• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
eu acho a Shopee bem bagunçada, mas dizem que o vendedor somente recebe se o comprador libera (claro que tem disputa e coisa e tal, e pode dar ruim), mas se não for golpe do malandro, tem uma suposta loja vendendo RTX 3090 Gaming X Trio 24GB por 2,8mil e ASUS TUF Gaming RTX 3090 OC por R$ 3mil.

se não for golpe, não comprem para revender. E deve ser sobra de mineração. Acho que nenhuma RTX 3090, mesmo de lojas oficiais, escapou de passar por mineração.
 
Pessoal, depois que atualizei para o Windows 11 em novembro e depois de uma atualização grande do Windows 11 venho tendo problemas quando vou jogar Warhammer 3 de a tela ficar piscando quadrados pretos, depois a ficar toda preta, piscando e chegar a reinicar o pc. Já tentei de tudo, fiz uma instalção limpa do Windows 11, com todos os drivers mais recentes, atualizei a BIOS e tudo, o jogo fica rodando de boas, mas depois de um tempo volta a acontecer e também está acontecendo no FC 24, mas no FC 24 aparece uma mensagem de erro do Direct X e da placa de vídeo. Esse bug só acontece quando estou jogando.

Percebi uma coisa muito estranha, o GPU-Z está mostrando que a minha GPU está rodando em x8 1.1 sendo que a PCI-e da minha placa mãe é x16 Gen3. Meu filho tem exatamente a mesma configuração que o meu pc, pois comprei todas as peças iguais na mesma loja e montei para ele e para mim. Pedi para ele olhar e a RTX 3060 dele está em x16 normal.

Será que minha placa de vídeo está com defeito? Porque se estiver, minha garantia acaba em março desse ano.

A configuração do meu pc é a da assinatura:
- AMD Ryzen 5 4600G
- Gigabyte B450 Gaming
- 2 x 8GB DDR4 XPG Gammix D10 3200MHz Kingston (Dual Channel)
- PNY RTX 3060 8GB
- Fonte Superframe 600W PFC Ativo SF-B600FL
- SSD WD Green 2.5 480GB
 
Pessoal, depois que atualizei para o Windows 11 em novembro e depois de uma atualização grande do Windows 11 venho tendo problemas quando vou jogar Warhammer 3 de a tela ficar piscando quadrados pretos, depois a ficar toda preta, piscando e chegar a reinicar o pc. Já tentei de tudo, fiz uma instalção limpa do Windows 11, com todos os drivers mais recentes, atualizei a BIOS e tudo, o jogo fica rodando de boas, mas depois de um tempo volta a acontecer e também está acontecendo no FC 24, mas no FC 24 aparece uma mensagem de erro do Direct X e da placa de vídeo. Esse bug só acontece quando estou jogando.

Percebi uma coisa muito estranha, o GPU-Z está mostrando que a minha GPU está rodando em x8 1.1 sendo que a PCI-e da minha placa mãe é x16 Gen3. Meu filho tem exatamente a mesma configuração que o meu pc, pois comprei todas as peças iguais na mesma loja e montei para ele e para mim. Pedi para ele olhar e a RTX 3060 dele está em x16 normal.

Será que minha placa de vídeo está com defeito? Porque se estiver, minha garantia acaba em março desse ano.

A configuração do meu pc é a da assinatura:
- AMD Ryzen 5 4600G
- Gigabyte B450 Gaming
- 2 x 8GB DDR4 XPG Gammix D10 3200MHz Kingston (Dual Channel)
- PNY RTX 3060 8GB
- Fonte Superframe 600W PFC Ativo SF-B600FL
- SSD WD Green 2.5 480GB
Se é exatamente a mesma configuração troca a placa de Pc pra isolar o problema e ver se é a placa mesmo, esse problema na pcie tá com cara de ser a GPU mesmo, mas pode ser tanto o processador quando a placa mãe provável que o bug seja apenas coincidência de ter começado quando vc atualizou, deve ser hardware.
 
Percebi uma coisa muito estranha, o GPU-Z está mostrando que a minha GPU está rodando em x8 1.1 sendo que a PCI-e da minha placa mãe é x16 Gen3.

Já tive alguns problemas cm isso mas é quando eu brincava com a voltagem SA, que alimenta o controlador de memoria e pciex e outras coisas(dentro do processador)

Para voltar a velocidade correta do pcie eu só resolvia tirando a placa de vídeo, iniciando na on board, depois desligava e recolocava minha gpu no lugar.
 
Se é exatamente a mesma configuração troca a placa de Pc pra isolar o problema e ver se é a placa mesmo, esse problema na pcie tá com cara de ser a GPU mesmo, mas pode ser tanto o processador quando a placa mãe provável que o bug seja apenas coincidência de ter começado quando vc atualizou, deve ser hardware.

Mto obrigado Ferras! Vou colocar a GPU do pc do meu filho no meu pc. Se continuar em x8 significa que o problema está na placa mãe, né? Caso sim, já vou acionar a garantia da placa mãe né?

Já tive alguns problemas cm isso mas é quando eu brincava com a voltagem SA, que alimenta o controlador de memoria e pciex e outras coisas(dentro do processador)

Para voltar a velocidade correta do pcie eu só resolvia tirando a placa de vídeo, iniciando na on board, depois desligava e recolocava minha gpu no lugar.

Eu tenho mto medo de mexer nas voltagens, mas lembrei agora que instalei o Windows 11 usando o vídeo onboard e colquei a GPU depois, será que isso pode influenciar?
 
Mto obrigado Ferras! Vou colocar a GPU do pc do meu filho no meu pc. Se continuar em x8 significa que o problema está na placa mãe, né? Caso sim, já vou acionar a garantia da placa mãe né?



Eu tenho mto medo de mexer nas voltagens, mas lembrei agora que instalei o Windows 11 usando o vídeo onboard e colquei a GPU depois, será que isso pode influenciar?
GPUz tem que clicar na interrogacao ao lado dessa info do bus e rodar o render test para ver se nao muda o status do PCI.
 
Mto obrigado Ferras! Vou colocar a GPU do pc do meu filho no meu pc. Se continuar em x8 significa que o problema está na placa mãe, né? Caso sim, já vou acionar a garantia da placa mãe né?



Eu tenho mto medo de mexer nas voltagens, mas lembrei agora que instalei o Windows 11 usando o vídeo onboard e colquei a GPU depois, será que isso pode influenciar?

Eu só dei um exemplo que aconteceu aqui, mas por via das dúvidas, tira ela e liga na on board e desliga logo em seguida e coloca de novo a placa e veja se volta ao normal.
 
Mto obrigado Ferras! Vou colocar a GPU do pc do meu filho no meu pc. Se continuar em x8 significa que o problema está na placa mãe, né? Caso sim, já vou acionar a garantia da placa mãe né?



Eu tenho mto medo de mexer nas voltagens, mas lembrei agora que instalei o Windows 11 usando o vídeo onboard e colquei a GPU depois, será que isso pode influenciar?
Significaria que o problema não é na GPU (nessa caso seria bom tbm testar ela no outro PC), não sendo a GPU provavelmente pode ser mobo ou processador. Mas o que o outro cara falou pra mim é óbvio mas pode ser que vc realmente tenha deixado passar: tem que clicar no ? No GPU-Z pra ele rodar o render test e o pcie ir pra banda total.
 
alguem tem alguma dica para undervolt, sempre que sigo algum passos no YT todo jogo meu trava
 
Se é exatamente a mesma configuração troca a placa de Pc pra isolar o problema e ver se é a placa mesmo, esse problema na pcie tá com cara de ser a GPU mesmo, mas pode ser tanto o processador quando a placa mãe provável que o bug seja apenas coincidência de ter começado quando vc atualizou, deve ser hardware.

Já tive alguns problemas cm isso mas é quando eu brincava com a voltagem SA, que alimenta o controlador de memoria e pciex e outras coisas(dentro do processador)

Para voltar a velocidade correta do pcie eu só resolvia tirando a placa de vídeo, iniciando na on board, depois desligava e recolocava minha gpu no lugar.

GPUz tem que clicar na interrogacao ao lado dessa info do bus e rodar o render test para ver se nao muda o status do PCI.
Novamente gostaria de agradecer a todos, mas acho que descobri o problema. Acho que é o slot PCI-e da minha placa mãe. Fui colocar a GPU do meu filho na minha placa mãe e resolvi iluminar o slot com a lanterna do meu celular e percebi que um daqueles ferrinhos que parecem capacitores acima do slot estavam diferente, parecia quebrado. Vou colocar a imagem abaixo.

SLOT-PCI-E-identificado.jpg


Vou acionar a garantia da placa mãe na loja que comprei antes que vença em março. Eu estava torcendo para ser defeito na GPU porque eu não ia ficar sem pc, porque eu usaria o vídeo onboard enquanto esperava a resolução da garantia, mas com a placa mãe não tem como remediar.
 
alguem tem alguma dica para undervolt, sempre que sigo algum passos no YT todo jogo meu trava
Qual o clock que tu pega em stock nos jogos ?

Talvez você esteja querendo ter o mesmo clock stock em undervolting.

Tentou o método com offset ?
 

GeForce Game Ready 551.23 WHQL​


desktop

laptop

Destaques​


rY5tfvd.jpg


SHvGrVU.jpg


Jogo pronto para GeForce RTX 4070 Ti SUPER

Este novo driver Game Ready oferece a melhor experiência de jogo para os jogos mais recentes que suportam a tecnologia DLSS 3, incluindo Like a Dragon: Infinite Wealth. Suporte adicional para novos títulos que aproveitam a tecnologia NVIDIA DLSS inclui o lançamento de Enshrouded, TEKKEN 8 e Suicide Squad: Kill The Justice League, que suportam Super Resolução DLSS.

Tecnologia de jogos

  • Adiciona suporte para a GPU GeForce RTX 4070 Ti SUPER.

Problemas corrigidos​

  • Forza Horizon 4: filtros Ansel/Freestyle fazem com que o aplicativo congele ou trave [4253513]

Problemas conhecidos​

  • RTX 4060 Ti: A tela pode piscar aleatoriamente com uma barra preta na parte superior da tela ao usar aplicativos de desktop [4239893]
  • A banda horizontal pode aparecer ao clonar um monitor G-SYNC para um monitor HDMI [4103923/4343427]

conteúdo do pacote​

  • Driver de áudio HD – 1.3.40.14
  • Software de sistema NVIDIA PhysX — 9.21.0713
  • Experiência GeForce – 3.27.0.120
  • CUDA-12.4
  • Painel de controle NVIDIA DCH — 8.1.964.0
 
Qual o clock que tu pega em stock nos jogos ?

Talvez você esteja querendo ter o mesmo clock stock em undervolting.

Tentou o método com offset ?

Então, coloquei a voltagem em 850 segurando 1850mhz e as memorias +900mhz, segurou de boas, tentei subir pra 1890 e trava tudo, então acho que não ficou ruim.
 
Então, coloquei a voltagem em 850 segurando 1850mhz e as memorias +900mhz, segurou de boas, tentei subir pra 1890 e trava tudo, então acho que não ficou ruim.
Se com 850mv/1850mhz segura tranquilo e com 850mv/1890mhz trava tudo o ideal é rodar 850mv/1850mhz, não fica esquentando a cabeça que outra pessoa conseguiu 850mv/1890mhz porque tem váarios fatores envolvidos aí e 40mhz são irrelevantes na prática, nas RTX 3000 o baseline é 800mv/1800mhz, 850mv/1850mhz, 900mv/1900mhz, maioria do povo com 3080/3090 usava 800-850mv/1800-1850mhz mesmo
 
Última edição:
Se com 850mv/1850mhz segura tranquilo e com 850mv/1890mhz trava tudo o ideal é rodar 850mv/1850mhz, não fica esquentando a cabeça porque outra pessoa conseguir 850mv/1890mhz porque tem váarios fatores envolvidos aí e 40mhz são irrelevantes na prática, nas RTX 3000 o baseline é 800mv/1800mhz, 850mv/1850mhz, 900mv/1900mhz, maioria do povo com 3080/3090 usava 800-850mv/1800-1850mhz mesmo

Ja ajudou muito, estava pegando 76c 77c, agora fica em 70c
 
Boa noite pessoal, preciso de uma informação:

Peguei esses dias uma RTX 3070, modelo Gaming OC da Gigabyte, e tô achando ela bem esquentadinha.

Saí de uma RX 5500XT que mal batia 60 graus jogando (uma Sapphire Pulse), e a RTX é BEM mais quente, mesmo tendo um sistema de refrigeração bem melhor.

nWFvSNt.png


Esse print foi jogando Starfield, com a placa batendo 99% de uso, e com o gabinete aberto (não muda a temperatura com ele fechado, o airflow é bom)

Também troquei os thermal pads e a pasta térmica, além de fazer uma limpeza geral, e as temperaturas seguem como no print.

Está normal ou devo me preocupar com algo?
 
Boa noite pessoal, preciso de uma informação:

Peguei esses dias uma RTX 3070, modelo Gaming OC da Gigabyte, e tô achando ela bem esquentadinha.

Saí de uma RX 5500XT que mal batia 60 graus jogando (uma Sapphire Pulse), e a RTX é BEM mais quente, mesmo tendo um sistema de refrigeração bem melhor.

nWFvSNt.png


Esse print foi jogando Starfield, com a placa batendo 99% de uso, e com o gabinete aberto (não muda a temperatura com ele fechado, o airflow é bom)

Também troquei os thermal pads e a pasta térmica, além de fazer uma limpeza geral, e as temperaturas seguem como no print.

Está normal ou devo me preocupar com algo?
Diria que tá normal. Sobre a 5500XT, vale lembrar que vc tá comparando uma GPU de 120W contra uma de 270W, normal esquentar mais.
 
Diria que tá normal. Sobre a 5500XT, vale lembrar que vc tá comparando uma GPU de 120W contra uma de 270W, normal esquentar mais.
Obrigado pela resposta!

Sobre o consumo, eu até fiz undervolt nela (como da pra ver no print) e o consumo no afterburner fica entre 150~170w com 99% de uso, porém não me preocupei tanto com a temperatura da gpu, e sim com o hot spot batendo quase 100 graus.
 
NVIDIA lança tecnologia RTX Video HDR, transformando vídeos SDR em HDR


"O High Dynamic Range agora pode ser adicionado em tempo real por meio de um recurso da NVIDIA chamado RTX Video HDR. Esta é uma atualização do NVIDIA RTX Video Upscaling, uma tecnologia que funciona no nível do driver para aprimorar o vídeo, aumentando sua resolução. Agora, a NVIDIA está se concentrando em vídeos SDR, que muitas vezes podem não parecer tão impressionantes em monitores HDR. A NVIDIA afirma que isso é conseguido graças ao poder dos núcleos Tensor, que fazem parte de todas as GeForce RTX 20 e GPUs mais recentes. Isso também significa que a tecnologia não funcionará na série GTX. A NVIDIA afirma que sua tecnologia RTX Video HDR fornecerá “cores mais vivas e dinâmicas e preservará detalhes intrincados” que de outra forma seriam perdidos devido à compactação de vídeo.

A tecnologia SDR para HDR parece nada mais do que sofisticado mapeamento de tons inversos (alimentado por IA) para conteúdo SDR. Por enquanto, parece funcionar apenas em navegadores de Internet baseados em Chromium: Google Chrome e Microsoft Edge. Isso significa que os vídeos podem ser convertidos automaticamente para conteúdo HDR, desde que sejam reproduzidos nos navegadores. Mas a tecnologia RTX Video Upscaling também é suportada por reprodutores de vídeo VLC e MPC-BE. Infelizmente, ambos parecem não ter suporte para o recurso HDR, pelo menos por enquanto.

O conteúdo HDR não é para todos, muitos dos monitores compatíveis com HDR simplesmente não oferecem a mesma experiência. A NVIDIA está confirmando que sua tecnologia funciona com todos os monitores compatíveis com HDR-10, mas não há recomendação ou requisito para as especificações VESA DisplayHDR. Normalmente, monitores com brilho máximo de 600 nits são considerados o ponto de entrada para conteúdo HDR, portanto, nenhum dos monitores DisplayHDR 400 se beneficiará dessa tecnologia."



Para ativar RTX Video HDR e Video Super Resolution em qualquer monitor compatível com HDR10:
1- Baixe e instale o driver Game Ready ou Studio Ready disponível mais recente
2- Certifique-se de que os recursos HDR do Windows estejam ativados em Sistema > Tela > HDR
3- Abra o Painel de controle NVIDIA clicando com o botão direito na área de trabalho
4- Navegue para Ajustar configurações de imagem de vídeo no painel de navegação esquerdo do aplicativo
5- Marque “Super Resolução” e “Alta Faixa Dinâmica”
 
Obrigado pela resposta!

Sobre o consumo, eu até fiz undervolt nela (como da pra ver no print) e o consumo no afterburner fica entre 150~170w com 99% de uso, porém não me preocupei tanto com a temperatura da gpu, e sim com o hot spot batendo quase 100 graus.
Ah, nem tinha me atentado no consumo, bem baixo. Eu ainda acho que as temps tão ok, se vc tiver desconfortável pode tentar mexer nas curvas de fans pra ficarem mais agressivas, deve diminuir um bocado as temps.
 
Ah, nem tinha me atentado no consumo, bem baixo. Eu ainda acho que as temps tão ok, se vc tiver desconfortável pode tentar mexer nas curvas de fans pra ficarem mais agressivas, deve diminuir um bocado as temps.
Resolvi testar desfazendo o undervolt, para verificar a que temperaturas a placa roda original, e para a minha surpresa, em starfield bateu 87 graus na gpu, e 105,9 graus no hot spot...

Mesmo assim, o boost estava bem alto, acima dos 1900mhz (a placa tem 1815 em stock).

Não sei de onde vem o hot spot, mas acho que 105,9 graus é algo a se preocupar, ou não?

Ah, sem o undervolt, a placa chegou a consumir mais de 240w.
 
NVIDIA lança tecnologia RTX Video HDR, transformando vídeos SDR em HDR


"O High Dynamic Range agora pode ser adicionado em tempo real por meio de um recurso da NVIDIA chamado RTX Video HDR. Esta é uma atualização do NVIDIA RTX Video Upscaling, uma tecnologia que funciona no nível do driver para aprimorar o vídeo, aumentando sua resolução. Agora, a NVIDIA está se concentrando em vídeos SDR, que muitas vezes podem não parecer tão impressionantes em monitores HDR. A NVIDIA afirma que isso é conseguido graças ao poder dos núcleos Tensor, que fazem parte de todas as GeForce RTX 20 e GPUs mais recentes. Isso também significa que a tecnologia não funcionará na série GTX. A NVIDIA afirma que sua tecnologia RTX Video HDR fornecerá “cores mais vivas e dinâmicas e preservará detalhes intrincados” que de outra forma seriam perdidos devido à compactação de vídeo.

A tecnologia SDR para HDR parece nada mais do que sofisticado mapeamento de tons inversos (alimentado por IA) para conteúdo SDR. Por enquanto, parece funcionar apenas em navegadores de Internet baseados em Chromium: Google Chrome e Microsoft Edge. Isso significa que os vídeos podem ser convertidos automaticamente para conteúdo HDR, desde que sejam reproduzidos nos navegadores. Mas a tecnologia RTX Video Upscaling também é suportada por reprodutores de vídeo VLC e MPC-BE. Infelizmente, ambos parecem não ter suporte para o recurso HDR, pelo menos por enquanto.

O conteúdo HDR não é para todos, muitos dos monitores compatíveis com HDR simplesmente não oferecem a mesma experiência. A NVIDIA está confirmando que sua tecnologia funciona com todos os monitores compatíveis com HDR-10, mas não há recomendação ou requisito para as especificações VESA DisplayHDR. Normalmente, monitores com brilho máximo de 600 nits são considerados o ponto de entrada para conteúdo HDR, portanto, nenhum dos monitores DisplayHDR 400 se beneficiará dessa tecnologia."



Para ativar RTX Video HDR e Video Super Resolution em qualquer monitor compatível com HDR10:
1- Baixe e instale o driver Game Ready ou Studio Ready disponível mais recente
2- Certifique-se de que os recursos HDR do Windows estejam ativados em Sistema > Tela > HDR
3- Abra o Painel de controle NVIDIA clicando com o botão direito na área de trabalho
4- Navegue para Ajustar configurações de imagem de vídeo no painel de navegação esquerdo do aplicativo
5- Marque “Super Resolução” e “Alta Faixa Dinâmica”

Testei ontem o recurso, porém como o meu monitor é HDR 400 apenas achei que ficou com muito brilho e deixou muito saturada a imagem, infelizmente não consigo gostar do HDR em monitores. Talvez os OLED se saiam melhor com essa tecnologia, mas IPS fica o suco do lixo principalmente no Windows. Recomendo usar somente o VSR por enquanto.
 
Testei ontem o recurso, porém como o meu monitor é HDR 400 apenas achei que ficou com muito brilho e deixou muito saturada a imagem, infelizmente não consigo gostar do HDR em monitores. Talvez os OLED se saiam melhor com essa tecnologia, mas IPS fica o suco do lixo principalmente no Windows. Recomendo usar somente o VSR por enquanto.
HDR bom é só 1000 pra cima e o monitor tem que ter mais de 500 dimming zones (zonas de iluminação) ou ser OLED.
 
Testei ontem o recurso, porém como o meu monitor é HDR 400 apenas achei que ficou com muito brilho e deixou muito saturada a imagem, infelizmente não consigo gostar do HDR em monitores. Talvez os OLED se saiam melhor com essa tecnologia, mas IPS fica o suco do lixo principalmente no Windows. Recomendo usar somente o VSR por enquanto.
É complicado em monitor, pois a recomendação para HDR é de pelo menos 1000 nits, esses monitores com certificação HDR 400 é para inglês ver...
Apesar de TV OLED ter um pico de 540 nits aproximadamente, a natureza orgânica do diodo proporciona um resultado muito mais eficiente e satisfatório, diferente de LCD/LED que tem um backlight com vazamento de luz.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo