Os escritórios da Nvidia foram invadidos pelas autoridades francesas
As autoridades antitruste francesas invadiram os escritórios da Nvidia, sob suspeita de envolvimento em “práticas anticompetitivas no setor de placas gráficas”, segundo o
Wall Street Journal.
“Não pressumos a existência de uma violação da lei”, afirmou a autoridade da concorrência francesa num comunicado publicado
no seu site, “o que estamos fazendo é apenas uma investigação completa sobre o mérito do caso”.
O chip do processador gráfico H100 da Nvidia se tornou uma mercadoria valiosa no mundo da tecnologia. Fotógrafa: Marlena Sloss/Bloomberg
A agência não citou o nome da Nvidia, e a empresa com sede em Santa Clara, Califórnia, não quis comentar o assunto.
A mudança sugere que o papel dominante da Nvidia no fornecimento de chips para tarefas de inteligência artificial está sob um escrutínio mais minucioso. As unidades de processamento gráfico da empresa, que primeiro se tornaram populares em videogames, são cada vez mais essenciais para novos sistemas usados para treinar grandes modelos de linguagem e outros tipos de software de IA.
As GPUs da Nvidia se tornaram uma das commodities mais populares do mundo da tecnologia, com os provedores de computação em nuvem lutando para obter o suficiente delas. A empresa disse que está tentando aumentar a oferta de seus produtos o mais rápido possível para atender à crescente demanda. No entanto, a escassez como destacou Larry Ellison, da Oracle Corp, permanecerá por um bom tempo.
O frenesi fez com que as vendas – e a capitalização de mercado – da Nvidia disparassem. A empresa se tornou a primeira fabricante de chips a atingir uma avaliação de um trilhão de dólares no início deste ano, e agora está em US$ 1,07 trilhão.
As ações subiram 1,5%, para US$ 430,89, no fechamento do pregão de quinta-feira em Nova York, elevando o ganho acumulado no ano para 195%.
A operação matinal foi autorizada por um juiz de liberdade e custódia, disse a autoridade de concorrência da França em seu comunicado. A medida seguiu um relatório da agência sobre a concorrência no mercado de computação em nuvem publicado
em 29 de junho.
Os rivais
Intel Corp. e
Advanced Micro Devices Inc. estão tentando se recuperar no mercado de chips de IA. Eles têm seus próprios produtos que competem com os premiados processadores H100 da Nvidia, mas ainda não conseguiram reduzir a participação de mercado da empresa, que está acima de 80% segundo algumas estimativas.
Os chips Nvidia H100 – montados em placas para instalação em servidores – custam mais do que o preço de um carro familiar, de acordo com varejistas online.
French antitrust enforcers raided the offices of a business suspected of engaging in “anticompetitive practices in the graphics cards sector,” targeting a company that the Wall Street Journal identified as Nvidia Corp.
www.bloomberg.com