Problema, é não haver concorrência.
Essa tendência vem ocorrendo desde a série 20xx, onde a Nvidia aumentou o valor das placas justificando as novas tecnologias (ray tracing e dlss), mesmo achando ruim, é a única que vem trazendo inovações e vem cobrando caro por isso.
Eu reconheço, longe de mim defender custo alto para o consumidor, só tento colocar na balança de uma forma racional, pois, não existe café grátis.
As RTX 30xx, também vieram nessa margem em lançamento porem, foram baixando de preço com o tempo, igual está acontecendo agora, o que matou nosso mercado na época foram: Mineração e a pandemia.
O pessoal está chorando pelas especificações mas, o desempenho está sendo entregue mesmo com o DLSS + FG.
RTX 4090, é a única que entrega mais pelo custo, mas, é um nicho diferenciado, não é todo mundo que está disposto a pagar 10 mil em um "brinquedo".
Quem não se sente confortável, mantém a geração anterior e compra quando os preços estiverem condizentes com a realidade da pessoa. Não tem porque gastar mais e ter o desempenho pífio.
Vendi minha RTX 3070 Neptune por R$ 3070,00, estava pedindo R$ 3500 mas estava difícil de vender.
Coloquei mais dinheiro do meu bolso pra pegar a VGA atual, enfim, é o que tem no momento.
Fiz isso na pandemia, vendi uma 5700XT por 7600 e coloquei o restante pra comprar outra nova na época.
Não está fácil ser Pcista!