[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início
Eu também acho que tem mercado.
Mas a 3090 você acha por 4k e tem a mesma questão de VRAM em relação a 4080.
O preço vai cair, não sei se pra 3-4, mas pra uns 6-7 eu acho que vai.
Acha a 3090 por 4k hoje, placas surradas pelo mining e sem garantia. No lançamento das 4xxx o preço estava na faixa das 4070ti por causa da performance e da VRAM a mais.
Acredito que a 4090 fique nos 9k (4080) por um tempo e baixe para 7k no ano que vem quando começar a cair a garantia. (claro o dólar tem papel nisso, então cairá pro preço da 5070ti)

1. O que define o preço da placa é o preço que o comprador e vendedor querem pagar/vender, e eu aposto que vai ter gente desesperada vendendo 4090 mais barato por causa do marketing 5070 = 4090, achei isso desnecessário, até porque não tem asterisco no slide da Nvidia, foi apelativo e irreal.

Me desculpe, mas o cara precisa ser um completo analfabeto funcional pra vender uma 4090 da vida sem ao menos procurar analisar e entender as pegadinhas desse marketing da Nvidia.

A 5070 precisa estar com o DLSS4 ativado pra bater de frente com a performance bruta da 4090. Se as duas placas estiverem usando o recurso de geração de quadros, a 5070 fica muito pra trás.

Revendedores como Kabuum e Pichau ou lojas com cnpj pagam menos no valor de varejo, ai o valor costuma ser o meme de só multiplicar por 10.

Mas ainda acho que o preço vai variar de 12k (promoções, cupom, etc) até 20k (ROG, Strix, Suprim).
Me explica essa sua conversão ai

Pois até aonde eu sei a placa custa 2000 dólares e o dólar tá 6,11 convertendo diretamente já dá R$12,220 isso sem impostos e sem o frete,

Me explica essa sua conversão ai

Pois até aonde eu sei a placa custa 2000 dólares e o dólar tá 6,11 convertendo diretamente já dá R$12,220 isso sem impostos e sem o frete,

Então, revendedor grande paga menos que a gente na revenda, mas é difícil saber quanto vai sair. 20k nos modelos mais parrudos é esperado.

(Dolar a 6,05 e descendo alias, se Deus quiser cai pra baixo de 6,00)

Acredito que a 4090 fique nos 9k (4080) por um tempo e baixe para 7k no ano que vem
Voce quer dizer no mercado de usados né, porque as novas vão se acabar em alguns meses, se não ainda nesse mes.
Não há mais fabricação, e olhando aqui, nenhuma loja tem estoque direito mais. 1 ou 2 modelos, e a loja que explode por exemplo só tem Marketplace.

Acho que a 4090 não desvaloriza. Pra profissionais ela ainda compensa mais que a 5080 pela VRAM, e a 5080 vai ter preço similar.
Até mesmo se vier uma 5080 24GB não vai mudar a situação perante a 4090.
Acho que, caso exista uma 5080 de 24GB, ela compense mais que a 4090 para profissionais, pelo fato de possuir FP4, não? Para programas que usam essa precisão, é praticamente o dobro de desempenho, passando da 4090 e consumindo menos (e a largura de banda é bem próxima), e de brinde deverá ser mais barata =X

Voce quer dizer no mercado de usados né, porque as novas vão se acabar em alguns meses, se não ainda nesse mes.
Não há mais fabricação, e olhando aqui, nenhuma loja tem estoque direito mais. 1 ou 2 modelos, e a loja que explode por exemplo só tem Marketplace.

Acho isso explica por que estão custando mais de 12k, nao tem mais como repor estoque.

Revendedores como Kabuum e Pichau ou lojas com cnpj pagam menos no valor de varejo, ai o valor costuma ser o meme de só multiplicar por 10.

Mas ainda acho que o preço vai variar de 12k (promoções, cupom, etc) até 20k (ROG, Strix, Suprim).
Eu acredito nisso também.

Depois que estabilizar a demanda.

...Deus quiser cai pra baixo de 6,00)

KFDdEx.gif

Então, revendedor grande paga menos que a gente na revenda, mas é difícil saber quanto vai sair. 20k nos modelos mais parrudos é esperado.

Eu compro placa de video desde 2002 e eu NUNCA vi loja brasileira vendendo abaixo do MSRP, e no caso da Kabum esquece, sou cliente prime da Kabum já tem uns 5 anos os dois PC q tenho quase todo foi montado com peças da Kabum, mas te digo com plena certeza q depois q o Magazine Luiza comprou ficou uma bela de uma merda, promoções meia boca e poucos cupons, hoje pra comprar algo com preço bom na Kabum vc tem q ser prime e pegar cupom de aniversário com 10% de desconto e ainda torcer para a VGA aparecer em um valor mais ou menos

Quanto ao dólar pelo menos eu não tenho esperança nenhuma com esse governo, se olhar as noticias de hoje a maior parte fala justamente da preocupação do governo com a fuga de dólares do país

Eu fiquei 6 anos e 1/2 c/ uma 1070 Ti até conseguir trocar pela minha atual 4070 Ti S.

Agora, sinceramente eu achei o preço ok (tirando a 5090, pois é premium)
O problema é realmente a nossa moeda

Sim, usados

A diferença de preço da 5090 pra 5080 é o dobro, as specs ficam nessa faixa tb, teremos o dobro de performance? Se sim, os 20-30% do ponto acima significam o que? A 5080 nao chega em rasterização na 4090?
Isso eu duvido. A 4090 tinha quase 70% a mais de hardware, mas a performance em jogos não se traduz assim.
O dobro de performance da 5090 pra 5080 vai ser pra coisas de machine learning e tal, que fazem melhor uso de compute, e especialmente da banda de memória extra. A 5090 em banda por si só coloca 80% em cima da 4090.
  1. O gap entre a 80 e 90 ta gigante, cabe e aposto que vai ter uma 5080 TI ai, com seus 21-24 GB de VRAM.
Acho improvável já que uma 5080ti implicaria num die cut da GB202 da 5090, isso só rolaria se os yields tivessem muito ruins. Não vimos isso acontecendo na série 4000, não veremos agora.
Mais provável uma 5080 Super (com o mesmíssimo chip da 5080 atual), porém com 24GB que nem a 5090 de laptop. Mesmo desempenho, mais vram.

Acho que, caso exista uma 5080 de 24GB, ela compense mais que a 4090 para profissionais, pelo fato de possuir FP4, não? Para programas que usam essa precisão, é praticamente o dobro de desempenho, passando da 4090 e consumindo menos (e a largura de banda é bem próxima), e de brinde deverá ser mais barata =X
Rapaz, não sei se tem tanto valor assim. Ninguém vai treinar modelos com essa precisão, e pra inferência se vc tá espremendo o modelo tanto assim pra caber na VRAM é mais provável que seu gargalo seja a largura de banda. Uma 3090 mesmo rodando FP8 (sem suporte nativo) fica pouquíssima coisa mais lenta que FP16 já que o gargalo maior é a banda de memória. Uma 5080 provavelmente teria desempenho bem similar já que a largura é bem próxima, como vc mesmo disse.

Só olhar nos gráficos da nvidia, a 5090 rodando flux em FP4 mal chegou em 2x a performance da 4090 em FP8, aposto que o ganho maior foram os 80% de banda extra.
geforce-rtx-5090-perf-chart-outline.svg

4K, Max Settings. DLSS SR (Perf) and DLSS RR on 40 Series and 50 Series; FG on 40 Series, MFG (4X Mode) on 50 Series. A Plague Tale: Requiem only supports DLSS 3. Flux.dev FP8 on 40 Series, FP4 on 50 Series. CPU is 9800X3D for games, 14900K for apps.

Quando eu digitar "dolar hoje" no google e aparecer a cotação, ai sim, terei esperanças de um ver um dolar por menos de 6.

:limo:

Desvalorizar no sentido da perda de revenda, agora em perforrmance continua sendo fanstástica e vai continuar sendo assim por um bom tempo!
Isso é neurose de quem necessita estar atualizando a cada mudança de geração.

Quem compra para jogar, vai continuar jogando muito bem.

É igual telefone, galera usa mais para ver redes sociais e fica atualizando de telefone a cada ano, sendo que o atual já faz muito bem o básico.

O distribuidor paga menos, mas aí vem frete, impostos de importação (acabou a isenção), impostos estaduais, lucro do distribuidor, imposto sobre a venda, lucro da loja br, imposto sobre a revenda.

Finalmente um video de algo que confio.
E em resumo, não senti firmeza do Ricardão (Richard Leadbetter) em recomendar um upgrade
Aparentemente tudo vai chegar na 20xx-40xx com exceção do MFG mesmo, vai duplicar o fps pela lógica, mas no fim das contas nao vai fazer diferença

Lojista tem o "proteção cambial embutida", o comerciante vai embutir no preço final uma margem de proteção perante o câmbio.
O barba já ligou o modo Dilma 2(reeleição) logo é mais fácil o dólar ir para R$7 do que recuar.

Uma dúvida, o DLSS4 vai ser compatível com as 4000?, menos o multiframe gen?

Primeiramente fico feliz que o novo método de upscaling será usado por todas as RTX. Isso é realmente algo muito bom pra todos. Quanto ao MFG, se a disparidade entre frames e latência (que basicamente mudou pouquíssimo) não atrapalhar, deve ficar legal num 4k 240Hz pra jogos single player.

Agora, algo que me atiçou MUITO foi o tamanho do cooler da 5090. Como vai dar conta de 575W sendo apenas dual slot?

DLSS4 (transformer upscaling, texturas neurais, etc.) vai funcionar a partir das 2xxx. Só o FG 2x que será exclusivo das 4xxx (2x) e das 5xxx (3x/4x).

Isso. Basicamente a única diferença entre as 50xx vai ser que as 50xx vao poder rodar FG 3x e 4x
Sugiro assistir o novo vídeo da Digital Foundry, Basicamente 5080 é 1.9x mais rapida que a 4080S porque consegue "duplicar a duplicação" (4x) dos frames via IA

Primeiramente fico feliz que o novo método de upscaling será usado por todas as RTX. Isso é realmente algo muito bom pra todos. Quanto ao MFG, se a disparidade entre frames e latência (que basicamente mudou pouquíssimo) não atrapalhar, deve ficar legal num 4k 240Hz pra jogos single player.

Acho que vai servir mais pra capricho psicológico de ver que o contador de fps tá próximo da frequência do monitor, pois cuspir fps pra matar bot é phoda né.

Agora, algo que me atiçou MUITO foi o tamanho do cooler da 5090. Como vai dar conta de 575W sendo apenas dual slot?
Não achei realmente bonita, achei minimalista e OK, mas também fiquei surpreso com a engenharia envolvida. E consegue dar conta porque os dois coolers são vazados, o PCB é só um pouco maior que o chip+memórias e fica no meio da placa, logo temos duas daughterboards que se ligam a ela e isso permite ter muito dissipador com maior eficiência. Agora só preciso ver um tear down para saber como essas duas 'placas-filhas' (a das saídas de imagem e a do conector PCIe) se ligam à placa principal.

GFapvmqa_o.jpg

Users who are viewing this thread

Voltar