Confesso que nas memos eu joguei esse valor aí dos 900 MHz só pra ficar na segurança, porque não tenho muita base de até onde elas conseguem subir sem prejudicar o UV do core.Resultado bate praticamente igual com os que tive nas 5 GPUs que tive de 2020 pra cá, sempre uma redução de 10-15%~ no consumo com o mesmo desempenho que stock e pra um perfil de UV mais agressivo conseguia 30-35% de redução de consumo com <5% de perda de performance, mas eu costumo subir as memórias um pouco além, geralmente na faixa de +1500 e eu nunca rodo benchmark sintético também, tudo sempre testado 100% em jogos (benchmark ou gameplay)
As vezes sinto que a galera desanima muito nesses benchs sintéticos porque por exemplo em stock faz 15k aí com UV faz 14800 e ela desanima com essa perda mesmo que a temp caia 10c, fans reduzam 20% a rotação e consumo caia 50-100w, sendo que na prática é algo desprezível uma diferença de <1%, aí muitos citam "perda de performance" e quem vê de fora sem saber muito as vezes pode pensar que existe alguma perda de performance considerável quando não é bem assim, e se for muito neurado com performance dá pra argumentar que se não estiver no limite do chip tá tendo perda de performance também, ainda que tenha que sacrificar a eficiência energética nesse caso, obviamente entendo quem se recusa a perder 0.1% de desempenho sequer mas aí é uma questão pessoal de cada um, acho que tanto UV mais leves como os mais agressivos são interessantes de se testar e válidos porque sempre vai ter alguém interessado, as vezes a pessoa tem uma GPU muito barulhenta, mora numa região super quente, gabinete tem airflow fraco etc ou simplesmente quer melhorar ainda mais a eficiência então tem seus usos
Negócio é cada um dar uma olhada e testar por conta porque tem gente que roda com UV mantendo performance stock, outros preferem um UV mais agressivo e topam perder 2-3%, outros querem ganhar uns >5% no OC e por aí vai, acaba sendo bem subjetivo essa questão, única coisa que é 100% certa é que independente de fazer UV ou OC, com uns tweaks rápidos as placas sempre vão melhorar comparadas com rodar 100% stock, seja na eficiência ou na performance, e nada impede também da pessoa ter vários perfis já que no Afterburner dá pra salvar 5 perfis e trocar em questão de segundos
EDIT: Aliás, na 4080 parece que a redução tá mais pra 15-20% e isso estando abaixo do TDP de 320w, enquanto nas gerações antigas o normal era ficar cravado no TDP máximo o tempo todo, nessa cena abaixo foi de 297w pra 231w e comparando algumas médias aqui tem sido uma redução de 20% no power draw e 6c~ a menos com o mesmo desempenho stock, isso no A Plague Tale Requiem e CP2077 que é o que joguei nos últimos dias
Stock
![]()
UV 950mv/2700mhz + OC memória
![]()
Esses 1500 MHz que você mencionou tbem se aplicariam nas 4070?