[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início
Resultado bate praticamente igual com os que tive nas 5 GPUs que tive de 2020 pra cá, sempre uma redução de 10-15%~ no consumo com o mesmo desempenho que stock e pra um perfil de UV mais agressivo conseguia 30-35% de redução de consumo com <5% de perda de performance, mas eu costumo subir as memórias um pouco além, geralmente na faixa de +1500 e eu nunca rodo benchmark sintético também, tudo sempre testado 100% em jogos (benchmark ou gameplay)

As vezes sinto que a galera desanima muito nesses benchs sintéticos porque por exemplo em stock faz 15k aí com UV faz 14800 e ela desanima com essa perda mesmo que a temp caia 10c, fans reduzam 20% a rotação e consumo caia 50-100w, sendo que na prática é algo desprezível uma diferença de <1%, aí muitos citam "perda de performance" e quem vê de fora sem saber muito as vezes pode pensar que existe alguma perda de performance considerável quando não é bem assim, e se for muito neurado com performance dá pra argumentar que se não estiver no limite do chip tá tendo perda de performance também, ainda que tenha que sacrificar a eficiência energética nesse caso, obviamente entendo quem se recusa a perder 0.1% de desempenho sequer mas aí é uma questão pessoal de cada um, acho que tanto UV mais leves como os mais agressivos são interessantes de se testar e válidos porque sempre vai ter alguém interessado, as vezes a pessoa tem uma GPU muito barulhenta, mora numa região super quente, gabinete tem airflow fraco etc ou simplesmente quer melhorar ainda mais a eficiência então tem seus usos

Negócio é cada um dar uma olhada e testar por conta porque tem gente que roda com UV mantendo performance stock, outros preferem um UV mais agressivo e topam perder 2-3%, outros querem ganhar uns >5% no OC e por aí vai, acaba sendo bem subjetivo essa questão, única coisa que é 100% certa é que independente de fazer UV ou OC, com uns tweaks rápidos as placas sempre vão melhorar comparadas com rodar 100% stock, seja na eficiência ou na performance, e nada impede também da pessoa ter vários perfis já que no Afterburner dá pra salvar 5 perfis e trocar em questão de segundos

EDIT: Aliás, na 4080 parece que a redução tá mais pra 15-20% e isso estando abaixo do TDP de 320w, enquanto nas gerações antigas o normal era ficar cravado no TDP máximo o tempo todo, nessa cena abaixo foi de 297w pra 231w e comparando algumas médias aqui tem sido uma redução de 20% no power draw e 6c~ a menos com o mesmo desempenho stock, isso no A Plague Tale Requiem e CP2077 que é o que joguei nos últimos dias
Stock

ymAm7LN.jpg

UV 950mv/2700mhz + OC memória

8kjKpMb.jpg
Confesso que nas memos eu joguei esse valor aí dos 900 MHz só pra ficar na segurança, porque não tenho muita base de até onde elas conseguem subir sem prejudicar o UV do core.

Esses 1500 MHz que você mencionou tbem se aplicariam nas 4070?

Com PL 80%, +150 core clock e +1000 memoria ficou quanto de diferença pra stock (score, temperatura, rotação dos fans etc)? Eu testaria mais no uso real mesmo, apesar de benchmark ser bom pra validar performance o comportamento acaba variando de software pra software (bench ou jogo) então recomendo sempre testar no uso real a não ser que a intenção seja ranking de benchmarks, e também mesmo que perca algo ninguém consegue dizer a olho nu que o jogo tava rodando a 100-101fps e passou a rodar a "só" 99-100 fps, ainda mais se esse 1 fps de diferença vem acompanhado de 50-100w a menos e menos ruído/temperatura etc

Mas recomendo algo nessa faixa que você testou aí mesmo, PL em 70/75/80%, core talvez dê pra subir um pouco mais (+180-210) e memória um pouco mais (+1500~), e pra testar undervolt de forma rápida eu tacaria uns +150-210 no core, +1500 memória e daí é só achatar a curva após a tensão máxima que quiser usar, começar talvez com 925mv e ir subindo aos poucos, ou logo de 25mv em 25mv pra testar só em 925/950/975/1000mv pra ter uma noção
Com configuração que eu fiz, eu ganhei fps em cuberpunk, coisa de 5 na média e diminuir a temperatura em 8c, depois disso nunca mais mudei a configuração.

Meu último PC era um 1070 que trabalhou 4 anos com um overclock que beirava a instabilidade, porém como sempre foquei em refrigeração a 1070 sempre trabalhou super fria.
Agora eis a questão, como ganhar FPS no 4070? Undevolt pelo jeito não dá fps, MSI Afterburner não libera o controle do power-limit. Alguma dica?
Minha opinião é que as placas da série 4xxx não servem para overclock, os ganhos são poucos, Uv talvez, mas em stock a maioria já está no ponto.

Vkd3d (the dx12->vulkan translation layer) developer has put up a change log for a new version that is about to be (released here) and also a pull request with more information about what he discovered about all the awful things that starfield is doing to GPU drivers (here).

Basically:

1. Starfield allocates its memory incorrectly where it doesn't align to the CPU page size. If your GPU drivers are not robust against this, your game is going to crash at random times.
  2. Starfield abuses a dx12 feature called ExecuteIndirect. One of the things that this wants is some hints from the game so that the graphics driver knows what to expect. Since Starfield sends in bogus hints, the graphics drivers get caught off gaurd trying to process the data and end up making bubbles in the command queue. These bubbles mean the GPU has to stop what it's doing, double check the assumptions it made about the indirect execute and start over again.
  3. Starfield creates multiple `ExecuteIndirect` calls back to back instead of batching them meaning the problem above is compounded multiple times.
What really grinds my gears is the fact that the open source community has figured out and came up with workarounds to try to make this game run better. These workarounds are available to view by the public eye but Bethesda will most likely not care about fixing their broken engine. Instead they double down and claim their game is "optimized" if your hardware is new enough.

Fonte
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depende, eu voltei agora meio bêbado, quais são as suas opções e orçamento?

Comprar uma placa de video nos EUA. Vender a minha RTX 2060S e colocar no máximo mais uns R$2.000,00 pra comprar uma lá.

Pensei na 4070, já que a 4070ti teria q por mais uns R$3.000,00 pra conseguir comprar

Comprar uma placa de video nos EUA. Vender a minha RTX 2060S e colocar no máximo mais uns R$2.000,00 pra comprar uma lá.

Pensei na 4070, já que a 4070ti teria q por mais uns R$3.000,00 pra conseguir comprar
Tu tá ligado que garantia não existe de placas compradas internacionalmente né? Algumas até fazem, mas você tem que mandar pros EUA, moh pesadelo.
Eu iria na melhor, a 4070ti, mas a 4070 vai comer uns tobas em QHD muito fácil, só não espere milagre em 4k, ela não é a placa para isso.

Tu tá ligado que garantia não existe de placas compradas internacionalmente né? Algumas até fazem, mas você tem que mandar pros EUA, moh pesadelo.
Eu iria na melhor, a 4070ti, mas a 4070 vai comer uns tobas em QHD muito fácil, só não espere milagre em 4k, ela não é a placa para isso.

Sim, to ligado, mas dá uma diferença de quase 1k se comprar lá

Meu monitor aqui não é 4k, ele é 240hz, preciso mais é de FPS mesmo.

Sim, to ligado, mas dá uma diferença de quase 1k se comprar lá

Meu monitor aqui não é 4k, ele é 240hz, preciso mais é de FPS mesmo.
FHD uma 4070 pega isso de boas na maioria dos competitivos.

Fala galera, surgiu uma oportunidade de pegar uma placa de video nos EUA, qual recomendariam pra dar um up no meu pc da assinatura?

Fui jogar starfield hoje e tive q rodar no low pra ficar com 60fps. Placa de video com 100% de uso e CPU com 70% de uso.

RTX 4070 é uma boa opção? Não queria ter que por mais do que R$2.000,00 pra comprar a nova (visto que venderia a minha por uns R$1.000,00) então teria que ser até uns 600 dólares.
Com a 4070 vai depender da resolução que vc quer jogar, se for em 1080p acredito que ela vai rodar bem e com preset ultra, se for em 1440p acho que roda legal com preset high ou personalizado.
Aqui com a 4080 estou jogando em 1440p com preset ultra e tá rodando muito bem, raramente meus frames baixam de 80.
Isso sem mod de dlss e frame generation.

Com a 4070 vai depender da resolução que vc quer jogar, se for em 1080p acredito que ela vai rodar bem e com preset ultra, se for em 1440p acho que roda legal com preset high ou personalizado.
Aqui com a 4080 estou jogando em 1440p com preset ultra e tá rodando muito bem, raramente meus frames baixam de 80.

Eu acho que o foco do colega são os competitivos pra exigir 240 fps

Aqui, a minha 2060S tá na casa dos 90fps no COD

Deve te satisfazer, mas na minha opinião a 4070ti e a 4090 são os mvps dessa geração, se puder desembolsar mais pra pegar uma 4070ti, vai fundo!

Só com o mod vai no Ultra em 1440p. Sem ele é o que você falou: High. Fonte: eu mesmo.

Eu acho que o foco do colega são os competitivos pra exigir 240 fps

Deve te satisfazer, mas na minha opinião a 4070ti e a 4090 são os mvps dessa geração, se puder desembolsar mais pra pegar uma 4070ti, vai fundo!
Meu problema com a 4070Ti é ter tbm 12GB de VRAM. Quando a 4070 acabar, ela acaba junto. Por isso não achei legal a diferença de preço, apesar do desempenho extra bem bruto.

Mas tirando isso é excelente.

Só com o mod vai no Ultra em 1440p. Sem ele é o que você falou: High. Fonte: eu mesmo.

Meu problema com a 4070Ti é ter tbm 12GB de VRAM. Quando a 4070 acabar, ela acaba junto. Por isso não achei legal a diferença de preço, apesar do desempenho extra bem bruto.

Mas tirando isso é excelente.

Acabou a época da pura rasterização, hoje todas as placas novas vão vir com optimização pra IA, DLSS, aquela técnologia da intel de IA e tudo mais. Claro que não é o melhor, mas eu vejo como algo que vai estender a vida útil das placas da Nvidia, basta ver como as mega-fucking tratores da AMD que rasterizam pra kct não são lá essas coisas com drivers bugados, performance +- em VR e FSR pobrinho.

Vram é importante em jogo tb, mas não tanto quanto as novas tecnologias, quem usa muita Vram são servidores de IA que precisam de toneladas dela, hoje mesmo estava conversando e um modelo de chatgpt customizado, 70B rodando logalmente precisaria de 48Gb de Vram, nem uma 4090 roda.

Acabou a época da pura rasterização, hoje todas as placas novas vão vir com optimização pra IA, DLSS, aquela técnologia da intel de IA e tudo mais. Claro que não é o melhor, mas eu vejo como algo que vai estender a vida útil das placas da Nvidia, basta ver como as mega-fucking tratores da AMD que rasterizam pra kct não são lá essas coisas com drivers bugados, performance +- em VR e FSR pobrinho.

Vram é importante em jogo tb, mas não tanto quanto as novas tecnologias, quem usa muita Vram são servidores de IA que precisam de toneladas dela, hoje mesmo estava conversando e um modelo de chatgpt customizado, 70B rodando logalmente precisaria de 48Gb de Vram, nem uma 4090 roda.
Olha. Eu entendo, mas na prática não é bem assim.

Acabaram com a 3070 na metade do tempo que poderia, sendo que tem bastante potencial, por causa dos 8 GB de VRAM, assim como a 3080 de 10GB.

Tive as duas e sei bem. O fôlego da GPU foi bem limado com isso. Se a NVIDIA tivesse feito a 4070 de 12GB e a Ti de 16GB sem aumentar ainda mais os preços, seria um CxB monstro.

Mas desse jeito, o próprio potencial da Ti vai perder longevidade a partir do momento que virar Trend jogo usar mais de 12GB em 1440p. Seja justificado ou só sabotagem mesmo.

Até 2 anos atrás falavam que 8GB era para placa 1440p por muito tempo ainda, mas não durou nem 1 ano pra isso mudar totalmente.

Não estou desvalorizando a 4070Ti, acho que o potencial dela é monstro. Só acho que a NVIDIA gosta de uma limitada nos seus produtos demais.

Enquanto isso, a AMD lança com 16GB bem mais acessível, mas falta todo o resto, como o próprio FSR ser equiparavel ao DLSS (e não é) e a demora para o FSR3.

A gente fica sem muita opção. Por isso minha ideia número 1 era a 4080 pra ser overkill pra QHD por muito tempo, porque essa sim tá safe. Porém, o preço é foda.

Olha. Eu entendo, mas na prática não é bem assim.

Acabaram com a 3070 na metade do tempo que poderia, sendo que tem bastante potencial, por causa dos 8 GB de VRAM, assim como a 3080 de 10GB.

Tive as duas e sei bem. O fôlego da GPU foi bem limado com isso. Se a NVIDIA tivesse feito a 4070 de 12GB e a Ti de 16GB sem aumentar ainda mais os preços, seria um CxB monstro.

Mas desse jeito, o próprio potencial da Ti vai perder longevidade a partir do momento que virar Trend jogo usar mais de 12GB em 1440p. Seja justificado ou só sabotagem mesmo.

Até 2 anos atrás falavam que 8GB era para placa 1440p por muito tempo ainda, mas não durou nem 1 ano pra isso mudar totalmente.

Não estou desvalorizando a 4070Ti, acho que o potencial dela é monstro. Só acho que a NVIDIA gosta de uma limitada nos seus produtos demais.

Enquanto isso, a AMD lança com 16GB bem mais acessível, mas falta todo o resto, como o próprio FSR ser equiparavel ao DLSS (e não é) e a demora para o FSR3.

A gente fica sem muita opção. Por isso minha ideia número 1 era a 4080 pra ser overkill pra QHD por muito tempo, porque essa sim tá safe. Porém, o preço é foda.
Isso é verdade, não é o ideal, mas você mesmo viu, a galera prefere uma placa de 12Gb de Vram do que uma de 16Gb mais barata, não faria sentido se realmente houvesse uma performance no geral melhorada. Eu ainda acho que DLSS vai estender em muito a vida útil das placas, ele só vai diferenciar na versão, por exemplo, geração 2000 só pega dlss1, 3000 pega o 2 e 4000 pega tudo por enquanto (Até lançar a 5xxx)

Só repetindo EU SEI que isso não é a melhor escolha, mas até aparecer um player esse seria o cenário mais favorável para a placa manter o valor e a capacidade a longo prazo.

Isso é verdade, não é o ideal, mas você mesmo viu, a galera prefere uma placa de 12Gb de Vram do que uma de 16Gb mais barata, não faria sentido se realmente houvesse uma performance no geral melhorada. Eu ainda acho que DLSS vai estender em muito a vida útil das placas, ele só vai diferenciar na versão, por exemplo, geração 2000 só pega dlss1, 3000 pega o 2 e 4000 pega tudo por enquanto (Até lançar a 5xxx)

Só repetindo EU SEI que isso não é a melhor escolha, mas até aparecer um player esse seria o cenário mais favorável para a placa manter o valor e a capacidade a longo prazo.
Sim. Eu mesmo fui um desses. Valorizo VRAM, mas prefiro o FG + DLSS a curto e médio prazo. Como você falou, não é o ideal, mas é a escolha que consegui fazer baseado no que gosto.

Confesso que nas memos eu joguei esse valor aí dos 900 MHz só pra ficar na segurança, porque não tenho muita base de até onde elas conseguem subir sem prejudicar o UV do core.

Esses 1500 MHz que você mencionou tbem se aplicariam nas 4070?
Pelo que vejo não costuma afetar muito o consumo nem o estabilidade do core então é algo que taco um valor alto sempre praticamente, nas GDDR6 tem chip Samsung, Hynix e Micron então acho que varia mais, GDDR6x se não me engano é só Micron então talvez tenha menor variabilidade (só chutômetro), maioria das pessoas que vejo consegue +1200-1300 no mínimo, alguns conseguem +1800-2000

Aqui na 4070ti e 4080 só fui até +1500 até o momento, na 3070 usava +1500 também e pelo menos nela com +1600 começava a dar artefato/crash, mas é coisa rápida de testar também, eu só deixo algum jogo aberto e vou botando +100 até dar ruim, aí fico de olho no consumo/temp/fps pra ver como a placa vai reagindo

Pessoal, queria a opinião de vocês.
Estou querendo comprar uma Galax 4070 Dual, no entanto, não achei review dela... Sou usuário padrão, não vou dar over etc.
A dúvida é, vale a pena eu trocar o gabinete e para pegar uma 3x? Teria um custo aí de + 450/500 reais (com a troca de gabinete).
Valeu

FHD uma 4070 pega isso de boas na maioria dos competitivos.

4070 para entregar 240hz precisa de um processador bem forte, 5600 para o 5800X3D o ganho de FPS em FHD foi mais de 60fps em média.
MW2 que não é um game CPU Bound a 4070 estava gargalando com o 5600, agora BF2042 com um preset intermediário em FHD está com média de 180fps (64vs64), MW2 é 240+fps constante.

Pessoal, queria a opinião de vocês.
Estou querendo comprar uma Galax 4070 Dual, no entanto, não achei review dela... Sou usuário padrão, não vou dar over etc.
A dúvida é, vale a pena eu trocar o gabinete e para pegar uma 3x? Teria um custo aí de + 450/500 reais (com a troca de gabinete).
Valeu

Galax possui 4070 Dual? Nem sabia da existência dela, a diferença entre a 2x e 3x é grande? Mas entra a questão, trocando o gabinete você vai conseguir dimensionar a refrigeração dele? Porque não adianta pegar um 3x e a refrigeração do gabinete não ajudar.

Última edição:
Galax possui 4070 Dual? Nem sabia da existência dela, a diferença entre a 2x e 3x é grande? Mas entra a questão, trocando o gabinete você vai conseguir dimensionar a refrigeração dele? Porque não adianta pegar um 3x e a refrigeração do gabinete não ajudar.
Tem sim, esse modelo aqui:GALAX DUAL
Inclusive ta um bom preço.
A diferença dela para a 3x está em torno de 150 reais (GKInfo/Patoloco)

Em termos de refrigeração acredito que deva ficar similar ao meu atual (com 4 fans). A troca seria apenas para caber a Galax 3x.

Galera, uma dúvida. Olhando a RTX 4090 da Galax, ela vem com adaptador 4x8, porém minha fonte só tem 3 saídas 8pin, teria algum problema usar assim? Se for o caso, outra opção seria a MSi Gaming Trio que vem com adaptador 3x8.

Galera, uma dúvida. Olhando a RTX 4090 da Galax, ela vem com adaptador 4x8, porém minha fonte só tem 3 saídas 8pin, teria algum problema usar assim? Se for o caso, outra opção seria a MSi Gaming Trio que vem com adaptador 3x8.
Qual fonte é? Dependendo qual for, já que tá gastando mesmo, era melhor trocar e pegar uma que comporta melhor a 4090, pra não ter dor de cabeça depois.

Qual fonte é? Dependendo qual for, já que tá gastando mesmo, era melhor trocar e pegar uma que comporta melhor a 4090, pra não ter dor de cabeça depois.
V850 sfx da CM. Já vem com o case, a versão externa tem 4 saídas, mas a do case só vem 3.

V850 sfx da CM. Já vem com o case, a versão externa tem 4 saídas, mas a do case só vem 3.
É uma fonte boa, acho que no teu caso como é um gabinete pequeno, valia a pena mandar fazer um cabo personalizado mais curto, pra ligar direto nos conectores da tua fonte, pra não usar adaptadores e melhorar o cable manegnagmentent.

É uma fonte boa, acho que no teu caso como é um gabinete pequeno, valia a pena mandar fazer um cabo personalizado mais curto, pra ligar direto nos conectores da tua fonte, pra não usar adaptadores e melhorar o cable manegnagmentent.
É o que eu pretendo pedir, um personalizado da moddiy. Mas de qualquer forma a fonte só tem 4 saídas, vai ficar 1 pro cpu e as outras 3 pra gpu. O personalizado vai ser 3x8 mesmo. Mas não sei se teria problema em usar assim em uma gpu que veio o adaptador 4x8. Vi muitos opiniões que o 4 cabo é redundante.

Tava pesquisando ontem sobre UV pra 4070, que já é super fria e muito eficiente, mas, como tô numa vibe de pouco ruído e baixa temperatura e consumo, queria encontrar alguma config que me desse essas coisas sem impactar tanto a performance.

E aí acabei me deparando com esse método aqui de undervolt, que achei bem interessante e que tô usando desde então:

Ele promete um clock efetivo estável, porém, com uma curva de crescimento no ponto anterior ao ponto de corte do UV mais suave/linear, o que, em teoria, garante um perfil de UV mais estável também.

***** EDIT *****
O Perfil 1, com 910 mV/2610 MHz tava dropando o clock das memórias (que eu não tava monitorando) pra metade, quando o jogo reduzia a carga de uso, e depois não voltava ao valor normal, acho que pela baixa voltagem.
***** EDIT *****

Aí ajustei esse perfil pra 925 mV/2625 MHz, com +1000 MHz nas memos, e aí estabilizou mantendo praticamente a mesma coisa que tinha com o perfil anterior.

Aí montei dois perfis:
* PERFIL 1: 925 mv/2625 MHz, com +1000MHz nas memos
* PERFIL 2: 950 mv/2775 MHz, com +1000MHz nas memos

Captura-de-tela-2023-09-11-023348.png

Captura-de-tela-2023-09-11-023422.png

Fiz alguns testes usando o benchmark do CP2077, em 4K, usando RT Psycho e DLSS Performance (sem framegen), com os seguintes resultados (valores médios):

STOCK
* Clock efetivo: 2680 MHz
* Consumo: 210 W
* Core temp: 62 °C
* FPS: 47.53

PERFIL 1
* Clock efetivo: 2575 MHz
* Consumo: 165 W
* Core temp: 55 °C
* FPS: 46.46

PERFIL 2
* Clock efetivo: 2700 MHz
* Consumo: 175 W
* FPS: 47.68

O Perfil 2 eu considerei como o sweet spot, pq ele tem exatamente a mesma performance do Stock, porém, consumindo 45 W a menos (redução de cerca de 20% no consumo), e com redução de 7 °C nas temperaturas (cerca de 11% a menos).

O Perfil 1 ainda tira uns 10 W do consumo, quando comparado ao Perfil 2, com impacto quase zero na performance, sendo o ideal pra obter o menor consumo e ruído.

Fica aí a dica pra quem quiser testar. Pra chegar a esses valores do UV, tomei como base o conteúdo desse post aqui: https://www.techpowerup.com/forums/threads/rtx-4070-efficiency-undervolting.307388/

Fiz algumas atualizações nos perfis.

O Perfil 1, com 910 mV/2610 MHz tava dropando o clock das memórias (que eu não tava monitorando) pra metade, quando o jogo reduzia a carga de uso, e depois não voltava ao valor normal, acho que pela baixa voltagem.

Aí ajustei esse perfil pra 925 mV/2625 MHz, com +1000 MHz nas memos, e aí estabilizou mantendo praticamente a mesma coisa que tinha com o perfil anterior.

Aí montei dois perfis:
* PERFIL 1: 925 mv/2625 MHz, com +1000MHz nas memos
* PERFIL 2: 950 mv/2775 MHz, com +1000MHz nas memos

Fiz alguns testes usando o benchmark do CP2077, em 4K, usando RT Psycho e DLSS Performance (sem framegen), com os seguintes resultados (valores médios):

STOCK
* Clock efetivo: 2680 MHz
* Consumo: 210 W
* Core temp: 62 °C
* FPS: 47.53

PERFIL 1
* Clock efetivo: 2575 MHz
* Consumo: 165 W
* FPS: 46.46

PERFIL 2
* Clock efetivo: 2700 MHz
* Consumo: 175 W
* FPS: 47.68

O Perfil 2 eu considerei como o sweet spot, pq ele tem exatamente a mesma performance do Stock, porém, consumindo 45 W a menos (redução de cerca de 20% no consumo), e com redução de 7 °C nas temperaturas (cerca de 11% a menos).

O Perfil 1 ainda tira uns 10 W do consumo, quando comparado ao Perfil 2, com impacto quase zero na performance, sendo o ideal pra obter o menor consumo e ruído.

Users who are viewing this thread

Voltar