ASUS vai all-in com design de conector oculto
A empresa está se preparando para apresentar sua primeira placa gráfica RTX 40 sem conectores de alimentação padrão.
A Aliança BTF (Back To The Future) é uma colaboração entre ASUS, Thermaltake e Silverstone. Cada empresa tem um papel e uma contribuição única neste projeto, que visa criar um novo padrão para componentes e design de PC. A ASUS não é a primeira empresa a experimentar conectores ocultos para placas-mãe, mas é uma das primeiras a introduzir tal design no mercado atual.
A empresa
acaba de lançar sua placa-mãe TUF Gaming B760M-BTF WIFI, que é uma placa Micro-ATX que possui todos os conectores na parte traseira da placa. Este design requer um chassi e fonte de alimentação compatíveis, e a ASUS provavelmente oferecerá esta placa como parte de um pacote com outros produtos BTF.
A série BTF está crescendo rapidamente e a ASUS tem mais ideias para conectores de alimentação ocultos. A próxima etapa é eliminar completamente os cabos de alimentação da GPU, e não apenas ocultá-los. A ASUS desenvolveu o conector GC-HYWR que estende o fornecimento de energia PCI Express de 75W para 600W, tornando desnecessários conectores de alimentação externos. Os produtos que utilizariam esse tipo de design são chamados de “Advanced BTF”.
A primeira GPU com esse design é a ASUS RTX 4070 BTF, com lançamento previsto para 15 de setembro. Porém, existem algumas limitações, como a disponibilidade apenas no mercado chinês (séries TX e ATS) e a falta de placas-mãe com suporte. O design B760M TX BTF, que será lançado em breve, resolverá este último problema. Porém, não há informações sobre a disponibilidade de outros modelos.
É improvável que este padrão de conexão de energia revolucione a indústria de GPU tão cedo. Isso pode evitar alguns dos problemas do novo padrão 12VHWPR, mas também requer uma revisão completa do design da placa-mãe, o que é improvável que aconteça além de uma execução limitada pela ASUS. Sem falar no baixo valor de revenda dessas GPUs que exigem esse conector.
A série ASUS TX não são os únicos modelos que usarão este conector. A empresa também revelou sua série TUF Gaming, que tem maior probabilidade de chegar ao mercado global. No entanto, o design da GPU mostrado aqui é baseado na série ATS-Megalodon, exclusiva do mercado chinês.
As placas gráficas ASUS TX estão atualmente disponíveis nos modelos RTX 4060, RTX 4060 Ti e RTX 4070, ao preço de 2.789 yuans, 3.789 yuans e 5.289 yuans, respectivamente. Essas placas não possuem esse conector, portanto os modelos atualizados podem custar mais. De acordo com a mídia ASUS, a empresa lançará sua série TX BTF em 15 de setembro, enquanto a placa-mãe TX BTF será lançada um dia depois.
Fonte:
ASUS China ,
ITHome