando com o tempo. Pro resto do ano vão ter mais jogos, e a tendência é aumentar.

Mas é, mesmo que a maiora cague pra feature, ela tá lá, e pode ser usada em certos jogos e aplicações. Se ambas tem o preço e performance similar, quantidade de memória igual, e a diferença pra 2060S em preço é pequena, o que uma tem a outra não tem vai pesar mais.

Outra coisa é o preço da placa de referência vs AIB. Aqui a Nvidia não vende a FE, mas lá fora ela vende, e os coolers são bem decentes, isso com o preço em MSRP. As Navi vão lançar sem modelos custom, e vai saber quanto vão custar os custom quando saírem depois. Isso tudo pesa na decisão final.
 
Eu disse que a 5800 existiria para brigar com a 2080, ou seja, substituir a Radeon VII. Mas como a NVIDIA tirou ela de linha, a AMD vai ter que repensar no posicionamento da 5800. Como ela vai reposicionar é o que eu indaguei, só colocar clock e núcleos vai colocar o TDP lá em cima, mostrando um desespero, e rebaixar a meta para a 2070S vai fazer com que ela mude o preço meta.

Ao meu ver a única solução é o preço ser reduzido, tanto da 5700XT quanto das futuras 5800. A 5700 comum ainda tem a possibilidade de continuar nesse preço ruim porque a 2060 de 6GB ainda vai continuar no mercado, mas bem que ela podia descer de preço também.
Só mais 5 dias pra acabar essa ansiedade kkk Mas que vou ficar feliz se a 5700 normal custar $349 em vez $379, isso vou.
Pois é, mas não estou muito otimista com a posição de preço da AMD. Por 350 eu consideraria a 5700xt que deve ser marginalmente melhor que a 2060s mas sem RT e consumindo mais, a 5070 tem que ser menos de 300.

O que a AMD empolga nos Ryzen desaponta nas GPUS, é uma eterna espera pelo próximo lançamento que sempre é uma decepção.
 
Última edição:
Pois é, mas não estou muito otimista com a posição de preço da AMD. Por 350 eu consideraria a 5700xt que deve ser marginalmente melhor que a 2060s mas sem RT e consumindo mais, a 5070 tem que ser menos de 300.

O que a AMD empolga nos Ryzen desaponta nas GPUS, é uma eterna espera pelo próximo lançamento que sempre é uma decepção.
AH isso aí eu nem cogito, no máximo acho que vão deixar a 5700 por $349 e a 5700 XT por $399~429, mais que isso eu acho que é utopia.
 
As performances anunciadas pelas AMD na E3 são referentes aos modelos referencia.
Tendo que a 2070S (U$ 499) é em media 10% superior a 2070, onde será que se encaixa a versão de comemoração da 5700XT, que tb é U$499
Qto sera que ela performa acima da 5700XT normal?
 
Mas é, mesmo que a maiora cague pra feature, ela tá lá, e pode ser usada em certos jogos e aplicações. Se ambas tem o preço e performance similar, quantidade de memória igual, e a diferença pra 2060S em preço é pequena, o que uma tem a outra não tem vai pesar mais.
Bem isso, por mais que não tenha lá tanta aplicação no momento ainda assim não deixa de ser uma feature a mais pendendo na balança. Tal qual era o Freesync para a AMD, que eu mesmo considerava um grande fator de desempate entre Rx580 e GTX1060 antes da Nvidia arregar e abraçar o recurso (Graças a Deus por isso inclusive, Jesus sabe o quanto eu a xinguei aqui mesmo no fórum por não implementar um recurso open source para tentar forçar o G-sync no mercado).

Sinceramente minha empolgação com as novas séries tá praticamente nula, não é minha faixa de consumo e só tenho acompanhado pra ver se a guinada dos valores nas séries mais entusiastas vai se refletir nas séries de entrada/intermediária. Até o momento a situação tá péssima, já que as novas GTX 16xx tem o mesmo desempenho da geração anterior pelo mesmo preço, ou seja, nenhuma mudança real no segmento além da nomeclatura das placas.

Eu até tinha a esperança de que as Navi pudessem fazer o que as Polaris fizeram no mercado, mas pelo que estou vendo não vai rolar nada nem próximo disso...
 
Não tenho certeza se já foi postado, de qualquer forma tem muita informação interessante:





Obviamente eu gostaria de pagar menos. No entanto, prefiro que a AMD invista pesado em pesquisa e desenvolvimento. Para isso ela precisa manter um lucro normal. Intel vai voltar forte em 2020-2021 e a divisão de GPUs da AMD precisa de maior investimento.
Para meu uso específico vou esperar o restante da série RX 5000 (espero que a RX 5600 XT seja realidade).

Sinceramente, AMD nunca vai atender a expectativa de quem nunca vai comprar AMD. Não importa o que a AMD lançar, veja lá:

1 - RX 5700 XT com desempenho da RTX 2060 e barata -> esperava no mínimo RTX 2070 -> fail
2 - RX 5700 XT com desempenho da RTX 2070 e cara -> esperava preço menor -> fail
3 - RX 5700 XT com desempenho da RTX 2070 e barata -> esperava ray tracing -> fail
4 - RX 5700 XT com desempenho da RTX 2070, RT e barata -> consome demais -> fail
5 - RX 5700 XT com desempenho da RTX 2070, RT, barata e consome pouco -> não é Nvidia -> fail

O que eles querem:
RX 5700 Captain Marvel Edition: desempenho acima da RTX 2070, ray tracing, consumo reduzido, cooler triple fan, VRM forte, alto potencial de OC, backplate, dual bios, led, jogo grátis, tudo isso por 299 dólares :D

O que eles realmente querem:
Comprar RTX 2070 bem barata, pode ter menos features e ser de fabricante pouco reconhecido. Quer dizer, o importante é continuar comprando Nvidia porque é Nvidia.
Eles nunca pretendiam comprar AMD, só queriam pressão para a Nvidia cortar o preço. Aí sim podem comprar Nvidia mesmo que seja parcelado.

mesma analogia de quem comprou intel 8xxx vs os Ryzen e ainda defende os 9xxx
so querem compra mais barato mesmo :mj:
 
como se as placas nao tem hardware dedicado a ray tracing????
A AMD nao faz milagres, eles pensam em usar as partes ociosas da gpu pra calcular RT, mas isso ja flopa logo de cara, o peso dos calculos do RT é alto demais pra uma GPU poder calcular apenas com suas partes "ociosas", nem ferrando...a AMD ta é com um abacaxi denovo isso sim!!!! kkkk
pesado nas placas da nvdia
amd sempre foi melhor em processamento de cálculos comparado a nvdia depois que a placa sair e os testes aparecerem veremos se e pior ou não
 
Mas uma coisa eu acho bem engraçado. Qdo se vai reclamar do preço das Nvidia sempre se fala na inutilidade atual do RT, mas o tal do RT é a primeira coisa a ser usada qdo se coloca AMD vs Nvidia.
Outra coisa engraçada é que nessas horas ninguém lembra do FineWine da AMD. Por que será né?
 
Será que dps desse lançamento das Super da Nvidia a AMD poderá reajustar o preço da 5700XT? Nem que pelo desça 10% ou até mais, tipo uns 429? 399 acho difícil nesse momento perto do lançamento.
 
É justamente por isso que RT via software roda muito bem nas Vega
E desde quando RayTracing apareceu rodando em alguma Vega pra vc afirmar com tanta convicção assim?:john:
 
A 2070 vai sair de linha sendo substituida pela 2060 super que tem praticamente a mesma performance. A 2060 super por 400 dólares tá uma delicia. Mesma coisa a 2080. Vai sair de linha sendo substituida substituida pela 2070 super com performance idêntica.

As placas vão todas desvalorizar pq na pratica oq houve Foi só um rebrand de Chips identicos aos que ja existiam, mas com cortes de 100 dolares. Se for vender, vende logo antes que deavalorize, mas na pratica sua 2080 virou uma 2070 super, o chip é o mesmo e specs quase idênticos.

E a amd flopou 3x! Não esqueça da Vega 64 de 14nm que foi um enorme fiasco.

Não tem jeito, amd vai ter que cortar o preço. Mas como dessa vez não é memoria hbm, acho que uma produção grande vai ser viável mais barato. Não tem jeito, pra 5700xt vender, tem que ser posicionada pra competir com a 2060 super. E mesmo em 400 dolares, Mesmo sendo um pouquinho mais rapida, fica uma escolha dificil por não ter rtx, e consumir mais. A margem de over deve ser menor também.

Difícil é a amd admitir a derrota e precificar um lançamento dela como budget. Acho que por preço de 2060 normal, daria pra considerar a 5700xt. Mas por 400 dólares vou de super 2060 sem nem titubear.
Deixa primeiro as placas chegarem no nosso mercado escroto e ai eu vejo se vale a pena vender as 2080...até lá, melhor um passarinho na mão do que 2 voando :bwahaha:
 
Outra coisa engraçada é que nessas horas ninguém lembra do FineWine da AMD. Por que será né?
Finewine pra mim sempre foi papo furado. As GPUs não ficam melhores, elas finalmente chegam no nível que deveriam estar desde o lançamento, mas pq a AMD não tem 1/10 do $$$ da nvidia pra trabalhar melhor os drivers e estar lá Day 1, é o que acontece. Ajuda também que tudo que ela lançou desde as Tahiti foi baseado em GCN, e acabou ajudando todas as GPUs, e ajudou a criar esse culto ao Finewine™. A 7970 mesmo foi extremamente beneficiada, e envelheceu MUITO bem.

Physx hoje em dia não é necessário pq cloth e partículas são todas feitas através de middlewares. Hairworks também é outro efeito que não é exclusivo, vide purehair no tomb raiders atuais, e só deve crescer quando os próximos consoles forem lançados.
 
E desde quando RayTracing apareceu rodando em alguma Vega pra vc afirmar com tanta convicção assim?:john:
http://amietia.com/q2pt.html
https://github.com/LifeIsGoodMI/Vulkan-GPU-Ray-Tracer
https://github.com/davidgrosman/FinalProject-HybridRenderer

Fora esses três exemplos acima, tem o tech-demo Neon Noir da CryTek rodando em uma Vega56 em 1440p a 40fps+ em DX11 (HRM) e/ou 1080p a 30fps em DX11 (FRM), mas ainda não foi disponibilizado para download.

Por fim, eu programo em baixo nível para CPU/GPU a algum tempo (o laboratório que frequento na faculdade tem uma Vega disponível para esse propósito), então afirmei com convicção pois tenho dados sólidos disso, e mesmo que não tivesse bastava uma pesquisada na internet que você encontraria rastros aqui e acolá (fora que a AMD tem o ProRender/RadeonRays, já seria uma dica/ponto de partida).

PS: A MS disponibiliza o conjunto FL-DXR para que qualquer um possa testar ray-tracing em sua GPU, só precisa ter o Windows 10 1809 para cima e um driver recente (397.64 na NVIDIA, 17.4.2 na AMD e 15.60.0.4849 na Intel).
https://github.com/microsoft/DirectX-Graphics-Samples/tree/master/Libraries/D3D12RaytracingFallback
https://github.com/microsoft/DirectX-Graphics-Samples

Mas devo avisar que a AMD tirou o suporte ao Fallback Layer em seus drivers mais recentes (motivo: muitos bugs e o esforço para correção seria grande demais) e não funciona com as GPUs da Intel (motivo: a Intel não dá motivos), então basicamente é um teste para quem tem NVIDIA. Antes de tirar o suporte, uma Radeon VII pegava 52fps, enquanto que as Polaris/Vega davam crash sem motivo aparente.

RadeonVII_DXR.PNG
 
http://amietia.com/q2pt.html
https://github.com/LifeIsGoodMI/Vulkan-GPU-Ray-Tracer
https://github.com/davidgrosman/FinalProject-HybridRenderer

Fora esses três exemplos acima, tem o tech-demo Neon Noir da CryTek rodando em uma Vega56 em 1440p a 40fps+ em DX11 (HRM) e/ou 1080p a 30fps em DX11 (FRM), mas ainda não foi disponibilizado para download.

Por fim, eu programo em baixo nível para CPU/GPU a algum tempo (o laboratório que frequento na faculdade tem uma Vega disponível para esse propósito), então afirmei com convicção pois tenho dados sólidos disso, e mesmo que não tivesse bastava uma pesquisada na internet que você encontraria rastros aqui e acolá (fora que a AMD tem o ProRender/RadeonRays, já seria uma dica/ponto de partida).

PS: A MS disponibiliza o conjunto FL-DXR para que qualquer um possa testar ray-tracing em sua GPU, só precisa ter o Windows 10 1809 para cima e um driver recente (397.64 na NVIDIA, 17.4.2 na AMD e 15.60.0.4849 na Intel).
https://github.com/microsoft/DirectX-Graphics-Samples/tree/master/Libraries/D3D12RaytracingFallback
https://github.com/microsoft/DirectX-Graphics-Samples

Mas devo avisar que a AMD tirou o suporte ao Fallback Layer em seus drivers mais recentes (motivo: muitos bugs e o esforço para correção seria grande demais) e não funciona com as GPUs da Intel (motivo: a Intel não dá motivos), então basicamente é um teste para quem tem NVIDIA. Antes de tirar o suporte, uma Radeon VII pegava 52fps, enquanto que as Polaris/Vega davam crash sem motivo aparente.

RadeonVII_DXR.PNG
hummm interessante, nao tinha visto isso ainda.
To namorando uma Vega 56 Pulse por 1529 da terabyte, alias boletei ela....tem tb uma Vega 64 na mira modelo padrao mas por 1790...sei la, eu tive 2 Vega 64 em Crossfire e era um absurdo, mas precisava de uma fonte de 1300w pra segurar!!! kkkk
 
cara a 2060 super é 100 dolares mais barata que a 2070 comum (pelo menos eu leio assim as info da nvidia), a 2070 Super tem performance de 2080 ou pouco mais por preco da atual 2070, ou seja, nao ha o por que nao comprar uma 2060 super ou 2070 super, e digo mais, os precos das atuais 2060 e 2070 vao cair e ai fica ainda mais agressiva a campanha da nvidia, se vc n ver o porque comprar uma 2060 super, compre uma 2070 com preco reduzido, provavelmente a 2080 vai entrar no mesmo barulho e o preco deve cair, logo 2080 super vira tb e ai fica ainda mais complicado pra AMD. Estou pensando em vender minhas 2 2080 novinhas que tenho aqui sem uso praticamente, pq o preco delas vai despencar...ai vou comprar uma unica placa talvez a 2080 super!
AMD flopou denovo amigo, eles demoram muito pra por algo no mercado e quando colocam a nvidia esta ja 2 passos a frente, novamente a AMD vai ficar na competicao apenas com mercado mainstream isso se eles baixarem o preco das RX 5700, e digo baixar bem, senao ninguem compra, so os fanbobos mesmo que irao adotar!
Em menos de um ano a AMD flopou 2x, flopou no lançamento da Vega VII, e agora vai flopar na Navi!

GPU's da AMD ainda não foram lançadas
GPU's da AMD ainda nem tiveram redução de preço

Mas o FLOOP já foi decretado

Vou pagar 1000 dólares na RTX 2080 TI para jogar vários jogos com RayTracing

Realidade:



Vou pagar 1000 dólares na RTX 2080 TI por causa do DLSS e jogar com a imagem embaçada

Se eu precisar aumentar o FPS, prefiro eu mesmo reduzir opções gráficas do que jogar com a imagem lavada

Contrast Adaptive Sharpening (CAS) da AMD é mais interessante do que o DLSS da NVIDIA

Você possui ganhos na qualidade gráfica e não possui perda de FPS

Na NVIDIA você possui uma imagem lavada (perda na qualidade gráfica) para ganho de FPS, e ainda para alguns é o recurso SUPRA SUMO de todos, sinceramente vejo ZERO VANTAGENS

E desde quando RayTracing apareceu rodando em alguma Vega pra vc afirmar com tanta convicção assim?:john:

O vídeo abaixo explica sobre esse mito do RayTracing da NVIDIA

Assista

 
GPU's da AMD ainda não foram lançadas
GPU's da AMD ainda nem tiveram redução de preço

Mas o FLOOP já foi decretado

Vou pagar 1000 dólares na RTX 2080 TI para jogar vários jogos com RayTracing

Realidade:



Vou pagar 1000 dólares na RTX 2080 TI por causa do DLSS e jogar com a imagem embaçada

Se eu precisar aumentar o FPS, prefiro eu mesmo reduzir opções gráficas do que jogar com a imagem lavada

Contrast Adaptive Sharpening (CAS) da AMD é mais interessante do que o DLSS da NVIDIA

Você possui ganhos na qualidade gráfica e não possui perda de FPS

Na NVIDIA você possui uma imagem lavada (perda na qualidade gráfica) para ganho de FPS, e ainda para alguns é o recurso SUPRA SUMO de todos, sinceramente vejo ZERO VANTAGENS



O vídeo abaixo explica sobre esse mito do RayTracing da NVIDIA

Assista


MAS JA FLOPOU colega, vc não consegue entender o que está acontecendo?
Leia sobre as RTX Super e seus preços, veja seus reviews, veja qual é o alvo das RX5700 e 5700XT, o preço sugerido delas e pronto, vai entender o por que flopou!
Quem ia comprar uma RX5700XT ja vai querer comprar uma 2070Super e ter performance maior, ou então pode comprar uma 2060 Super ter performance ainda levemente superior a 2070 e pagar 100 dolares a menos que uma 2070 atual, ou até mesmo comprar uma 2060 Super por 49 dolares a mais do que uma 2060 comum. A nvidia tinha uma carta na manga e jogou na hora certa, agora não adianta ficar falando como fanatico AMD, parece unanimidade o fato de que se a AMD não lançar suas placas ja com preço menor ela vai tropeçar!

E qto esse papo de imagem lavada, isso e coisa do passado amigo, me desculpe, eu tenho RX 580, tive Vega 64, e tenho placas nvidia, pude jogar em ambas as linhas Radeon e Geforce, pra mim a imagem é igual, nada haver esse lance de imagem lavada, isso é balela do passado!
E por fim, aqui ninguem ta falando de RT, eu mesmo falei que to cagando pra RT, mas DLSS realmente faz grande diferença, ou então me diga qual placa da AMD roda 4K ultra com Ray Tracing na casa dos 90fps ou mais????? a 2080Ti pode fazer isso com DLSS e eu vi isso em BFV aqui!
 
MAS JA FLOPOU colega, vc não consegue entender o que está acontecendo?
Leia sobre as RTX Super e seus preços, veja seus reviews, veja qual é o alvo das RX5700 e 5700XT, o preço sugerido delas e pronto, vai entender o por que flopou!
Quem ia comprar uma RX5700XT ja vai querer comprar uma 2070Super e ter performance maior, ou então pode comprar uma 2060 Super ter performance ainda levemente superior a 2070 e pagar 100 dolares a menos que uma 2070 atual, ou até mesmo comprar uma 2060 Super por 49 dolares a mais do que uma 2060 comum. A nvidia tinha uma carta na manga e jogou na hora certa, agora não adianta ficar falando como fanatico AMD, parece unanimidade o fato de que se a AMD não lançar suas placas ja com preço menor ela vai tropeçar!

E qto esse papo de imagem lavada, isso e coisa do passado amigo, me desculpe, eu tenho RX 580, tive Vega 64, e tenho placas nvidia, pude jogar em ambas as linhas Radeon e Geforce, pra mim a imagem é igual, nada haver esse lance de imagem lavada, isso é balela do passado!
E por fim, aqui ninguem ta falando de RT, eu mesmo falei que to cagando pra RT, mas DLSS realmente faz grande diferença, ou então me diga qual placa da AMD roda 4K ultra com Ray Tracing na casa dos 90fps ou mais????? a 2080Ti pode fazer isso com DLSS e eu vi isso em BFV aqui!
Ainda acho que amd vai soltar um drive que irá funcionar ray tracing melhor que a nvidia, me lembro do efeito shaders 3.0 que a amd lançou muito superior a nvidia na época, existiu também outros efeitos gráficos que a nvidia começou e depois a amd colocou no chinelo a nvidia. Se isso acontecer acho que os preços cai mais ainda na nvidia, estou desconfiado disso pois os consoles novos já estão utilizando o chip gráfico derivado dessas placas que vão sair, se foi divulgado que eles terão essa tecnologia acho que vamos ter uma surpresa dia 9
 
MAS JA FLOPOU colega, vc não consegue entender o que está acontecendo?
Leia sobre as RTX Super e seus preços, veja seus reviews, veja qual é o alvo das RX5700 e 5700XT, o preço sugerido delas e pronto, vai entender o por que flopou!
Quem ia comprar uma RX5700XT ja vai querer comprar uma 2070Super e ter performance maior, ou então pode comprar uma 2060 Super ter performance ainda levemente superior a 2070 e pagar 100 dolares a menos que uma 2070 atual, ou até mesmo comprar uma 2060 Super por 49 dolares a mais do que uma 2060 comum. A nvidia tinha uma carta na manga e jogou na hora certa, agora não adianta ficar falando como fanatico AMD, parece unanimidade o fato de que se a AMD não lançar suas placas ja com preço menor ela vai tropeçar!

E qto esse papo de imagem lavada, isso e coisa do passado amigo, me desculpe, eu tenho RX 580, tive Vega 64, e tenho placas nvidia, pude jogar em ambas as linhas Radeon e Geforce, pra mim a imagem é igual, nada haver esse lance de imagem lavada, isso é balela do passado!

Eu estou falando de imagem lavada quando ativa o DLSS.

Sobre essa diferença de cores da placa NVIDIA para AMD, basta usar qualquer calibração de cores própria.

Eu uso calibração de cores específico meu monitor, então não faz diferença.

E por fim, aqui ninguem ta falando de RT, eu mesmo falei que to cagando pra RT, mas DLSS realmente faz grande diferença, ou então me diga qual placa da AMD roda 4K ultra com Ray Tracing na casa dos 90fps ou mais????? a 2080Ti pode fazer isso com DLSS e eu vi isso em BFV aqui!

Esse é o vídeo certo que explica sobre esse mito do RayTracing da NVIDIA

Assista

 
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