[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Chegou minha 6700 XT da Gigabyte. Deixei a instalação do driver AMD por último. Entrei na porra do catalyst e coloquei só pra buscar drivers recomendados.
Montei o setup inteiro ontem. Minha última montagem de PC tinha sido em 2009. Fiz tudo com muita calma (inclusive tremendo muito na hora de encaixar o processador kkkkk, mas foi mais ansiedade, é de boa). Dei aquela rezada marota antes de apertar o power e tudo ok.

Rodando há 1 dia sem erros. :sefu:
 
Chegou minha 6700 XT da Gigabyte. Deixei a instalação do driver AMD por último. Entrei na porra do catalyst e coloquei só pra buscar drivers recomendados.
Montei o setup inteiro ontem. Minha última montagem de PC tinha sido em 2009. Fiz tudo com muita calma (inclusive tremendo muito na hora de encaixar o processador kkkkk, mas foi mais ansiedade, é de boa). Dei aquela rezada marota antes de apertar o power e tudo ok.

Rodando há 1 dia sem erros. :sefu:

Eu troquei de fonte 2x em 15 dias.. pensa na mão de obra kkkk
Tinha comprado a xpg 850, mas devolvi pra pegar a super flower de 1000.. Preço era top d+, vlw o trabalho..srrs
 
Dei aquela rezada marota antes de apertar o power e tudo ok.
Depois de passar horas montando o PC, o que não é difícil com o cooler que eu uso, não existe alívio maior do que apertar o botão de ligar, esperar alguns segundos apreensivo e ver o monitor dar vídeo e ouvir um único bip (caso tenha speaker instalado, como o meu), indicando que o POST foi bem-sucedido haha. A sensação é de tirar um peso enorme dos ombros, porque quando não dá boot é desmoralizante.

Pior que a minha mobo dá 4 bips (1 longo e 3 curtos) se o monitor estiver desligado (após segurar o botão pra desligar manualmente) ou o cabo estiver desconectado, indicando um erro de GPU. Antes de saber que era normal, eu trancava legal rs.

A verdade é que pra montar PC tem que ter muito sangue frio, não é à toa que muitos preferem pagar para montar ou ficar nos consoles, que não tem essa montanha-russa de emoções. Já passei muito apuro com minha placa-mãe e sua BIOS bugada, e meio que estou calejado já.
 
Última edição:
Depois de passar horas montando o PC, o que não é difícil com o cooler que eu uso, não existe alívio maior do que apertar o botão de ligar, esperar alguns segundos apreensivo e ver o monitor dar vídeo e ouvir um único bip (caso tenha speaker instalado, como o meu), indicando que o POST foi bem-sucedido haha. A sensação é de ter tirado um peso enorme dos ombros, porque quando não dá boot é desmoralizante.

Pior que a minha mobo dá 4 bips (1 longo e 3 curtos) se o monitor estiver desligado (após segurar o botão pra desligar manualmente) ou o cabo estiver desconectado, indicando um erro de GPU. Mas mesmo eu sabendo que é normal, eu dou uma trancada legal, porque já espero o pior kkkk.
Kkkkkkkkkkkkk exatamente! Cara, eu "estudei" bastante o processo porque não pude confiar na minha memória. A última plataforma que eu montei foi uma AM2 e nunca havia montado LGA.

Assisti a alguns vídeos também, mas o que mais me deixou apreensivo foi na hora de instalar a CPU. Principalmente no momento de baixar e travar a alavanca.

O lance da proteção de plástico "pular" me deixou perprecto. Na hora eu pensei: será que não entortei nenhum pino nisso?

Demorei muito para montar, sempre folheando os manuais e olhando os diagramas da placa-mãe.
 
Última edição:
Kkkkkkkkkkkkk exatamente! Cara, eu "estudei" bastante o processo porque não pude confiar na minha memória. A última plataforma que eu montei foi uma AM2 e nunca havia montado LGA.

Assisti a alguns vídeos também, mas o que mais me deixou apreensivo foi na hora de instalar a CPU. Principalmente no momento de baixar e travar a alavanca.

O lance da proteção de plástico "pular" me deixou perprecto. Na hora eu pensei: será que não entortei nenhum pino nisso?

Demorei muito para montar, sempre foleando os manuais e olhando os diagramas da placa-mãe.
Primeira vez montando dá sempre um medão.. eu já troquei tanto de peças nos últimos tempos que agora seguro memória ram com a boca, gpu seguro debaixo do braço no suvaco.. ssd jogo longe no pátio pro cachorro brincar indo buscar e me trazer de volta, e assim vai indo.. tudo certo :vish:
 
Kkkkkkkkkkkkk exatamente! Cara, eu "estudei" bastante o processo porque não pude confiar na minha memória. A última plataforma que eu montei foi uma AM2 e nunca havia montado LGA.

Assisti a alguns vídeos também, mas o que mais me deixou apreensivo foi na hora de instalar a CPU. Principalmente no momento de baixar e travar a alavanca.

O lance da proteção de plástico "pular" me deixou perprecto. Na hora eu pensei: será que não entortei nenhum pino nisso?

Demorei muito para montar, sempre foleando os manuais e olhando os diagramas da placa-mãe.
Sem dúvidas a etapa mais importante é a montagem do cooler. Já tive problema uma vez que o PC não dava vídeo após instalar o cooler não-stock (Gammax 400 V2), após receber uma placa-mãe nova da garantia. Removi e reinstalei todas as demais peças e nada, já tava suando frio prevendo o pior, achando que tinha danificado algum pino kkkk.

Aí eu me acalmei, respirei fundo e resolvi tirar o cooler aftermarket e reinstalar o stock, e graças a Deus deu vídeo, aí eu fiquei mais tranquilo. No dia seguinte, removi o cooler stock, e então reinstalei o da Deepcool, montando com muita calma. Aí liguei o PC e dessa vez deu vídeo, bipou só 1 vez e os leds de diagnóstico da mobo se apagaram, indicando POST OK, a lágrima de alívio escorreu no meu rosto kkkkk.

Quando fizer upgrade de CPU e mobo no futuro, eu acho que vou usar o cooler stock mesmo e largar a mão de overclock, eu não aguento mais tanta emoção não rs. Até desisti de fazer upgrade de CPU mantendo a mobo por causa desse sufoco, vou usar o meu humilde processador até terminar a garantia ano que vem, mesmo com suas limitações.
 
Chegou minha 6700 XT da Gigabyte. Deixei a instalação do driver AMD por último. Entrei na porra do catalyst e coloquei só pra buscar drivers recomendados.
Montei o setup inteiro ontem. Minha última montagem de PC tinha sido em 2009. Fiz tudo com muita calma (inclusive tremendo muito na hora de encaixar o processador kkkkk, mas foi mais ansiedade, é de boa). Dei aquela rezada marota antes de apertar o power e tudo ok.

Rodando há 1 dia sem erros. :sefu:
Tô com uma há pouco mais de um mês e tô adorando.
Sempre gostei mais de AMDs porque tenho mais facilidade de usar os drivers Adrenalin. Tinha uma 5700 simplona da ASRock e nunca me deu dor de cabeça.
Troquei por uma 2070 Super pra usar mais o RT e foi legal, mas ultimamente tá tudo tão pesado que ela não tava tankando.
Fiquei na dúvida entre a 3060 Ti, 3070 e 6700XT e optei pela 6700XT Eagle por conta do CxB, a performance em COD (que eu jogo bastante) e no geral pela performance em rasterização comparado com o preço da Ti e 3070.
O preço dela era o mesmo que da MSI Mech, mas vi alguns reviews que, apesar do tamanho da Eagle, a performance dela era um pouco melhor "out of the box".
Eu achei a minha BEM quente, mas pode ser falta de costume por ter ficado 2 anos com uma GeForce sem olhar nada de temperatura.
Fiz uma config legal aqui de undervolt + OC e uma curva de fans que deixa ela MUITO barulhenta (os fans são menores se comparados às outras placas, né) pra não ficar tão quente.
Não sei se tô olhando errado e me preocupando muito, mas com os fans a uns 80-85% de velocidade, a temperatura da placa fica entre 72 e 77 graus. Mas a temperatura de junção, em uns games mais pesados (Callisto Protocol 1440p e The Witcher 3 4K FSR Balanceado), com essa config de fans aí, chega a uns 90-95 graus.
Mas assim, em geral to adorando a performance da placa pelos 2.6k que paguei.
 
Pior que a minha mobo dá 4 bips (1 longo e 3 curtos) s


Passei essa desgraça com uma RX550... o inferno dava isso esporadicamente..
Passei horas testando tudo até ter certeza q era a GPU..

No inicio achei q fossem as memórias.. várias horas de memtest no lombo delas kkkkkkk


Mas o pior problema de todos foi um cabo SATA danificado....
eu fiquei dias achando q era o SSD; até q tive a ideia de trocar o cabo sata e acompanhar os erros em tempo real num aplicativo q testa HDs(nao lembro o nome).. BINGO! Os erros no app sumiram qndo eu botei o cabo novo..


E mais recentemente tive problema com 3080 12gb.. O PC desligava qndo fechava a tampa do gabinete..
1 semana brigando até descobrir aff
 
Última edição:
Tô com uma há pouco mais de um mês e tô adorando.
Sempre gostei mais de AMDs porque tenho mais facilidade de usar os drivers Adrenalin. Tinha uma 5700 simplona da ASRock e nunca me deu dor de cabeça.
Troquei por uma 2070 Super pra usar mais o RT e foi legal, mas ultimamente tá tudo tão pesado que ela não tava tankando.
Fiquei na dúvida entre a 3060 Ti, 3070 e 6700XT e optei pela 6700XT Eagle por conta do CxB, a performance em COD (que eu jogo bastante) e no geral pela performance em rasterização comparado com o preço da Ti e 3070.
O preço dela era o mesmo que da MSI Mech, mas vi alguns reviews que, apesar do tamanho da Eagle, a performance dela era um pouco melhor "out of the box".
Eu achei a minha BEM quente, mas pode ser falta de costume por ter ficado 2 anos com uma GeForce sem olhar nada de temperatura.
Fiz uma config legal aqui de undervolt + OC e uma curva de fans que deixa ela MUITO barulhenta (os fans são menores se comparados às outras placas, né) pra não ficar tão quente.
Não sei se tô olhando errado e me preocupando muito, mas com os fans a uns 80-85% de velocidade, a temperatura da placa fica entre 72 e 77 graus. Mas a temperatura de junção, em uns games mais pesados (Callisto Protocol 1440p e The Witcher 3 4K FSR Balanceado), com essa config de fans aí, chega a uns 90-95 graus.
Mas assim, em geral to adorando a performance da placa pelos 2.6k que paguei.
Aqui acho que vai ficar tranquilo porque jogo, na maior parte das vezes, velharia kkkk.
Vou testar o Witcher 3 e o Callisto quando a loja que explode mandar a key.
 
Aqui acho que vai ficar tranquilo porque jogo, na maior parte das vezes, velharia kkkk.
Vou testar o Witcher 3 e o Callisto quando a loja que explode mandar a key.
Dá uma pesada lá neles porque enrolam um pouco, viu. Me mandaram 10 dias depois que solicitei.
 
Dá uma pesada lá neles porque enrolam um pouco, viu. Me mandaram 10 dias depois que solicitei.
Pra mim enviaram um e-mail falando que vão mandar 7 dias após recebimento da compra.
Deve ser por conta do lance de poder desistir da compra nesse período.
 
@dayllann a adição deste cache na GPU faria muita diferença assim como faz em CPUs?
 
Uai Cata, não era pra ser no tópico da Nvidia? Hehe
 
Dolar cai 20c e a loja da explosao aumenta em 200 reais o preço da 6700xt que eu ia comprar semana que vem kkkkkkkkkrying
 
@dayllann a adição deste cache na GPU faria muita diferença assim como faz em CPUs?
Faz, basta ver o ganho que a RDNA2 teve ao criar/incluir o InfinityCache, logo se a latência ficar comportada serão apenas ganhos. O que me surpreende é como essa ideia tomou força novamente depois dos comentários do Wassick, sendo que o SkyJuice já tinha informado isto meses antes do lançamento (ok, comparação injusta, um rumor/vazamento contra uma análise prévia em microscópio). Resta agora aguardar por um possível refresh e uma possível versão "3D InfCache" (talvez venha tudo num sabor só, RX 7950 XTX X3D).

E @Cata, essa notícia caiu no tópico errado meu caro xD
 
@dayllann a adição deste cache na GPU faria muita diferença assim como faz em CPUs?
Minha impressão é que o principal problema com as RDNA3 é no shader, então eu não espero que mais banda vai gerar muito aumento de performance.
 
Saiu no Videocardz um primeiro teste ao oficial da Navi3 integrada ao CPU a tal iGpu.

Se for isso mesmo, fica escancarado que o RDNA3 só evoluiu em questão de eficiência energética dado ao processo de fabricação

A 780m foi um pouco mais rápida que a 680m... Talvez pelo maior click e memória ram mais rápida.

 
Minha impressão é que o principal problema com as RDNA3 é no shader, então eu não espero que mais banda vai gerar muito aumento de performance.
Eita, nem me atentei a este detalhe @FabianoSR, respondi tão no automático de "mais largura = mais desempenho" que esqueci que se o gargalo for nos shaders nada adiantará mais banda. O problema pode estar no VOPD, que explicaria o caso abaixo...

Saiu no Videocardz um primeiro teste ao oficial da Navi3 integrada ao CPU a tal iGpu.

Se for isso mesmo, fica escancarado que o RDNA3 só evoluiu em questão de eficiência energética dado ao processo de fabricação

A 780m foi um pouco mais rápida que a 680m... Talvez pelo maior click e memória ram mais rápida.

Vi esse score tem dois dias no twitter, e soa apenas como uma RDNA2 com mais clocks e menos consumo porque a emissão dupla de operações (VOPD), o grande diferencial do RDNA3 em cima da geração passada, está em "modo" não funcional, e ninguém sabe dizer se é um bug, problema no software ou hardware, só que simplesmente não está funcionando. Sem o VOPD a 7900XTX cai de 61TFops para 31TFlops, deixando ela pouca coisa mais forte que a 6950XT e seus 24TFlops.

A pergunta que não quer calar é: Dá para consertar via software? Só o tempo dirá, pois pela documentação é possível mas trabalhoso, e se esse trabalho vai ser feito pelos DEVs ou equipe de drivers da AMD.... AyyMD... Ai Meu Deus xD
 
Driver gráfico da AMD para a série Radeon RX 6000 e anteriores será lançado em 2 semanas

"Conforme confirmado hoje por Frank Azor (arquiteto-chefe de soluções de jogos da AMD), a empresa lançará um novo driver para a série Radeon 6000 e anteriores dentro de 2 semanas. Este driver será o primeiro lançamento [para estas placas] em mais de 2 meses. Desde a introdução da nova arquitetura RDNA3 para desktop, a equipe de software da AMD tem se concentrado na série Radeon RX 7000. Dois modelos RX 7900 receberam quatro drivers consecutivos desde o final de novembro, enquanto a série RX 6000 não recebeu nenhuma atualização nesse período. A AMD lançará um novo driver para GPUs mais antigas nas próximas duas semanas, a menos que a equipe encontre problemas. Quando questionado se este seria um driver unificado para GPUs RDNA3/RDNA2, Frank Azor apenas confirmou que o objetivo da empresa é a estratégia de driver unificado."



---
Ou seja meus amigos, aquilo que eu vinha dizendo, o RDNA3 tem tantas diferenças/buracos no driver que a AMD focou apenas nessa arquitetura, agora que a faxina principal foi feita virá um driver com suporte às RDNA2 e RDNA1. Fiquem atentos, porém, ao que o Azor disse, "nosso objetivo é chegar (voltar para) lá o mais rápido possível", quando perguntado se este driver será unificado, no caso ele praticamente negou isso, logo é bem provável que este driver sirva apenas para as RDNA1/2 e a das RDNA3 siga separado por mais um tempo.
 
acabei de zerar high on life, bom game, teve uma hora que começou dar umas travadas do nada, de uns 5s achei que era a gpu/driver mas era o ssd mais antigo que tenho morrendo, troquei o game de ssd problema parou de ocorre, e é só em um level em uma parte especifica, o ssd fica em 100% de uso e trava tudo...enquanto isso meu hd de 80gb de 20 anos+ firme e forte sem nenhum erro...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pqp que raiva, serio que não tem mod de primeira pessoa pra elden ring? pros dark souls tinha era tão bom....sacanagem nem empolga jogar assim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vou ter que ir de Satisfactory mesmo...pqp já é quase de da madruga vou it de dormir mesmo kkkkk
 
Última edição:

PowerColor provoca Radeon RX 7900 XTX Liquid Devil.​


A empresa confirma planos para placas gráficas RDNA3 com refrigeração líquida.

3fCKnmv.jpg


A PowerColor está pronta para lançar em breve uma placa RX 7900 com refrigeração líquida, a série Liquid Devil. A empresa já havia lançado vários modelos “LD” com waterblock pré-instalado, e cada vez foi equipado com EK Water Blocks. A nova iteração também está usando o bloco de água EK e apresentará detalhes em LED azuis semelhantes aos do antecessor.

A série Liquid Devil é geralmente equipada com o mesmo design de PCB que os principais modelos Red Devil refrigerados a ar. Nesse caso, significa design VRM de 12+3+2 fases, três conectores de alimentação de 8 pinos e recurso de BIOS duplo. Além disso, a PowerColor normalmente escolhe os melhores chips para a série Devil, então clocks mais altos não devem ser um problema.



Até agora, apenas um Radeon RX 7000 possui cooler líquido e esse é o ASRock Aqua . Este modelo foi listado bem acima de $ 1400 desde o lançamento, então o Liquid Devil não precisa necessariamente ser muito mais rápido. Por ser simplesmente mais barato, já valeria a pena uma consideração.

A PowerColor ainda não confirmou a data de lançamento do RX 7900 Liquid Devil, mas, a julgar pelo teaser e pelos anúncios anteriores, provavelmente estamos olhando para 1-2 semanas no máximo. Também é muito provável que veremos os modelos 7900 XTX e XT.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo