• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

pessoal bom dia, estou precisando de uma placa para 4k e vi uma xfx rx 7900 xt merc 310 black por 5.900 esse preço está bom? tem a hellhound pelo mesmo preço mas estive olhando uns reviews e os stats da placa e a merc me pareceu melhor pelo oc de fábrica. Qual delas pego pelo?
 
Boa noite. aqui com uma rx 6700 xt o audio está cortando do nada, tipo, estou ouvindo uma musica e o som corta e volta bem rapido, li na internet que muitos tinham esse problema, mas nada que fiz resolveu, tem hora que faz varias vezes, outras demora mais faz tambem, uso duas telas aqui e na nvidia isso nao acontecia, alguem sabe o que pode ser ?

 
pessoal bom dia, estou precisando de uma placa para 4k e vi uma xfx rx 7900 xt merc 310 black por 5.900 esse preço está bom? tem a hellhound pelo mesmo preço mas estive olhando uns reviews e os stats da placa e a merc me pareceu melhor pelo oc de fábrica. Qual delas pego pelo?
Por 5900 numa 7900XT não faz mais sentido inteirar um pouco mais e pegar uma 7900 XTX logo? Tem essa Sapphire por 6200 ou 6015 se tiver prime, se tiver cupom de aniversário talvez caia pra 5900
 
Por 5900 numa 7900XT não faz mais sentido inteirar um pouco mais e pegar uma 7900 XTX logo? Tem essa Sapphire por 6200 ou 6015 se tiver prime, se tiver cupom de aniversário talvez caia pra 5900
Esse apareceu faz pouco eu tinha visto essa sapphire mas estava mais de 7k a vista.
 

As GPUs para jogos Radeon RX 8000 da próxima geração da AMD aparecem; GPUs RDNA4 discretas detectadas em patches do Linux​

Os desenvolvedores de compiladores Linux estão preparando o terreno para 'GFX12 Targets'.

Desenvolvedores Linux da AMD foram vistos postando patches para novos alvos GFX12 no GitHub (Phoronix). Especificamente, duas novas GPUs discretas da AMD, que deverão ser as primeiras a apresentar a arquitetura gráfica RDNA4, foram adicionadas como alvos ao compilador Linux LLVM. Esses podem ser os dois primeiros membros da próxima família Radeon RX 8000 de GPUs para desktop.

A ideia de que GFX12 representa GPUs de arquitetura RDNA4 não foi arrancada do nada – os patches anteriores do AMD Linux se referiam a RDNA1 como GFX10, RDNA2 como GFX10.2 e RDNA3 como GFX11. Enquanto isso, em outubro, um misterioso conjunto de patches de suporte GFX11.5 apareceu no driver gráfico Mesa 23.3 do Linux. Espera-se que o GFX11.5 seja uma atualização RDNA3, mas isso ainda não foi comprovado, pois ainda não vimos nenhum hardware desse tipo introduzido oficialmente.


64KdTBVecJhsDD5azq5diR-1200-80.jpg

(Crédito da imagem: Future)

Olhando mais de perto para os dois novos alvos do compilador, vemos que GFX1200 e GFX1201 são marcados como componentes “dGPU” nos patches – portanto, GPUs discretas ou placas gráficas de desktop. O desenvolvimento do GFX12 ainda está em um estágio relativamente inicial, já que os patches não revelam detalhes sobre o próximo ISA gráfico ou seus recursos. Os detalhes devem ser detalhados próximo ao lançamento dessas GPUs AMD discretas. Por enquanto, os desenvolvedores são informados no projeto GitHub que o código tratará as novas GPUs GFX12 como se elas “se comportassem de forma idêntica ao GFX11”.

Phoronix observa que o trabalho de desenvolvimento no suporte GFX12 no LLVM é necessário para o suporte futuro dessas GPUs em coisas como a stack de computação AMD ROCm, o driver Vulkan de código aberto AMDVLK, o driver RadeonSI Gallium3D e muito mais.

Interessante ver que que a RDNA4 já virá com outra iteração do ISA, e um hardware diferente que implicará em drivers do zero, de novo, assim como foi com as RDNA3 (e isso não é bom, software do zero de GPU com a AMD..........)

Não querendo jogar praga antes de lançar, mas o histórico da AMD não faz bonito não...
- GFX9 = ISA redondo, das Vega (GCN)
- GFX10 = ISA novo, veio bugado e com problemas que perseguem as RDNA1 até hoje (ok, é de hardware... provavelmente)
- GFX10.2 = ISA atualizado, bem consertado e rodando bem, tanto que as RDNA2 foram só elogios (bug tinham, mas poucos e foram sendo consertados)
- GFX11 = ISA novo, e veja como vieram as RDNA3? Preciso nem falar, VOPD até hoje não funciona e pelo visto a AMD vai mudar de ISA e esquecer que essa sigla existiu
- GFX11.5 = ISA atualizado, mas ao que tudo indica só será utilizado nas GPUs integradas nas APUs da AMD, batizadas como RDNA3.5 (Navi3+)
- GFX12 = ISA novo, e ao que agora sabemos será o das RDNA4. Tudo novo, de novo >.<

...espero estar errado. Agora falando do Phoronix...

Consultas de mesh/task shader chegam ao RADV com suporte a RDNA2 e RDNA3 a caminho

"Graças ao prolífico desenvolvedor de driver RADV, Samuel Pitoiset, da equipe gráfica Linux da Valve, consultas de mesh/task shader chegaram para as RDNA2 com o Mesa 24.0 (em desenvolvimento), enquanto o suporte para placas gráficas RDNA3 já está a caminho. Este último trabalho, graças às excelentes contribuições de código aberto da Valve, permite que o "meshShaderQueries" seja exposto para processadores gráficos RDNA2. Embora para a RDNA2 o suporte meshShaderQueries precise ser emulado, o suporte nas RDNA3 faz o uso de recursos de hardware nativos."

---

Agora não vai dar mais para dizer que AlanWake 2 não roda nas RX6000 xD
 
Estou esperando promoções ou da 7700 XT ou da 7800 XT, mas até agora nenhum preço que me chamou atenção. Quando acham que vai ser um bom momento para pegar um delas ou quanto eu deveria pagar em cada?

Acho que 2.5-3k na 7700 XT seria o ideal, mas não to achando por menos de 3.5k.
 
Estou esperando promoções ou da 7700 XT ou da 7800 XT, mas até agora nenhum preço que me chamou atenção. Quando acham que vai ser um bom momento para pegar um delas ou quanto eu deveria pagar em cada?

Acho que 2.5-3k na 7700 XT seria o ideal, mas não to achando por menos de 3.5k.

A 6700 XT não tá te atendendo bem? Se tiver ok, aguardaria um tempo até o lançamento das 40xx Super da NVidia (pelos rumores poder ser no começo do ano) pra ver como o mercado se comportará. Caso tenha mta pressa, iria direto na 7800 XT/4070. 7700 XT o ganho vai ser bem modesto q não compensa pelo valor q tavam cobrando até recentemente (mto próxima desta), agr então é q não vale a pena de jeito nenhum.
 
A 6700 XT não tá te atendendo bem? Se tiver ok, aguardaria um tempo até o lançamento das 40xx Super da NVidia (pelos rumores poder ser no começo do ano) pra ver como o mercado se comportará. Caso tenha mta pressa, iria direto na 7800 XT/4070. 7700 XT o ganho vai ser bem modesto q não compensa pelo valor q tavam cobrando até recentemente (mto próxima desta), agr então é q não vale a pena de jeito nenhum.

Pra 1080p tranquilamente, mas no próximo semestre ou até final do ano que vem quero fazer o pulo pra QHD/2K, aí queria uma GPU mais robusta.

Mas bem lembrado, talvez até as Super da Nvidia se tornem uma boa opção. O motivo de não querer nenhuma das 4000 atuais é por causa da baixa VRAM, mas com certeza vão arrumar isso nos modelos Super. E talvez até fazer o preço das 7000 XT baixar.

Obrigado por me lembrar!
 
Pra 1080p tranquilamente, mas no próximo semestre ou até final do ano que vem quero fazer o pulo pra QHD/2K, aí queria uma GPU mais robusta.

Mas bem lembrado, talvez até as Super da Nvidia se tornem uma boa opção. O motivo de não querer nenhuma das 4000 atuais é por causa da baixa VRAM, mas com certeza vão arrumar isso nos modelos Super. E talvez até fazer o preço das 7000 XT baixar.

Obrigado por me lembrar!

Os modelos super até onde se sabe nos rumores não vão ter ganho de memória, pelo menos não em toda linha , vai de 7800 ou espera a próxima geração
 

24.1.2 RC1 (23.40 RC-Prime2) Release Notes​


Vanguard beta drivers have transitioned to the 23.40 branch.

Multiple fixes are implemented when going between branches, making it challenging to generate an accurate changelog.
This release log instead will highlight a new feature.

Features are subject to change or outright removal, please provide feedback on them and submit any bugs observed.


New Features​

AMD Fluid Motion Frames Improvements​

Support for Vulkan, DX9 and OpenGL
support for APU/HG on display GPU
Support HDR
Radeon Super Resolution and AFMF Interop

Support for Navi31+ and Phoenix+

Virtual Super Resolution 3​

Support for more aspect ratios and resolutions

  • Support for Navi31+ and Phoenix+

Spatial Video Upscaling​

Integrate a high-quality spatial video upscaling using a toggle switch to enable the feature and a slider to adjust video sharpness

  • Support for Navi31+

Encoding Quality Improvements​

Video encoding refresh with improved quality and functionality with AV1 support and QVBR support for D3D12 video encoding for AVC/HEVC & AV1

  • Support for Navi21+ and Rembrandt+
Additional improvements to AMD DVR, OBS, and FFmpeg leveraging new technologies with support for up to 4K game streaming

  • Support for Navi31+

RSX Install Experience Improvement​

Minimizing the number of flickers and reboots required on RSX driver install and changing cleaning sequence to avoid WU driver replacing the installing driver

  • Full Support

General Optimizations​

Features that cannot be highlighted due to NDA but wish to be transparent on optimizations for each functional area:

  • General Stability (KMD)
  • AMD Software
  • Virtual Reality (Vulkan)
  • Phoenix+
 
Vendas de AMD Radeon RX 7900 XTX/XT crescendo na China devido à proibição de importação de RTX 4090

Recentemente, surgiram rumores de que a série de placas gráficas Radeon RX 7900 poderiam ser banidas na China, após o banimento da GPU RTX 4090 da NVIDIA. Os rumores não foram apoiados por quaisquer dados oficiais e provavelmente estão enraizados nas orientações de vendas da Dell para sistemas pré-fabricados enviados para a China. Mesmo que este aviso fosse verdadeiro, não afetaria as vendas.

Os canais parceiros confirmaram agora que não há proibição planejada para a série Radeon RX 7900 e nenhum dos AIBs foi notificado sobre quaisquer planos de proibição da venda do RX 7900 na China. É claro que mesmo que houvesse uma proibição, isso não impactaria nas vendas dessas placas, mas sim nas importações. No entanto, a coisa mais importante a saber é que nenhuma das duas é verdade.

De acordo com o mesmo relatório, a AMD está tendo dificuldade em conseguir mais GPUs Navi 31 para parceiros de placas chineses porque mais pessoas estão interessadas agora que as importações de RTX 4090 foram proibidas há duas semanas. As fontes do Board Channel afirmam que as vendas do RX 7900 estão aumentando na China e já há escassez de GPUs para parceiros de placas (mas ainda não para consumidores).

Esta restrição [RTX 4090] levou a um aumento na demanda pelas séries AMD 7900XTX e 7900XT, resultando em uma situação criticamente escassa de fornecimento de GPU. Em última análise, a AMD enfrenta desafios para cumprir o volume de produção planejado para essas GPUs. O problema reside no planejamento insuficiente da produção por parte da AMD, causando uma grave escassez não apenas no quarto trimestre, mas potencialmente estendendo-se até ao primeiro trimestre de 2024, mantendo um estado de escassez.
— Boards Channels (tradução)

Ambas as placas foram lançadas em novembro do ano passado com os seguintes MSRPs: 7900 XTX a 7.999 RMB e RX 7900 XT a 7.399 RMB. O preço atual da loja oficial da Sapphire para a série Pulse, que foi apresentada na AMD MSRP, é 7.299 RMB para a placa RX 7900 XTX e 5.799 RMB para a placa RX 7900 XT. Então pelo visual tão fit, não houve aumento de preço, então não precisa se preocupar (ainda).

Source: Expreview

 
23.40 has introduced new support for AMD Fluid Motion Frames to work with Vulkan, DX9, and OpenGL games. To enable the feature, please follow the instructions below.

  • Support only for Navi31+ and Phoenix+

Enabling All APIs for AMD Fluid Motion Frames​

  1. Import GFGEnableAPI.reg in DOWNLOADS below
  2. Restart AMD Software

Reverting Configuration​

Revert configuration by importing remove_GFGEnableAPI.reg in DOWNLOADS below


Enabling All APIs for AMD Fluid Motion Frames Manually​

  • HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\AMD\DVR
    • "GFGEnableAPI"=dword:00000007
    • Screenshot%202023-11-30%20154107.png

E tinha dois arquivos .reg

Achei meio amador isso hehe
 
Boa noite galera.

Qual das duas opções vocês iriam?

7800 xt xfx QICK319 por AU$850

ou

6950 xt xfx MERC 319 por AU$970

Pelo que pesquisei a diferença é o menor consumo e RDNA 3 no geral.
Vi alguns benchmarks e alguns deles a 6950xt é bem mais forte e em outros nem tanto. Acredito que a 7800xt deve ter ganho um boost em desempenho através de drivers (especulação minha).
 
As configurações do controle de ventoinha sempre resetam quando reinicia ou desliga o computador? Eu fiz um controle manual pois a a minha 6650xt estava com os fans desligados e acabava que esquentava um pouco mais, só que toda vez que reinicio o computador tenho que importar o arquivo com as configurações de volta, tem alguma maneira de corrigir isso?
Estou usando ela no 3.0x8 com o resizable bar ativado na bios, isso intefere em algo?
 
Boa noite galera.

Qual das duas opções vocês iriam?

7800 xt xfx QICK319 por AU$850

ou

6950 xt xfx MERC 319 por AU$970

Pelo que pesquisei a diferença é o menor consumo e RDNA 3 no geral.
Vi alguns benchmarks e alguns deles a 6950xt é bem mais forte e em outros nem tanto. Acredito que a 7800xt deve ter ganho um boost em desempenho através de drivers (especulação minha).

Cara é uma dúvida bem boa, eu acho que iria de 6950, mais força bruta, RT deve ser igual nas duas, desempenho de 3090 ti em raster. 7800 nunca vai chegar nisso com driver algum
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

As configurações do controle de ventoinha sempre resetam quando reinicia ou desliga o computador? Eu fiz um controle manual pois a a minha 6650xt estava com os fans desligados e acabava que esquentava um pouco mais, só que toda vez que reinicio o computador tenho que importar o arquivo com as configurações de volta, tem alguma maneira de corrigir isso?
Estou usando ela no 3.0x8 com o resizable bar ativado na bios, isso intefere em algo?

Wattman reseta pra algumas pessoas ainda, recomendo usar o msi afterburner ou da fabricante da sua placa se tiver software para isso (Sapphire eu sei que tem )
 
Boa noite galera.

Qual das duas opções vocês iriam?

7800 xt xfx QICK319 por AU$850

ou

6950 xt xfx MERC 319 por AU$970

Pelo que pesquisei a diferença é o menor consumo e RDNA 3 no geral.
Vi alguns benchmarks e alguns deles a 6950xt é bem mais forte e em outros nem tanto. Acredito que a 7800xt deve ter ganho um boost em desempenho através de drivers (especulação minha).
6950.
 
As cinco piores GPUs AMD de todos os tempos:

Radeon RX Vega 64:
Lançada em 2017, a RX Vega 64 lutou para competir com a GTX 1080 da Nvidia. Apesar do preço de US$ 499, ele consumia muita energia, produzia calor significativo e tinha um cooler estilo soprador que fazia barulho. A Radeon VII subsequente também não impressionou, e a AMD parou de fabricar GPUs topo de linha por três anos depois da Vega.

Radeon R9 Fury X: Lançado em 2015, a R9 Fury X tinha como objetivo competir com a GTX 980 Ti da Nvidia. No entanto, enfrentou desafios com seus 4 GB HBM, que limitaram seu desempenho em jogos em 4K. O alto custo da HBM e as fracas capacidades de overclocking contribuíram para o fracasso da placa, resultando em um prejuízo líquido de US$ 660 milhões para a AMD em 2015.

Radeon RX 6500 XT: Parte da série RX 6000, a RX 6500 XT decepcionou com seu preço de US$ 199 e especificações sem brilho, incluindo 4 GB de memória, um barramento de memória de 64 bits e apenas quatro lanes PCIe 4.0. O desempenho da placa foi inferior em comparação com seu antecessor, o RX 5500 XT, e enfrentou problemas de compatibilidade com sistemas sem suporte PCIe 4.0.

Radeon RX 7600: Lançada há apenas seis meses atrpas, a RX 7600 não correspondeu às expectativas. Construído no nó mais antigo de 6 nm, sem design de chip e oferecendo especificações semelhantes às do RX 6650 XT, ele não forneceu uma atualização geracional. Seu desempenho foi medíocre e ela lutou para competir com o RTX 4060 da Nvidia.

Radeon R9 290X: Apesar de inicialmente ser competitiva, a R9 290X enfrentou desafios após os cortes de preços da Nvidia e o lançamento da GTX 780 Ti. A resposta atrasada da AMD, juntamente com problemas de consumo de energia e subsequente mudança de marca para a série 300, contribuíram para as dificuldades financeiras da AMD em 2013 e 2014.

"Menção Desonrosa" para a Radeon 8500 e problemas de driver, enfatizando os problemas de driver que atormentaram a família Radeon 8000, levando a discrepâncias de desempenho e uma percepção duradoura de baixa qualidade de driver para GPUs ATI/AMD.

 

AMD Software: Adrenalin Edition 23.12.1 Release Notes​



Article Number
RN-RAD-WIN-23-12-1

New Feature Highlights​

  • New Game Support
    • Avatar: Frontiers of Pandora
    • THE FINALS
  • NEW AMD Software UI Redesign–The Home and Gaming tab have undergone a UI redesign in this latest update of AMD Software: Adrenalin Edition.
    • HYPR-RX profiles can now be enabled easily on a global basis, or per-game on the Home Tab; additionally, games on the Home tab now will display key art for a more vibrant experience
    • When users go to the Graphics section within the Gaming tab, they will be able to learn more about specific features in each HYPR-RX profile by clicking on individual features to display a content block that contains more information about what benefits each feature enables
    • Now when you view your performance metrics in AMD Software, you can choose to customize elements such as the background or text colours, default enabled metrics through profiles, as well as select options such as showing the metrics overlay only while a game is open.
  • Introducing: AMD HYPR-RX Eco– designed with power savings in mind, when HYPR-RX Eco is enabled, AMD Software will enable a suite of features for gamers to experience power savings with one click
    • HYPR-RX Eco will launch initially with support for Radeon™️ 7000 Series graphics support and RDNA™️ 3 platforms
  • Expanded OpenGL Interop Support - AMD Software: Adrenalin Edition 23.12.1 expands support for FRTC, Radeon™ Super Resolution, Overlay, Record and Stream features to OpenGL games.
  • Additional OS Feature Support
    • Support for Hardware Accelerated GPU Scheduling for Radeon RX 7900/7800/7700 series GPUs. Click HERE for more information.
  • Additional SDK Support
    • Additional Vulkan® extensions. Click HERE for more information.

Fixed Issues​

  • Improvements to high idle power when using select dual monitor display setups with mixed resolutions and high refresh rate displays (such as 1440p @ 120/144Hz + 1080p @ 120/144Hz or 2160p @ 120/144Hz + 1080p @ 120/144Hz) on Radeon™ RX 7000 series GPUs.
  • Intermittent micro-stuttering may be experienced when running Chromium-based browsers on systems that pair a Radeon™ RX 7000 series GPU with a secondary display connected to an AMD Ryzen™ 7000 series processor.
  • Stars may intermittently fail to appear while playing Crysis Remastered.
  • Certain textures may become invisible while playing Final Fantasy X HD Remaster on Radeon™ RX 7000 series GPUs.
  • Intermittent corruption may be observed on the racetrack while playing EA Sports WRC.
  • Intermittent stutter while playing Overwatch 2 on some AMD Graphics Products, such as the Radeon™ RX 6900 XTX.

Known Issues​

  • Audio may intermittently become out of sync with video when recording from AMD Software: Adrenalin Edition with AV1 codec.
  • Intermittent grey screen after driver upgrade with certain monitors (such as Nixeus NX-EDG274K) on Radeon™ RX 7000 series GPUs.
  • Performance drop may be observed in some DirectML workloads.
  • Graphics API metric may show as N/A in certain UWP applications.
  • Intermittent flickering of certain ground textures may be observed while playing War Thunder with 4x SAAA enabled on some AMD Graphics Products, such as the Radeon™ RX 7900 XTX.

Important Notes​

  • Starting in January, AMD Software: Adrenalin Edition driver releases will no longer support AMD Link. This move will allow AMD to put more focus on developers with our SDKs such as the AMD Advanced Media Framework that allow them to enable streaming functionality within their solutions. Gamers can continue to use AMD Link until then. Click HERE for more information.
  • Factory Reset has been temporarily disabled as a precautionary measure while we address isolated installation issues that have been reported during PC upgrades. Users may use AMD Cleanup Utility as a temporary option.
  • For users who previously installed an AMD Software insider preview driver, running AMD Cleanup Utility is recommended before installing this driver.
  • Graphics profiles and performance metrics setting mays may be adjusted after upgrading from previous AMD Software: Adrenalin Edition driver versions. Users experiencing issues may use the settings reset option in either the graphics or performance metrics page to recover to default settings.

Package Contents​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.12.1 Driver Version 23.30.13.01 for Windows® 10 and Windows® 11 (Windows Driver Store Version 31.0.23013.1023).

The AMD Software: Adrenalin Edition 23.12.1 installation package can be downloaded from the following link:​

By clicking the Download button, you are confirming that you have read and agreed to be bound by the terms and conditions of the End User License Agreement (“EULA”). If you do not agree to the terms and conditions of these licenses, you do not have a license to any of the AMD software provided by this download.
Systems pairing RDNA series graphics products with Polaris or Vega series graphics products:

Installing AMD Software: Adrenalin Edition​

For detailed instructions on how to correctly uninstall or install AMD Software: Adrenalin Edition, please refer to the following support resources:
NOTE: This driver is not intended for use on AMD Radeon products running in Apple Boot Camp platforms. Users of these platforms should contact their system manufacturer for driver support. When installing AMD Software: Adrenalin Edition 23.12.1 for the Windows® operating system, the user must be logged on as Administrator, or have Administrator rights to complete the installation of AMD Software: Adrenalin Edition 23.12.1.

Radeon Product Compatibility​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.12.1 is compatible with the following AMD Radeon products.
Radeon™ RX 7900/7800/7700/7600 Series Graphics
Radeon™ RX 6900/6800/6700/6600/6500/6400 Series Graphics
Radeon™ RX 5700/5600/5500/5300 Series Graphics

Mobility Radeon™ Product Compatibility​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.12.1 is a notebook reference graphics driver with limited support for system vendor specific features.
AMD Radeon™ RX 7900M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6800M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6700M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6600M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6500M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 6300M Series Graphics
AMD Radeon™ RX 5700M/5600M/5500M/5300M Series Graphics

AMD Processors with Radeon Graphics Product Compatibility​

Important Note for Laptop and All-In-One (AIO) PCs​

AMD recommends OEM-provided drivers which are customized and validated for their system-specific features and optimizations.

If you experience issues using the AMD Software: Adrenalin Edition driver package downloaded from AMD.com, please install the OEM-provided drivers for full support and compatibility.

AMD Software: Adrenalin Edition does not include support for handheld gaming devices. Users should check with the OEM for device specific drivers.
DESKTOPMOBILE
AMD Ryzen™ Processors with Radeon™ GraphicsAMD Ryzen™ Processors with Radeon™ Graphics
AMD Ryzen™ PRO ProcessorsAMD Ryzen™ PRO Processors
AMD Athlon™ Processors with Radeon™ GraphicsAMD Athlon™ Processors with Radeon™ Graphics
AMD Athlon™ PRO ProcessorsAMD Athlon™ PRO Processors

WHQL Results​

Status
WHQL Test Suite ResultsPassed
WHQL Microsoft CertificationPassed

Compatible Operating Systems​

AMD Software: Adrenalin Edition 23.12.1 is designed to support the following Microsoft® Windows® platforms. Operating System support may vary depending on your specific AMD Radeon product.
  • Windows 11 version 21H2 and later
  • Windows 10 64-bit version 1809 and later
 
Cara é uma dúvida bem boa, eu acho que iria de 6950, mais força bruta, RT deve ser igual nas duas, desempenho de 3090 ti em raster. 7800 nunca vai chegar nisso com driver algum
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Wattman reseta pra algumas pessoas ainda, recomendo usar o msi afterburner ou da fabricante da sua placa se tiver software para isso (Sapphire eu sei que tem )


O valor das vgas no geral por aqui estão bem ruins.

Espero que apareça algo melhor no prazo de uma semana no máximo. Se uma das duas entrar em promoção vou acabar abraçando por falta de opção.

Cogitei a 4070 também mas não acho que valha a pena ir de 12gb de vram ao invés de 16gb pelo mesmo preço.

3090 ou 3090 ti usadas seriam boas opções se não custassem quase o valor de uma 7900 xtx.

Edit: Acho que dá pra tentar ir de 6800 xt usada na faixa de 600.
 

AMD lança acelerador de GPU Instinct MI300X AI, até 60% mais rápido que NVIDIA H100​


AMD-Instinct-MI300X-Launch-1456x843.png


A AMD anunciou o lançamento oficial de seu principal acelerador AI GPU, o MI300X, que oferece desempenho até 60% melhor do que o H100 da NVIDIA.

A classe de aceleradores de IA AMD Instinct MI300 será outra potência de chips, fazendo uso de tecnologias de empacotamento avançadas da TSMC. Hoje, a AMD não apenas anunciou o lançamento desses chips, mas também compartilhou os primeiros benchmarks de desempenho do MI300X, que parecem ótimos. A AMD primeiro usou as especificações gerais como comparação e suas ofertas de acelerador CDNA 3 (versus NVIDIA H100):

  • Capacidade de memória 2,4 vezes maior
  • Largura de banda de memória 1,6X maior
  • 1.3X TFLOPS FP8
  • 1.3X TFLOPS FP16
  • Até 20% mais rápido versus H100 (Llama 2 70B) em comparação 1v1
  • Até 20% mais rápido versus H100 (FlashAttention 2) na comparação 1v1
  • Até 40% mais rápido versus H100 (Llama 2 70B) em servidor 8v8
  • Até 60% mais rápido em comparação ao H100 (Bloom 176B) no servidor 8v8

Em TFLOPs gerais do Kernel LLM, o MI300X oferece desempenho até 20% maior em FlashAttention-2 e Llama 2 70B. Olhando de uma perspectiva de plataforma que compara uma solução 8x MI300X a uma solução 8X H100, vemos um ganho muito maior de 40% no Llama 2 70B e um ganho de 60% no Bloom 176B.

A AMD menciona que em desempenho de treinamento, o MI300X está no mesmo nível da concorrência (H100) e oferece preço/desempenho competitivo enquanto brilha em cargas de trabalho de inferência.

A força motriz por trás dos mais recentes aceleradores MI300 é o ROCm 6.0. A stack de software foi atualizada para a versão mais recente com novos recursos poderosos que incluem suporte para várias cargas de trabalho de IA, como IA generativa e modelos de linguagem grande.

A nova stack de software oferece suporte aos formatos de computação mais recentes, como FP16, Bf16 e FP8 (incluindo Sparsity). As otimizações se combinam para oferecer aceleração de até 2,6x no vLLM por meio de bibliotecas de inferência otimizadas, aceleração de 1,4x no gráfico HIP por meio de tempo de execução otimizado e aceleração de atenção Flash de 1,3x por meio de Kernels otimizados. O ROCm 6 é esperado ainda este mês junto com os aceleradores MI300 AI. Será interessante ver como o ROCm 6 se compara à versão mais recente da stack CUDA da NVIDIA, que é seu verdadeiro concorrente.

AMD Instinct MI300X – Desafiando a supremacia de IA da NVIDIA com CDNA 3 e enorme memória​


O AMD Instinct MI300X é o chip que mais terá destaque por ser direcionado aos aceleradores Hopper da NVIDIA e Gaudi da Intel no segmento de IA. Este chip foi projetado exclusivamente na arquitetura CDNA 3 e há muita coisa acontecendo. O chip hospedará uma combinação de IPs de 5 nm e 6 nm, todos combinados para fornecer até 153 bilhões de transistores (MI300X).

Começando com o design, o intermediário principal é disposto com uma matriz passiva que abriga a camada de interconexão usando uma solução Infinity Fabric de 4ª geração. O interposer inclui um total de 28 matrizes que incluem oito pacotes HBM3, 16 matrizes fictícias entre os pacotes HBM e quatro matrizes ativas e cada uma dessas matrizes ativas recebe duas matrizes de computação.

Cada GCD baseado na arquitetura de GPU CDNA 3 apresenta um total de 40 unidades de computação, o que equivale a 2.560 núcleos. Existem oito matrizes de computação (GCDs) no total, o que nos dá um total de 320 unidades de computação e 20.480 unidades principais. Para rendimentos, a AMD reduzirá uma pequena parte desses núcleos e veremos um total de 304 unidades de computação (38 CUs por chiplet GPU) habilitadas para um total de 19.456 processadores stream.

A memória é outra área onde você verá uma grande atualização com o MI300X apresentando 50% mais capacidade HBM3 do que seu antecessor, o MI250X (128 GB). Para atingir um pool de memória de 192 GB, a AMD está equipando o MI300X com 8 pilhas HBM3 e cada pilha é de 12-Hi, incorporando ICs de 16 Gb, o que nos dá 2 GB de capacidade por IC ou 24 GB por pilha.

A memória oferecerá até 5,3 TB/s de largura de banda e 896 GB/s de largura de banda Infinity Fabric. Para efeito de comparação, o próximo acelerador H200 AI da NVIDIA oferece capacidades de 141 GB , enquanto o Gaudi 3 da Intel oferecerá capacidades de 144 GB. Grandes pools de memória são muito importantes em LLMs, que são em sua maioria vinculados à memória, e a AMD pode mostrar suas proezas em IA liderando o departamento de memória. Para comparações:

  • Instinct MI300X - 192 GB HBM3
  • Gaudí 3 - 144 GB HBM3
  • H200 - 141GB HBM3e
  • MI300A - 128GB HBM3
  • MI250X - 128GB HBM2e
  • H100 - 96GB HBM3
  • Gaudí 2 - 96 GB HBM2e

Em termos de consumo de energia, o AMD Instinct MI300X é avaliado em 750W, o que representa um aumento de 50% em relação aos 500W do Instinct MI250X e 50W a mais que o NVIDIA H200.

Uma configuração apresentada é a série de servidores G593-ZX1/ZX2 da Gigabyte, que oferece até 8 aceleradores GPU MI300X e duas CPUs AMD EPYC 9004. Esses sistemas serão equipados com até oito fontes de alimentação de 3.000 W, totalizando 18.000 W de potência. A AMD também apresentou sua própria plataforma Instinct MI300X, que inclui 8 desses chips aceleradores de IA, oferecendo alguns números sólidos sobre a plataforma NVIDIA HGX H100. Alguns números compartilhados pela AMD incluem:

  • Memória HBM3 2,4 vezes maior (1,5 TB versus 640 GB)
  • 1,3X mais FLOPS de computação (10,4 PF vs 7,9 PF)
  • Largura de banda bidirecional semelhante (896 GB/s vs 900 GB/s)
  • Largura de banda de anel de nó único semelhante (448 GB/s vs 450 GB/s)
  • Capacidades de rede semelhantes (400 GbE vs 400 GbE)
  • Protocolo PCIe semelhante (PCIe Gen 5 128 GB/s)

Por enquanto, a AMD deve saber que seus concorrentes também estão avançando a todo vapor na mania da IA, com a NVIDIA já divulgando alguns números enormes para suas GPUs 2024 Hopper H200 e GPUs Blackwell B100 e a Intel preparando suas GPUs Guadi 3 e Falcon Shores para lançamento em os próximos anos também. Empresas como Oracle, Dell, META e OpenAI anunciaram suporte para chips Instinct MI300 AI da AMD em seu ecossistema.

Uma coisa é certa no momento atual: os clientes de IA engolirão quase tudo que puderem e todos tirarão vantagem disso. Mas a AMD tem uma solução formidável que não pretende apenas ser uma alternativa à NVIDIA, mas também líder no segmento de IA.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

APU AMD Instinct MI300A entra em produção em volume: até 4 vezes mais rápido que NVIDIA H100 em HPC, duas vezes mais eficiente​


Além do MI300X para IA , a AMD também está anunciando que seu APU Instinct MI300A entrou em produção em volume e deverá oferecer o desempenho de HPC mais rápido do mundo quando for lançado no próximo ano.

Esperamos durante anos que a AMD finalmente cumprisse a promessa de uma APU da classe Exascale e o dia se aproxima à medida que nos aproximamos do lançamento do Instinct MI300A. Hoje, a AMD confirmou que a APU MI300A entrou em produção em volume neste trimestre e está a caminho de se tornar a solução HPC mais rápida do mundo quando estiver disponível em 2024.

A APU AMD Instinct MI300A é uma combinação de várias arquiteturas e tecnologia de interconexão com a arquitetura Zen 4, CDNA 3 e 4ª Geração Infinity na vanguarda. Alguns dos destaques das APUs MI300A incluem:
  • Até 61 TFLOPS de computação FP64
  • Até 122 TFLOPS de computação FP32
  • Até 128 GB de memória HBM3
  • Largura de banda de memória de até 5,3 TB/s
  • 146 bilhões de transistores
A embalagem do MI300A é muito semelhante à do MI300X, exceto que utiliza capacidades de memória otimizadas para TCO e núcleos Zen 4. Então, vamos aos detalhes dessa potência em exaescala para data centers de HPC e IA de próxima geração.

Uma das matrizes ativas tem dois GCDs CDNA 3 cortados e substituídos por três CCDs Zen 4 que oferecem seu conjunto separado de cache e IPs principais. Você obtém 8 núcleos e 16 threads por CCD, totalizando 24 núcleos e 48 threads na matriz ativa. Há também 24 MB de cache L2 (1 MB por núcleo) e um pool separado de cache (32 MB por CCD). Deve-se lembrar que os GCDs CDNA 3 também possuem o cache L2 separado.

Para o lado da GPU, a AMD habilitou um total de 228 unidades de computação baseadas na arquitetura CDNA 3, o que equivale a 14.592 núcleos. São 38 unidades de computação por chiplet GPU. Resumindo alguns dos recursos destacados dos aceleradores AMD Instinct MI300, temos:

  • Primeiro pacote integrado de CPU+GPU
  • Visando o mercado de supercomputadores Exascale
  • AMD MI300A (CPU + GPU integrada)
  • 146 bilhões de transistores
  • Até 24 núcleos Zen 4
  • Arquitetura de GPU CDNA 3
  • 228 unidades de computação (14.592 núcleos)
  • Até 128 GB de memória HBM3
  • Até 8 chips + 8 pilhas de memória (processo 5nm + 6nm)

Chegando aos números de desempenho, a AMD mais uma vez comparou o MI300A com o H100, mas desta vez em cargas de trabalho específicas de HPC. No OpenFOAM, a APU Instinct MI300A oferece até 4x o aumento de desempenho que vem principalmente do layout de memória unificado, desempenho da GPU e capacidade geral de memória e largura de banda. O sistema também oferece desempenho 2x por watt quando comparado aos Superchips Grace Hopper da NVIDIA.

A AMD também confirmou que as APUs Instinct MI300A já estão sendo enviadas e também serão usadas para alimentar o supercomputador El-Capitan de próxima geração, que deverá fornecer até 2 Exaflops de computação. Deve-se mencionar que a AMD é a única empresa que ultrapassou a barreira de 1 Exaflop com o supercomputador Frontier e também é o sistema mais eficiente do planeta.

 
Galera, pensando em upar minha 3070ti para uma 7900XTX. A dúvida é: minha fonte (XPG 750w) segura ela ou preciso upar?
 
Galera, pensando em upar minha 3070ti para uma 7900XTX. A dúvida é: minha fonte (XPG 750w) segura ela ou preciso upar?

Rapaz, se você tá pensando ainda, te digo uma coisa: Não compensa! Sua placa roda qualquer jogo tranquilo, o valor despendido pra você rodar os mesmos jogos só com alguns fps a mais não vale o valor gasto. RT é só perfumaria é bonito é, mas não vai afetar o seu divertimento.
Joguei CP sem RT e agora que troquei de placa pude adicionar um pouco de RT e te digo não vale pagar um absurdo numa placa pra poder ter essa perfumaria que depois de um tempo você meio que nem liga mais pra isso. Foi a minha sensação e voltei a jogar sem RT.
Talvez, se o preço das placas estivesse mais palatável, seria um fator preponderante ter essa perfumaria, mas no final das contas só pra jogar e passar algumas horas não vale o gasto financeiro absurdo e no final você pode se sentir frustrado por ter investido tanto dinheiro em algo tão insignificante.
Pra mim, só vale a pena se você trocar por uma placa mais nova próximo do valor de venda da sua usada voltando o mínimo possível pra compra da nova.
 
Rapaz, se você tá pensando ainda, te digo uma coisa: Não compensa! Sua placa roda qualquer jogo tranquilo, o valor despendido pra você rodar os mesmos jogos só com alguns fps a mais não vale o valor gasto. RT é só perfumaria é bonito é, mas não vai afetar o seu divertimento.
Joguei CP sem RT e agora que troquei de placa pude adicionar um pouco de RT e te digo não vale pagar um absurdo numa placa pra poder ter essa perfumaria que depois de um tempo você meio que nem liga mais pra isso. Foi a minha sensação e voltei a jogar sem RT.
Talvez, se o preço das placas estivesse mais palatável, seria um fator preponderante ter essa perfumaria, mas no final das contas só pra jogar e passar algumas horas não vale o gasto financeiro absurdo e no final você pode se sentir frustrado por ter investido tanto dinheiro em algo tão insignificante.
Pra mim, só vale a pena se você trocar por uma placa mais nova próximo do valor de venda da sua usada voltando o mínimo possível pra compra da nova.
Muito obrigado, amigo! Ainda tô esperando meu monitor novo (AW3423DWF) chegar e tava imaginando que pudesse ter alguns “problemas” com o desempenho da 3070ti. Vou esperar um pouco e avaliar. Talvez, valesse a 7800xt, então?
 
Muito obrigado, amigo! Ainda tô esperando meu monitor novo (AW3423DWF) chegar e tava imaginando que pudesse ter alguns “problemas” com o desempenho da 3070ti. Vou esperar um pouco e avaliar. Talvez, valesse a 7800xt, então?

Pouca diferença de performance ao meu ver.. acho que não compensa não viu.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo