[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início
Segunda feira chegando!! Seria um sonho ver o DLSS4 fazer os games consumir bem menos VRAM... A 5080 deixa de ser uma má opção.

Pô, mas a placa pode durar 8 anos, só ir baixando os gráficos. Em 8 anos, o mesmo PC terá o mesmos gráficos do console no seu 1º ano :limo:
Exato, nos consoles vai variar entre 1080-4k, gráfico geralmente parelho ao médio do PC, dynamic resolution e outras paradas pra rodar melhor, se fizer o mesmo num PC dá uma sobrevida absurda, não dá pra querer comparar com 4k ultra nativo e esperar que um PC vá segurar tanto tempo nessa mesma config por tanto tempo, mas se for reduzindo pro nível que os consoles rodam dá uma folga gigante

É por esse motivo que venho cogitando largar o PC.

Não querendo comparar, mas tu compra um console, mesmo capado, dura seus 8 anos mantendo a mesma performance.

O PC tu paga o olho da cara e 1 ano depois já não te entrega o mesmo que entregava quando comprou.

A necessidade de upgrade é muito mais cara e precoce. Tem que gostar muito e ter tbm muita bala na agulha.
Mais aí, são a galera emocionada que curte o 4k ultra!

Sempre comprei série xx70 e xx80, normalmente a troca eram depois de duas gerações, sempre customizando para manter o fps ao menos entre 50 e 60.

Problema, que o pessoal hoje quer tudo no Ultra com 200fps+ (hipérbole), alguns querem isso em 4k.

Quem joga em QHD ou FHD, ainda está jogando tranquilo com uma 2080, 2070.

Não discordo, mas antes a Nvidia tinha algum balizador, ela liderava, mas não podia abusar dos valores como faz agora.
Problema da AMD também é que nos últimos anos só corre atrás do prejuízo... Antes era a força bruta, agora é a parte tecnológica também; a coisa ficou tão feia que ela decidiu sair do High End.

Lembro quando a Nvidia e AMD competiam de forma um pouco mais equilibrada... bons tempos que não voltam mais.
Esse ano a Dell vai lançar o AW3425DW, que deve ser o novo painel QD-OLED, 240Hz e deve ter algumas entradas novas. Isso está praticamente confirmado, pois já até vazou no site da Dell.

Eu estava no mesmo pensamento que você, voltar para 1440p, mas acho que não volto, pois não preciso de mais de 120Hz em 4K. Hoje mesmo jogo BO6 travado em 120Hz e 4K e já tenho mais de 60 horas no game. Ficar comprando sempre a série xxx80 da Nvidia, da para jogar em 4K sempre.

Jogar com mais de 120Hz não faz ninguém ser melhor no FPS; quem é bom vai ser bom em 120Hz e 240Hz, como qualquer ser humano se acostuma.

Mas estou considerando o 4K de 27'' da Dell. Como jogo mais FPS no PC, pensei em voltar para um monitor focado em FPS e deixar os singleplayers para o manco PS5.

5GWrZlz.jpeg

Esse ano a Dell vai lançar o AW3425DW, que deve ser o novo painel QD-OLED, 240Hz e deve ter algumas entradas novas. Isso está praticamente confirmado, pois já até vazou no site da Dell.

Eu estava no mesmo pensamento que você, voltar para 1440p, mas acho que não volto, pois não preciso de mais de 120Hz em 4K. Hoje mesmo jogo BO6 travado em 120Hz e 4K e já tenho mais de 60 horas no game. Ficar comprando sempre a série xxx80 da Nvidia, da para jogar em 4K sempre.

Jogar com mais de 120Hz não faz ninguém ser melhor no FPS; quem é bom vai ser bom em 120Hz e 240Hz, como qualquer ser humano se acostuma.

Mas estou considerando o 4K de 27'' da Dell. Como jogo mais FPS no PC, pensei em voltar para um monitor focado em FPS e deixar os singleplayers para o manco PS5.

Então, não sei se você viu (Deve ter visto), mas saiu alguns reviews dos monitores 4K 27... pra jogo, a densidade não fez tanta diferença - que é exatamente o que eu pensava no caso de 4K.

Ou seja, não trocaria o 4K 32 por 27 somente nessa possibilidade, a não ser que outras coisas incomodem você (Tamanho, entradas), e o resto da parte tecnológica é exatamente igual aos nossos monitores - é uma troca 6 por 6.5 e talvez você gaste algum dinheiro por isso. Vale a pena? Pessoalmente, pra mim não - o trabalho de vender e ainda pagar uma diferença por algo tão parecido.... ah, passo.

Sobre 4K e fluidez, concordo com você se falarmos sobre jogos campanha - de fato, 120Fps e 4K já está excelente, é mais que suficiente, sobre competitivo, já tenho a discordar em partes:

Vou falar sobre nós dois que temos telas OLED e o tempo de resposta do pixel é igual (Temos o melhor tempo de resposta do mundo, então não há mais variáveis a considerar). Por isso que acho difícil falar de fluidez... o tempo de resposta do pixel influencia muito na sensação de qualidade em meia fluidez, ai precisa de uma analise mais profunda, mas falando de nós dois:

Tive a C2, 120hz... Joguei muito competitivo e jogava bem.
Tive o OLED 165hz e o OLED 240hz - Idem.

No fim, tem diferença de 165z pra 240hz? Até acho que tem e consigo perceber, mas não acho que é tão relevante, num competitivo, vai ganhar quem for melhor, a diferença é pequena.

Talvez 165hz x 360hz é mais fácil de perceber diferença pela clareza da imagem, mas é relevante? Não acho, os dois níveis já são altos em qualidade; então se torna mais relevante pra quem é profissional ou entusiasta que só joga jogos competitivos.

Agora de 120hz pra 165hz já acho que tem uma diferença relevante - tem um range nessa faixa de aumento de suavidade que te dá alguma vantagem competitiva que não sei explicar, mas por exemplo, num Cod da vida numa briga de perto, morreria em 120hz, mas não em 165hz e 240hz, se bem que já jogo bem, não mudaria muito a minha situação a não ser que o QI do oponente for parecido, mas falo mais da questão de conforto... consigo sentir essa diferença no conforto ao ponto de dizer que vale a pena ter ao menos algo a mais um pouquinho do que 120hz.

Eu que jogo com tudo no mínimo, menos texturas, consigo uma boa taxa de FPS mesmo em 4K, então nem é um grande problema.

Minha conclusão é que os 144hz é o target ideal mesmo...

Mas isso é meu preciosismo, sou muito mais 120hz numa tela OLED enxergando tudo do que 240hz em qualquer tela LCD.

Então acho super válido seu raciocínio, mas com essas ressalvas.

No fim, como são telas caras, não faz sentido não ter ao menos uma tela de 240hz (Seja 4K ou 1440p), então é mais uma conversa sobre fluidez mesmo.

Acho que vou voltar pra 1440p porque to meio cansado mesmo dessa exigência de Up, teria mais folego por mais tempo pra jogar com um PT, RT sem me preocupar em ter VGA HIgh End o tempo inteiro, pular uma geração, por exemplo, e meu target de fluidez mínima é 90hz... então mesmo assim, continuaria precisando de uma boa VGA, mas não tanto como em 4K.

Por exemplo, a 4090 tá envelhecendo até bem... mas já tem muito jogo na UE5 com tudo no máximo que ela tem dificuldade de entregar 80Fps (DLSS qualidade + FG), então assim... claro que poderia fazer uma adaptação nas configurações e ter meu mínimo de 90fps... mas a médio/longo prazo só tende a piorar a necessidade,

Pra quem quer um 4K 60Fps e FPS alto só em competitivo, essas VGA dão conta e vão mais um tempo.

O meu problema é que vou descobrindo que fluidez pra mim é mais importante que gráficos, reduzo qualidade, reduzo resolução e logo me acostumo... mas fluidez meu cérebro não aceita de forma nenhuma, e a faixa é 90.... Desceu pra 80, já to notando e me incomodando. Tô pra te dizer que me adapto melhor a 1080 saindo de 4K do que jogar a menos de 90fps... pra vc ver como isso tá pesando pra mim, e eu queria muito não ter desenvolvido essa sensibilidade tão alta com fluidez, mas aconteceu e já era,

1440p com um UW ficaria mais confortável nisso, vamos ver o que vem... mas pensando seriamente em esperar um 1440p UW curvo com uns 240hz/360hz pra fazer valer o dinheiro.

4K é maravilhoso, mas se você tiver uma exigência igual a minha em fluidez... só as 90 vão da conta.
Já desse jeito que tô falando, uma 80 dá conta.

Última edição:

hj saiu esse review de um 27´ 4k 240hz da Asus.

Então, não sei se você viu (Deve ter visto), mas saiu alguns reviews dos monitores 4K 27... pra jogo, a densidade não fez tanta diferença - que é exatamente o que eu pensava.
Ou seja, não trocaria o 4K 32 por 27 somente nessa possibilidade, a não ser que outras coisas incomodem você (Tamanho, entradas), e o resto da parte tecnológica é exatamente igual aos nossos monitores - é uma troca 6 por 6.5 e talvez você gaste algum dinheiro por isso. Vale a pena? Pessoalmente, pra mim não.

Sobre 4K e fluidez, concordo com você se falarmos sobre jogos campanha - de fato, 120Fps e 4K já está excelente, sobre competitivo, já tenho a discordar.

Vou falar sobre nós dois que temos telas OLED e o tempo de resposta do pixel é igual (Temos o melhor tempo de resposta do mundo, então não há mais variáveis a considerar).

No fim, tem diferença de 165z pra 240hz? Até acho que tem e consigo perceber, mas não acho que é tão relevante.

Agora de 120hz pra 165hz já acho que tem uma diferença relevante - tem range nessa faixa de aumento de suavidade que te dá alguma vantagem competitiva que não sei explicar, mas por exemplo, num Cod da vida numa briga de perto, morreria em 120hz, mas não em 165hz e 240hz, se bem que já jogo bem, não mudaria muito a minha situação, mas falo em questão de conforto... consigo sentir essa diferença no conforto ao ponto de dizer que vale a pena.

Mas isso é meu preciosismo, sou muito mais 120hz numa tela OLED enxergando tudo do que 240hz em qualquer tela LCD.

No fim, como são telas caras, não faz sentido não ter ao menos uma tela de 240hz (Seja 4K ou 1440p).

Acho que vou voltar pra 1440p porque to meio cansado mesmo dessa exigência de Up, teria mais folego por mais tempo pra jogar com um PT, RT sem me preocupar em vender a VGA, pular uma geração, por exemplo, e meu target de fluidez mínima é 90hz... então mesmo assim, continuaria precisando de uma boa VGA.

Por exemplo, a 4090 tá envelhecendo até bem... mas já tem muito jogo na UE5 com tudo no máximo que ela tem dificuldade de entregar 80Fps (DLSS qualidade + FG), então assim... claro que poderia fazer uma adaptação nas configurações e ter meu mínimo de 90fps... mas a longo prazo só tende a piorar.

Descobri que fluidez pra mim é mais importante que gráfico, reduzo qualidade, reduzo resolução e logo me acostumo... mas fluidez meu cérebro não aceita.
1440

O mercado sempre vai apresentar a "meta" do momento.

Ano passado era 32" 4K OLED.

Esse ano o hype vai ser 27" 4K OLED.

Ano que vem a "meta" vai ser 34" 4K UW.

Daqui 2~3 anos tem outro "endgame"

E por aí vai.

No fim é tudo sobre vender, vender e vender. E também comprar, comprar e comprar (não dá mais pra eximir o "póbi" consumidor da equação, a compulsividade é uma escolha pessoal).

Obviamente existem melhorias ao longo do caminho, mas até quem tá extremamente feliz e jogando com qualidade, sempre vai ficar com a pulga atrás da orelha achando que tá perdendo muita coisa.

Última edição:
O mercado sempre vai apresentar a "meta" do momento.

Ano passado era 32" 4K OLED.

Esse ano o hype vai ser 27" 4K OLED.

Ano que vem a "meta" vai ser 34" 4K UW.

Daqui 2~3 anos tem outro "endgame"

E por aí vai.

No fim é tudo sobre vender, vender e vender. E também comprar, comprar e comprar (não dá mais pra eximir o "póbi" consumidor da equação, a compulsividade é uma escolha pessoal).

Obviamente existem melhorias ao longo do caminho, mas até quem tá extremamente feliz e jogando com qualidade, sempre vai ficar com a pulga atrás da orelha achando que tá perdendo muita coisa.
Pra você ver como é... e isso é fato, tanto que tive produtos maravilhosos e a pulga na orelha: E esse?

Depois das aventuras, acho que agora já consegui entender o que é necessário e o que não é necessário pra mim.

Felizmente, sou uma pessoa que consegue ter acesso a essas coisas, mas mesmo assim é muito dinheiro e você vai ficando mais consciente como consumidor.
Por isso que sempre tento orientar alguém quando vejo com essas dúvidas, já tive todas em algum momento.

Uma coisa que você comentou ai...

"Ano que vem a "meta" vai ser 34" 4K UW."

Como alguém pode ter coragem de comprar isso ai?
Só se for pra jogar a 30fps. (4K + 20% de impacto no desempenho).

Brincadeiras a parte, uma 5090 já deve rodar isso a 60hz (No início agora até mais), mas olha o nível de exigência que a pessoa tá assumindo pra si, loucura, daqui há pouco, além das 90 da vida, vão ter que reviver as Titans pra dá conta das demandas.

Pra você ver como é... e isso é fato, tanto que tive produtos maravilhosos e a pulga na orelha: E esse?

Depois das aventuras, acho que agora já consegui entender o que é necessário e o que não é necessário pra mim.

Felizmente, sou uma pessoa que consegue ter acesso a essas coisas, mas mesmo assim é muito dinheiro e você vai ficando mais consciente como consumidor.
Por isso que sempre tento orientar alguém quando vejo com essas dúvidas, já tive todas em algum momento.

Brincadeiras a parte, uma 5090 já deve rodar isso a 60hz (No início agora até mais), mas olha o nível de exigência que a pessoa tá assumindo pra si, loucura, daqui há pouco, além das 90 da vida, vão ter que reviver as Titans pra dá conta das demandas.
Pra jogar Lol, Cs e remaster mal otimizado.

This is my life.

Ps: Vai ter monitor UW 4K na CES?

Lembrei que quando eu tive uma top das Pascal eu era feliz. E usando um FHD. Admirava os gráficos e me divertia. Agora parece que minha preocupação é se estou fazendo um mal investimento na placa X ou Y, no monitor Z ou W...

Nah. Cansei. Sigo mantendo um PC razoável porque infelizmente o vício não é passageiro, porém nesse loop do never satisfied eu me nego a entrar.

A única presepada que eu cogito esse ano é se vou me aventurar num 34" UW, pois o meu irmão tá precisando de um monitor novo, então eu passaria meu 27" QHD a ele, mas seria basicamente por causa disso, não espero nenhuma mudança de qualidade, na verdade seria só mais uma coisa pra derrubar o desempenho e tenho receio se acostumaria com UW.

Última edição:
pô pessoal, a vida é tão mais simples quando você tem um jogo principal rs

ficar correndo atrás de jogar tudo quanto é lançamento é pedir pra tomar no cu

Ps: Vai ter monitor UW 4K na CES?

Então, não sei se você viu (Deve ter visto), mas saiu alguns reviews dos monitores 4K 27... pra jogo, a densidade não fez tanta diferença - que é exatamente o que eu pensava no caso de 4K.

Ou seja, não trocaria o 4K 32 por 27 somente nessa possibilidade, a não ser que outras coisas incomodem você (Tamanho, entradas), e o resto da parte tecnológica é exatamente igual aos nossos monitores - é uma troca 6 por 6.5 e talvez você gaste algum dinheiro por isso. Vale a pena? Pessoalmente, pra mim não - o trabalho de vender e ainda pagar uma diferença por algo tão parecido.... ah, passo.

Sobre 4K e fluidez, concordo com você se falarmos sobre jogos campanha - de fato, 120Fps e 4K já está excelente, é mais que suficiente, sobre competitivo, já tenho a discordar em partes:

Vou falar sobre nós dois que temos telas OLED e o tempo de resposta do pixel é igual (Temos o melhor tempo de resposta do mundo, então não há mais variáveis a considerar). Por isso que acho difícil falar de fluidez... o tempo de resposta do pixel influencia muito na sensação de qualidade em meia fluidez, ai precisa de uma analise mais profunda, mas falando de nós dois:

No fim, tem diferença de 165z pra 240hz? Até acho que tem e consigo perceber, mas não acho que é tão relevante, num competitivo, vai ganhar quem for melhor, a diferença é pequena.

Talvez 165hz x 360hz é mais fácil de perceber diferença pela clareza da imagem, mas é relevante? Não acho, os dois níveis já são altos em qualidade; então se torna mais relevante pra quem é profissional ou entusiasta que só joga jogos competitivos.

Agora de 120hz pra 165hz já acho que tem uma diferença relevante - tem um range nessa faixa de aumento de suavidade que te dá alguma vantagem competitiva que não sei explicar, mas por exemplo, num Cod da vida numa briga de perto, morreria em 120hz, mas não em 165hz e 240hz, se bem que já jogo bem, não mudaria muito a minha situação a não ser que o QI do oponente for parecido, mas falo mais da questão de conforto... consigo sentir essa diferença no conforto ao ponto de dizer que vale a pena ter ao menos algo a mais um pouquinho do que 120hz.

Eu que jogo com tudo no mínimo, menos texturas, consigo uma boa taxa de FPS mesmo em 4K, então nem é um grande problema.

Então acho super válido seu raciocínio, mas com essas ressalvas.

No fim, como são telas caras, não faz sentido não ter ao menos uma tela de 240hz (Seja 4K ou 1440p), então é mais uma conversa sobre fluidez mesmo.

Acho que vou voltar pra 1440p porque to meio cansado mesmo dessa exigência de Up, teria mais folego por mais tempo pra jogar com um PT, RT sem me preocupar em ter VGA HIgh End o tempo inteiro, pular uma geração, por exemplo, e meu target de fluidez mínima é 90hz... então mesmo assim, continuaria precisando de uma boa VGA, mas não tanto como em 4K.

Por exemplo, a 4090 tá envelhecendo até bem... mas já tem muito jogo na UE5 com tudo no máximo que ela tem dificuldade de entregar 80Fps (DLSS qualidade + FG), então assim... claro que poderia fazer uma adaptação nas configurações e ter meu mínimo de 90fps... mas a médio/longo prazo só tende a piorar a necessidade,

Pra quem quer um 4K 60Fps e FPS alto só em competitivo, essas VGA dão conta e vão mais um tempo.

O meu problema é que vou descobrindo que fluidez pra mim é mais importante que gráficos, reduzo qualidade, reduzo resolução e logo me acostumo... mas fluidez meu cérebro não aceita de forma nenhuma, e o range é 90.... Desceu pra 80, já to notando e me incomodando. Tô pra te dizer me adapto melhor a 1080 saindo de 4K do que jogar a menos de 90fps... pra vc ver como isso tá pesando pra mim, e eu queria muito não ter desenvolvido essa sensibilidade tão alta com fluidez, mas aconteceu e já era,

1440p com um UW ficaria mais confortável nisso, vamos ver o que vem... mas pensando seriamente em esperar um 1440p UW curvo com uns 240hz/360hz pra fazer valer o dinheiro.

4K é maravilhoso, mas se você tiver uma exigência igual a minha em fluidez... só as 90 vão da conta.
Já desse jeito que tô falando, uma 80 dá conta.
@copa10 conseguiram te superar hehehe

Lembrei que quando eu tive uma top das Pascal eu era feliz. E usando um FHD. Admirava os gráficos e me divertia. Agora parece que minha preocupação é se estou fazendo um mal investimento na placa X ou Y, no monitor Z ou W...

Nah. Cansei. Sigo mantendo um PC razoável porque infelizmente o vício não é passageiro, porém nesse loop do never satisfied eu me nego a entrar.

A única presepada que eu cogito esse ano é se vou me aventurar num 34" UW, pois o meu irmão tá precisando de um monitor novo, então eu passaria meu 27" QHD a ele, mas seria basicamente por causa disso, não espero nenhuma mudança de qualidade, na verdade seria só mais uma coisa pra derrubar o desempenho e tenho receio se acostumaria com UW.
Estou exatamente como você; e é bem provável que vou chegar no mesmo ponto - manter um PC razoável porque o vicio realmente não é passageiro, mas o ponto é esse: Você tem que tá mais preocupado em jogar do que qualquer coisa.

Sobre o monitor, não sei seu orçamento e o que pode...

Meu último foi um OLED 1440P UW e era maravilhoso (Caríssimo também) - tinha o mesmo receio que você; mas posso dizer que é uma das melhores coisas que o dinheiro pode pagar como experiencia - esse vale a pena.

No fim, sem saber seu orçamento, dê preferência há algo, por exemplo, que melhore seu contraste, suas cores, seu HDR, brilho.. seu tempo de resposta... são coisas que agregam e monitor dura muito tempo. O UW pode ser muito interessante, mas penso que esse primeiro fator é mais relevante, UW é 1440p + 20%... se sua exigência com fluidez não for alta, mas é um meio termo entre o 1440p e um 4K se for alta.

Se puder, vá pra um OLED desse que não tem erro (Preferência pra Dell pelas condições de garantia).
Se não puder, procura um IPS desses mais premium nessas características.
Se não puder... ai é melhor não comprar nada; famoso barato que sai caro - brincadeiras a parte, vá nessas duas alternativas.

Estou exatamente como você; e é bem provável que vou chegar no mesmo ponto - manter um PC razoável porque o vicio realmente não é passageiro, mas o ponto é esse: Você tem que tá mais preocupado em jogar do que preocupado em gastar dinheiro ou não perder ele com compras e vendas de hardware.

Meu último foi um OLED 1440P UW e era maravilhoso (Caríssimo também) - tinha o mesmo receio que você; mas posso dizer que é uma das melhores coisas que o dinheiro pode pagar como experiencia - essa vale a pena.

No fim, sem saber seu orçamento, dê preferência há algo, por exemplo, que melhore seu contraste, suas cores, seu HDR, brilho.. seu tempo de resposta... são coisas que agregam e monitor dura muito tempo. O UW pode ser muito interessante, mas penso que esse primeiro fator é mais relevante, UW é 1440p + 20%... se sua exigência com fluidez não for alta, mas é um meio termo entre o 1440p e um 4K se for alta.

Se puder, vá pra um OLED desse que não tem erro e dura muito tempo.
Se não puder... ai é melhor não comprar nada; famoso barato que sai caro - brincadeiras a parte, vá nessas duas alternativas.
Rapidamente sobre monitores, pra quem não joga competitivo, uma opção que acho excelente, é usar uma tv da linha miniled da Samsung, como a minha de 43''.. jogando em 21:9 nela, fica uma tela de 41'' com resolução 3820x1600 e 144hz, níveis de preto acho excelentes, muitos próximos da tv oled que tenho na sala, e na promoção que peguei, paguei R$3200 nela e ganhei uma caixa de som que vendi por 1k, então paguei efetivamente R$2200 nela.. Preço excelente pra um ''monitor'' com todas essas qualidades.

A 5080 deixa de ser uma má opção.

Se for pensar que hoje exatamente zero jogos suportam o recurso de usar menos VRAM... no lançamento a 5080 ainda vai ser bem ruim.

E vários meses depois vai continuar assim, a menos que o lance seja um milagre via drivers que não dependa de modificação nos games.

Rapidamente sobre monitores, pra quem não joga competitivo, uma opção que acho excelente, é usar uma tv da linha miniled da Samsung, como a minha de 43''.. jogando em 21:9 nela, fica uma tela de 41'' com resolução 3820x1600 e 144hz, níveis de preto acho excelentes, muitos próximos da tv oled que tenho na sala, e na promoção que peguei, paguei R$3200 nela e ganhei uma caixa de som que vendi por 1k, então paguei efetivamente R$2200 nela.. Preço excelente pra um ''monitor'' com todas essas qualidades.
É uma opção, fiz isso que você fez com a C2... CxB interessantíssimo perto de um monitor.
Foi meu primeiro OLED e gostei muito, mas no fim, serviu como combustível pra querer o monitor. (E se tivesse mais Hz? E se a densidade de pixels fosse maior? Por ai vai...).
A questão também é que nem todo mundo consegue se adapta a usar dessa forma como monitor, ai vai bem de cada um mesmo.

Recomendo demais, usei a QN90B 43" em 21:9 por uns 2 anos e migrei pra S90C 55" mas agora em 32:9 a maior parte do tempo, CxB matador se pegar uma boa promoção, pra quem tem espaço suficiente na mesa recomendo pelo menos testar se consegue se adaptar

As vezes aparece alguém me chamando de doido mas mesmo eu falando e insistindo que uso em 32:9/21:9 (a quase 1m de distância) tem nego que acha que eu to usando uma TV 55" em 16:9 a <50cm de distância :bem:

Se for pensar que hoje exatamente zero jogos suportam o recurso de usar menos VRAM... no lançamento a 5080 ainda vai ser bem ruim.

E vários meses depois vai continuar assim, a menos que o lance seja um milagre via drivers que não dependa de modificação nos games.
Aguardar pra ver, vai que fazem alguma mágica e fica tipo o DSR/DLDSR que não depende de implementação no jogo, vai direto no painel da Nvidia, não custa nada sonhar :haha:

Estou exatamente como você; e é bem provável que vou chegar no mesmo ponto - manter um PC razoável porque o vicio realmente não é passageiro, mas o ponto é esse: Você tem que tá mais preocupado em jogar do que qualquer coisa.

Meu último foi um OLED 1440P UW e era maravilhoso (Caríssimo também) - tinha o mesmo receio que você; mas posso dizer que é uma das melhores coisas que o dinheiro pode pagar como experiencia - esse vale a pena.

Se puder, vá pra um OLED desse que não tem erro (Preferência pra Dell pelas condições de garantia).

Grato pelas observações.

Ainda não aprofundei as pesquisas, mas de cara já percebo que as opções são limitadas. Fui atrás de um MiniLED e só o que achei foi um da Kabum, aparentemente é um modelo rebrand e capado da Innocw. Zero reviews, nem no YT apareceu uma bendita alma pra falar algo.

Já nas opções mais acessíveis de VA dá pra encontrar alguns, porém é aquilo...é um VA...e só. As opções OLED estão além do que eu quero pagar. Monitor IPS foi o que eu usei maior parte da minha vida, nada contra, só não sei se gostaria de trocar mais uma vez de monitor e continuar olhando pra um preto cinzento.

NVIDIA GeForce RTX 5090 e RTX 5080 GPU TBP's Veja Pequena Atualização: Blackwell GB202 em 575W e GB203 em 360W

QhNZ1Ot.jpeg

As GPUs NVIDIA GeForce RTX 5090 e RTX 5080 estarão entre os lançamentos de ponta da família Blackwell que estrearão na próxima semana na CES 2025. Essas GPUs tiveram suas especificações vazadas nos últimos meses, mas agora temos uma pequena atualização vinda de Kopite7kimi e Hongxing2020 .

Anteriormente, esperava-se que a NVIDIA GeForce RTX 5090 apresentasse um TBP de até 600 W, enquanto a GeForce RTX 5080 apresentava um TBP de 400 W, mas agora esses números foram reduzidos e finalizados. Os valores mais altos de TBP ainda podem ser vistos em modelos personalizados, mas pelo menos os modelos de referência apresentarão números de TBP mais baixos, então vamos começar com as especificações.

Placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 5090 32 GB

Começando com os detalhes, primeiro temos a NVIDIA GeForce RTX 5090, que será a GPU top da linha. Espera-se que a placa de vídeo apresente o design de PCB PG144/145-SKU30 e que incorporará o núcleo de GPU GB202-300-A1. A GPU terá 170 SMs habilitados do total de 192 SMs e contará com 21.760 núcleos em vez do total de 24.576 núcleos. Isso marca uma redução de 11,4%, que é um pouco mais do que a redução de -11,1% da RTX 4090 em relação ao seu dado AD102 completo.

sqywU46.jpeg

No lado da memória, a NVIDIA GeForce RTX 5090 será uma fera com 32 GB de capacidade de VRAM GDDR7 rodando em uma interface de 512 bits. A VRAM operará a velocidades de 28 Gbps para até 1792 GB/s de largura de banda, além de um cache L3 maior e novas técnicas de compressão de memória também aumentarão a largura de banda geral disponível para a GPU.

A placa virá com uma classificação TBP de 575 W, embora deva ser mencionado que o valor TBP não deve ser comparado com o consumo de energia real do mundo real ou de jogos, pois isso acaba sendo muito menor. Vazamentos anteriores sugeriram um cooler de 2 slots para o modelo Founders Edition da RTX 5090. O PCB da RTX 5090 já vazou e é mostrado como muito denso com um layout de fase 16+6+7 e um novo design de 14 camadas com um processo de perfuração traseira.

Placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 5080 16 GB

A placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 5080 será baseada no PCB PG144/147-SKU45 e incorporará o chip de GPU GB203-400-A1. Esta placa utilizará o chip de GPU GB203 completo com 84 SMs e 10.752 núcleos, mas isso é uma grande redução de -51% em comparação com a RTX 5090. Para efeito de comparação, a RTX 4090 e a RTX 4080 tiveram uma diferença de -40 por cento no número de núcleos, então o desempenho geral vai variar por uma margem enorme.

IqyEftH.jpeg

Fora isso, a RTX 5080 também contará com metade da configuração de VRAM com uma capacidade de 16 GB em uma interface de barramento de 256 bits enquanto utiliza módulos GDDR7. A placa de vídeo contará com a memória GDDR7 mais rápida do mercado , oferecendo velocidades de até 32 Gbps para 1024 GB/s ou 1 TB/s de largura de banda total. A placa de vídeo contará com um TBP de 360 W. Isso será um aumento de 12,5% na parede de energia em relação aos 320 W da RTX 4080 SUPER, mas, mais uma vez, os números do mundo real devem ser muito diferentes.

As NVIDIA GeForce RTX 5090 e RTX 5080 serão as GPUs mais rápidas da linha e serão lançadas no final de janeiro ou no início de fevereiro. Espere mais informações sobre a linha de próxima geração na CES 2025 , que está a algumas semanas de distância.

3xqM7gZ.png

Espero que o DLSS 4.0 faça sentido.

Principalmente na questão de vram, eu não compraria RTX4000 hoje com este boato de DLSS 4.0.

Dependendo do milagre do DLSS 4.0, talvez uma 5070 12gbs seja o suficiente para 4k.

Users who are viewing this thread

Voltar