[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Caro, la fora a xtx esta saindo por menos de 900 dólares. Deixa mofa no estoque uma hora eles vão ter que vender no preço certo.
 
Caro, la fora a xtx esta saindo por menos de 900 dólares. Deixa mofa no estoque uma hora eles vão ter que vender no preço certo.
só esqueceu que estamos morando no Brasil, do mais está certo
 
Última edição:
Deve ter piscado na tela por 6.2 pois já esta a 8k
Essa realmente é a melhor XTX
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pior que ficou uns minutos. Eu até consegui colocar no carrinho pra testar kkkkkkkkkk.
Junto da Nitro+ da Sapphire, é o melhor modelo mesmo.
 
Se isso aqui não é mais uma comprovação de que o N32 está/esteve com algum problema, só me restará pensar que a AMD está segurando esse die de propósito :v

A AMD desenvolveu uma versão compacta do Navi31 que se encaixa no "pacote" Navi32 de 40x40mm

"A AMD desenvolveu um processador gráfico que engloba o Navi 31 die em um pacote menor.

O pacote de 40x40mm incluiria um GDC Navi31 e seis MCDs, dois dos quais são/estão desativados/mortos. Esse design tão intrigante foi supostamente feito pela AMD para ajudar os parceiros AIBs a se prepararem para o lançamento do Navi32. A empresa tem enviado esses protótipos, uma GPU de substituição temporária para os parceiros do conselho há meses, é o que afirma o leaker Moore Law is Dead.


AMD-NAVI31-NAVI32.jpg


Dessa forma, os AIBs poderiam desenvolver sua próxima série Radeon RX7800 de gama média superior sem que as GPUs Navi32 reais estivessem disponíveis no momento. Como sabemos, esperava-se que o Navi32 aparecesse mais tarde. Esses rumores começaram a aparecer já no ano passado, indicando que talvez não vejamos o N32 antes do N31 e do N33, ambos já lançados. O Navi31 em um pacote do Navi32 aparece em uma foto com seis chiplets MCD, onde o GCD só poderia suportar um barramento de memória de 256bits. Essa largura de barramento permite configurações de memória de 8/16/32 GB e, como sabemos, alguns AIBs como a ASRock já confirmaram que a RX 7800XT deve ter 16GB de memória.

Como a AMD já criou uma versão menor do Navi31, é possível que esse tipo de processador acabe em plataformas menores, como notebooks. Tecnicamente, nada deve impedir a AMD de usar esse tipo de matriz para uma série Radeon RX 7900M ainda mais poderosa que poderia competir com a GPU para laptop NVIDIA RTX 4080. O vazador afirma que esse design já está em laboratório, mas não está claro se os jogadores o experimentarão."

O N32 está demorando tanto que a AMD precisou "gambiarrar" o N31 no interposer do seu irmão menor para que os AIBs tivessem como testar seus projetos. Isso é um feito e tanto, visto que o interposer do N32 (346mm²) é feito para suportar 4 MCDs de 37mm² e um GCD de 200mm², e não 6 MCDs e um GCD de 305mm² (o interposer do N31 mede 529mm², ou melhor, 55x45mm), logo pode-se assumir que o arranjo das complexas trilhas InfinityLink é idêntica pin-a-pin entre os N21 e N32, e também pode-se assumir que caso o N32 demore ainda mais, a série RX7800 virá baseada no N31 mesmo, tal qual a W7800, só que com 16GB de VRAM.
 
Desanimador ver a AMD com pífios 12% de market share, valor que bate certinho com pesquisas da Steam recentes. Fiquei impressionado com a Intel que do nada abocanhou 4% de participação, nada mal. Mas considerando que a margem de lucro dos SoCs dos consoles e CPUs para servidores é bem maior, a AMD deve estar obrando e caminhando para esse mercado, para a infelicidade dos PC gamers.

rqfxqis36q7b1.png
 
Desanimador ver a AMD com pífios 12% de market share, valor que bate certinho com pesquisas da Steam recentes. Fiquei impressionado com a Intel que do nada abocanhou 4% de participação, nada mal. Mas considerando que a margem de lucro dos SoCs dos consoles e CPUs para servidores é bem maior, a AMD deve estar obrando e caminhando para esse mercado, para a infelicidade dos PC gamers.

rqfxqis36q7b1.png
GPU:
84% NVIDIA
12% AMD
4% Intel

páginas dedicadas no fórum:
NVIDIA: 1988 (68%)
AMD: 915 (31%)
Intel: 9 (0%)

O que isso significa: Sei lá... Só me veio à mente comparar...
:haha:
 
Desde ontem ou anteontem a RX 7600 Pulse tá por 1900 no pix (2235 no cartão) na Kabum. https://www.kabum.com.br/produto/46...campaign=junho23&utm_content=&utm_term=935027

50 reais a menos que a AsRock Challenger e 100 a menos que a Phantom Gaming, que diferentemente das RDNA2, não oferecem 2 anos de garantia pelo que eu pude confirmar com o chat da Pichau. Ainda dá pra baixar um pouco mais, mas pra quem quiser...
 
Desanimador ver a AMD com pífios 12% de market share, valor que bate certinho com pesquisas da Steam recentes. Fiquei impressionado com a Intel que do nada abocanhou 4% de participação, nada mal. Mas considerando que a margem de lucro dos SoCs dos consoles e CPUs para servidores é bem maior, a AMD deve estar obrando e caminhando para esse mercado, para a infelicidade dos PC gamers.

rqfxqis36q7b1.png

A razão disso é a incompetência em diversos setores ao longo dos anos, desde a falta de apoio ao desenvolvimento de jogos triplo A para inserir suas suas tecnologias, o que é algo estranho, pois ela é fabricante de chips de PlayStation e Xbox. Não afirmo que fazer isso seria bom para o consumidor, mas na visão empresarial seria excelente.

Anos de fama com drivers ruins e que ainda hoje são inferiores aos da Nvidia. Muito distante de tecnologias da concorrente, por anos o Nvenc caminha sozinho no mercado e isso é mais um motivo para que criadores de conteúdo optem pela Nvidia e, assim, influenciem mais pessoas a seguirem junto. Podemos citar outros exemplos como DLSS, no qual a AMD demorou para trazer um concorrente e ainda hoje não existe nada próximo ao DLSS 3. A AMD tinha o fato de usar o padrão adaptative sync para seu Freesync e a Nvidia, depois de um tempo, resolveu aproveitar e expandir seu G-Sync, permitindo o uso desse padrão também. Além disso, a Nvidia vem focando em trazer experiência de inteligência artificial para o consumidor final, como remoção de ruído e eco, melhorando nitidez de gravação, além daquele EYE Contact que, embora não sejam tecnologias perfeitas, têm um potencial enorme. Tirando o filtro de voz que a AMD possui, o resto a Nvidia está sozinha.

Sabendo de tudo isso, a AMD vem e lança placas com preços próximos aos da Nvidia, o que é normal, pois a empresa precisa ter saúde financeira, mas certamente é difícil para uma pessoa que vai ficar anos com uma placa escolher AMD em vez de Nvidia. É melhor pagar às vezes um pouco mais e evitar dores de cabeça. Tive três Radeons e parece que entra ano e sai ano e a AMD está sempre com uma promessa de tecnologia revolucionária.
 
Desanimador ver a AMD com pífios 12% de market share, valor que bate certinho com pesquisas da Steam recentes. Fiquei impressionado com a Intel que do nada abocanhou 4% de participação, nada mal. Mas considerando que a margem de lucro dos SoCs dos consoles e CPUs para servidores é bem maior, a AMD deve estar obrando e caminhando para esse mercado, para a infelicidade dos PC gamers.

rqfxqis36q7b1.png

Esse dado não é necessariamente o market share e sim o envio de produtos às lojas. E produtos novos, ou seja, a AMD pode segurar o envio de novas placas ao mercado, seja por excesso de inventário das anteriores ou por dificuldades de fabricação. Basta lembrar que os consoles estavam escassos até um tempo atrás.

O market share sempre inclui GPUs integradas. Para as fabricantes, "é tudo a mesma coisa". Nesse caso a Intel tem 71%, a Nvidia 17% e a AMD 12%.

GPU_PR_R2_001.png
 
Desanimador ver a AMD com pífios 12% de market share, valor que bate certinho com pesquisas da Steam recentes. Fiquei impressionado com a Intel que do nada abocanhou 4% de participação, nada mal. Mas considerando que a margem de lucro dos SoCs dos consoles e CPUs para servidores é bem maior, a AMD deve estar obrando e caminhando para esse mercado, para a infelicidade dos PC gamers.

rqfxqis36q7b1.png
como disse a meses atrás:
basicamente a AMD é o brasil das GPU, tem todo potencial do mundo, mas nunca chega lá pela burrice de quem gerencia a bagaça:limo:

amd merece perder market share porque é burra d+, e to dizendo: Intel vai passar AMD logo logo
 
É preciso ver além das GPUs gamers, o mercado é maior que isso.

A AMD, além de consoles e GPU integradas para diversos PCs, notebooks e portáteis, também atua no mercado de HPC, ou computação de alta performance. É ali que ela vende as Instinct e as Radeon Pro.
E pelas últimas declarações da Lisa Su, também estão indo forte no mercado de IA. Eles não possuem software competitivo contra a Nvidia, mas hardware eles possuem.

A Intel visa a mesma coisa, o mercado gamer é meio que um derivado do mercado principal que é o de IA.
 
GPU:
84% NVIDIA
12% AMD
4% Intel

páginas dedicadas no fórum:
NVIDIA: 1988 (68%)
AMD: 915 (31%)
Intel: 9 (0%)

O que isso significa: Sei lá... Só me veio à mente comparar...
:haha:
AMD só serve pra vc comprar Nvidia mais barato :true::incri2:
 
Última edição:
Essa linha 7000 tinha muita promessa e entregou pouco, ficou a desejar.
 
que ainda hoje são inferiores aos da Nvidia. Muito distante de tecnologias da concorrente, por anos o Nvenc caminha sozinho no mercado e isso é mais um motivo para que criadores de conteúdo optem pela Nvidia e, assim, influenciem mais pessoas a seguirem junto.
Olha...
*suspira*
 
É preciso ver além das GPUs gamers, o mercado é maior que isso.

A AMD, além de consoles e GPU integradas para diversos PCs, notebooks e portáteis, também atua no mercado de HPC, ou computação de alta performance. É ali que ela vende as Instinct e as Radeon Pro.
E pelas últimas declarações da Lisa Su, também estão indo forte no mercado de IA. Eles não possuem software competitivo contra a Nvidia, mas hardware eles possuem.

A Intel visa a mesma coisa, o mercado gamer é meio que um derivado do mercado principal que é o de IA.
Concordo com você, mas eu preciso também olhar para o mercado ao qual eu pertenço, que é o de consumidor comum, e nesse mercado a AMD está péssima, no mercado prosumer então, ela vai pior ainda (para nós o ROCm é uma piada). Eu entendo que a AMD precisa caminhar no mercado que dá dinheiro primeiro, mas ela está quase que praticamente ignorando o mercado comum, e não andando nas duas pontas simultaneamente.

Sei que a NVIDIA também não está fazendo maravilhas com a série 4000 (tirando a 4090, as demais deixam muito a desejar), mas apenas DUAS placas topo de linha e depois de quase seis meses, UMA placa mid? Vou nem falar do desempenho e software delas, só de ver a pífia disponibilidade (ainda mais no Brasil) da série 7000 já é o suficiente para criticar e desacreditar =/
 
Concordo com você, mas eu preciso também olhar para o mercado ao qual eu pertenço, que é o de consumidor comum, e nesse mercado a AMD está péssima, no mercado prosumer então, ela vai pior ainda (para nós o ROCm é uma piada). Eu entendo que a AMD precisa caminhar no mercado que dá dinheiro primeiro, mas ela está quase que praticamente ignorando o mercado comum, e não andando nas duas pontas simultaneamente.

Sei que a NVIDIA também não está fazendo maravilhas com a série 4000 (tirando a 4090, as demais deixam muito a desejar), mas apenas DUAS placas topo de linha e depois de quase seis meses, UMA placa mid? Vou nem falar do desempenho e software delas, só de ver a pífia disponibilidade (ainda mais no Brasil) da série 7000 já é o suficiente para criticar e desacreditar =/
O youtuber moore law is dead, falou que isso se deve muito pela estratégia adotada por cada empresa:

A AMD tá focando no MCM. Eles vão conseguir aproveitar parte do aprendizado que tiverem na divisão de processadores e implementar nas placas de vídeo. Por enquanto não tá compensando, mas conforme os chips vão aumentando de tamanho, e a miniaturização do processo começa a se tornar exponencialmente mais cara, em 5 ou 10 anos essa estratégia deve dar frutos.

A Nvidia tá apostando no agora. Se, no futuro, não conseguirem competir no mercado gamer, eles simplesmente passam a focar no mercado de IA.
 
O youtuber moore law is dead, falou que isso se deve muito pela estratégia adotada por cada empresa:

A AMD tá focando no MCM. Eles vão conseguir aproveitar parte do aprendizado que tiverem na divisão de processadores e implementar nas placas de vídeo. Por enquanto não tá compensando, mas conforme os chips vão aumentando de tamanho, e a miniaturização do processo começa a se tornar exponencialmente mais cara, em 5 ou 10 anos essa estratégia deve dar frutos.

A Nvidia tá apostando no agora. Se, no futuro, não conseguirem competir no mercado gamer, eles simplesmente passam a focar no mercado de IA.
A NVIDIA também está focando no MCM, várias patentes mostram isso, mas diferente da AMD ela só vai trazer ao mercado gamer quando ver que dará certo, ao contrário da AMD que na primeira oportunidade que conseguiu, lançou. Não estou dizendo que o MCM da RDNA3 é ruim, pelo contrário, foi uma evolução muito grande, mas para nós consumidores mudou nada, a placa continuou cara e o ganho de desempenho foi mínimo. A RDNA4 virá MCM também, de uma forma ainda mais modular, mas com uma mudança na arquitetura que preocupa.

Se pararmos para olhar, as RDNA estão vindo no mesmo ritmo que os Zen, ou seja, uma arquitetura de inovação seguida de uma ou duas de refinamento, e claramente a RDNA3 se encaixa nessa segunda categoria, enquanto que a RDNA4 se encaixará na primeira, e se o VOPD funcionar corretamente nela será melhor ainda.
 

O MicroCenter agora oferece Radeon RX 7900 XT por $ 699 apenas com retirada na loja​

Originalmente lançado por $ 899, o RX 7900 XT acabou de cair $ 200.
Xiu7AWT.png

Um dos maiores varejistas dos EUA está fechando um acordo com a placa de vídeo AMD Radeon RX 7900 XT. Acontece que os jogadores que moram perto das lojas MicroCenter agora podem adquirir a Radeon RX 7900 XT por US $ 699, sem dúvida, um ótimo preço para esta placa de vídeo AMD.

No início desta semana, o RX 7900 XT estava brevemente disponível por US $ 719 na Amazon, mas esta oferta expirou. O novo acordo do MicroCenter é ainda mais barato, mas o único problema é a falta de opção de envio. Os jogadores só podem comprar esta placa gráfica através de uma retirada na loja.

17onmvo.png


O que deve ser observado é que o preço mais baixo aparece apenas no carrinho, portanto, certifique-se de selecionar a loja primeiro e verificar os preços na finalização da compra. Confirmamos que o preço se aplica aos modelos personalizados de referência PowerColor e Hellhound.

Atualmente, nenhum outro varejista está oferecendo Radeon RX 7900 XT a esse preço, mas ele vem caindo constantemente há semanas. Infelizmente, até o MicroCenter ainda não está realizando nenhum negócio na placa principal RX 7900 XTX, mas isso pode ser apenas uma questão de tempo. Além disso, com o XT SKU caindo abaixo de $ 700, o próximo modelo RX 7800 XT quase certamente custará menos.

Fonte: MicroCenter
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo