[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Entendi, muda de lugar então esse gabinete man.
Dá uma olhada no hot spot também, com gpu batendo 74 graus hot spot deve tá beirando 100 graus.
Aqui meu gabinete fica embaixo da mesa devido tamanho e peso, mas deixo ele sempre com espaço bom de todos os lados justamente pra não ficar sem fluxo de entrada e saída de ar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Essas vgas trabalham tranquilamente com 70, 75, 80 graus, porém não deixa de ser quente.
Quanto mais fria melhor o rendimento e vida útil da placa.
No geral vejo 4080 e 4090 em full load com over chegando no máximo a 65,68 graus ai fica ótimo.
Vai muito da forma de usar a placa também, um simples ajuste na curva dos fans já resolve isso na maioria das vezes.
Lógico que fluxo de ar do gabinete conta e temperatura ambiente também.
Aqui a minha com over chega no máximo em 62 graus.
e tao imperceptivel esse ganho de longevidade que sei la viu....a temperatura esta nos padroes... minha MSI GTX 970 comprada no lançamento funciona ate hj e usava ela em 4k/1440p, entao sempre exigi dela, mesmo jogando a 30 FPS em alguns jogos
 
Sai a RTX 3080 VISION OC, entra a RTX 4070 Gaming X Trio

IMG-1512.jpg


IMG-1513.jpg


IMG-1514.jpg


Não animei de tirar foto no gabinete, pq ficou uma bagunça com o adaptador de 16 pinos, e também pq vou ter que desmontar o PC pra transferir pro gabinete novo (um Lancool 216 White).

Sobre a troca, fiquei muito feliz com o sidegrade. A performance stock dela é cerca de 10% menor que da 3080 em 4K, mas, ela pegou logo de cara um OC de 175 MHz no Core e 900 MHz nas memos, e com isso praticamente empatou com a 3080.

O que me deixou muito satisfeito foram as temperaturas, o consumo e o ruído, substancialmente menores do que na 3080:
* Temps (Core/Hot Spot/Memos): passou de 75/85/82 pra 62/76/72. Nos reviews, as temps das memos dessa placa são bem mais baixas do que as que eu tive (vi casos em que eram até menores que as do core), mas, como ainda estão em valores bem abaixo do que eu tinha, estou de boas.
* Consumo: passou de 350 W pra 220 W (com OC)
* Ruído: velocidade dos fans passou de 2200 rpm (cerca de 80%) para 1200 rpm (cerca de 40%)

Além disso, tem o plus do DLSS3, que só testei no benchmark do CP2077 e achei bem satisfatório, pq vi que daria até pra usar o Path Tracing em 1440p.

Acredito que agora dá pra segurar até saírem as 5000.
 
Sai a RTX 3080 VISION OC, entra a RTX 4070 Gaming X Trio

IMG-1512.jpg


IMG-1513.jpg


IMG-1514.jpg


Não animei de tirar foto no gabinete, pq ficou uma bagunça com o adaptador de 16 pinos, e também pq vou ter que desmontar o PC pra transferir pro gabinete novo (um Lancool 216 White).

Sobre a troca, fiquei muito feliz com o sidegrade. A performance stock dela é cerca de 10% menor que da 3080 em 4K, mas, ela pegou logo de cara um OC de 175 MHz no Core e 900 MHz nas memos, e com isso praticamente empatou com a 3080.

O que me deixou muito satisfeito foram as temperaturas, o consumo e o ruído, substancialmente menores do que na 3080:
* Temps (Core/Hot Spot/Memos): passou de 75/85/82 pra 62/76/72. Nos reviews, as temps das memos dessa placa são bem mais baixas do que as que eu tive (vi casos em que eram até menores que as do core), mas, como ainda estão em valores bem abaixo do que eu tinha, estou de boas.
* Consumo: passou de 350 W pra 220 W (com OC)
* Ruído: velocidade dos fans passou de 2200 rpm (cerca de 80%) para 1200 rpm (cerca de 40%)

Além disso, tem o plus do DLSS3, que só testei no benchmark do CP2077 e achei bem satisfatório, pq vi que daria até pra usar o Path Tracing em 1440p.

Acredito que agora dá pra segurar até saírem as 5000.
Temps melhores, consumo menor, e ainda com over eu acredito que vai passar um pouco a 3080 stock.
Se de cara pegou +900 nas memos refinando o over acredito que vai conseguir pelo menos +1100 e ainda tem a gpu pra achar o equilíbrio.
Resumindo; sucesso. :o(((((
 
Entendi, muda de lugar então esse gabinete man.
Dá uma olhada no hot spot também, com gpu batendo 74 graus hot spot deve tá beirando 100 graus.
Aqui meu gabinete fica embaixo da mesa devido tamanho e peso, mas deixo ele sempre com espaço bom de todos os lados justamente pra não ficar sem fluxo de entrada e saída de ar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
74 C deve estar no hotspot no maximo a 84c, acho dentro do padrao, ainda mais se for comparar que esta puxando 420 W, esta bem aceitável. Maioria das vezes quando não chega a 400w placa nao sai de 65C.

e tao imperceptivel esse ganho de longevidade que sei la viu....a temperatura esta nos padroes... minha MSI GTX 970 comprada no lançamento funciona ate hj e usava ela em 4k/1440p, entao sempre exigi dela, mesmo jogando a 30 FPS em alguns jogos
Esta nos padrões para uma 4090. Na minha 970 ficava gabinete fechado e toda hora a 68-70C que eu nem me tocava que estava nessa temperatura e funciona até hoje.
 
Última edição:
74 C deve estar no hotspot no maximo a 84c, acho dentro do padrao, ainda mais se for comparar que esta puxando 420 W, esta bem aceitável. Maioria das vezes quando não chega a 400w placa nao sai de 65C.


Esta nos padrões para uma 4090. Na minha 970 ficava gabinete fechado e toda hora a 68-70C que eu nem me tocava que estava nessa temperatura e funciona até hoje.
Não amigo, 74 graus ele disse e mostrou na gpu, normalmente o delta entre gpu e hot spot é de 15 graus. Ou seja se bateu 74 na gpu pode ser que o hot spot esteja na casa dos 90 graus entendeu.
Isso logicamente não é regra, cada vga tem um comportamento que pode variar nesse delta de 10 a 20 graus também.
Mas se gpu e memo estão com temps boas e hot spot quente e a vga funciona normalmente eu não me preocupo.
Como o próprio nome já diz hot spot é quente mesmo rsrs.
 
Sobre o sli, ainda teve a época que surgiu a possibilidade de deixar uma vga dedicada só pra executar o Phsysx e ganhar ainda mais desempenho rsrs.
Eu testei mas não mudava praticamente nada :bem:

Isso era meu sonho de consumo, usar a plaquinha veia pra Physx e a nova pra computação geral, nunca vingou porque criança sem dinheiro :(
 
:haa::haa:

Praticamente você comprou a 4070ti pelo menor preço de 2023, e ainda a cor branca. Que agora virou moda entre os teens e que em uma possível venda, vai valorizar ainda mais seu produto.

Em poucas palavras : Baita negocio.
tem q ver se honram o pedido. Comprei ontem à noite e até agora nada de enviar (pro ML não é comum). Se chegar aqui, é ver o quanto q vai desvalorizar com o tempo, já q se trata de uma placa q foi muito criticada por ser de 800 dólares
 
tem q ver se honram o pedido. Comprei ontem à noite e até agora nada de enviar (pro ML não é comum). Se chegar aqui, é ver o quanto q vai desvalorizar com o tempo, já q se trata de uma placa q foi muito criticada por ser de 800 dólares

Eu já dei unfollow e unsub em tudo que é loja e coisas relacionadas a hardware. Não quero nem saber se a placa caiu pra R$1 depois que chegou ou se lançou uma RTX4073,5Ti Super Boost Pica das Galáxias pela metade do valor. Só quero que minha placa chegue logo e eu possa usá-la sem esquentar a cabeça com absolutamente nada.
:limo:
 
Vocês viram a 4070 Ti a R$ 4664 (cupom GANHOU20) no Mercado Livre? (link)
Comprei, por ser vendedor Platinum e pq a 4070 normal (a GPU que eu estava de fato procurando) só chegou a R$ 3500 num modelo que tenho frescura de comprar (Ventus 2x)
Só aguardo a minha cara de trouxa quando chegar a black friday
Como tu soube dessa promoção?
 
Eu já dei unfollow e unsub em tudo que é loja e coisas relacionadas a hardware. Não quero nem saber se a placa caiu pra R$1 depois que chegou ou se lançou uma RTX4073,5Ti Super Boost Pica das Galáxias pela metade do valor. Só quero que minha placa chegue logo e eu possa usá-la sem esquentar a cabeça com absolutamente nada.
:limo:
Kkkkkk boa. Também faço isso atualmente.

Pior coisa é continuar pesquisando as coisas que tu JÁ COMPROU igual um cracudo pra ver como tá o preço. Se tá mais caro tu pensa "kkk otários paguei mais barato stonks", se tá mais barato "q lixo odeio a vida fodase todos". No fim nada de útil a ganhar, além é claro de sustentar a obsessão.
 
Kkkkkk boa. Também faço isso atualmente.

Pior coisa é continuar pesquisando as coisas que tu JÁ COMPROU igual um cracudo pra ver como tá o preço. Se tá mais caro tu pensa "kkk otários paguei mais barato stonks", se tá mais barato "q lixo odeio a vida fodase todos". No fim nada de útil a ganhar, além é claro de sustentar a obsessão.

Eu comprei uma 4090 no lançamento. Se eu ligasse pra isso eu já tinha me churrascado a muuuuito tempo.
 
Se alguem souber de alguma 4080 BRANCA no precin me avisa ai... esstou procurando a bastante tempo.
Preferencia pela MSI trio Branca mas sei que em terrasd tupiniquim esta dificil.
 
Se alguem souber de alguma 4080 BRANCA no precin me avisa ai... esstou procurando a bastante tempo.
Preferencia pela MSI trio Branca mas sei que em terrasd tupiniquim esta dificil.
 
74 C deve estar no hotspot no maximo a 84c, acho dentro do padrao, ainda mais se for comparar que esta puxando 420 W, esta bem aceitável. Maioria das vezes quando não chega a 400w placa nao sai de 65C.


Esta nos padrões para uma 4090. Na minha 970 ficava gabinete fechado e toda hora a 68-70C que eu nem me tocava que estava nessa temperatura e funciona até hoje.
sim, fazer undervolt.... igual comprar uma ferrari e andar a 60km/h...

se tiver acima dos padroes é problema, temq ue fazer RMA, trocar... mas fora isso nao vai aumentar a longevidade em 10 anos, ate pq quem compra 4090 vai trocar em no amximo 3 gerações a proxima VGA, se nao for na proxima, mas dura no minimo 5 em condições normais sem undervolt
 
fazer undervolt.... igual comprar uma ferrari e andar a 60km/h...
Não entendo essa lógica, tem gente a rodo aí rodando com a placa stock e suponhamos que stock ela faz uma média de 100fps num jogo a 200w, se a pessoa faz um undervolt conservador e reduz a placa pra 170-180w mantendo 100fps, de que forma isso é comprar uma ferrari pra andar a 60km/h?

Por essa lógica se não tiver usando a placa no limite da estabilidade tá desperdiçando também, se puder rodar a 3000mhz no talo do OC e tiver rodando "só" a 2970-2985mhz tá capando a placa porque teoricamente poderia estar mais alto o numerozinho mesmo que na prática não afete a experiência da pessoa, sem contar que no Afterburner dá pra salvar 5 perfis, dá pra fazer 2 perfis de undervolt, 2 de OC e ainda ter 1 de stock e trocar em 2 segundos, fato é que pra quem quer melhorar a eficiência da placa undervolt é excelente e ponto, e quem quer melhorar o desempenho pode socar OC até o limite e ganhar lá seus 7%~ de desempenho em média, que mesmo sendo um número mais alto e bonitinho nas estatísticas de quem fica 24h rodando benchmark ou olhando frametime e afins não muda a experiência prática de rodar a 100 vs 107fps, 50 vs 53 fps e por aí vai, é uma pequena diferença e vai da necessidade e preferência de cada um
 
Não amigo, 74 graus ele disse e mostrou na gpu, normalmente o delta entre gpu e hot spot é de 15 graus. Ou seja se bateu 74 na gpu pode ser que o hot spot esteja na casa dos 90 graus entendeu.
Isso logicamente não é regra, cada vga tem um comportamento que pode variar nesse delta de 10 a 20 graus também.
Mas se gpu e memo estão com temps boas e hot spot quente e a vga funciona normalmente eu não me preocupo.
Como o próprio nome já diz hot spot é quente mesmo rsrs.
Essa geração é bem fria. as temperaturas no core chegaram a 65ºC, as memórias em 66ºC e o hotspot em 73,5ºC. Isso em modo Undervolt.

Fo2YCmk.jpg


Com o modo stock de fábrica, as temperaturas no core chegaram a 72º, as memórias em 70ºC e o hotspot em 82,7ºC.

zdj4JuW.jpg
 
Última edição:
Essa geração é bem fria. as temperaturas no core chegaram a 65ºC, as memórias em 66ºC e o hotspot em 73,5ºC. Isso em modo Undervolt.

Fo2YCmk.jpg


Com o modo stock de fábrica, as temperaturas no core chegaram a 72º, as memórias em 70ºC e o hotspot em 82,7ºC.

zdj4JuW.jpg
Sim são frias e fortes.
Aqui meu hot spot fica em jogos na casa dos 75/78 graus e rodando benchs as vezes chega em 85, gpu quando sobe muito chega em 60/62 graus e memórias 58/60 graus.
Gpu em 2830/2850mhz e memórias em 12300mhz
Série 4000 tá linda de usar.
 
A monstra chegou

IT5aIuO.jpg


Foto obrigatória de comparação com a placa atual
RS7jkMl.jpg


kgdApHo.jpg


Fiz um teste rápido rodando o Heaven em 1080p sem limite de FPS pra estressar bem (cheguei a ver pico de 500), OC básico 3090Mhz com TDP chegando em ~450W, nada de coil-whine.
 
A monstra chegou

IT5aIuO.jpg


Foto obrigatória de comparação com a placa atual
RS7jkMl.jpg


kgdApHo.jpg


Fiz um teste rápido rodando o Heaven em 1080p sem limite de FPS pra estressar bem (cheguei a ver pico de 500), OC básico 3090Mhz com TDP chegando em ~450W, nada de coil-whine.
Boa papai, placa linda e não vai se estressar com o problema do PCB já que tá na vertical!
 
Boa papai, placa linda e não vai se estressar com o problema do PCB já que tá na vertical!

Acho que não teve nenhum caso com a linha Aero, até porque parece diferente nesse modelo, é mais longo, praticamente idêntico ao da 3080 TI
 
Acho que não teve nenhum caso com a linha Aero, até porque parece diferente nesse modelo, é mais longo, praticamente idêntico ao da 3080 TI
Bom saber, essa placa é linda!
 
A monstra chegou

IT5aIuO.jpg


Foto obrigatória de comparação com a placa atual
RS7jkMl.jpg


kgdApHo.jpg


Fiz um teste rápido rodando o Heaven em 1080p sem limite de FPS pra estressar bem (cheguei a ver pico de 500), OC básico 3090Mhz com TDP chegando em ~450W, nada de coil-whine.
Tuf ficou parecendo um chaveiro do lado dela kkkkkk.
Parabéns pela vga nova.
 
Minha 4090 da MSI também tem esses furinhos na carcaça no fim da placa aqui, no lado oposto do painel de conectores hdmi/DP.

Isso seria uma spec padrão pra parafusar suportes ali? Alguém sabe o tipo de suporte que se parafusa ali, se for pra isso mesmo é claro...
 
Minha 4090 da MSI também tem esses furinhos na carcaça no fim da placa aqui, no lado oposto do painel de conectores hdmi/DP.

Isso seria uma spec padrão pra parafusar suportes ali? Alguém sabe o tipo de suporte que se parafusa ali, se for pra isso mesmo é claro...

Vai de cada modelo, a sua é furo com rosca?
Da minha são 3 com rosca para usar o suporte que vem com ela pra evitar o sag quando ela tá na horizontal.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo