[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Esse cara ai adora arrumar treta pelos tópicos todos do fórum kkk só ignoro.
Foi infiltrado pela moderação pra fechar o tópico das NAVI, assim AMPERE e NAVI ficariam empatadas sem tópico dedicado.
 
Foi infiltrado pela moderação pra fechar o tópico das NAVI, assim AMPERE e NAVI ficariam empatadas sem tópico dedicado.
Reabriram o topico das 3XXX.
Vamos manter ambos os topicos ON, pois eh de nosso interesse a discussao das duas plataformas...
 
Vamos manter ambos os topicos ON

200.gif
 
Essa mesma discussão ocorre quase todas as gerações. Lembro-me disso desde a série Geforce 8800 GT / GTS / GTX, para 1080p / 1200p - resoluções que consideramos totalmente normais hoje em dia.

O resultado final para jogos de alta resolução sempre foi o mesmo: o poder de processamento da GPU sempre será o principal fator limitante, muito antes das limitações de VRAM se tornarem aparentes. Como estamos atingindo sólidos níveis de 4K 60 fps de desempenho jogável, o próximo passo lógico é subir mais uma vez para resoluções de tela ainda mais altas. Historicamente, sempre foi assim, e não prevejo essa mudança, a menos que haja uma estagnação na pesquisa e desenvolvimento de painéis.

Portanto, se / quando as telas de 5K / 6K / 8K se tornarem mais realisticamente alcançáveis nos próximos anos, você verá a mesma tendência ocorrer novamente, onde mesmo uma 3080 20GB também seria prejudicada porque a GPU luta para processar tantos pixels, não para armazená-los.

Além disso, os desenvolvedores precisam desenvolver para o menor denominador comum. Enquanto as placas de 6GB / 8GB dominarem o mercado nos próximos anos, não vejo 10GB como um gargalo realista - mesmo para 4K - por um longo tempo. No momento em que 10GB se tornar "insuficiente", a geração Nvidia daquele momento futuro, inevitavelmente estará disponível.

Além disso, o GDDR6X é mais rápido, o que ajuda a reduzir a necessidade de capacidade. 10GB de GDDR6X é suficiente por agora e duvido que tenha dificuldades no futuro próximo (uns 3 anos mais ou menos, mas até lá já é outra geração de placas). Uma outra coisa é que VRAM alocada não é VRAM utilizada.
Concordo com quase tudo, pois tem um detalhe que muda esse consumo de VRAM: Consoles. No mesmo ano que o PS3 lançou (e no próximo) placas com 256MB rodavam tudo, inclusive em 2048x1536 (que é bem mais pesado que 1080p). Dois ano depois essas placas precisavam rodar com algumas opções em médio por causa da falta de memória, mesmo tendo força bruta para rodar no máximo. Afirmo isso pois comprei uma HD3850 dois meses depois de lançada, mas optei pela versão de 256MB porque ela rodava tudo no máximo, não precisava de mais que isso (e a com mais memória era bem mais cara), afinal de contas ela era uma senhora placa... era, foi por apenas um ano: Em 2009 os jogos colocaram o desempenho dela no chão porque não optei pela versão de 512MB, e como meu primo tinha a mesma placa em sua versão plena é que eu via, dia-a-dia, o erro que tinha cometido xD

Mas os consoles geram exatamente os dois lados do cenário: Quando eles chegam mudam a exigência das GPUs rapidamente, mas enquanto eles amadurecem esse crescimento para. Digo isso porque essa minha 3850 queimou e comprei uma HD 5670 de 512MB para colocar no lugar dela, com o maior medo de 512MB não ser o suficiente em pleno 2011 mas como era uma GPU quebra-galho, fui nela. E incrivelmente ela segurou muito melhor os jogos que minha antiga high-end, joguei Tomb Raider 2013, no lançamento, com textura no ultra e em 1600x1200 (sim, meu monitor era um CRT de 17") e ele funcionou redondinho com 512MB, e foi assim até 2014, quando peguei uma 750Ti de 1GB, e o resto da história não interessa na discussão xD

Moral da história: Memória é algo que mata placa high-end normalmente quando os consoles chegam para elevar o patamar dos jogos. Depois que o console se estabelece a quantidade de memória tende a não mudar, ela estagna e só aumenta quando uma resolução nova conquista o mercado. Então hoje com o XSX e PS5 vindo com 16GB de memória compartilhada é de se imaginar que, até o final do próximo ano os jogos já estejam pedindo 12GB de memória, e ai uma 3080 com 10GB (que é uma senhora placa, tanto em desempenho quanto em custo) poderá ficar de joelhos por que a inveja mendigou memória sabendo que os consoles fazem isso com o mercado. E caso apareça o argumento de "é só baixar a qualidade da textura" lembre-se de que quem compra high-end de 5K+ não quer reduzir qualidade, quer jogar no máximo por um bom tempo.

PS: Belo avatar de Ran de Texhnolyze, é difícil de achar alguém que tenha assistido ele :3
 
Essa mesma discussão ocorre quase todas as gerações. Lembro-me disso desde a série Geforce 8800 GT / GTS / GTX, para 1080p / 1200p - resoluções que consideramos totalmente normais hoje em dia.

O resultado final para jogos de alta resolução sempre foi o mesmo: o poder de processamento da GPU sempre será o principal fator limitante, muito antes das limitações de VRAM se tornarem aparentes. Como estamos atingindo sólidos níveis de 4K 60 fps de desempenho jogável, o próximo passo lógico é subir mais uma vez para resoluções de tela ainda mais altas. Historicamente, sempre foi assim, e não prevejo essa mudança, a menos que haja uma estagnação na pesquisa e desenvolvimento de painéis.

Portanto, se / quando as telas de 5K / 6K / 8K se tornarem mais realisticamente alcançáveis nos próximos anos, você verá a mesma tendência ocorrer novamente, onde mesmo uma 3080 20GB também seria prejudicada porque a GPU luta para processar tantos pixels, não para armazená-los.

Além disso, os desenvolvedores precisam desenvolver para o menor denominador comum. Enquanto as placas de 6GB / 8GB dominarem o mercado nos próximos anos, não vejo 10GB como um gargalo realista - mesmo para 4K - por um longo tempo. No momento em que 10GB se tornar "insuficiente", a geração Nvidia daquele momento futuro, inevitavelmente estará disponível.

Além disso, o GDDR6X é mais rápido, o que ajuda a reduzir a necessidade de capacidade. 10GB de GDDR6X é suficiente por agora e duvido que tenha dificuldades no futuro próximo (uns 3 anos mais ou menos, mas até lá já é outra geração de placas). Uma outra coisa é que VRAM alocada não é VRAM utilizada.

Velocidade da memória não compensa quantidade insuficiente.

Um exemplo fácil de entender é com memória RAM, já jogou com 8GB 3600MHz e comparou com 16GB 2400MHz?

A experiência será bem melhor nos 16GB 2400MHz.
 
Velocidade da memória não compensa quantidade insuficiente.

Um exemplo fácil de entender é com memória RAM, já jogou com 8GB 3600MHz e comparou com 16GB 2400MHz?

A experiência será bem melhor nos 16GB 2400MHz.

Depende se o aplicativo fizer uso da alta quantidade de ram, coisa que chamou a minha atenção foi que alguns vídeos comparativos da 6800XT e 3080, a locação de Vram era diferente, a AMD fazia alocação de quase 2gbs a mais.
 
Depende se o aplicativo fizer uso da alta quantidade de ram, coisa que chamou a minha atenção foi que alguns vídeos comparativos da 6800XT e 3080, a locação de Vram era diferente, a AMD fazia alocação de quase 2gbs a mais.

8gb de RAM não é suficiente para muitos jogos hoje.

Na hora que começa a faltar não importa se é 2400, 3200 ou 4000mhz... O sistema todo vai ficar lento.

Essa é a analogia que quis mostrar ao dizer que velocidade alta não compensa pouco espaço.
 
Bem, se liberaram falar de preço e de loja no tópico das 10gb, suponho que aqui tbm possa...

Alguém conseguiu boletar 6800xt???
Qual preço mais ou menos elas saíram?
To doido atrás de uma, mas pelo que eu to vendo esse ano vai ser difícil conseguir uma.
 
Bem, se liberaram falar de preço e de loja no tópico das 10gb, suponho que aqui tbm possa...

Alguém conseguiu boletar 6800xt???
Qual preço mais ou menos elas saíram?
To doido atrás de uma, mas pelo que eu to vendo esse ano vai ser difícil conseguir uma.
Eu até tentei na pré-venda da Kabum, mas consegui a 6800 da Sapphire só.
 
Eu até tentei na pré-venda da Kabum, mas consegui a 6800 da Sapphire só.
Foi quanto essa 6800? Lembra o preço que tava a 6800XT?

Meu caso é ainda um pouco pior pq eu quero comprar o bloco pra GPU bykski ou barrow sem aquela merda da quadrado de metal, ai ainda diminui um pouco as opções (e os blocos ainda não saíram, o modelo referência 6900xt/6800xt é lindão, mas o da 6800, por exemplo, já tem o quadrado...)
 
Foi quanto essa 6800? Lembra o preço que tava a 6800XT?

Meu caso é ainda um pouco pior pq eu quero comprar o bloco pra GPU bykski ou barrow sem aquela merda da quadrado de metal, ai ainda diminui um pouco as opções (e os blocos ainda não saíram, o modelo referência 6900xt/6800xt é lindão, mas o da 6800, por exemplo, já tem o quadrado...)
6800 = 4.800
6800xt = 5.700
 
Só vamos saber se 10gb de vram da rtx 3080 serão poucos ou se os 16gb da AMD vai se sobressair nos próximos 2 anos que realmente viram os games de nova geração , nos games atuais se mostrou suficiente , alguns vão argumentar que nesse período já vai ter uma nova gen de placas de vídeo disponíveis .
A não ser que eu esteja muito errado mas uma vga highend não foi feita pra durar apenas 2 anos, quando eu compro uma VGA nesse nivel penso em ter uma vida util de pelo menos 4 anos jogando em altíssima qualidade.
 
Foi quanto essa 6800? Lembra o preço que tava a 6800XT?

Meu caso é ainda um pouco pior pq eu quero comprar o bloco pra GPU bykski ou barrow sem aquela merda da quadrado de metal, ai ainda diminui um pouco as opções (e os blocos ainda não saíram, o modelo referência 6900xt/6800xt é lindão, mas o da 6800, por exemplo, já tem o quadrado...)
Oi Ferras. São os preços que o colega postou acima.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só vamos saber se 10gb de vram da rtx 3080 serão poucos ou se os 16gb da AMD vai se sobressair nos próximos 2 anos que realmente viram os games de nova geração , nos games atuais se mostrou suficiente , alguns vão argumentar que nesse período já vai ter uma nova gen de placas de vídeo disponíveis .
A não ser que eu esteja muito errado mas uma vga highend não foi feita pra durar apenas 2 anos, quando eu compro uma VGA nesse nivel penso em ter uma vida util de pelo menos 4 anos jogando em altíssima qualidade.
Eu penso a mesma coisa. Acho caro demais 4.8k numa vga, mas penso em ficar com ela por uns 4 anos no mínimo, por isso até fui de AMD, pelos 16GB a longo prazo.
 
Essa mesma discussão ocorre quase todas as gerações. Lembro-me disso desde a série Geforce 8800 GT / GTS / GTX, para 1080p / 1200p - resoluções que consideramos totalmente normais hoje em dia.

O resultado final para jogos de alta resolução sempre foi o mesmo: o poder de processamento da GPU sempre será o principal fator limitante, muito antes das limitações de VRAM se tornarem aparentes. Como estamos atingindo sólidos níveis de 4K 60 fps de desempenho jogável, o próximo passo lógico é subir mais uma vez para resoluções de tela ainda mais altas. Historicamente, sempre foi assim, e não prevejo essa mudança, a menos que haja uma estagnação na pesquisa e desenvolvimento de painéis.

Portanto, se / quando as telas de 5K / 6K / 8K se tornarem mais realisticamente alcançáveis nos próximos anos, você verá a mesma tendência ocorrer novamente, onde mesmo uma 3080 20GB também seria prejudicada porque a GPU luta para processar tantos pixels, não para armazená-los.

Além disso, os desenvolvedores precisam desenvolver para o menor denominador comum. Enquanto as placas de 6GB / 8GB dominarem o mercado nos próximos anos, não vejo 10GB como um gargalo realista - mesmo para 4K - por um longo tempo. No momento em que 10GB se tornar "insuficiente", a geração Nvidia daquele momento futuro, inevitavelmente estará disponível.

Além disso, o GDDR6X é mais rápido, o que ajuda a reduzir a necessidade de capacidade. 10GB de GDDR6X é suficiente por agora e duvido que tenha dificuldades no futuro próximo (uns 3 anos mais ou menos, mas até lá já é outra geração de placas). Uma outra coisa é que VRAM alocada não é VRAM utilizada.
5K/6K/8K não está em pauta, a discussão da 3080 é sobre 4K, já que foi feito todo o marketing que ela é uma GPU 4K.
Ninguém está dizendo que ela não vai rodar jogos 4K, a preocupação (principalmente de quem comprou, eu por exemplo) é que sobre GPU (poder de processamento) e falte VRAM para habilitar as melhores configurações dos jogos futuros (esse futuro sendo logo ali).
Sempre vai dar para baixar uma opção outra e reduzir a necessidade da VRAM, até porque como você disse, tem placas de 6GB/8GB que necessitarão dessas opções de menor consumo.
Mas ninguém, com 3080, vai gostar de baixar configuração porque simplesmente falta VRAM, tendo GPU para aguentar o tranco.
 
Nvidia 5% na frente da AMD: "AMD derrete em 4K".

AMD 5% na frente da NVIDIA: "Produtos com performance similar, ninguém percebe a diferença entre 70fps e 74fps".

AMD precisará fazer nas placas de vídeo o que fez nos processadores para acabar com o favoritismo e mesmo assim vai ser difícil pois sempre vai ter o argumento "ah mas o ecossistema da NVIDIA...."

Pra reforçar essa noção que o mercado tem, olha a descrição das placas de vídeo em uma das grandes lojas:

"As melhores placas de vídeo NVIDIA, além das placas de vídeo AMD, estão a poucos cliques de você."
AMD virou um "aliás".

A AMD oferece placas para o usuário que procura custo-benefício e busca fazer um upgrade barato para PC.
Olha que absurdo. Deve ser bem interessante pro lojista manter esse status "premium" da Nvidia.

Uso Nvidia, mas espero que esse cenário mude o quanto antes
 
Será que a partir da meia-noite já começam a vender as placas custom?
 
Será que a partir da meia-noite já começam a vender as placas custom?

Não

Geralmente na Kabum é a partir das 10 da manhã.

Nas outras lojas eles tabelam no site a partir das 10 da manhã também.

Mas acho provavel aparecer amanhã também as Referencias na Terabyte, é bom ficar de olho.
 
Será que a partir da meia-noite já começam a vender as placas custom?

Placa custom é diferente, vem cada marca da sua fábrica...

Tem marca que aloca mais capacidade ou menos capacidade para cada país/distribuidor.
 
Em todos os jogos em 4k a 3080 reduziu ou ampliou a vantagem, acho um exagero essa história do Vram. Mesmo no Watch Dogs e no Godfall ocorreu o mesmo

Pois é. Os testes falam por si e mais uma vez, a realidade se impõe sobre as paixões. A teoria muitas vezes não se reflete na prática. Acho muito difícil as produtoras fazerem jogos com exigências absurdas de memória de vídeo porque isso iria quebrar a empresa que tem uma base de usuários bem maior (no caso a nVidia que sempre foi miserável e mais econômica na oferta de VRam).

Essa mesma discussão ocorre quase todas as gerações. Lembro-me disso desde a série Geforce 8800 GT / GTS / GTX, para 1080p / 1200p - resoluções que consideramos totalmente normais hoje em dia.

O resultado final para jogos de alta resolução sempre foi o mesmo: o poder de processamento da GPU sempre será o principal fator limitante, muito antes das limitações de VRAM se tornarem aparentes. Como estamos atingindo sólidos níveis de 4K 60 fps de desempenho jogável, o próximo passo lógico é subir mais uma vez para resoluções de tela ainda mais altas. Historicamente, sempre foi assim, e não prevejo essa mudança, a menos que haja uma estagnação na pesquisa e desenvolvimento de painéis.

Portanto, se / quando as telas de 5K / 6K / 8K se tornarem mais realisticamente alcançáveis nos próximos anos, você verá a mesma tendência ocorrer novamente, onde mesmo uma 3080 20GB também seria prejudicada porque a GPU luta para processar tantos pixels, não para armazená-los.

Além disso, os desenvolvedores precisam desenvolver para o menor denominador comum. Enquanto as placas de 6GB / 8GB dominarem o mercado nos próximos anos, não vejo 10GB como um gargalo realista - mesmo para 4K - por um longo tempo. No momento em que 10GB se tornar "insuficiente", a geração Nvidia daquele momento futuro, inevitavelmente estará disponível.

Além disso, o GDDR6X é mais rápido, o que ajuda a reduzir a necessidade de capacidade. 10GB de GDDR6X é suficiente por agora e duvido que tenha dificuldades no futuro próximo (uns 3 anos mais ou menos, mas até lá já é outra geração de placas). Uma outra coisa é que VRAM alocada não é VRAM utilizada.

Concordo em gênero, número e grau. E ainda acho que não tão cedo irão lançar jogos que prejudiquem a enorme base de usuários de nVidia (que sempre economizou em VRam).
 
dá uma lida nesses 2 perfis do twitter, deve ter bastante preços de marcas diferentes pra comparação



Foi quanto essa 6800? Lembra o preço que tava a 6800XT?

Meu caso é ainda um pouco pior pq eu quero comprar o bloco pra GPU bykski ou barrow sem aquela merda da quadrado de metal, ai ainda diminui um pouco as opções (e os blocos ainda não saíram, o modelo referência 6900xt/6800xt é lindão, mas o da 6800, por exemplo, já tem o quadrado...)
 
O modelo referencia 6800XT da ASUS apareceu por 6785 na 1TB

EDIT: esgotou :medo:
Nao acredito, sai 10 minutos do pc.

Ah, a vista, subiu bastante.
 
Se for de AIB vai de Sapphire, Powercolor,XFX são eles que possuem as melhores Placas e os maiores estoques.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo