Galera bom dia! To com uma duvida com a minha RTX 3060 da Galax, configurei a curva do MSI temperatura/velocidade da fan, porem de uns tempos pra cá, dependendo do jogo e do momento, quando a temperatura bate cima dos 70ºC, ela faz um barulho como se a fan estivesse em 100% de rotação, fica com essa situação em um espaço de tempo muito curto, tipo uns 3~4 segundos, depois volta ao normal, porem no MSI a velocidade da fan marca a media da curva que coloquei para a temperatura acima dos 70ºC = 70~74%, não tenho quedas de FPS, porem to achando meio estranho isso. Ja atualizei os drivers, porem a situação continua, alguém ja viu isso???
Primeiro iria desativar está curva e testar, o automático da VGA é a melhor opção.
O que está pegando aí no seu caso possivelmente é o Hotspot da VGA, pega o hwmonitor, a último versão pois ela mostra o Hotspot, diferente do MSI afterbunner que só mostra a GPU.
Este efeito das fans da VGA ficarem iguais um secador de cabelo é o modo emergência e isto ocorre pq algum sensor da VGA detectou um sobre aquecimento.
Talvez você esteja pensando, "mas como quente se ela não passa de 70 graus?".
Na verdade o que está quente é o Hotspot da VGA, são os componentes PCB que estão sobre aquecidos e a GPU por outro lado está fria.
Então você tem que entender pq isto está ocorrendo, trocou setup, será que o fluxo de ar do novo setup é baixo em relação ao anterior?
Será que a curva de rotação da fan é insuficiente para refrigerar a VGA ? Por isto é melhor deixar no automático pois o fabricante já pensou nisto.
Será que os pads ressecaram ?
Dificilmente uma VGA aguenta 2 anos sem trocar pads, pasta térmica e etc, não sei quanto tempo tem de uso, mas caso após medir a temperatura do Hotspot descobrir que ela está sobre aquecendo e ativando o modo de emergência da VGA a solução é uma manutenção completa da VGA trocando todos os pads, limpando tudo e colocando pads e pasta térmica nova.