[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

80 usd ja eh um valor pro americano, agora 50 usd q ta hj n eh tanto, se nvidia baixar pra uns 270 ai mata a 7600 dnv. 6600xt ao menos tinha desempenho pra peitar a 3060 e ganhar, agora a 7600 n tem isso.
Tudo porque estamos falando em dólar mesmo, eu penso da mesma forma que 50 doletas vale a pena a se pagar como extra das features da NVIDIA, caso vá se usar elas. Mas falando em real, hoje temos RX7600 por ~1900 enquanto que a 4060 acabou de lançar por 2400 (preço sugerido), e isso é uma diferença considerável. Dentro de alguns meses imagino estabilizar em 1800 e 2200, o que ainda é muito. Se essa 4060 cair para 2000, apenas 200 reais de diferença ai já consideraria a da NVIDIA perante a da AMD. Claro que o ideal mesmo é partir para as gerações anteriores de ambas, mas considerando apenas essas duas, é como vejo.
 
Tudo porque estamos falando em dólar mesmo, eu penso da mesma forma que 50 doletas vale a pena a se pagar como extra das features da NVIDIA, caso vá se usar elas. Mas falando em real, hoje temos RX7600 por ~1900 enquanto que a 4060 acabou de lançar por 2400 (preço sugerido), e isso é uma diferença considerável. Dentro de alguns meses imagino estabilizar em 1800 e 2200, o que ainda é muito. Se essa 4060 cair para 2000, apenas 200 reais de diferença ai já consideraria a da NVIDIA perante a da AMD. Claro que o ideal mesmo é partir para as gerações anteriores de ambas, mas considerando apenas essas duas, é como vejo.

A performance em alguns testes estão semelhante
A 4060 tem o DLSS3 que ajuda
a RX7600 vai ter o FSR 3.0 que não se sabe quando e nem como vai render
Não tem nem como saber se o FSR 3.0 vai funcionar só nas RDNA 3.0 ou se vai funcionar com as anteriores e com outras marcas
AMD e NVIDIA estão de zuera
 
Tudo porque estamos falando em dólar mesmo, eu penso da mesma forma que 50 doletas vale a pena a se pagar como extra das features da NVIDIA, caso vá se usar elas. Mas falando em real, hoje temos RX7600 por ~1900 enquanto que a 4060 acabou de lançar por 2400 (preço sugerido), e isso é uma diferença considerável. Dentro de alguns meses imagino estabilizar em 1800 e 2200, o que ainda é muito. Se essa 4060 cair para 2000, apenas 200 reais de diferença ai já consideraria a da NVIDIA perante a da AMD. Claro que o ideal mesmo é partir para as gerações anteriores de ambas, mas considerando apenas essas duas, é como vejo.
IMO a 7600 deveria ter sido lançada c/ desempenho da 6700 xt, consumo da 6600 non xt, pelo q é cobrada hj já q não tem 1 resposta ao dlss 3, fora o desempenho em RT q é terrível. Vai levar "fumo" da 4060, se não cair drasticamente o preço aki no :br:.
 
Tudo porque estamos falando em dólar mesmo, eu penso da mesma forma que 50 doletas vale a pena a se pagar como extra das features da NVIDIA, caso vá se usar elas. Mas falando em real, hoje temos RX7600 por ~1900 enquanto que a 4060 acabou de lançar por 2400 (preço sugerido), e isso é uma diferença considerável. Dentro de alguns meses imagino estabilizar em 1800 e 2200, o que ainda é muito. Se essa 4060 cair para 2000, apenas 200 reais de diferença ai já consideraria a da NVIDIA perante a da AMD. Claro que o ideal mesmo é partir para as gerações anteriores de ambas, mas considerando apenas essas duas, é como vejo.
n compensa a 7600 se for uns ate 400 conto de diferença imo, ela teria q custar oq a 6600 hj custa no br, maximo 1500 pra ja matar as 3050/1660s/2060 q ainda vendem
 
A árvore genealógica de Jensen Huang e Lisa Su mostra como eles estão intimamente relacionados.

Fz9C2L_WwAI21hb
 
A árvore genealógica de Jensen Huang e Lisa Su mostra como eles estão intimamente relacionados.

Fz9C2L_WwAI21hb
Isso aí já é bem velho e falaram na época que era mentira
 
A AMD não conseguiu lançar o HYPR-RX a tempo

"O HYPR-RX foi concebido para ser uma solução simples que combina três tecnologias com foco em desempenho e capacidade de resposta. A AMD não lançou o HYPR-RX no primeiro semestre de 2023 como prometido, embora parecesse ser um recurso fácil de implementar. O AMD HYPR-RX foi criado para fornecer um modo de desempenho fácil com um clique baseado em três tecnologias AMD: Radeon Super Resolution, Radeon Boost e Radeon Anti-Lag. O primeiro funciona como o FidelityFX Super Resolution 1.0, na verdade, é baseado no mesmo algoritmo. No entanto, em vez de confiar nos desenvolvedores de jogos para implementar a tecnologia de upscaling da AMD, a empresa descobriu uma maneira de aprimorar todo o quadro em todos os jogos no nível do driver. Esse recurso agora é comumente usado em consoles de jogos de baixa potência, como o Steam Deck.

O AMD HYPR-RX foi anunciado em novembro do ano passado juntamente com o FSR 3.0. A empresa manteve a boca fechada sobre FSR3 e HYPR-RX por quase 8 meses e nenhuma das tecnologias tem uma data de lançamento."
 
mas ai que ta....deixo torando em 100% e essa variação de 140~164 ou limito a 120~144? só pra "não forçar" a gpu? o que tus acham? to viajando na maionese?

Taxa de quadros menor mas mais consistente é sempre melhor do que taxa mais alta mas com maior variação. Eu não consigo notar muita diferença acima de 120fps, ao contrário de 60fps, logo limito nesse valor pra limitar também o consumo da GPU que é considerável a 165fps.

Além disso, eu prefiro deixar o meu monitor em 120Hz porque basta ativar o half-sync (seja nativo ou no Nvidia Profile Inspector) para rodar alguns jogos a 60fps ou mesmo 1/4 sync para os que rodam a 30fps, como emuladores.
 
Essas plakas da AMD tão consumindo d+, queria algo mais eficiente por parte deles.

UNICO problema com essa situação... Ter que trocar de fonte
Mas uma fonte de 750W já leva todas as placas da AMD
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A AMD não conseguiu lançar o HYPR-RX a tempo

"O HYPR-RX foi concebido para ser uma solução simples que combina três tecnologias com foco em desempenho e capacidade de resposta. A AMD não lançou o HYPR-RX no primeiro semestre de 2023 como prometido, embora parecesse ser um recurso fácil de implementar. O AMD HYPR-RX foi criado para fornecer um modo de desempenho fácil com um clique baseado em três tecnologias AMD: Radeon Super Resolution, Radeon Boost e Radeon Anti-Lag. O primeiro funciona como o FidelityFX Super Resolution 1.0, na verdade, é baseado no mesmo algoritmo. No entanto, em vez de confiar nos desenvolvedores de jogos para implementar a tecnologia de upscaling da AMD, a empresa descobriu uma maneira de aprimorar todo o quadro em todos os jogos no nível do driver. Esse recurso agora é comumente usado em consoles de jogos de baixa potência, como o Steam Deck.

O AMD HYPR-RX foi anunciado em novembro do ano passado juntamente com o FSR 3.0. A empresa manteve a boca fechada sobre FSR3 e HYPR-RX por quase 8 meses e nenhuma das tecnologias tem uma data de lançamento."
A AMD tem que focar os esforços e lançar logo esses recursos
Já demorou
 
Última edição:
7900 XTX Sapphire por 6175 pra Prime na Kabum
UlQ8AJh.png

No Magalu está por 6500 mas tem cashback de 10% no Picpay e 6% no Pan, confiram e testem porque possivelmente fica 5850 via Picpay e 6110 via Pan, ou Méliuz com 5% pra quem preferir
V8EqCHh.png
 
UNICO problema com essa situação... Ter que trocar de fonte
Mas uma fonte de 750W já leva todas as placas da AMD
Não é só esse o problema. Consome mais, gasta mais na conta de luz, chip dura menos, fases duram menos, enfim, placa tende a morrer + rápido. Essa 4070 da NVIDIA tá um show de eficiência, se tivesse jogo pra jogar eu iria neles talvez, problema eh a vram.
 
Consome mais, gasta mais na conta de luz
Depende bastante do usuário daí, do fórum acho que a galera trabalha e tem outros compromissos então o tempo livre que sobra pra jogar provavelmente não vai afetar significativamente na conta de luz (chutando seilá, 20h/semana), acho que esse ponto é mais pra quem jogas horas e horas todo santo dia

chip dura menos, fases duram menos
Pelo consumo? Nunca vi nenhum dado sobre pra poder opinar
 
Depende bastante do usuário daí, do fórum acho que a galera trabalha e tem outros compromissos então o tempo livre que sobra pra jogar provavelmente não vai afetar significativamente na conta de luz (chutando seilá, 20h/semana), acho que esse ponto é mais pra quem jogas horas e horas todo santo dia
Concordo, isso é mais coisa minha.
Pelo consumo? Nunca vi nenhum dado sobre pra poder opinar
Principio basico da eletronica, consome mais, desgasta mais os caps, as fases, o próprio chip, esquenta mais naturalmente etc. Acha ai uma GTX 780 q ta funcionando até hj, GTX 690, HD 7990 sem q esteja na caixa até hj, não tem mais. Placa de vídeo é pra durar a vida toda, as minhas coisas duram a vida toda por causa disso, sempre faço undervolt, deixo frio, consumindo pouco. Ter placa bebeborrona de 300w, 400w, não é pra mim, pode ser NVIDIA ou AMD, tanto faz.
 
Concordo, isso é mais coisa minha.

Principio basico da eletronica, consome mais, desgasta mais os caps, as fases, o próprio chip, esquenta mais naturalmente etc. Acha ai uma GTX 780 q ta funcionando até hj, GTX 690, HD 7990 sem q esteja na caixa até hj, não tem mais. Placa de vídeo é pra durar a vida toda, as minhas coisas duram a vida toda por causa disso, sempre faço undervolt, deixo frio, consumindo pouco. Ter placa bebeborrona de 300w, 400w, não é pra mim, pode ser NVIDIA ou AMD, tanto faz.
haha
é sério que tu ta se importando com uma GTX 780 lançada a mais de 10 anos?
Ou uma GTX 690 de 11 anos?
E mais placas com consumo elevado se você mesmo falou sobre consumo de energia

Quanto a undervolt, nesse ponto eu concordo não pelo consumo mas sim pela redução de calor
 
Concordo, isso é mais coisa minha.

Principio basico da eletronica, consome mais, desgasta mais os caps, as fases, o próprio chip, esquenta mais naturalmente etc. Acha ai uma GTX 780 q ta funcionando até hj, GTX 690, HD 7990 sem q esteja na caixa até hj, não tem mais. Placa de vídeo é pra durar a vida toda, as minhas coisas duram a vida toda por causa disso, sempre faço undervolt, deixo frio, consumindo pouco. Ter placa bebeborrona de 300w, 400w, não é pra mim, pode ser NVIDIA ou AMD, tanto faz.
Provavelmente existem mas a maioria já deve ter sido substituida por serem produtos defasados atualmente, também apesar de consumo etc não é como se fossem rodar em load o tempo todo, não vejo como algo que é pra durar a vida toda (assim como qualquer outro eletrônico, mas seria ótimo sim) e mesmo que dure não dá pra fazer muita coisa atualmente com um hardware tão antigo de qualquer forma

No mais, uma 4090 de TDP 450w com undervolt pra rodar em 200w vai atropelar qualquer outra placa rodando a 200w com o pé nas costas e vai rodar muito fria já que mesmo em >400w rodam frias pelos coolers overbuilt, se limitar pra qualquer valor de potência vai continuar atropelando qualquer placa, e é um ajuste que se faz em segundos desde que a pessoa queira, pensando nisso não existe motivo algum pra não ter uma 4090
 
Provavelmente existem mas a maioria já deve ter sido substituida por serem produtos defasados atualmente, também apesar de consumo etc não é como se fossem rodar em load o tempo todo, não vejo como algo que é pra durar a vida toda (assim como qualquer outro eletrônico, mas seria ótimo sim) e mesmo que dure não dá pra fazer muita coisa atualmente com um hardware tão antigo de qualquer forma

No mais, uma 4090 de TDP 450w com undervolt pra rodar em 200w vai atropelar qualquer outra placa rodando a 200w com o pé nas costas e vai rodar muito fria já que mesmo em >400w rodam frias pelos coolers overbuilt, se limitar pra qualquer valor de potência vai continuar atropelando qualquer placa, e é um ajuste que se faz em segundos desde que a pessoa queira, pensando nisso não existe motivo algum pra não ter uma 4090
Cooler que comeu whey protein haha
 
pensando nisso não existe motivo algum pra não ter uma 4090
motivo de ser absurdamente cara não conta? 4090 é sim a GPU mais fodarástica do momento, mas ninguém quer pagar 10-12k nisso.
 
motivo de ser absurdamente cara não conta? 4090 é sim a GPU mais fodarástica do momento, mas ninguém quer pagar 10-12k nisso.
Aí o único fator seria o preço mesmo, mas como ele só citou consumo, dá pra limitar a 4090 a qualquer valor de potência e vai atropelar qualquer outra GPU do mercado e provavelmente rodar abaixo dos 45c ainda kkkkkk, então caso o preço não seja proibitivo tacale pau, e se pegar numa boa promoção é só 9-9,5k à vista :problemo:
 
Depois de quase 4 anos estou voltando pro PC, peguei um ryzen 5700x e essa belezinha 6700XT lá com os china do Aliexpress, minha última AMD foi a rx 580, espero só que os drivers e software estejam mais maduros pra poder curti essa lindeza 😻

IMG20230704155052.jpg
 
haha
é sério que tu ta se importando com uma GTX 780 lançada a mais de 10 anos?
Ou uma GTX 690 de 11 anos?
E mais placas com consumo elevado se você mesmo falou sobre consumo de energia

Quanto a undervolt, nesse ponto eu concordo não pelo consumo mas sim pela redução de calor
É uma analogia kra, PLACAS COM MAIOR CONSUMO TENDEM A DURAR MENOS, entendeu? desgaste nos caps, no chip, nas fases, esquenta mais, maior consumo nao eh bom pra uma gpu, tá dificil entender isso ai? EU não compraria uma GPU q consome mt, td q compro é pra durar mais que 5 anos, se vc quiser comprar problema seu.

Provavelmente existem mas a maioria já deve ter sido substituida por serem produtos defasados atualmente, também apesar de consumo etc não é como se fossem rodar em load o tempo todo, não vejo como algo que é pra durar a vida toda (assim como qualquer outro eletrônico, mas seria ótimo sim) e mesmo que dure não dá pra fazer muita coisa atualmente com um hardware tão antigo de qualquer forma
GTX 1070 até hj roda MUITO jogo pra n dizer tudo em uma qualidade satisfatória pra sua idade, pra vc isso pode ser defasado, pra mim não, agora fica a pergunta, será q a 1070 consumindo 300W, 400W, duraria 7 anos rodando? talvez, mas eh ir contra os principios da eletronica, contra a probabilidade, e eu não quero apostar nisso, sacou?

Hj em dia as plakas são mt fortes, RTX 4070 é "70" mas roda tudo em 1440P ultra 60 fps +, roda Red Dead em 4K q eh o jogo mais bonito da gen (minha opinião), loucura achar q vai ficar defasado no msm nível q as antigas.
No mais, uma 4090 de TDP 450w com undervolt pra rodar em 200w vai atropelar qualquer outra placa rodando a 200w com o pé nas costas e vai rodar muito fria já que mesmo em >400w rodam frias pelos coolers overbuilt, se limitar pra qualquer valor de potência vai continuar atropelando qualquer placa, e é um ajuste que se faz em segundos desde que a pessoa queira, pensando nisso não existe motivo algum pra não ter uma 4090
N vou pagar 10K numa placa pra rodar joguinho. A 4070 fazendo undervolt roda bonito nos 180w por ai, desempenho satisfatório, fria, já as da AMD pelo q vi, 300W, po, sem condições na boa. Pode ser NVIDIA, pode ser AMD, oq for, não pego placa q consome 300W numa vara só, até gostei dessa gen da NVIDIA pq tão mt eficientes.
 
Pra quem usa o app Ryzen Master, fica a dica..

Com ele aberto, STOCK, fica dando algum tipo de micro stuttering...
Aqi chegou a dar tela azul...
No começo achei q o culpado era o novo kit de ram 2*16gb.. mas agora tenho certeza q a culpa é do programa..


yGV7o4q.jpg


IXpTboP.jpg


1owU3RE.jpg





APP FECHADO
LqoeGYO.jpg

5fD0DRg.jpg
 
Pra quem usa o app Ryzen Master, fica a dica..

Com ele aberto, STOCK, fica dando algum tipo de micro stuttering...
Aqi chegou a dar tela azul...
No começo achei q o culpado era o novo kit de ram 2*16gb.. mas agora tenho certeza q a culpa é do programa..


yGV7o4q.jpg


IXpTboP.jpg


1owU3RE.jpg





APP FECHADO
LqoeGYO.jpg

5fD0DRg.jpg
Kit 2 x 16gb pra rodar o last of US de boassa?



Consegui me inscrever no projeto AMD Radeon software Vanguard
Vou poder submeter bugs, ideias e elogios
Chegando em casa vou ver direitinho
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo