[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início Data de Início
rHF1Quv.png

IrAf7VP.png

O desempenho "fantástico" da 4090 é todo baseado em DLSS 3.0/FSR: truques de software. Isso reduz a qualidade da imagem, mesmo que, para alguns, seja imperceptível. Pagar caro para, simplesmente, ter um upscaling de luxo, não faz muito sentido agora, talvez, num futuro não muito distante, faça. Além disso, RT, em ultra, produz uma sutil e questionável diferença na imagem, algo controverso e que dá pra ficar sem e não sentir falta.

Em games que não têm suporte aos novos recursos, o ganho de performance é limitado a cerca de 20% sobre a 3090Ti, quando muito. A diferença de preço, entretanto, é maior. Não que a novidade seja ruim, mas pelo preço, a relação custo/benefício sem as artimanhas de geração de frames por IA fica ruim. Cada um vai ter uma opinião diferente sobre isso, baseada no que costuma jogar e no que espera conseguir de ganho.

EK lança novos blocos de água com backplates ativos e passivos para RTX 4090 ROG Strix e TUF Gaming.​

A EK, fabricante de equipamentos de refrigeração líquida premium, está agora a apresentar a solução definitiva de refrigeração a água para as placas gráficas ROG Strix e ASUS TUF GeForce RTX 4090. O EK-Quantum Vector² Strix/TUF RTX 4090 D-RGB vem na forma de um bloco de água com uma placa traseira passiva ou uma solução de resfriamento com uma placa traseira ativa que encaixa a placa entre dois blocos de água para obter os melhores resultados de resfriamento possíveis.

Espera-se que as novas placas RTX 4090 Strix e TUF sejam significativamente mais poderosas do que suas contrapartes da série 30. E embora sua eficiência também seja aprimorada, essas placas ainda consomem mais de 450 W, o que significa que elas se beneficiarão ainda mais do resfriamento a água, principalmente devido ao processo de produção de 4 nm, que aumenta a densidade térmica em comparação com os chips anteriores de 8 nm.

f5kGoXL.jpg

frNlYGP.jpg

oYvQdHh.jpg

kE9F7wa.jpg

QGxVzXs.jpg

EK-Quantum Vector² Strix/TUF RTX 4090 D-RGB GPU Water Block
O EK-Quantum Vector² Strix/TUF RTX 4090 é uma solução de refrigeração líquida de pacote único que consiste em um bloco de água da série Vector², uma placa traseira de alumínio anodizado preto e um suporte PCIe de slot único personalizado. Tal como acontece com os blocos de água Vector² da série 30 anteriores, sua estética é dominada por linhas retas minimalistas e a placa traseira que contorna a lateral da GPU para cobrir completamente a PCB.

O motor de refrigeração Vector² combina a placa de jato com um inserto de Plexi usinado em 3D para melhorar a distribuição do fluxo e o desempenho térmico. Esse mecanismo de resfriamento é baseado em um design de mecanismo de resfriamento Open Split-Flow, que provou ser uma solução superior para blocos de água de GPU. Caracteriza-se pela baixa restrição de fluxo hidráulico, o que significa que pode ser usado com bombas de água mais fracas ou bombas funcionando em configurações de baixa velocidade e ainda obter o melhor desempenho. A EK tomou muito cuidado para obter um domínio de fluxo simétrico utilizando uma ponte interna para componentes secundários. Isso foi feito para garantir o resfriamento dos componentes secundários sem sacrificar a distribuição de fluxo no núcleo da GPU.

Todos os blocos de água da GPU Vector² usam uma placa fria de cobre de 11 mm de espessura com um terminal de acetal conectado diretamente e um design superior robusto de anel de vedação único. Esta construção simples proporciona confiança durante a customização e manutenção. Duas opções de iluminação D-RGB distintas e exclusivas estão agora disponíveis para complementar a escolha de material do produto: Níquel + Plexi e Níquel + Acetal. Ambas as versões incluem uma placa traseira de alumínio anodizado preto e uma base usinada em CNC de cobre eletrolítico niquelado.

Na versão Plexi, a iluminação LED D-RGB é implantada na borda mais longa do bloco de água para maior uniformidade e brilho. O PCB e os diodos estão escondidos dentro de uma extrusão de alumínio limpa.

Na versão Acetal, uma densa faixa de LED D-RGB ilumina a linha de separação do elemento de destaque em ambos os lados do bloco. Esse efeito sutil permite exibições vívidas de cores enquanto o bloco permanece totalmente preto.

As tampas magnéticas táteis são usadas para esconder os parafusos do terminal, o que permite a rotação do crachá quando a GPU é invertida dentro do gabinete.

Esses blocos de água da GPU têm um recorte específico que permite o uso da ferramenta multiuso incluída para desacoplar a segurança PCIe na placa-mãe e desconectar facilmente a GPU. A mesma ferramenta também desconecta o cabo de alimentação com mais facilidade e aperta os espaçadores.

Placa traseira EK-Quantum Vector²
Cada bloco de água Vector² vem com uma placa traseira anodizada preta usinada em CNC. Parafusos de montagem niquelados cativos estão incluídos com essas placas traseiras para substituir os parafusos pretos originais. A placa traseira tem um novo perfil em forma de L que toca a base do bloco de água e envolve toda a GPU enquanto aumenta a superfície de resfriamento. Conectar a placa traseira ao bloco de água torna mais eficiente na transferência de calor, o que leva a um desempenho ainda melhor.

Os parafusos cativos da placa traseira simplificam a instalação, garantindo que o comprimento correto seja sempre usado onde for necessário para evitar erros do usuário e dúvidas.

Conjunto EK-Quantum Vector² Strix/TUF RTX 4090 D-RGB ABP
Este conjunto de resfriamento definitivo consiste em um bloco de água de GPU de alto desempenho e as soluções de resfriamento Active Backplate de última geração em um único gabinete. Embora as GPUs ROG Strix e ASUS TUF RTX 4090 não tenham VRAM na parte traseira, a placa traseira ativa ainda ajuda a reduzir as temperaturas resfriando o PCB atrás do núcleo, VRM e VRAM. Como o PCB tem muito cobre, absorve muito calor, transferindo-o pela superfície e aquecendo outros componentes. Ao resfriar efetivamente o PCB, toda a GPU fica mais fria.

Acabamentos disponíveis:
  • Plexi
  • Acetal
A placa traseira ativa é um bloco de água completo com sua própria placa fria de cobre e um tampo de acrílico ou acetal de comprimento total. A conectividade também é levada a outro nível com terminais "Direct Link" que implementam um layout convencional de 4 portas, permitindo conexões seriais e paralelas de lados adjacentes ou opostos do bloco.

Esta é a combinação definitiva de um bloco de água Vector², uma placa traseira ativa e um mecanismo de montagem, disponível nas versões Níquel + Plexi e Níquel + Acetal. Ambas as versões vêm com uma tampa lateral EK-Quantum Vector² Strix/TUF RTX 4090 D-RGB ABP incluída no acabamento preto anodizado. A tampa lateral é colocada entre o bloco de água da GPU e a placa traseira ativa para ocultar a placa de circuito impresso da GPU. Isso permite que os usuários comprem o melhor conjunto de resfriamento completo para sua GPU, garantindo o melhor resfriamento possível e aumento de desempenho.

A combinação do bloco de água EK-Quantum Vector² Strix/TUF RTX 4090, placa traseira ativa EK-Quantum Vector² Strix/TUF RTX 4090 e tampa lateral EK-Quantum Vector² Strix/TUF RTX 4090 ABP envolve a GPU de todos os lados.

Padrão EK-Matrix7
O EK-Matrix7 padroniza as dimensões dos produtos, incluindo a posição e o espaçamento da porta, tornando a montagem do circuito de resfriamento líquido mais intuitiva e fácil. Todos os produtos Vector² apresentam total conformidade com EK-Matrix7 em todos os eixos, garantindo fácil integração e alinhamento com outros produtos EK-Matrix7. Este alinhamento perfeito das portas nas posições horizontal e vertical significa menos tempo gasto planejando o loop, dobrando tubos, etc., com o resultado final sendo uma construção épica.

Disponibilidade e Preço
Os conjuntos EK-Quantum Vector² Strix/TUF RTX 4090 ABP estão disponíveis para pré-encomenda através da EK Webshop e revendedores parceiros. A EK irá atualizá-lo com as datas exatas de disponibilidade o mais rápido possível. A tabela abaixo mostra o preço de varejo sugerido pelo fabricante (MSRP), IVA incluído.

VpSOoLr.jpg

4080 12GB só tem desempenho de 3080Ti e custa U$900 lol. Quero nem ver a 4070 que sendo otimista vai empatar com a 3080 e custando os mesmos U$700, patético.

O desempenho "fantástico" da 4090 é todo baseado em DLSS 3.0/FSR: truques de software. Isso reduz a qualidade da imagem, mesmo que, para alguns, seja imperceptível. Pagar caro para, simplesmente, ter um upscaling de luxo, não faz muito sentido agora, talvez, num futuro não muito distante, faça. Além disso, RT, em ultra, produz uma sutil e questionável diferença na imagem, algo controverso e que dá pra ficar sem e não sentir falta.

Em games que não têm suporte aos novos recursos, o ganho de performance é limitado a cerca de 20% sobre a 3090Ti, quando muito. A diferença de preço, entretanto, é maior. Não que a novidade seja ruim, mas pelo preço, a relação custo/benefício sem as artimanhas de geração de frames por IA fica ruim. Cada um vai ter uma opinião diferente sobre isso, baseada no que costuma jogar e no que espera conseguir de ganho.

Não sei que tipo de review vc viu, mas vc tá viajando pesado. A performance bruta "sem truques" da 4090 sobra a 3090 Ti é em média acima de 50%.

A 4090 me supreendeu. Eu achava uma coisa e meo deos. É muito mais.

Agora quero saber da 4090 da ASUS. Espero que hoje saia algo.

A 4090 me supreendeu. Eu achava uma coisa e meo deos. É muito mais.

Agora quero saber da 4090 da ASUS. Espero que hoje saia algo.
Realmente a 4090 é muito forte em todos os aspectos, se eu tivesse grana pra montar um PC hoje certamente seria a minha escolha claro pra jogar em 2160p.

Em games que não têm suporte aos novos recursos, o ganho de performance é limitado a cerca de 20% sobre a 3090Ti, quando muito..
20%????
Kkkkkkkk, que reviews vc andou lendo? :chan:
Você fez o próprio review baseado em "vozes do além"?
Tá por fora, hein amigão?
Tá cheio de jogo batendo mais de 50% acima da 3090Ti em raster puro e mais de 70% sobre a 3090 (que é a comparação correta, visto que ela substitui a 3090 e não a 90Ti)...

Bom dia pessoal, 10h cai o embargo :omfg:

Realmente a 4090 é muito forte em todos os aspectos, se eu tivesse grana pra montar um PC hoje certamente seria a minha escolha claro pra jogar em 2160p.

Eu estou ansioso porque FINALMENTE, na minha humilde opinião, saiu uma placa de vídeo em que eu consiga rodar os jogos da forma que eu gosto de jogar em 4k+

Assim que a RFX 4090 foi anunciada eu migrei para o samsung G9.

Hoje eu estou "sofrendo" com a RTX 3080 para rodar os jogos. Eu pegava 90-110 FPS no Cyberpunk, 100 FPS no BF 2042 em 1080p por exemplo. Agora estou pegando menos da metade disso.

Eu jogava com DLSS no qualidade, agora tenho que jogar no performance.
Mas eu acho OK nesse sentido. "qualidade" é mais voltado para 1080p, enquanto performance era para 4K. Então tudo bem.

Só que o G9 pesa mais que o 4K pelo campo de visão, mesmo que a contagem de pixel seja menor (5120x1440 = 7.372.800 é menor que 4096x2160 = 8.847.360), pelo campo de visão maior a placa tem que renderizar mais coisas horizontalmente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom dia pessoal, 10h cai o embargo :omfg:
das 4090 non-FE?

Eu estou ansioso porque FINALMENTE, na minha humilde opinião, saiu uma placa de vídeo em que eu consiga rodar os jogos da forma que eu gosto de jogar em 4k+

Hoje eu estou "sofrendo" com a RTX 3080 para rodar os jogos. Eu pegava 90-110 FPS no Cyberpunk, 100 FPS no BF 2042 em 1080p por exemplo. Agora estou pegando menos da metade disso.

Mas eu acho OK nesse sentido. "qualidade" é mais voltado para 1080p, enquanto performance era para 4K. Então tudo bem.

Só que o G9 pesa mais que o 4K pelo campo de visão, mesmo que a contagem de pixel seja menor (5120x1440 = 7.372.800 é menor que 4096x2160 = 8.847.360), pelo campo de visão maior a placa tem que renderizar mais coisas horizontalmente.

das 4090 non-FE?
Monitor 21:9 é vida kkk uso um 3440x1440p tmb e nessa resolução alguns jogos a 3080 já apanha.

das 4090 non-FE?
Acho que sim, pessoal tá acampado na frente da Micro Center desde ontem pelo que vi no Reddit. Vamos descobrir logo logo.

das 4090 non-FE?
Bom os reviews provaram que é possível rodar qualquer game em 4k com ela com uma margem boa de FPS mesmo com RT ON, pra você será o upgrade certo!

Cara fakenews é burrice. A placa e 60% mais rapida em media que a 3090 em rasterização. E 50% mais rapida que a 3090 ti.

Para de inventar merda. Tu devia ser banido.

Pessoal, li algum tempo atrás que a rtx 4090 vai necessitar de uma fonte com um conector diferente, ou algo do tipo, estou meio por fora do assunto, não sei se isso procede, se alguem souber, agradeço.

kabum tem varias
está bem facil boletar

To esperando pingar uma ROG ou AORUS MASTER

Frete da Kabum aqui por interior de SP variando entre 2k e 5k nessas placas

Acabei comprando uma 4090 Gaming X Trio na Kabumba! Não era bem a que eu queria, mas dentre as opções, está bom! A ASUS TUF fiquei pensando, por não ser a versão OC e perdi!

Menos de 14K, tá ótimo. Estava considerando que talvez gastaria até uns 17,5K...

Users who are viewing this thread

Voltar