[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Tava pesquisando ontem sobre UV pra 4070, que já é super fria e muito eficiente, mas, como tô numa vibe de pouco ruído e baixa temperatura e consumo, queria encontrar alguma config que me desse essas coisas sem impactar tanto a performance.

E aí acabei me deparando com esse método aqui de undervolt, que achei bem interessante e que tô usando desde então:

Ele promete um clock efetivo estável, porém, com uma curva de crescimento no ponto anterior ao ponto de corte do UV mais suave/linear, o que, em teoria, garante um perfil de UV mais estável também.

***** EDIT *****
O Perfil 1, com 910 mV/2610 MHz tava dropando o clock das memórias (que eu não tava monitorando) pra metade, quando o jogo reduzia a carga de uso, e depois não voltava ao valor normal, acho que pela baixa voltagem.
***** EDIT *****

Aí ajustei esse perfil pra 925 mV/2625 MHz, com +1000 MHz nas memos, e aí estabilizou mantendo praticamente a mesma coisa que tinha com o perfil anterior.

Aí montei dois perfis:
* PERFIL 1: 925 mv/2625 MHz, com +1000MHz nas memos
* PERFIL 2: 950 mv/2775 MHz, com +1000MHz nas memos

Captura-de-tela-2023-09-11-023348.png

Captura-de-tela-2023-09-11-023422.png


Fiz alguns testes usando o benchmark do CP2077, em 4K, usando RT Psycho e DLSS Performance (sem framegen), com os seguintes resultados (valores médios):

STOCK
* Clock efetivo: 2680 MHz
* Consumo: 210 W
* Core temp: 62 °C
* FPS: 47.53

PERFIL 1
* Clock efetivo: 2575 MHz
* Consumo: 165 W
* Core temp: 55 °C
* FPS: 46.46

PERFIL 2
* Clock efetivo: 2700 MHz
* Consumo: 175 W
* Core temp: 55 °C
* FPS: 47.68

O Perfil 2 eu considerei como o sweet spot, pq ele tem exatamente a mesma performance do Stock, porém, consumindo 45 W a menos (redução de cerca de 20% no consumo), e com redução de 7 °C nas temperaturas (cerca de 11% a menos).

O Perfil 1 ainda tira uns 10 W do consumo, quando comparado ao Perfil 2, com impacto quase zero na performance, sendo o ideal pra obter o menor consumo e ruído.

Fica aí a dica pra quem quiser testar. Pra chegar a esses valores do UV, tomei como base o conteúdo desse post aqui: https://www.techpowerup.com/forums/threads/rtx-4070-efficiency-undervolting.307388/

Fiz algumas atualizações nos perfis.

O Perfil 1, com 910 mV/2610 MHz tava dropando o clock das memórias (que eu não tava monitorando) pra metade, quando o jogo reduzia a carga de uso, e depois não voltava ao valor normal, acho que pela baixa voltagem.

Aí ajustei esse perfil pra 925 mV/2625 MHz, com +1000 MHz nas memos, e aí estabilizou mantendo praticamente a mesma coisa que tinha com o perfil anterior.

Aí montei dois perfis:
* PERFIL 1: 925 mv/2625 MHz, com +1000MHz nas memos
* PERFIL 2: 950 mv/2775 MHz, com +1000MHz nas memos

Fiz alguns testes usando o benchmark do CP2077, em 4K, usando RT Psycho e DLSS Performance (sem framegen), com os seguintes resultados (valores médios):

STOCK
* Clock efetivo: 2680 MHz
* Consumo: 210 W
* Core temp: 62 °C
* FPS: 47.53

PERFIL 1
* Clock efetivo: 2575 MHz
* Consumo: 165 W
* Core temp: 55 °C
* FPS: 46.46

PERFIL 2
* Clock efetivo: 2700 MHz
* Consumo: 175 W
* Core temp: 55 °C
* FPS: 47.68

O Perfil 2 eu considerei como o sweet spot, pq ele tem exatamente a mesma performance do Stock, porém, consumindo 45 W a menos (redução de cerca de 20% no consumo), e com redução de 7 °C nas temperaturas (cerca de 11% a menos).

O Perfil 1 ainda tira uns 10 W do consumo, quando comparado ao Perfil 2, com impacto quase zero na performance, sendo o ideal pra obter o menor consumo e ruído.
 
É o que eu pretendo pedir, um personalizado da moddiy. Mas de qualquer forma a fonte só tem 4 saídas, vai ficar 1 pro cpu e as outras 3 pra gpu. O personalizado vai ser 3x8 mesmo. Mas não sei se teria problema em usar assim em uma gpu que veio o adaptador 4x8. Vi muitos opiniões que o 4 cabo é redundante.
Por isso só não tem problema não, vai ser de boa, igual com esse gabinete duvido que tu vai tentar bater recordes de overclock hehe
3x8pin será mais que o suficiente.. me admira caber a 4090 nele, manda foto quando tiver tudo instalado.
 
É o que eu pretendo pedir, um personalizado da moddiy. Mas de qualquer forma a fonte só tem 4 saídas, vai ficar 1 pro cpu e as outras 3 pra gpu. O personalizado vai ser 3x8 mesmo. Mas não sei se teria problema em usar assim em uma gpu que veio o adaptador 4x8. Vi muitos opiniões que o 4 cabo é redundante.
seu processador usa dois cabos para alimentação?
troca o cabo do processador e coloca na vga, mas tem que usar o cabo pciex
 
Por isso só não tem problema não, vai ser de boa, igual com esse gabinete duvido que tu vai tentar bater recordes de overclock hehe
3x8pin será mais que o suficiente.. me admira caber a 4090 nele, manda foto quando tiver tudo instalado.
Pior que cabe no limite a msi gaming trio e a galax, mando sim quando tiver no jeito.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

seu processador usa dois cabos para alimentação?
troca o cabo do processador e coloca na vga, mas tem que usar o cabo pciex
Usa só um, mas a fonte só tem 4 no total (pra cpu e gpu)
 
Pior que cabe no limite a msi gaming trio e a galax, mando sim quando tiver no jeito.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Usa só um, mas a fonte só tem 4 no total (pra cpu e gpu)
melhor trocar a fonte então uahsusah
 
melhor trocar a fonte então uahsusah
Não tem como, meu case é itx e a fonte já vem acoplada. No pior dos casos é só comprar a msi gaming trio que vem com o adaptador 3x8 (já tive uma e a média que ela puxava era 350 ~ 400w, por isso não sei se teria problema); só que ela tá 11k, e a galax já apareceu por 9.5k no prime
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pesquisando agora no reddit, os comentários da cablemod diz que o cabo deles mesmo o 3x8 suporta os 600w "requeridos" pela 4090. Agora basta aguardar pra ver se a 4090 da galax entra novamente por 9.7k (falei errado em cima por 9.5k) no prime na kabum.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Última edição:
É uma fonte boa, acho que no teu caso como é um gabinete pequeno, valia a pena mandar fazer um cabo personalizado mais curto, pra ligar direto nos conectores da tua fonte, pra não usar adaptadores e melhorar o cable manegnagmentent.
Que pokemon é esse?
 

MSI RTX 4070 VENTUS 2X agora disponível em branco​

A MSI está expandindo seu portfólio com outro design branco para a série RTX 40.
y4VRH5O.png

Embora a MSI não tenha feito nenhum anúncio oficial sobre o lançamento do Radeon RX 7800 XT e RX 7700 XT, está bastante claro que o fabricante da placa gráfica investe pesadamente em sua linha GeForce RTX série 40. Entre as várias ofertas, a MSI apresentou a série GAMING SLIM e o novo RTX 4070 Ventus 2X branco. Atualmente, a MSI lista impressionantes 79 modelos diferentes baseados na série RTX 40, enquanto as ofertas da série Radeon RX 7000 são notavelmente limitadas, compreendendo apenas quatro modelos.
p1e5zGm.jpg

j3A59pt.jpg

A mais recente adição à coleção cada vez maior da MSI é o VENTUS 2X WHITE baseado no SKU RTX 4070 de 200W. Curiosamente, esta não é a primeira vez que a MSI lança um RTX 4070 com ventilador duplo sob a marca Ventus 2X, tendo lançado anteriormente modelos com um elegante esquema de cores preto e prata O que é digno de nota aqui é o movimento da MSI para diversificar seu portfólio, introduzindo três opções de cores distintas: preto (disponível nas variantes GAMING e VENTUS), branco (da mesma forma nas variantes GAMING e VENTUS) e prata (na série SUPRIM).

lgjMn9d.png

A renovada série Ventus White mantém velocidades de clock idênticas às de suas contrapartes pretas originais, oferecendo duas variantes com velocidades de clock de 2.490 MHz ou 2.520 MHz (que podem ser ajustadas usando o software MSI). Dito isto, esta atualização envolve principalmente uma mudança de cor, com o design e as especificações do cooler permanecendo inalterados.
jF7zdFb.jpg


D7aO2cV.jpg

cVKsS8d.jpg

Como lembrete, o cooler está equipado com ventoinhas Torx 4.0 duplas, um formato de slot duplo medindo 24,2 × 12,5 cm e uma construção impressionantemente leve, pesando apenas 672 gramas. Para contextualizar, esse peso é duas vezes mais leve que os modelos GAMING SLIM,

O MSI RTX 4070 VENTUS 2X White agora pode ser encontrado na Newegg por US$ 549 .

Fonte: MSI
 
V850 sfx da CM. Já vem com o case, a versão externa tem 4 saídas, mas a do case só vem 3.

Amigo, eu tenho essa fonte e peguei o cabo 12VHPWR original da CM pra ela na Pichau, estava em estoque até cerca de 1 semana atrás 👉 CABO ADAPTADOR COOLER MASTER 12VHPWR, PCIE 5.0 12+4 PINOS 90 GRAUS, 650MM, TYPE-1, CMA-NFPC16XXBK1-GL

Tem uma loja que possui ela em estoque, já ouvi falarem dessa loja mas particularmente nunca comprei nela 👉 Cabo Adaptador Cooler Master 3x8pin para 16pinos, PCIe 5.0, RTX 40, 90Graus, 650mm, Linha V SFX ATX - CMA-NFPC16XXBK1-GL

O cabo tem 3 pontas que vão pra fonte e o conector 12VHPWR é 90 graus, perfeito pra builds compactas. Vale mais a pena você pegar esse cabo no Brasil, além de ser original da própria CM certamente você vai pagar mais barato que importando uma personalizada da Moddiy
 

MSI RTX 4070 VENTUS 2X agora disponível em branco​

A MSI está expandindo seu portfólio com outro design branco para a série RTX 40.
y4VRH5O.png

Embora a MSI não tenha feito nenhum anúncio oficial sobre o lançamento do Radeon RX 7800 XT e RX 7700 XT, está bastante claro que o fabricante da placa gráfica investe pesadamente em sua linha GeForce RTX série 40. Entre as várias ofertas, a MSI apresentou a série GAMING SLIM e o novo RTX 4070 Ventus 2X branco. Atualmente, a MSI lista impressionantes 79 modelos diferentes baseados na série RTX 40, enquanto as ofertas da série Radeon RX 7000 são notavelmente limitadas, compreendendo apenas quatro modelos.
p1e5zGm.jpg

j3A59pt.jpg

A mais recente adição à coleção cada vez maior da MSI é o VENTUS 2X WHITE baseado no SKU RTX 4070 de 200W. Curiosamente, esta não é a primeira vez que a MSI lança um RTX 4070 com ventilador duplo sob a marca Ventus 2X, tendo lançado anteriormente modelos com um elegante esquema de cores preto e prata O que é digno de nota aqui é o movimento da MSI para diversificar seu portfólio, introduzindo três opções de cores distintas: preto (disponível nas variantes GAMING e VENTUS), branco (da mesma forma nas variantes GAMING e VENTUS) e prata (na série SUPRIM).
lgjMn9d.png

A renovada série Ventus White mantém velocidades de clock idênticas às de suas contrapartes pretas originais, oferecendo duas variantes com velocidades de clock de 2.490 MHz ou 2.520 MHz (que podem ser ajustadas usando o software MSI). Dito isto, esta atualização envolve principalmente uma mudança de cor, com o design e as especificações do cooler permanecendo inalterados.
jF7zdFb.jpg


D7aO2cV.jpg

cVKsS8d.jpg

Como lembrete, o cooler está equipado com ventoinhas Torx 4.0 duplas, um formato de slot duplo medindo 24,2 × 12,5 cm e uma construção impressionantemente leve, pesando apenas 672 gramas. Para contextualizar, esse peso é duas vezes mais leve que os modelos GAMING SLIM,

O MSI RTX 4070 VENTUS 2X White agora pode ser encontrado na Newegg por US$ 549 .
Fonte: MSI

Pelo visto a MSI deve ter mexido em algo no projeto dessa branca aí, porque tem diferença física para a black. Se observar bem, existe um pequeno "braço" de metal ligando o espelho ao pcb, uma espécie de pequeno suporte para impedir ela de envergar, coisa que não está presente na versão black.
 
Pelo visto a MSI deve ter mexido em algo no projeto dessa branca aí, porque tem diferença física para a black. Se observar bem, existe um pequeno "braço" de metal ligando o espelho ao pcb, uma espécie de pequeno suporte para impedir ela de envergar, coisa que não está presente na versão black.
Dual fan 700g de placa, vai envergar nunca. Quero ver se botaram ao menos um backplate de metal, pq a MSI adora esse backplastic deles.
 
@juniordnz
Não sabia que não podia usar gsync e vsync ativados para os testes. Desabilitei os 2 e olha o resultado agora:
a19DesktopScreenshot202.png
 
Amigo, eu tenho essa fonte e peguei o cabo 12VHPWR original da CM pra ela na Pichau, estava em estoque até cerca de 1 semana atrás 👉 CABO ADAPTADOR COOLER MASTER 12VHPWR, PCIE 5.0 12+4 PINOS 90 GRAUS, 650MM, TYPE-1, CMA-NFPC16XXBK1-GL

Tem uma loja que possui ela em estoque, já ouvi falarem dessa loja mas particularmente nunca comprei nela 👉 Cabo Adaptador Cooler Master 3x8pin para 16pinos, PCIe 5.0, RTX 40, 90Graus, 650mm, Linha V SFX ATX - CMA-NFPC16XXBK1-GL

O cabo tem 3 pontas que vão pra fonte e o conector 12VHPWR é 90 graus, perfeito pra builds compactas. Vale mais a pena você pegar esse cabo no Brasil, além de ser original da própria CM certamente você vai pagar mais barato que importando uma personalizada da Moddiy
Opa, eu tinha visto esse cabo, até fiquei tentado a comprar. O problema é que ele é meio grande, tem cerca de 65cm, sendo que os cabos da minha fonte de não me engano só tem uns 30cm.
 
Galera, vendi a 4090 pelo preço que paguei na Kabum, ou seja, r$9200 pois consegui outra la mesmo com cupom de 10% acumulativo dando com frete o total de r$8777.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Metro Exodus ta puxando 450w, caraca, vou ter que aprender fazer UV mesmo...
 
Última edição:
Galera, vendi a 4090 pelo preço que paguei na Kabum, ou seja, r$9200 pois consegui outra la mesmo com cupom de 10% acumulativo dando com frete o total de r$8777.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Metro Exodus ta puxando 450w, caraca, vou ter que aprender fazer UV mesmo...
Amigo qual cupom acumulativo é esse? Tem que ser prime ninja?
 
Pelo que li no regulamento, esse cupom n funciona com VGA
Tentei com vga, cpu, headset.. não funcionou com nada, no app nem aparece o banner desse cupom, só no site.
 
Esse cupom só funciona com itens que n estão em promoção, resumindo, com itens parados em estoque....Kabum virou isso
Po, maior furada então.
 
Pessoal, qual modelo da série 4… vocês recomendam para monitor QHD? E qual vocês acham desperdício para jogar nessa resolução? Ex: seria desperdício uma 4090 para jogar só em QHD? Fora a 4090, qual mais seria?

Obs: 2K no preset Ultra
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo