Starfield veio com uma otimização tão imunda, que é até irônico como o mod do DLSS3 + FG deixa tudo de boa. Todo mundo que zombava dos "Fake Frame" ficou sem argumento agora, pois praticamente não tem ponto negativo (só melhorias). E isso com fuckins mods.
Tô com mais de 29 horas de jogo aqui numa suavidade de dar inveja. Joguei as 6 horas iniciais só no DLSS2 (mod também), e é noite e dia de diferença. Sendo sincero, comprei esta 4070 mais como uma substituta da minha 3080 que precisei vender. Minha escolha número 1 era a 4080, mas acabei desanimando de gastar tudo aquilo em uma VGA, sendo que eu poderia trocar também o processador e o cooler, que eu precisava também. Esperei ela baixar, como algumas 40XX baixaram, mas nada.
Porém, apesar da rasterização bruta da 4070 ser realmente uma 3080 (quando fica pouca coisa pior, o OCzinho que eu faço já nivela e até melhora um pouco), o DLSS3 + FG é tão bruto, que você realmente sente o salto geracional. Só ver o Starfield na 3080 e na 4070 + o mod. Ou o Cyberpunk na 3080 (que joguei bastante) e ele rodando na 4070 com DLSS3 + FG. Outra coisa, simplesmente outro nível.
Já testei bastante a tecnologia agora, só no Starfield passei das 20 horas direto com o FG, e muito melhor do que eu esperava. Acreditava que seria algo viável só da 4070Ti pra cima, mas me enganei.
Não gostei muito das minhas placas RTX 30XX que tive. A 3070Ti faltou VRAM de cara para rodar Ray Tracing + 1440p, foi um lixo minha experiência no Cyberpunk, estourava toda hora, até nos menus. E a 3080 de 10GB simplesmente não melhorava muito, tirando um caso ou outro. Com os 12GB desta, para 1440p, tá até sobrando um pouco ainda, mesmo nos casos extremos (como o Overdrive do CP2077, que bate 10.5GB, mas não passa disso).
Porém, a quantidade de horas que já joguei, e ainda vou jogar, nesta 4070, já supera praticamente o 1 ano que eu fiquei com as duas acima. Finalmente estou tendo uma experiência satisfatória (na minha opinião) no PC Gaming; o resultado que eu buscava. Forza Horizon 5 ficou tão fluido com o DLSS3 que praticamente locka nos 165 Hz do monitor com Ray Tracing e tudo, ficou ainda mais bonito do que já é.
Desde 2016, quando montei meu último bom PC, com um i7 6700K e uma GTX 1070 recém lançada há 3 meses na ocasião, eu não tive uma experiência agradável com PC. Depois vendi ele em 2018, e só voltei em agosto de 2022 para cá, e este 1 ano, como falei acima, foi mais marcado por limitações do que por satisfações (tanto que preferia ficar no PS5 mesmo). Isso finalmente mudou.
Esta experiência só prova uma opinião que já tenho: não adianta nada você ter algo bom, mas se não serve para o que você quer. Melhor esperar ou simplesmente nem gastar nada, porque só vai gerar mais frustração. Agora sim, com o 5800X3D + a 4070, tá no ponto. Menos do que isso não me animava muito. E o ponto bom é que tenho um cabo HDMI 2.1 de 5 metros, então games que jogo no controle estão funcionando liso na LG C1 (e os com teclado e mouse, fico neste Dell, que é excelente também).
Desculpa aí o relato aleatório, mas só queria compartilhar a experiência depois de umas boas semanas com o setup completo, que finalmente foi legal.