[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

Começou a Black Fraude na Amazon.

Estava acompanhando uma Rx 7900 XT que estava pouca coisa menos de R$ 6200,00, e agora a pouco aumentou para R$ 8300,00...mais caro que a Rx 7900 XTX

Tambem tinha uma RTX 4080 por R$ 8400,00 que já aumentou para R$ 9100,00

:safadao:
Isso aí é normal em qualquer loja, acompanho alguns produtos na Kabum/Pichau/Terabyte/Amazon há mais de ano e o comportamento é sempre assim, sobe 100 reais um dia, baixa 200 no outro, de repente sobe 500-2000, baixa pro valor antigo e assim segue independente de época, se for escolher modelo a dedo aí que complica mesmo, na Kabum por exemplo tem 7900 XTX por 6600 (ou 6270 com cupom/prime), se considerar todas as marcas e modelos o preço nunca varia muita coisa e se variar muita coisa nunca é por muito tempo também, RTX 4080 tem por 7600 (subiu uns 500-600 reais há uns meses já) mas ainda é bem abaixo dos 9100 e dos 8400, escolher modelo a dedo é o que ferra geralmente mas praticamente sempre tem coisa igual/similar mais barato
 
Comprei a RX6750XT, aquela da MSI, acho que versão 1. Não tenho muita experiência com essa nova geração de VGA, e jogo pouco só Doom Eternal de vez em quando.

O sistema indica duas temperaturas de GPU, a "normal" e junction, mas estou achando as temperaturas muito altas, tem que colocar as fans bem fortes para manter a junction abaixo de 100 graus. Para os que entendem, qual o limite de temperatura para essa placa?
 
Comprei a RX6750XT, aquela da MSI, acho que versão 1. Não tenho muita experiência com essa nova geração de VGA, e jogo pouco só Doom Eternal de vez em quando.

O sistema indica duas temperaturas de GPU, a "normal" e junction, mas estou achando as temperaturas muito altas, tem que colocar as fans bem fortes para manter a junction abaixo de 100 graus. Para os que entendem, qual o limite de temperatura para essa placa?

Qual temperatura estão ficando?
 

ta dentro da normalidade pro projeto, se tivesse na casa dos 90+ seria preocupante, o Tjunction ele é a parte mais quente da GPU mesmo, normal ficar alto.
 
ta dentro da normalidade pro projeto, se tivesse na casa dos 90+ seria preocupante, o Tjunction ele é a parte mais quente da GPU mesmo, normal ficar alto.

O que me incomoda é que pra manter nessas temps precisa das fans rodando muito, e consequentemente fazendo muito barulho. Creio que a culpa não é do gabinete, ou das fans do gabinete, pois mesmos e eu colocar todas as 7 fans de gabinete no talo, ainda assim precisa de uma rotação boa das fans da placa de vídeo pra manter as temperaturas. E olha que as fans não são as mais caras que existem, mas também não são ruins.
 
O que me incomoda é que pra manter nessas temps precisa das fans rodando muito, e consequentemente fazendo muito barulho. Creio que a culpa não é do gabinete, ou das fans do gabinete, pois mesmos e eu colocar todas as 7 fans de gabinete no talo, ainda assim precisa de uma rotação boa das fans da placa de vídeo pra manter as temperaturas. E olha que as fans não são as mais caras que existem, mas também não são ruins.

Pensei que estava assim com a curva dos fans no padrão, então tem algo de errado sim, no padrão sem mexer em nada fica em quanto? essa placa foi colocada no PC com windows limpo?
 
Pensei que estava assim com a curva dos fans no padrão, então tem algo de errado sim, no padrão sem mexer em nada fica em quanto? essa placa foi colocada no PC com windows limpo?
Uso majoritariamente Linux (Arch Linux), e na configuração padrão as fans gritam bem. No Windows eu estava usando uma instalação antiga, mas formatei essa semana pra ver se revolvia o problema da ativação. Não resolveu o problema da ativação, e o comportamento quanto às fans ficaram no mesmo.

Nos últimos dias tenho usado uma configuração mais branda no Doom, fazendo com que raramente a placa despeje os 200W de potência máxima. Dá pra ir tocando com as fans não tanto barulhentas, por volta de 2.200 RPM. Porém, nunca fico muito tempo jogando, no máximo uns 15 minutos, mas eu vejo que vai esquentando tudo aos poucos. Também estou mantendo o ar condicionado no máximo enquanto jogo. Acho que se colocar no talo com a placa o tempo todo a 200W as fans deve fazer muito barulho. Jogo a 200 fps.
 

ASRock adiciona GPU Phantom Gaming em branco baseado no modelo Radeon RX 7900 XT​

O modelo Phantom Gaming da ASRock foi atualizado com um design branco.
dgauEDr.jpg

Após um período relativamente calmo após o lançamento da série Radeon RX 7800/7700XT, a ASRock revelou uma nova GPU Radeon. O design do Phantom Gaming White é essencialmente idêntico ao modelo existente com uma cobertura preta em termos de especificações.

A ASRock optou por um design frontal branco, junto com três ventoinhas e uma placa traseira, mantendo o PCB preto. Este movimento segue a tendência da ASRock de lançar vários modelos brancos este ano. O lançamento, quase um ano após a AMD apresentar a GPU RX 7900 XT, indica interesse contínuo em opções mais coloridas baseadas na GPU Navi 31.

4YOriyJ.png


O RX 7900 XT possui 84 unidades de computação baseadas na arquitetura RDNA3, o que equivale a 5376 processadores Stream. Com 20 GB de memória GDDR6 em um barramento de memória de 256 bits e um cache infinito de 80 MB, a placa visa oferecer recursos de alto desempenho.

A placa vem com overclock de fábrica, contando com clock de jogo de 2.075 MHz e boost clock de 2.450 MHz, representando um overclock de 2,3 a 2,5% em relação às especificações de referência da AMD. Isto marca o quarto design baseado no Navi 31 XT e o terceiro a ser uma variante personalizada.

XZQx0a1.jpg


g3LjhaF.jpg


De acordo com a ASRock, o modelo é equipado com três ventoinhas de 10 cm com design de anel listrado. O design de heatpipes 'ultra-fit' incorpora seis heatpipes conectados a um grande dissipador de calor reforçado por uma estrutura de metal. A área de contato da GPU é composta de cobre niquelado e a placa utiliza um conector de alimentação duplo de 8 pinos.

j3cnqN4.jpg


PkMhIxo.jpg


A ASRock está gradualmente fazendo a transição de seu portfólio de produtos para incluir designs de duas cores, com as séries Taichi e Steel Legend já apresentando um design de cooler branco. Embora a empresa também ofereça um modelo AQUA com refrigeração líquida, é importante observar que esta placa é tecnicamente prateada. No entanto, deve-se esperar mais placas Phantom Gaming agora ostentando este novo apelo, esperançosamente com o interesse merecido dos entusiastas de GPU.

Fonte: ASRock
 

As GPUs para jogos Radeon RX 8000 da próxima geração da AMD aparecem; GPUs RDNA4 discretas detectadas em patches do Linux​

Os desenvolvedores de compiladores Linux estão preparando o terreno para 'GFX12 Targets'.

Desenvolvedores Linux da AMD foram vistos postando patches para novos alvos GFX12 no GitHub (Phoronix). Especificamente, duas novas GPUs discretas da AMD, que deverão ser as primeiras a apresentar a arquitetura gráfica RDNA4, foram adicionadas como alvos ao compilador Linux LLVM. Esses podem ser os dois primeiros membros da próxima família Radeon RX 8000 de GPUs para desktop.

A ideia de que GFX12 representa GPUs de arquitetura RDNA4 não foi arrancada do nada – os patches anteriores do AMD Linux se referiam a RDNA1 como GFX10, RDNA2 como GFX10.2 e RDNA3 como GFX11. Enquanto isso, em outubro, um misterioso conjunto de patches de suporte GFX11.5 apareceu no driver gráfico Mesa 23.3 do Linux. Espera-se que o GFX11.5 seja uma atualização RDNA3, mas isso ainda não foi comprovado, pois ainda não vimos nenhum hardware desse tipo introduzido oficialmente.


64KdTBVecJhsDD5azq5diR-1200-80.jpg

(Crédito da imagem: Future)

Olhando mais de perto para os dois novos alvos do compilador, vemos que GFX1200 e GFX1201 são marcados como componentes “dGPU” nos patches – portanto, GPUs discretas ou placas gráficas de desktop. O desenvolvimento do GFX12 ainda está em um estágio relativamente inicial, já que os patches não revelam detalhes sobre o próximo ISA gráfico ou seus recursos. Os detalhes devem ser detalhados próximo ao lançamento dessas GPUs AMD discretas. Por enquanto, os desenvolvedores são informados no projeto GitHub que o código tratará as novas GPUs GFX12 como se elas “se comportassem de forma idêntica ao GFX11”.

Phoronix observa que o trabalho de desenvolvimento no suporte GFX12 no LLVM é necessário para o suporte futuro dessas GPUs em coisas como a stack de computação AMD ROCm, o driver Vulkan de código aberto AMDVLK, o driver RadeonSI Gallium3D e muito mais.

 
O que me incomoda é que pra manter nessas temps precisa das fans rodando muito, e consequentemente fazendo muito barulho. Creio que a culpa não é do gabinete, ou das fans do gabinete, pois mesmos e eu colocar todas as 7 fans de gabinete no talo, ainda assim precisa de uma rotação boa das fans da placa de vídeo pra manter as temperaturas. E olha que as fans não são as mais caras que existem, mas também não são ruins.

Essa MSI é barulhenta mesmo, questão de projeto. Tu precisa fazer undervolt.
 
voltou estoque das 7700xt na pichau

4100-4300 kkkkkkkkk são uns picaretas
A picaretagem vem depois, anunciando 'preço de black friday' por R$3500 rsrsrs, infelizmente esses componentes como placas de video que são mais visados pela maioria, o desconto é muito pequeno, e quando existe desconto. um exemplo disto, é na live da Terabyte, anunciando a RX6600 ASRock por R$1159 no PIX, sendo que este preço já era possível encontrar na Kabum a algumas semanas atrás rsrs
 

ASAE 23.12.1 Pre-RDNA RC1 Release Notes​


NB: These releases are a maintenance branch for Polaris and Vega based products. As such, they will see less activity and will release at a slower cadence.​

Changes since 23.11.1 for pre RDNA (23.19 RC4):

Performance Optimizations​

  • Unable to set min / max states in Advanced GPU Tuning Section

Fixed Issues​

Gaming

  • Observing Patch Corruption with Wind Farm scene in Planets Studio
Base Graphics

  • Stability issues on Polaris in a variety of popular titles

Additional Fixes​

  • N/A FPS is shown in Adrenalin + performance overlay whilst playing certain games
  • Installer displays "Upgrade" while downgrading from 23.11.1 to 23.9.2
    Translations fixes
*For hybrid graphics systems with pre and post RDNA graphics (i.e. Vega iGPU + Navi 22 dGPU) This package can be installed into an existing 23.20 or 23.30 installation without issue. The newest RSX will be retained as the drivers from this 23.19 package are installed.
 
RX 6650XT por 1.250,00 ta valendo a pena? Tava de olho em uma RX 7600 mas está cerca de 350 a mais...
 
algumas dicas pra oc nas rx 7900xtx?
tentei:
Min 2400 e 2500/ max 3000, 1120mv, +15 power limit, 2714 memory (pc reinicia ao abrir games pesados)
min2400/max 2500, 1090mv +15PL e 2700 memory (pc reinicia tbm)


e qnd reinicia volta em stock as configs...
 
Compensa? E como faz? Perde muito desempenho?
Compensa muito, pra toda RX 5000/6000. Procura um tutorial de como fazer undervolt nas RX 6000. Não perde desempenho (necessariamente), pode até subir.
 
algumas dicas pra oc nas rx 7900xtx?
tentei:
Min 2400 e 2500/ max 3000, 1120mv, +15 power limit, 2714 memory (pc reinicia ao abrir games pesados)
min2400/max 2500, 1090mv +15PL e 2700 memory (pc reinicia tbm)


e qnd reinicia volta em stock as configs...
Aqui a minha 7900XT esta:
min 500 max 3000 com 1050mv, power limit +15 e a memoria em 2700 ta liso sem nenhuma reiniciada
 
Peguei agora o Redragon Surara Pro, RGB, Switch Redragon Optical Brown. Gostei do teclado, teclas com um som bem agradável. No geral não gosto de teclados muito pequenos, pois quase sempre geram um som bem chato devido à vibração da carcaça. O meu Redragon que estragou era com switch optico, mas azul. Eram um pouco mais barulhento e exigia mais pressão dos dedos pra acionar, mas a diferença não é tão grande.


Paguei 300 golpes na loja que explode, e hoje já estava 250. Comprei outro, pois tenho várias máquinas e toda hora tem teclado estragando, fica de reserva.

Parece que a Redragon dominou o mercado de teclados, ou estou enganado? Antes via uns com quase o preço de um carro a venda, agora não vejo mais essas extravagâncias, a maior parte é da Redragon, com vários modelos. Fiquei tentado a testar o com switch magnético, também da Redragon, porém só tem aqueles menores sem o teclado numérico, o que pra mim não dá.
 
Boa noite. aqui com uma rx 6700 xt o audio está cortando do nada, tipo, estou ouvindo uma musica e o som corta e volta bem rapido, li na internet que muitos tinham esse problema, mas nada que fiz resolveu, tem hora que faz varias vezes, outras demora mais faz tambem, uso duas telas aqui e na nvidia isso nao acontecia, alguem sabe o que pode ser ?
 
Isso aí é normal em qualquer loja, acompanho alguns produtos na Kabum/Pichau/Terabyte/Amazon há mais de ano e o comportamento é sempre assim, sobe 100 reais um dia, baixa 200 no outro, de repente sobe 500-2000, baixa pro valor antigo e assim segue independente de época, se for escolher modelo a dedo aí que complica mesmo, na Kabum por exemplo tem 7900 XTX por 6600 (ou 6270 com cupom/prime), se considerar todas as marcas e modelos o preço nunca varia muita coisa e se variar muita coisa nunca é por muito tempo também, RTX 4080 tem por 7600 (subiu uns 500-600 reais há uns meses já) mas ainda é bem abaixo dos 9100 e dos 8400, escolher modelo a dedo é o que ferra geralmente mas praticamente sempre tem coisa igual/similar mais barato
É por isso que não espero Black Friday, compro quando o preço está no patamar razoável. Essas promoções muito abaixo, normalmente são poucas unidades e não dura um segundo.
 
Tava querendo trocar minha 6700 XT mas tá difícil justificar qualquer uma da série 7000 XT pelos preços atuais. Vou ver se levo até ano que vem só com upgrade na CPU. :p
 
algumas dicas pra oc nas rx 7900xtx?
tentei:
Min 2400 e 2500/ max 3000, 1120mv, +15 power limit, 2714 memory (pc reinicia ao abrir games pesados)
min2400/max 2500, 1090mv +15PL e 2700 memory (pc reinicia tbm)


e qnd reinicia volta em stock as configs...
consegui manter estável, era só ativar as opções de fast timings na memória,
Cyberpunk /Starfield rodaram tranquilinho com 500/3000, 1120mv +15PL e 2680 memória (vou tentar testar baldurs gate tbm)
Apex deu artefatos e crashou, precisei aumentar para 1135mv pra ficar estável
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo