[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início
Tenho uma 4090 Strix e do mês passado pra cá começou a apresentar dois problemas chatos.

1- antes a temperatura dela era: 63 graus em jogos e benchmark, e 35 graus sem utilizar.

Agora está 50 graus sem utilizar, 76 graus em jogos que demanda dela como Indiana e 83 graus em benchmark, sendo que nessa temperatura o PC desliga para preservação dos componentes.

Para confirmar, solicitei a um amigo com o mesmo setup e placa para realizar os mesmos testes e conclusão: a minha placa está 20 graus mais quente, com 150mhz a menos de performance e consumindo 100w a mais.

2- quando utiliza as duas entradas de HDMI, se ficar um tempo longe do pc (2hrs por exemplo), o PC simplesmente para de dar imagem.

Muitas vezes deixo o PC ligado (retirei até a função stand-by achando que poderia ser isso), e em alguns momentos (não todos) o PC não dá imagem e não importa o que faça (já fiz de tudo), não importa o atalho que use, o cabo, nada resolve, só reiniciando.

Porém, magicamente, se retirar 1 HDMI (seja qual for) o problema acaba.

Dito isso, acham que é caso de RMA? Ou estou louco e não tem nada na placa?

Abri até o caso na ASUS, já vai em 23 dias de caso aberto e com alguns testes feito, abriram coleta que não foi cumprida no prazo limite e simplesmente pararam de responder no e-mail. Não sei o que fazer mais kkk (não tem outro meio de contato)

Comprar placa agora é rasgar dinheiro, eu recomendo esperar ver os desesperados vender no mercado livre, vai aparecer alguns vendendo na garantia e com nota fiscal ,assim voce fica de boa, eu não compraria de maneira alguma uma placa rtx 4000 na loja agora.

Aguarde e espere, se tá sem placa pegue uma baratinha para segurar e vá jogar jogos leves com ela.

Só para lembrar iphone 16 chegou por R$7000 no Brasil e 2 meses depois o banco inter no app apareceu por R$4950 ... e é um iphone!! super faturado como sempre!

Talvez, mas não boto a menor fé no mercado de usados, tudo o que vejo o tempo todo é o povo vendendo placa pelo preço de nova ou até mais cara, falta de noção demais. Sendo assim, prefiro pegar em loja com a garantia full e sabendo a procedência. Meu medo é só ter um queimão de RTX 40 nas lojas mês que vem e eu perder, mas foi nessa de esperar o "momento ideal" que eu perdi de pegar 4070S por 4k redondo e vi o preço dessas merdas subir pra 5500 na black friday então sei lá.

Sem contar que eu curto esse modelo Eagle, é um dos melhores entre os baratos. Sempre que tem preço mais em conta que eu vejo em loja é placa lixosa que eu não compraria tipo Palit, Gainward, Ventus...

Última edição:
Talvez, mas não boto a menor fé no mercado de usados, tudo o que vejo o tempo todo é o povo vendendo placa pelo preço de nova ou até mais cara, falta de noção demais. Sendo assim, prefiro pegar em loja com a garantia full e sabendo a procedência. Meu medo é só ter um queimão de RTX 40 nas lojas mês que vem e eu perder, mas foi nessa de esperar o "momento ideal" que eu perdi de pegar 4070S por 4k redondo e vi o preço dessas merdas subir pra 5500 na black friday então sei lá.

Sem contar que eu curto esse modelo Eagle, é um dos melhores entre os baratos. Sempre que tem preço mais em conta que eu vejo em loja é placa lixosa que eu não compraria tipo Palit, Gainward, Ventus...
só mais um exemplo aqui, eu estou atrás de uma sound bar e o preço dessa aqui nos eua custa o dobro do Brasil.

Custa $500 isso dá R$3000
Estou comprando no samsung vip por R$1649 em 24x sem juros que dá para parcelar no cartão samsung.

Então essa que no Brasil é tudo mais caro, é porque as lojas brasileiras que querem cobrar mais caro, o mercado americano está super faturado, lá é mais caro, ganham mais dinheiro e podem pagar mais caro. Eu vivo comprando coisas da samsung muito mais barato no Brasil por isso tenho tablet, tv , celular etc. Muitas coisas da samsung.

A pouco tempo o switch foi vendido tb mais barato no Brasil , comprei uma rtx 4060 por R$1500 no meio do ano passado enquanto nos eua estava $300 e o dolar estava acima dos R$5

Última edição:
Foda que o que eu mais jogo é single player. E o único competitivo é em VR (iRacing), que é pesado.

Mesmo assim eu cago pra frame gen pq 60 fps já me satisfazem (até menos). Dou mais valor pra estabilidade (em input lag e em frametime) do que em ver a GPU vomitando frames.

Mesmo se em algum jogo me der na telha de usar frame gen, meu monitor é de 120hz (o máximo que meus olhos conseguem ver kkk), o que deixa multiframe acima de 2x meio irrelevante anyway.

Difícil a VRAM não me fazer falta em algum ponto, mas não é algo que me faria dar preferência a uma placa de pior performance.
então nem tem pq vc trocar, o forte dessa nova geração é justamente em frame generation que é apenas pra jogos campanha, single player, onde realmente 60fps é suficiente pra maioria jogar livre das experiências bizarras trazidas com o frame generation
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

eu so jogo rainbow six, raramente joga alguma outra coisa, e tava pensando em pegar justamente por isso que vc disse, deixei boletado tbm rs
se o foco é competitivo esqueça o frame generation

se o foco é competitivo esqueça o frame generation
Eu tenho jogado o Marvel Rivals com FG e não sinto nada de input lag com ele, eu acho que é meio psicológico.

Tenho uma 4090 Strix e do mês passado pra cá começou a apresentar dois problemas chatos.

1- antes a temperatura dela era: 63 graus em jogos e benchmark, e 35 graus sem utilizar.

Agora está 50 graus sem utilizar, 76 graus em jogos que demanda dela como Indiana e 83 graus em benchmark, sendo que nessa temperatura o PC desliga para preservação dos componentes.

Para confirmar, solicitei a um amigo com o mesmo setup e placa para realizar os mesmos testes e conclusão: a minha placa está 20 graus mais quente, com 150mhz a menos de performance e consumindo 100w a mais.

2- quando utiliza as duas entradas de HDMI, se ficar um tempo longe do pc (2hrs por exemplo), o PC simplesmente para de dar imagem.

Muitas vezes deixo o PC ligado (retirei até a função stand-by achando que poderia ser isso), e em alguns momentos (não todos) o PC não dá imagem e não importa o que faça (já fiz de tudo), não importa o atalho que use, o cabo, nada resolve, só reiniciando.

Abri até o caso na ASUS, já vai em 23 dias de caso aberto e com alguns testes feito, abriram coleta que não foi cumprida no prazo limite e simplesmente pararam de responder no e-mail. Não sei o que fazer mais kkk (não tem outro meio de contato)
Vi que seu caso é diferente e vai alem da temperatura apenas mas só por referencia e pra ilustrar que a temp apenas pode ser n fatores, a minha placa é bem mais antiga e inferior do que a sua(geração anterior) mas de um tempo pra cá comecei a ter esse mesmo problema de aumento de temperatura na GPU.

No meu caso entendi que não deveria ser bem a GPU e sim meu gabinete que começou a ficar muito quente internamente com má circulação do ar. Se eu tiro a tampa lateral, deixando o gabinete aberto, mesmo nesses dias de calor ambiente extremo que vem fazendo, a temperatura dela não passa de 70 graus(jogando) e com ele fechado vai pra mais de 85 graus e desliga ela por segurança.

Então o que estou fazendo é trocar todas as minhas ventoinhas do gabinete por novas e melhores(mais caras) porque pra mim me pareceu ser um problema do fluxo interno do ar no gabinete e antes não ocorria.

Última edição:
Vi que seu caso é diferente e vai alem da temperatura apenas mas só por referencia e pra ilustrar que a temp apenas pode ser n fatores, a minha placa é bem mais antiga e inferior do que a sua(geração anterior) mas de um tempo pra cá comecei a ter esse mesmo problema de aumento de temperatura na GPU.

No meu caso entendi que não deveria ser bem a GPU e sim meu gabinete que começou a ficar muito quente internamente com má circulação do ar. Se eu tiro a tampa lateral, deixando o gabinete aberto, mesmo nesses dias de calor ambiente extremo que vem fazendo, a temperatura dela não passa de 70 graus(jogando) e com ele fechado vai pra mais de 85 graus e desliga ela por segurança.

Então o que estou fazendo é trocar todas as minhas ventoinhas do gabinete por novas e melhores(mais caras) porque pra mim me pareceu ser um problema do fluxo interno do ar no gabinete e antes não ocorria.
As minhas são 10 lianli infinity, já retirei a tampa e nada mudou kkkk a unica coisa que diminui em 4 graus é usar as ventoinhas da placa em 100% e do gabinete em 100%, coisa que nunca aconteceu comigo... durante 1 ano de uso, só cheguei a ouvir as fans da 4090 depois desses problemas que relatei, pois era algo tao baixo que nao dava para notar..

Eu tenho jogado o Marvel Rivals com FG e não sinto nada de input lag com ele, eu acho que é meio psicológico.
O input lag não é do FG, e sim do frame rate base pro FG
30 fps base com 500 fps no FG mantém a mesma lentidão ao mexer o mouse.

O input lag não é do FG, e sim do frame rate base pro FG
30 fps base com 500 fps no FG mantém a mesma lentidão ao mexer o mouse.
Exatamente. E pior, quanto mais frames gerados por IA, mais latência por causa do maior post processing e buffer. Por isso que também estão atualizando o Reflex, de modo a voltar a se aproximar da latência do "framerate base".

Asus infelizmente é só nome hoje em dia. RMA aqui no brasil é uma merda (já fiquei 90 dias pra receber reembolso de um rog swift que deu pau em garantia), as placas quase todas tomadas por coil whine e por aí vai.

O problema do HDMI, assumindo que você já testou cabos, validou configs, descartou possível zica no windows e etc, me parece sim caso para RMA. Por acaso os fans ficam em 100% quando perde vídeo? Se sim, dá uma verificada no cabo/conector de energia pois pode ser mal contato nos sense wires.

Já sobre a temperatura, provavelmente o TIM (thermal interface material, vulgo pasta térmica) está precisando ser trocado. Antes de sair abrindo a placa, verifique se não terá problemas com a garantia, e na dúvida RMA.

Última edição:

Vai no pequenas causas, simples, mas antes faz uma reclamação no reclameaqui para dar embasamento que você buscou resolver o problema de todas as formas.

Usado é complicado, mas da para pegar muita coisa boa, eu mesmo achei na minha cidade um Unifi AC6 Pro sem uso por R$700,00, com a fonte e o cara ainda entregou, menos da metade do preço. Mas o ideal é comprar novo e nem ficar olhando de mais, porque se ficar nessa de acertar o time certo nunca compra e nunca acerta.

Asus infelizmente é só nome hoje em dia. RMA aqui no brasil é uma merda (já fiquei 90 dias pra receber reembolso de um rog swift que deu pau em garantia), as placas quase todas tomadas por coil whine e por aí vai.

O problema do HDMI, assumindo que você já testou cabos, validou configs, descartou possível zica no windows e etc, me parece sim caso para RMA. Por acaso os fans ficam em 100% quando perde vídeo? Se sim, dá uma verificada no cabo/conector de energia pois pode ser mal contato nos sense wires.

Já sobre a temperatura, provavelmente o TIM (thermal interface material, vulgo pasta térmica) está precisando ser trocado. Antes de sair abrindo a placa, verifique se não terá problemas com a garantia, e na dúvida RMA.
Sobre o HDMI, antes de trocar o monitor, usava a porta DP (monitor era 2k), quando o monitor ficava ligado e eu ligava a Tv, dava um bug no Windows, porém, apertando Windows + P de 2 em 2 vezes a imagem voltava a aparecer, esse sim era bug.

Agora, usando 2 HDMI acontece o que relatei, as fans não ficam em 100% nem aparece luz vermelha no conector. Parece ser um problema realmente da placa, pois quando uso só 1 HDMI isso não acontece e como falei, só resolve reiniciando.

Sobre a temperatura, Tenho um amigo que teve o mesmo problema na 4090 strix (quanto a temperatura) sendo que o dele já estava um pouco pior, ele me relatou que só vai piorando.

Eu até fiz um vídeo e mandei para o RMA, ligando o PC a 4090 já fica em 42/46 graus, se iniciar um jogo como Indiana jones, em questão de segundos pula para 70 graus e começa a capar o desempenho para tentar segurar a temperatura kk.

Vai no pequenas causas, simples, mas antes faz uma reclamação no reclameaqui para dar embasamento que você buscou resolver o problema de todas as formas.
Mandei e-mail falando que atingindo os 30 dias iria buscar o judiciário, magicamente me responderam de imediato enviando um código de postagem Sedex. Inclusive mandaram um termo onde deveria assinar falando que os 30 dias do artigo 18 conta da chegada lá, porém, os 30 dias contam da manifestação do consumidor.

Irei apagar essa parte do termo deles e assinar, são espertinhos demais. Passando os 30 dias só aceitarei uma nova ou o pix.

Mandei e-mail falando que atingindo os 30 dias iria buscar o judiciário, magicamente me responderam de imediato enviando um código de postagem Sedex. Inclusive mandaram um termo onde deveria assinar falando que os 30 dias do artigo 18 conta da chegada lá, porém, os 30 dias contam da manifestação do consumidor.

Irei apagar essa parte do termo deles e assinar, são espertinhos demais. Passando os 30 dias só aceitarei uma nova ou o pix.
Eu depois que aprendi a reclamar não perco mais tempo, operadora é Anatel, Banco é Bacen, Site é ReclameAqui/Consumidor.gov e se nada disso resolver é juizado especial(pequenas causas).

Temperatura absurdamente baixa com esse design:scare: 20-30c mais fria que a 4090 FE noise-normalized

w8Ma2Cx.png

PZuSwt5.png

Última edição:
jogue 10 minutos com e depois 10 minutos sem, vai notar na hora
Já fiz muitos testes, o jogo sem fg fica em 160 fps e com ele ativo por volta dos 240fps, jogar com ele eu acho infinitamente melhor. Não sinto atraso nos comandos nem nada, mas a fluidez é perceptível.

Já fiz muitos testes, o jogo sem fg fica em 160 fps e com ele ativo por volta dos 240fps, jogar com ele eu acho infinitamente melhor. Não sinto atraso nos comandos nem nada, mas a fluidez é perceptível.
fluidez com frame generation? estranho, mas falando em input lag sinceramente acho muito notório, principalmente em caso desses que vc já joga com fps altos sem ele, aí que fica bem evidente mesmo

Eu depois que aprendi a reclamar não perco mais tempo, operadora é Anatel, Banco é Bacen, Site é ReclameAqui/Consumidor.gov e se nada disso resolver é juizado especial(pequenas causas).
Eles me mandaram uma declaração para assinar alegando que os 30 dias do cdc contam só do recebimento da placa pra eles kkk. Vou assinar isso não, CDC fala que conta a partir da manifestação.

Prevejo dor de cabeça.

Eles me mandaram uma declaração para assinar alegando que os 30 dias do cdc contam só do recebimento da placa pra eles kkk. Vou assinar isso não, CDC fala que conta a partir da manifestação.

Prevejo dor de cabeça.
Acho que é isso mesmo, a partir do momento que eles recebem o produto é que começar a contar o prazo.

Acho que é isso mesmo, a partir do momento que eles recebem o produto é que começar a contar o prazo.
A relatora do caso no STJ, ministra Nancy Andrighi, explicou que o CDC atribuiu ao fornecedor o dever de zelar pela qualidade de seu produto; se não o cumpre, o código determina a correção do defeito no prazo máximo de 30 dias.

Para a ministra, esse prazo deve ser contado, sem interrupção ou suspensão, desde a primeira manifestação do vício até seu efetivo reparo, não se renovando a cada vez que o bem é levado ao fornecedor para correção do problema. A partir da extrapolação do prazo de 30 dias, o consumidor passa a ter o direito de recorrer aos mecanismos reparatórios previstos no artigo 18 do CDC.

Pra quem que ver as placas, ele está lá no evento.

Última edição:
Pessoal, aqui em Fortaleza não aparece tanto preço bom em usado de VGA, então ia procurar pelo OLXpay nacional ou ML. É safe comprar e receber pelos correios pelo OLX pay? Qual preço justo vcs acreditam para pagar numa 4070 usada?

Pessoal, aqui em Fortaleza não aparece tanto preço bom em usado de VGA, então ia procurar pelo OLXpay nacional ou ML. É safe comprar e receber pelos correios pelo OLX pay? Qual preço justo vcs acreditam para pagar numa 4070 usada?
olxpay eh seguro tanto pra quem vende e pra quem compra, mas tem que ter o cuidado de documentar tudo nos dois casos. Mas eu ja cancelei venda por desconfiar de enviarem nome do comprador diferente do CPF e enderecos em quebradas estranhas.

Users who are viewing this thread

Voltar