Comentei sobre isso em uma mensagem anterior:EDIT: O carinha do Gamer Nexus disse que a AMD disse que a placa vai tentando dar um boost clock "oportunamente e agressivamente" até que a TJunction de 110C seja atingida... Só que pelo que ele disse, isso daria a entender que todas as placas atingiriam esse TJunction de 110C, mas a Sapphire Pulse não atinge nenhuma vez, ficando na casa dos 85C sempre.
Então o que a AMD disse pode não ser verdade, e a placa não funciona dando um "ramp clock" oportunamente e de foma agressiva. É algum desastre no blower mesmo.
O problema é que o carinha do GN só pisou em uma fábrica como visitante e não entende nada de variação no processo de produção.
No entanto, os engenheiros da TSMC e AMD entendem muito mais que ele desse assunto.
Veja, no método tradicional (utilizado pela Intel/Nvidia) cada chip não é calibrado individualmente. Sempre existiu um coeficiente de segurança baseado em um modelo estatístico de frequência/tensão. Como todos sabem nem sempre os modelos de engenharia refletem a realidade. Além disso existe perda de desempenho.
AVFS utiliza um monitoramento em tempo real baseado em N sensores integrados. No Ryzen 3000 a "binagem" é por núcleo e Navi por GPU.
Um dos motivos da AMD utilizar esse método é por causa da variação do processo de produção 7nm (impacto no yield). Isso envolve N sensores e o Tjunction nada mais é que o resultado disso.
AMD trabalha no limite superior do processo para conseguir o desempenho máximo. Neste vídeo é explicado como 7nm tem muita variação.
Como é altamente variável, isso afeta o parâmetro de operação de cada chip (um pode trabalhar mais "frio"que outro). É muito pior em 7nm.
Existe um motivo da Intel não estar conseguindo rodar o processo 10nm em suas fábricas, uma das causas é a variação.
A AMD poderia simplesmente ter escondido a medição do sensor, mas escolheu ser transparente.
O problema é que isso faz o pessoal ficar com medo porque não entende direito como a medição funciona.
Evidentemente é melhor MANTER A TEMPERATURA REDUZIDA, porém existe um mecanismo de controle implementado.
Mas como sempre tudo que envolve Engenharia vira motivo de chacota
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