[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

 
MSRP
RX 5500 XT 4GB - 169 dólares
RX 5500 XT 8GB - 199 dólares



Não foge do que o coreteks tinha comentado (faixa 150-200 dólares), porém o pessoal esperava preço menor.
Resta aguardar review detalhado que vai aparecer amanhã.

GTX 1650 Super custa 159 dólares. Dificilmente RX 5500 XT vai vender muito porque a maioria só compra AMD se estiver barato :)
Além disso ainda existe 580/590 em estoque, esse pode ser um dos motivos desse valor.
 
pessoal, pergunta de leigo, esses features que a Navi trouxe, como o RIS e o Anti-Lag, realmente são bons diferenciais ou é só marketing?

eu pergunto porque estou considerando pegar uma 1660 Super, mas se a possível 5600 XT realmente for uma concorrente para a placa da nvidia, eu vou de lado vermelho por causa deles (ou meto o loco mesmo e vou de 5700)

pelo que compreendi, o anti-lag reduz o input lag nos comandos (não tenho monitor com freesync) e o RIS deixa as imagens mais bonitas.
 
pessoal, pergunta de leigo, esses features que a Navi trouxe, como o RIS e o Anti-Lag, realmente são bons diferenciais ou é só marketing?

eu pergunto porque estou considerando pegar uma 1660 Super, mas se a possível 5600 XT realmente for uma concorrente para a placa da nvidia, eu vou de lado vermelho por causa deles (ou meto o loco mesmo e vou de 5700)

pelo que compreendi, o anti-lag reduz o input lag nos comandos (não tenho monitor com freesync) e o RIS deixa as imagens mais bonitas.
Funcionam sim, e o RIS não deixa a imagem mais bonita, até porque isso é totalmente pessoal, e sim mais nítidas.
 
Andei tendo problemas de tela preta, vídeo travando e desligando. Agora passei o DDU e reinstalei o driver do zero. Vamos ver se melhora.

Era de se esperar que um upgrade tão massivo fosse causar bugs diversos. Acho que devem corrigir isso nos próximos drivers. Mas vou manter o driver a todo custo. Evolução e tanto.

Uma dúvida: vi que o Antilag agora vem ativo por default. Vocês costumam deixar ativa essa opção? Isso é útil apenas em fps altos?

Pra quem usa Freesync o Antilag traz alguma vantagem?
 
Não sei vocês, mas aqui o Anti-Lag e o Enhanced Sync me causam problemas.

No RDR2 o jogo fica perdendo o foco, e consequentemente travando, só funciona normalmente após eu conseguir spawnar o overlay da AMD e voltar pro jogo.
 
Andei tendo problemas de tela preta, vídeo travando e desligando. Agora passei o DDU e reinstalei o driver do zero. Vamos ver se melhora.

Era de se esperar que um upgrade tão massivo fosse causar bugs diversos. Acho que devem corrigir isso nos próximos drivers. Mas vou manter o driver a todo custo. Evolução e tanto.

Uma dúvida: vi que o Antilag agora vem ativo por default. Vocês costumam deixar ativa essa opção? Isso é útil apenas em fps altos?

Pra quem usa Freesync o Antilag traz alguma vantagem?
Desligue todas as tecnologias, não use o RIS e deixei a placa de vídeo em stock (Nada de over ou underclock), essa é a única maneira de poder jogar nesse Driver sem problemas.
Realmente era esperado os bugs, mas o que me preocupa é que nesse driver tudo voltou ao ponto inicial praticamente. O driver anterior a este é simplesmente perfeito, mas não tem as novidades.
Espero que a AMD normalize o mais rápido possível.
 
Última edição:
Relevante:
 
Desliga todas as tecnologias e não use o RIS e deixei a placa de vídeo em stock, única maneira de poder jogar sem problemas nesse Driver.
Sem RIS não fico mais. :bwahaha:

Desinstalei até o Reshade aqui. Tem jogos que eu gosto que são muito embaçados.

O problema acho que são bugs do driver mesmo. Mesmo reinstalando do zero o driver travou num jogo enquanto eu mexia no overlay.

Acho que nos próximos updates eles vão arrumar esses bugs.
 
Última edição:
Sem RIS não fico mais. :bwahaha:

Desinstalei até o Reshade aqui. Tem jogos que eu gosto que são muito embaçados.

O problema acho que são bugs do driver mesmo. Mesmo reinstalando do zero o driver travou num jogo enquanto em mexia no overlay.

Acho que nos próximos updates eles vão arrumar esses bugs.
Tô na mesma que você, mas infelizmente tá impossível usar nesse Driver. É como falei, tá totalmente quebrado, ele tem as novidades.... mas todos os bugs que a AMD vinha corrigindo ao poucos voltaram. Espero que resolvam rapidamente esses problemas que apareceram.
 
Última edição:
Não joguei muito ainda, apenas habilitei uma curva automática de fan, habilitei o freesync e o RIS...testes 10 minutos aqui no Red Dead e o stuttering aqui está zerado, pelo menos nesse período..somente fim de semana conseguirei testar por horas...
 
Tá lá no topo da página, mas vou postar aqui também. Bom vídeo da Adrenaline explicando as funcionalidades do driver:

 
RIS DX11 e Integer Scaling foram incluídos através do feedback da comunidade:

Se alguém estiver com algum bug terrível, não esqueça de informar para a AMD no canal oficial:

Existe representante da AMD (em grandes comunidades) que pode passar certos bugs para os engenheiros de suporte.
Mas (evidentemente) os engenheiros de suporte da AMD não tem tempo para ler tópicos em todas as comunidades.
Além disso precisa verificar se é problema somente do driver (precisa "filtrar") assim os relatórios detalhados ajudam nesse sentido.

Se o número de reclamações de um bug X ou Y for elevado, os engenheiros precisam cuidar do assunto e incluir correções.
Tudo precisa ser documentado porque faz parte do Sistema da Qualidade (e manutenção da Certificação). Por isso o canal oficial é o melhor caminho.

Mesmo os parceiros da AMD precisam cumprir certos critérios, veja lá:
 
Última edição:
Não joguei muito ainda, apenas habilitei uma curva automática de fan, habilitei o freesync e o RIS...testes 10 minutos aqui no Red Dead e o stuttering aqui está zerado, pelo menos nesse período..somente fim de semana conseguirei testar por horas...
como ativa esse RIS?
 
como ativa esse RIS?
O RIS é o imagem sharpening q fica naquela tela que habilita tbm o freesync...agora tem uma barrinha que tbm permite ajustar a intensidade...assiste o vídeo do adrenaline de ontem ensinando, falam tudo isso...show de bola.
 
O RIS é o imagem sharpening q fica naquela tela que habilita tbm o freesync...agora tem uma barrinha que tbm permite ajustar a intensidade...assiste o vídeo do adrenaline de ontem ensinando, falam tudo isso...show de bola.
puts, nem vi o video. vlws ai
 
Fala galera...
Alguém sabe onde desativa o overlay do adrenalin 2020?

Não consegui encontrar a opção para desativar... Ele ta bugando meu jogo.
 
Fala galera...
Alguém sabe onde desativa o overlay do adrenalin 2020?

Não consegui encontrar a opção para desativar... Ele ta bugando meu jogo.

Atalho padrão é CRT+SHIFT+O...aperta e vê se some.
 
Galera para quem for tentar instalar os novos drivers e tiver o erro 173 "No AMD graphic hardware was found" a solução é simples, remova todos os outros dispositivos PCI do computador. Aqui eu tenho uma placa Wifi/BT PCI e assim que removi o instalador parou de putaria.

Um erro tão básico, que vergonha AMD.

Um usuário no forum lá de suporte que descobriu o problema: https://community.amd.com/thread/246165
 
Esse atalho é para o OSD. O colega pelo que entendi quer sumir de vez com o overlay da AMD (a opção de acessar features via jogo).

Acho que isso não tem jeito.

Não tem uma chavinha lá q desabilita ? To longe de casa aqui não consigo ver, mas acho q tem hein....
 
Isso vai fazer ele parar de inicializar junto com o game?
Oq eu quero e q ele pare de iniciar junto com o jogo...

nos drivers anteriores eu desligava a OSD de boas... mas como o MSI afterburner/Riva não funcionavam bem aqui eu ficava sem nada de monitoramento msm, só ligado o histórico dos jogos no Wattman e vendo que a RPM da ventoinha estava fazendo o barulho que eu esperava em full load

ontem eu desliguei o OSD nesse driver novo e apareceu o aviso lá de ALT+R de qq jeito, mas não mostrava os dados no shift+ctrl+o. De qq jeito acabou bug com Rivatunner, ta de boas
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo