[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Primeiramente pense/diga no seu orçamento total se não montou ainda, se já tem o resto das peças fala quais são incluindo o monitor, ou qual resolução pretende jogar, qual média/minima de fps quer manter, quais jogos mais tem interesse, se faz questão de socar tudo no Ultra ou se está ok em otimizar uma coisa ou outra etc

Vou tentar responder suas perguntas: Tenho um i7 8700k + Monitor 360hz + 32RAM. Atualmente tenho uma 3050 e gostaria de fazer um upgrade. Gostaria de jogar em 1080 mesmo, porem com uma boa taxa de FPS
 
Qual fonte? Se for boa segura até uma 4080!

Corsair CX 600W. Ou algo assim. É que eu não estou a fim de abrir o gabinete para confirmar, mas eu acho que é o modelo CX.

Com muita folga, mal deve passar de 200w um setup desses


MSI, Gigabyte, Asus, Galax tem 3 anos com NF, PNY tem 3 anos mas acho que só em algumas lojas (só conferir na hora), Inno3D tem 3 anos na Terabyte

De acordo com o monitoramento do meu UPS, eu já ví o consumo total do computador bater uns 350W. Como eu não sei o consumo real das 4060, eu fiquei em duvida se a fonte aguentaria.

Gigabyte e Aorus tem 4 anos em certos modelos

Parece que nos modelos normais são 3 anos, pelo menos na Gigabyte. Mas infelizmente, parece que os modelos mais baratos são problematicos com aquecimento. Estou no RJ, calorzão de 40 graus, quarto quente batendo uns 32 graus.
 
De acordo com o monitoramento do meu UPS, eu já ví o consumo total do computador bater uns 350W. Como eu não sei o consumo real das 4060, eu fiquei em duvida se a fonte aguentaria.
350w só do computador ou medido da tomada e com mais coisa conectada ainda? Porque 280w do PC daria 350w da tomada com 80% de eficiência da fonte como exemplo, de qualquer forma tranquilíssimo

Não sei se tá com OC ou algo assim também mas a 4060 fica nos 115w~ e o 5600x stock é no maximo 76w, aí tem o resto do PC ainda mas o resto não tem consumo tão alto
 
Última edição:
Galera, como considerar a 4070 e a 4070ti? Como posso analisar essas 2 placas para tomar minha decisão de compra?
Se o seu orçamento suportar, vá pela melhor placa, 4070ti.
 
350w só do computador ou medido da tomada e com mais coisa conectada ainda? Porque 280w do PC daria 350w da tomada com 80% de eficiência da fonte como exemplo, de qualquer forma tranquilíssimo

Não sei se tá com OC ou algo assim também mas a 4060 fica nos 115w~ e o 5600x stock é no maximo 76w, aí tem o resto do PC ainda mas o resto não tem consumo tão alto
Os 350W são o consumo total do computador, rodando quake 2 rtx, com monitor (no caso uma TV de 32" full hd) . É medido pelo proprio nobreak, via seu software de monitoramento.
E eu uso uma placa de video RX6600M.
 
Os 350W são o consumo total do computador, rodando quake 2 rtx, com monitor (no caso uma TV de 32" full hd) . É medido pelo proprio nobreak, via seu software de monitoramento.
E eu uso uma placa de video RX6600M.
Ah sim, apenas pra esclarecer então porque já vi gente que liga o PC e 2-3 monitor no mesmo medidor, vê o valor da tomada e acha que só o PC tá consumindo aquilo quando ainda tem a perda de eficiência da fonte e outras coisas ligadas junto as vezes mas que não exigem da fonte do PC em si, no caso sempre que falo de consumo de PC falo exclusivamente do que tá dentro do gabinete, excluindo displays que tem sua fonte própria e ignorando perdas pela eficiência da fonte (geralmente 10-20%)
 
Aqui a 4070 tá rodando até Cyberpunk com RTX no Psycho em 1440p de boa. A limitação é a VRAM, como sempre, que já bate em 11.9GB (não é só alocação). Quando a 4070 Ti acabar, esta também vai, porque geralmente o limitador é a VRAM, e não a potência da GPU. Só ver que a 3080 de 10GB já tá peidando em alguns jogos hoje; sobra potencial de GPU, mas a limitação é outra, como em Hogwarts.

Esses 20 ~ 25% nem de longe justifica o cara jogar em 1080p. Acredito que a 4070 e a 4070 Ti sejam para 1440p mesmo, mas só depende de quanto tempo pretende ficar. Se a Ti tivesse 16GB de VRAM, eu teria ido nela. Ainda nesta geração, espero conseguir pegar uma 4080 em algum momento, mas no presente nem estou precisando isso, seria mais para longevidade mesmo e a VRAM com folga para QuadHD.

Entre a 4070 e a 4070Ti, pense o seguinte: quanto você quer jogar em 1440p por mais tempo? Com RTX não vai durar tanto tempo assim (nem uma e nem outra opção) por causa dos 12GB, mas tirando isso, a memória vai dar e sobrar, então aí sim entra o poder da GPU, os 25%, na equação.
Olha em todos os testes que eu vi e mesmo jogando em casa o Cyberpunk nunca alocou mais que 11GB de Vram em 1440p Ultra + Dlss Qualidade + FR + RR. Não acho que a placa seja limitada pela vram atualmente e isso foi discussão do lançamento dela, claro que poderia ter mais memória, mas no atual momento pra 1440p Ultra + RT não faz falta.

Abaixo os vídeos que mostram ao contrário:





Hogwarts melhora 100% com 32gb de ram caso seja utilizado como contra ponto e não obtive mais sttuterings mesmo com RT em 1440p.
 
Pessoal, foi emitida agora a nota fiscal da minha 4070 MSI pela Kabum. A garantia nela (e na página do produto) consta como 12 meses.
Não deveria constar 36 meses na nota? Ou a garantia após os 12 meses seria responsabilidade exclusiva da MSI e a Kabum só informa o que lhe compete?
 
Pessoal, foi emitida agora a nota fiscal da minha 4070 MSI pela Kabum. A garantia nela (e na página do produto) consta como 12 meses.
Não deveria constar 36 meses na nota? Ou a garantia após os 12 meses seria responsabilidade exclusiva da MSI e a Kabum só informa o que lhe compete?
É assim mesmo, caso precise acionar a garantia dentro do primeiro ano, vc aciona o rma pela kabum e eles fazem todo o processo pra vc ou te direcionam. Depois do primeiro ano se precisar vc fala direto com a msi pelo site deles. No site da msi deve ter pra registrar sua vga e validar os 36 meses também.
 
Olha em todos os testes que eu vi e mesmo jogando em casa o Cyberpunk nunca alocou mais que 11GB de Vram em 1440p Ultra + Dlss Qualidade + FR + RR. Não acho que a placa seja limitada pela vram atualmente e isso foi discussão do lançamento dela, claro que poderia ter mais memória, mas no atual momento pra 1440p Ultra + RT não faz falta.

Abaixo os vídeos que mostram ao contrário:





Hogwarts melhora 100% com 32gb de ram caso seja utilizado como contra ponto e não obtive mais sttuterings mesmo com RT em 1440p.

Aqui usou essa quantia que falei, na parte da primeira "cidade" de NPC da DLC. Estou falando de experiência prática. Não falei que não deu, e sim se hoje está assim, imagina daqui 2 anos. Chegou no limite mas não estourou.

Tirei o Overdrive da equação porque é meio bugado, mas não mudou muito no Psycho. Foi o suficiente, mas só. Quase não teve margem de segurança. Como falei, 1 ano ou 2 pra isso ser o suficiente pra RTX em 1440p. Por enquanto tá bom.

Teve benchmark ai na internet mesmo que falou que esse jogo usou 11.5GB no DLC com RTX. Bateu com o que eu falei, mas nesse caso ainda tá de boa.

PS: eu tinha uma 3080 de 10GB e 32GB. No caso do Hogwarts, em Hogsmart, ainda deu uns pepinos. Mas esse joguei no PS5 depois de ver isso (e nem gostei do jogo).

PS: Achei:

vram.png



PS: Ali não tá falando do RTX Psycho (só tem o Ultra e o PT), mas não fica muito diferente do Path Tracing.
 
Última edição:
Aqui usou essa quantia que falei, na parte da primeira "cidade" de NPC da DLC. Estou falando de experiência prática. Não falei que não deu, e sim se hoje está assim, imagina daqui 2 anos. Chegou no limite mas não estourou.

Tirei o Overdrive da equação porque é meio bugado, mas não mudou muito no Psycho. Foi o suficiente, mas só. Quase não teve margem de segurança. Como falei, 1 ano ou 2 pra isso ser o suficiente pra RTX em 1440p. Por enquanto tá bom.

Teve benchmark ai na internet mesmo que falou que esse jogo usou 11.5GB no DLC com RTX. Bateu com o que eu falei, mas nesse caso ainda tá de boa.

PS: eu tinha uma 3080 de 10GB e 32GB. No caso do Hogwarts, em Hogsmart, ainda deu uns pepinos. Mas esse joguei no PS5 depois de ver isso (e nem gostei do jogo).

PS: Achei:

vram.png


Sempre complicado essa discussão porque até onde sei o povo só olha a VRAM alocada do MSI Afterburner que não é exatamente o uso real de VRAM, pra um exemplo vou citar o Kena que foi um jogo que testei em algumas GPUs, quando tinha a 3060 12gb ele "usava" 11gb~, quando troquei pra 3070 ganhei 50% de performance e o jogo "usava" 7gb~, daí na 1660super 6gb ele "usava" 5gb~, tudo sempre na mesma resolução e gráficos então não confiaria 100% se estiverem considerando VRAM "usada" por esse método
 
Sempre complicado essa discussão porque até onde sei o povo só olha a VRAM alocada do MSI Afterburner que não é exatamente o uso real de VRAM, pra um exemplo vou citar o Kena que foi um jogo que testei em algumas GPUs, quando tinha a 3060 12gb ele "usava" 11gb~, quando troquei pra 3070 ganhei 50% de performance e o jogo "usava" 7gb~, daí na 1660super 6gb ele "usava" 5gb~, tudo sempre na mesma resolução e gráficos então não confiaria 100% se estiverem considerando VRAM "usada" por esse método
Eu tive uma RTX 3070. Quando no Cyberpunk falava que estourava os 8GB, é porque estourava, dava shuttering e tudo e perdia 50% dos FPS. Então não vejo motivo pra duvidar do mesmo jogo agora. VRAM não tem jeito, guys, é a única coisa que a NVIDIA manda realmente mal e a AMD manda bem.

O certo seria a 4070 Ti ter 16GB, a 4080 ter 20GB e a 4090 continuar tendo os 24GB. Já sofri pra caramba com essa porcaria pra ficar ligado e associar a longevidade da placa também baseado nisso. Mas claro que eu não vou preferir uma 4060 de 16GB em vez de uma 4070 Ti, porque aí a diferença da GPU é abismal e não compensa (tipo as antigas placas de 512MB contra a de 256MB, no caso das saudosas GeForce 8600, que a de 256MB era consideravelmente mais rápida).
 
Sempre complicado essa discussão porque até onde sei o povo só olha a VRAM alocada do MSI Afterburner que não é exatamente o uso real de VRAM, pra um exemplo vou citar o Kena que foi um jogo que testei em algumas GPUs, quando tinha a 3060 12gb ele "usava" 11gb~, quando troquei pra 3070 ganhei 50% de performance e o jogo "usava" 7gb~, daí na 1660super 6gb ele "usava" 5gb~, tudo sempre na mesma resolução e gráficos então não confiaria 100% se estiverem considerando VRAM "usada" por esse método
Tem toda razão nesse comentário!
Aqui usou essa quantia que falei, na parte da primeira "cidade" de NPC da DLC. Estou falando de experiência prática. Não falei que não deu, e sim se hoje está assim, imagina daqui 2 anos. Chegou no limite mas não estourou.

Tirei o Overdrive da equação porque é meio bugado, mas não mudou muito no Psycho. Foi o suficiente, mas só. Quase não teve margem de segurança. Como falei, 1 ano ou 2 pra isso ser o suficiente pra RTX em 1440p. Por enquanto tá bom.

Teve benchmark ai na internet mesmo que falou que esse jogo usou 11.5GB no DLC com RTX. Bateu com o que eu falei, mas nesse caso ainda tá de boa.

PS: eu tinha uma 3080 de 10GB e 32GB. No caso do Hogwarts, em Hogsmart, ainda deu uns pepinos. Mas esse joguei no PS5 depois de ver isso (e nem gostei do jogo).

PS: Achei:

vram.png



PS: Ali não tá falando do RTX Psycho (só tem o Ultra e o PT), mas não fica muito diferente do Path Tracing.
Mas amigo eu questionei a parte que tu fala " limitação é a VRAM, como sempre, que já bate em 11.9GB (não é só alocação) " Estou dizendo que isso não é verdade, o jogo aloca 10GB~11GB em 1440p + RT + Dlss + RR +PT.

O jogo deve estar usando menos que isso e ele sempre aloca mais Vram quanto mais estiver disponível, o gráfico que tu mandou é a prova disso, provavelmente estão usando uma 4090 e ele senpre vai alocar um valor absurdo de Vram, isso já foi discutado centenas de vezes aqui.
 
Eu tive uma RTX 3070. Quando no Cyberpunk falava que estourava os 8GB, é porque estourava, dava shuttering e tudo e perdia 50% dos FPS. Então não vejo motivo pra duvidar do mesmo jogo agora. VRAM não tem jeito, guys, é a única coisa que a NVIDIA manda realmente mal e a AMD manda bem.

O certo seria a 4070 Ti ter 16GB, a 4080 ter 20GB e a 4090 continuar tendo os 24GB. Já sofri pra caramba com essa porcaria pra ficar ligado e associar a longevidade da placa também baseado nisso. Mas claro que eu não vou preferir uma 4060 de 16GB em vez de uma 4070 Ti, porque aí a diferença da GPU é abismal e não compensa (tipo as antigas placas de 512MB contra a de 256MB, no caso das saudosas GeForce 8600, que a de 256MB era consideravelmente mais rápida.
Talvez no caso do CP2077 dê pra confiar mais e seja mais fácil de comparar mas estou apenas citando outro caso de experiência prática apesar de ser em outro jogo, mesmos settings e resolução davam alocação de VRAM diferente a depender da quantidade de memória da GPU instalada no momento, se o jogo "usava" 11gb nesse caso na 3070 era pra rodar um lixo ou nem rodar e não foi o que aconteceu. No Hogwarts também vi gente dizendo que era injogável sem 32gb de RAM e joguei completamente liso com 16gb e uso de RAM sempre baixíssimo, quando troquei pra 32gb mudou absolutamente nada e o uso continuou relativamente baixo (apesar de subir um pouco), já em outros sistemas já vi o jogo usando >20gb por algum motivo :haha:

Mas apenas citando o caso de outro jogo como exemplo e que nem sempre pelo menos alocação de VRAM do MSI Afterburner = uso real de VRAM, se no CP2077 o alocado x usado é 1:1 então legal, não sabia
 
Tem toda razão nesse comentário!

Mas amigo eu questionei a parte que tu fala " limitação é a VRAM, como sempre, que já bate em 11.9GB (não é só alocação) " Estou dizendo que isso não é verdade, o jogo aloca 10GB~11GB em 1440p + RT + Dlss + RR +PT.

O jogo deve estar usando menos que isso e ele sempre aloca mais Vram quanto mais estiver disponível, o gráfico que tu mandou é a prova disso, provavelmente estão usando uma 4090 e ele senpre vai alocar um valor absurdo de Vram, isso já foi discutado centenas de vezes aqui.
Acredite no que quiser. Como falei acima, esse mesmo jogo não rodava mais com RTX direito em 1440p na 3070, e agora o gráfico acima confirma isso. Se a desculpa é porque a 4090 aloca ao máximo, por qual motivo aqui chegou a bater 12.01GB com Path Tracing em uma parte e começou a ficar ruim?

Não tenho motivo nenhum pra não estar falando a verdade nisso, porque eu tenho também 12GB de VRAM, mas já comprei sabendo disso. E tirar RTX não é uma opção, porque é um dos diferenciais do PC para mim.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Talvez no caso do CP2077 dê pra confiar mais e seja mais fácil de comparar mas estou apenas citando outro caso de experiência prática apesar de ser em outro jogo, mesmos settings e resolução davam alocação de VRAM diferente a depender da quantidade de memória da GPU instalada no momento, e no Hogwarts também vi gente dizendo que era injogável sem 32gb de RAM e joguei completamente liso com 16gb e uso de RAM sempre baixíssimo, quando troquei pra 32gb mudou absolutamente nada e o uso continuou relativamente baixo (apesar de subir um pouco), já em outros sistemas já vi o jogo usando >20gb por algum motivo :haha:
Sim, essa parte de mudar de uma config pra outra eu concordo. No geral aqui, só estou passando as informações para não terem a mesma frustração que eu com a 3070, que era uma boa placa, mas não serviu para o que eu queria.

Por isso recomendo o salto para a 4080 se o cara puder, mas é um salto muito alto. A 4070 Ti recomendo para aqueles que querem longevidade, mas sem contar com o RTX por muito tempo (como um amigo meu). Estou cansado dessas histórias de que é só "alocação", aí chega na hora do jogo, estourou aqui a 3070 no Cyberpunk, depois no FarCry, depois no Forza Horizon 5 se não usasse o FSR e colocasse tudo no Ultra (nem tinha RT na época), e quando não estourava, a pista brilhava como arco-íris. Eu adoro jogar no PC, mas essas coisas me tiram do sério.
 
Estou cansado dessas histórias de que é só "alocação", aí chega na hora do jogo, estourou aqui a 3070 no Cyberpunk, depois no FarCry, depois no Forza Horizon 5 se não usasse o FSR e colocasse tudo no Ultra (nem tinha RT na época), e quando não estourava, a pista brilhava como arco-íris. Eu adoro jogar no PC, mas essas coisas me tiram do sério.
Verdade, mas acho que Far Cry e Forza Horizon são justamente 2 jogos que todo mundo reclama da questão da VRAM, então ao meu ver seriam mais exceção (até o momento) do que regra, ou não? Melhor sobrar do que faltar obviamente, mas são 2 casos mais atípicos até onde sei

E pra deixar um que joguei esses tempos que é relativamente recente até e vi bastante elogios aos gráficos

vram.png
 
Verdade, mas acho que Far Cry e Forza Horizon são exatamente os jogos que todo mundo reclama da questão da VRAM, então ao meu ver seriam mais exceção (até o momento) do que regra, ou não?

E pra deixar um que joguei esses tempos que é relativamente recente até e vi bastante elogios aos gráficos

vram.png
Tem o Hogwarts também, entre outros, como JEDI Survivor. Mas não são todos não. Porém, como te falei, a 3070 não foi o suficiente para o que eu queria, mas é uma ótima placa e tem gente feliz da vida com ela até hoje. Cada caso é um caso.

E sobre o Plague, eu vou mais longe: Red Dead Redemption 2. Um baita Open World, um dos melhores gráficos, e não usa nem 8GB de VRAM. É claro que as empresas usam muito de vagabundagem em alguns casos (ou é patrocínio da AMD), mas meu problema é só jogar o que eu quero, porque se a gente entrar no que é certo ou errado, não joga mais nada no PC, porque sempre tão querendo passar a perna na gente por um motivo ou outro. Starfield é outro exemplo de baixo uso de VRAM. Aqui não passava nem de 7GB.
 
Tem o Hogwarts também, entre outros. Mas não são todos não. Porém, como te falei, a 3070 não foi o suficiente para o que eu queria, mas é uma ótima placa e tem gente feliz da vida com ela até hoje. Cada caso é um caso.

E sobre o Plague, eu vou mais longe: Red Dead Redemption 2. Um baita Open World, um dos melhores gráficos, e não usa nem 8GB de VRAM. É claro que as empresas usam muito de vagabundagem em alguns casos (ou é patrocínio da AMD), mas meu problema é só jogar o que eu quero, porque se a gente entrar no que é certo ou errado, não joga mais nada no PC, porque sempre tão querendo passar a perna na gente por um motivo ou outro. Starfield é outro exemplo de baixo uso de VRAM. Aqui não passava nem de 7GB.
Verdade, esqueci de citar o Hogwarts, foi um que joguei aqui na 3070 ainda em 3840x1600 e 3840x1080 e rodou tranquilo usando DLSS quality, e segundo o TPU com 8gb não daria pra rodar nem em 1600x900, apesar de aí ser 100% nativo imagino que 3840x1600 com DLSS Quality seja mais pesado que 1600x900 nativo

vram.png
 
Verdade, esqueci de citar o Hogwarts, foi um que joguei aqui na 3070 ainda em 3840x1600 e 3840x1080 e rodou tranquilo usando DLSS quality, e segundo o TPU com 8gb não daria pra rodar nem em 1600x900, apesar de aí ser 100% nativo imagino que 3840x1600 com DLSS Quality seja mais pesado que 1600x900 nativo

vram.png
Cara, o benchmark acima foi só para reforçar o que eu joguei o Cyberpunk e deu alto consumo de VRAM. Também não me baseio sempre nisso. Se a intenção é falar que os jogos não consomem tanta memória de vídeo assim, como eu disse, estou falando das minhas experiências práticas.

E eu sei que não é sua intenção, mas me irrita esse papo de internet de "alocação" ou que "não usa tanto assim", sendo que, no meu uso, eu tive uma experiência horrível com a 3070 justamente porque contei com isso (confiando nas pessoas que falaram que era o suficiente) e quebrei minha cara. Só dou minha opinião pra falar o que aconteceu aqui, como o DLC do CP. O resto, cada um faça o que achar melhor. Hoje em dia, eu recomendo a 4080 para longevidade, baseado na minha experiência (não em sites).

Para quebrarem 16GB de VRAM em QuadHD tem que ser muito incompetente mesmo, e aí é uma margem segura. Outro jogo é RE4 Remake, que eu tinha que colocar em 2GB as texturas, porque com RT não aguentava nada (aí vão falar pra desligar o RT, mas como falei, é um dos diferenciais pra mim no PC). Então, mais uma vez: a 4070Ti eu recomendo pra longevidade quem não conta com o RTX, pois pra quem conta, ACHO que é mais seguro a 4080.

Agora, se o cara liga pra RTX e quer contar com a sorte da alocação com 12GB de VRAM, pelo menos já compra sabendo que nem todos os jogos são assim, como os que eu citei.
 
Cara, o benchmark acima foi só para reforçar o que eu joguei o Cyberpunk e deu alto consumo de VRAM. Também não me baseio sempre nisso. Se a intenção é falar que os jogos não consomem tanta memória de vídeo assim, como eu disse, estou falando das minhas experiências práticas.

E eu sei que não é sua intenção, mas me irrita esse papo de internet de "alocação" ou que "não usa tanto assim", sendo que, no meu uso, eu tive uma experiência horrível com a 3070 justamente porque contei com isso (confiando nas pessoas que falaram que era o suficiente) e quebrei minha cara. Só dou minha opinião pra falar o que aconteceu aqui, como o DLC do CP. O resto, cada um faça o que achar melhor. Hoje em dia, eu recomendo a 4080 para longevidade, baseado na minha experiência (não em sites).

Para quebrarem 16GB de VRAM em QuadHD tem que ser muito incompetente mesmo, e aí é uma margem segura. Outro jogo é RE4 Remake, que eu tinha que colocar em 2GB as texturas, porque com RT não aguentava nada (aí vão falar pra desligar o RT, mas como falei, é um dos diferenciais pra mim no PC). Então, mais uma vez: a 4070Ti eu recomendo pra longevidade quem não conta com o RTX, pois pra quem conta, ACHO que é mais seguro a 4080.

Agora, se o cara liga pra RTX e quer contar com a sorte da alocação com 12GB de VRAM, pelo menos já compra sabendo que nem todos os jogos são assim, como os que eu citei.
Sim, estou apenas citando que essa questão da VRAM é mais complicada do que parece as vezes, em jogos X, Y e Z reportam que precisa de 12gb por exemplo e na prática não é exatamente assim, aí nos jogos A, B e C a alocação de VRAM talvez bata sim exatamente ou muito próxima do uso real de VRAM, mas se não é algo 100% consistente e confiável é complicado afirmar que é válido pra todos os casos também, talvez valha pro caso do Cyberpunk e esses outros jogos, mas pra outros não bate certo o valor esperado vs o valor real, que foi meu ponto e também vindo de experiência pessoal, já que comecei a jogar em 3840x2160/3840x1600 ainda na 3070 de 8gb, passei pra 4070 Ti 12gb e agora estou na 4080 por causa de uma oportunidade que surgiu

Pra quem quer longevidade e só gosta de tacar tudo no Ultra com RT também recomendaria 16gb, ainda mais com tanto jogo vindo cagado, talvez de 200 lançamentos sejam só 2-3 que precise no futuro, mas se forem justamente os 2-3 que a pessoa quer jogar e ela não quer reduzir nada nos gráficos aí não tem outra solução mesmo
 
Sim, estou apenas citando que essa questão da VRAM é mais complicada do que parece as vezes, em jogos X, Y e Z reportam que precisa de 12gb por exemplo e na prática não é exatamente assim, aí nos jogos A, B e C a alocação de VRAM talvez bata sim exatamente ou muito próxima do uso real de VRAM, mas se não é algo 100% consistente e confiável é complicado afirmar que é válido pra todos os casos também, talvez valha pro caso do Cyberpunk e esses outros jogos, mas pra outros não bate certo o valor esperado vs o valor real, que foi meu ponto e também vindo de experiência pessoal, já que comecei a jogar em 3840x2160/3840x1600 ainda na 3070 de 8gb, passei pra 4070 Ti 12gb e agora estou na 4080 por causa de uma oportunidade que surgiu

Pra quem quer longevidade e só gosta de tacar tudo no Ultra com RT também recomendaria 16gb, ainda mais com tanto jogo vindo cagado, talvez de 200 lançamentos talvez sejam só 2-3 que precise no futuro, mas se for os 2-3 que a pessoa quer jogar e ela não quer reduzir nada nos gráficos aí não tem outra solução mesmo
Sim. Minha questão não é tudo em Ultra, é só ativar o RTX (tanto que no Resident eu diminuía as texturas para o efeito ser viável). Eu gosto muito disso. E o bicho consome mais memória do que texturas. Agora quer me irritar é jogo como Forza Horizon e FC6. Tem NADA que justifica isso, mas só porque um (o RE) tem o selinho da AMD, passa a comer VRAM ao talo. Mercado de PC é uma nojeira, mas a gente sabendo o que quer, já minimiza o prejuízo.
 
Verdade, esqueci de citar o Hogwarts, foi um que joguei aqui na 3070 ainda em 3840x1600 e 3840x1080 e rodou tranquilo usando DLSS quality, e segundo o TPU com 8gb não daria pra rodar nem em 1600x900, apesar de aí ser 100% nativo imagino que 3840x1600 com DLSS Quality seja mais pesado que 1600x900 nativo

vram.png
Tu jogou recentemente ou no lançamento? Pq pelo que andei vendo em vídeo de bench de placas recentes, e tal, tá bem diferente isso aí.
 
Alguem sabe me falar se vale a pena eu trocar minha MSI RTX 3080 10gb GAMING X TRIO + 1,5k reais por uma ZOTAC RTX 4070 TI 12gb Trinity OC?
 
Boletei a 4070 da Gigabyte na terabyte por 3780,00...Bom valor? Quantos anos de garantia tem a gigabyte?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo