[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 4XXX

Pior que pedi um gabinete novo essa semana, já comecei a pensar em devolver antes de receber, o core p3 que é todo aberto em volta e só tem o vidro da frente, queria por na parede, aí dei sorte nesse coilwhine

images
Esse gabinete é muito massa cara, comprou no Patoloco?
 
Foi mal a demora vi somente agora... Então, acabei deixando as texturas em 4Gb e o RT em "Normal", estou no final do game sem nenhum crash rodando super bem por volta de 140fps liso mesmo, uma pena ter que modificar essas opções mas sinceramente acho que não deve ter muita diferença, o game ta lindo.

Sobre os outros resident terminei semana passado o Village no aquecimento para o 4 e estava no Ultra + RT. e ficava 200fps+ e joguei ele todo com o fps travado a 160.
Eu meio que já me acostumei a otimizar os gráficos depois de ver que geralmente dá pra ganhar bastante performance sem mudar nada ou quase nada graficamente, e as vezes alguns settings até prefiro que estejam em off ou low/medium

Kena foi o mais bizarro aqui, alterando Shadows de Ultra pra High tive ganho de 40-50% só nisso (maior que o salto que tive da 3060 pra 3070 em apenas 1 setting), aí pra mim fez bem mais sentido reduzir as sombras (que só via diferença comparando lado a lado) e subir a resolução por exemplo ou simplesmente pelo boost imenso de performance pra tentar ficar próximo de 144hz, varia muito de jogo e pessoa pra pessoa também mas de acordo com minhas últimas experiências tenho achado beem furada só tacar tudo no Ultra

Screenshot-20230327-120718-Duck-Duck-Go.jpg


Post antigo que achei do RE2 mas que talvez seja relevante ainda, geralmente o Digital Foundry, Hardware Unboxed e o canal BenchmarKing (achei esses dias) tem uns vídeos legais de otimização mostrando os impactos gráficos e na performance
 
Última edição:
Recebe no e-mail notificação quando o cupom está ativo?

Estou esperando ter este cupom ativo pra comprar o prime, consultando o site https://www.kabum.com.br/hotsite/prime/ agora consta somente um de 5%.
Acho que não, assinei quando teve a promo de 50% no Prime e não recebi aviso de nada, só soube que estava ativo os 10% porque vi alguém comentar aqui, então imagino que precise camperar o link kkk
 
Eu meio que já me acostumei a otimizar os gráficos depois de ver que geralmente dá pra ganhar bastante performance sem mudar nada ou quase nada graficamente, e as vezes alguns settings até prefiro que estejam em off ou low/medium

Kena foi o mais bizarro aqui, alterando Shadows de Ultra pra High tive ganho de 40-50% só nisso (maior que o salto que tive da 3060 pra 3070 em apenas 1 setting), aí pra mim fez bem mais sentido reduzir as sombras (que só via diferença comparando lado a lado) e subir a resolução por exemplo ou simplesmente pelo boost imenso de performance pra tentar ficar próximo de 144hz, varia muito de jogo e pessoa pra pessoa também mas de acordo com minhas últimas experiências tenho achado beem furada só tacar tudo no Ultra

Screenshot-20230327-120718-Duck-Duck-Go.jpg


Post antigo que achei do RE2 mas que talvez seja relevante ainda, geralmente o Digital Foundry, Hardware Unboxed e o canal BenchmarKing (achei esses dias) tem uns vídeos legais de otimização mostrando os impactos gráficos e na performance
Acho que isso é acordo da NVIDIA/AMD com as desenvolvedoras. "Mete uma opção ultra super mal otimizada, que vai melhorar 5% o gráfico mas vai pesar 80% a mais". Só para vender placa high end.
Só pode, porque o que tem de jogo que do high para o ultra não muda quase nada em beleza mas arrebenta o desempenho, vou te contar...
 
Acho que isso é acordo da NVIDIA/AMD com as desenvolvedoras. "Mete uma opção ultra super mal otimizada, que vai melhorar 5% o gráfico mas vai pesar 80% a mais". Só para vender placa high end.
Só pode, porque o que tem de jogo que do high para o ultra não muda quase nada em beleza mas arrebenta o desempenho, vou te contar...
Bem isso kkkk, pior que eu acredito que se pegar alguns jogos e comparar tudo 100% no Ultra vs ele tweakado direitinho acho que a maioria das pessoas nem veria diferença ou seria algo insignificante, já o desempenho...

No geral recomendo que testem/deem uma lida sobre isso nos jogos que estiverem jogando porque a diferença as vezes é bem grande em performance, é até bom pra pessoa tirar as próprias conclusões de qual é o resultado de fato, aqui eu estava jogando em 4k tranquilo até com a 3070 usando DLSS, que até agora não vi uma situação que performe mal (massss, não jogo tanta coisa também) no meu caso aqui, mas tem casos e casos, obviamente ela não vai tankar um CP 2077 no talo com RT
 
Acho que isso é acordo da NVIDIA/AMD com as desenvolvedoras. "Mete uma opção ultra super mal otimizada, que vai melhorar 5% o gráfico mas vai pesar 80% a mais". Só para vender placa high end.
Só pode, porque o que tem de jogo que do high para o ultra não muda quase nada em beleza mas arrebenta o desempenho, vou te contar...

Nem é isso, é mais assim. O jogo é otimizado em settings médio e high, porque é onde os consoles se situam em vários settings (outros no low).

O ultra sempre foi um modo onde vc usa o máximo que uma engine permite esticar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

NVIDIA desiste das criptomoedas e diz que usar GPUs para IA vale mais a pena do que minerar


website


A NVIDIA parece ter desistido totalmente da criptografia, já que a empresa agora está puramente focada nas novas tendências de IA, como o ChatGPT.

NVIDIA diz que mineração criptográfica e criptomoedas não agregam valor para a sociedade, já que a equipe ecológica aposta na IA​


A afirmação vem do CTO da NVIDIA, Michael Kagan, que em entrevista ao The Guardian afirmou que as criptomoedas não trazem nada de útil para a sociedade. É uma declaração interessante que está chegando apenas alguns dias após o GTC 2023, onde o CEO da NVIDIA falou muito sobre IA ou Inteligência Artificial e como é a coisa mais importante para o mundo da computação.

“Todo esse material criptográfico precisava de processamento paralelo, e [Nvidia] é a melhor, então as pessoas apenas o programaram para usar com essa finalidade. Eles compraram um monte de coisas, e acabou quebrando, porque não traz nada de útil para a sociedade. A IA sim”, disse Kagan ao Guardian.

“Nunca acreditei que isso fosse algo que faria algo de bom para a humanidade. Você sabe, as pessoas fazem coisas malucas, mas elas compram suas coisas, você vende coisas para elas. Mas você não redireciona a empresa para apoiar o que quer que seja.”

via The Guardian

Michael continua afirmando que existem vários outros usos de suas GPUs e seu poder de processamento, como Inteligência Artificial na forma de ChatGPT, em vez de usar as GPUs para mineração de criptografia, que não é tão lucrativa quanto costumava ser alguns anos atrás. O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, disse durante o GTC 2023 que entregou em mãos o primeiro supercomputador ao próprio OpenAPI para alimentar os servidores do ChatGPT.

A história da NVIDIA com Criptomoedas e Cripto Mineração foi misturada. Embora a empresa tenha tentado ativamente limitar o uso de seu hardware de jogos e GPUs para fins de mineração, a empresa lançou uma linha de placas gráficas específicas para Crypto conhecida como NVIDIA CMP, que foi feita exclusivamente para fins de mineração. Além disso, a empresa viu um aumento em sua receita durante o boom da mineração e, apesar das placas LHR , a empresa ainda viu vários de seus principais parceiros enviando GPUs silenciosamente para grandes consumidores de criptomoedas.

A empresa teve que pagar 5,5 milhões de dólares para resolver uma disputa com a SEC por não informar seus investidores sobre a receita que a empresa obteve com a venda de GPUs de mineração. Devido à grande demanda, a empresa teve que enfrentar um excesso de estoque de GPU, que levou vários trimestres para se normalizar. Durante esse tempo, os preços das placas gráficas também atingiram níveis altíssimos. Somente em seus ganhos recentes a NVIDIA confirmou que seu estoque de estoque e inflação de preços foram totalmente resolvidos.

Fontes de notícias: The Guardian, Videocardz

 
Reabriram o tópico de garantia da zotac aqui no fórum, ao que parece haviam fechado a uns tempos atrás, não sei porque.
 

GPUs NVIDIA GeForce RTX 4060 Ti AD106-350 160 W e RTX 4060 AD107-400 115 W são lançadas em maio.​



yzMrowZ.jpg


GPUs NVIDIA GeForce RTX 4060 Ti e RTX 4060 supostamente lançadas em maio: AD106 160 W para Ti e AD107 115 W para não Ti​

Espera-se que as placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 4060 Ti e RTX 4060 baseadas na arquitetura de GPU Ada sejam lançadas após a RTX 4070 , que será lançada no início do próximo mês, em 13 de abril. Este será um lançamento completo no varejo e nossas fontes afirmam que maio está sendo direcionado para ambas as GPUs. Também conseguimos obter alguns detalhes adicionais sobre os PCBs usados por essas placas, então vamos começar pela variante Ti primeiro.

specificações NVIDIA GeForce RTX 4060 Ti "Rumores":

Espera-se que a NVIDIA Geforce RTX 4060 T i utilize o núcleo da GPU AD106-350-A1, uma versão reduzida do chip gráfico AD106 completo e, com base em rumores anteriores, deve embalar 34 SMs ou 4352 núcleos CUDA, um 8 Memória GB GDDR6 rodando a 18 Gbps em uma interface de barramento de 128 bits, fornecendo ao cartão 288 GB/s de largura de banda. Há também 32 MB de cache L2 a bordo da GPU, que é um aumento de 8x em relação à GeForce RTX 3060 Ti.


GVUUTjD.jpg


Espera-se que a placa gráfica utilize o PG190 SKU 361 PCB. Fotos vazadas de PCB revelaram que, embora a referência Founders Edition faça uso do conector 12VHPWR padrão de 16 pinos, os modelos personalizados estarão livres para usar conectores padrão de 8 pinos ou os plugues de 16 pinos mais recentes. Fomos informados de que é muito mais barato usar apenas conectores de 8 pinos, de modo que esse deve ser o objetivo, pois os AIBs desejam maximizar o valor de produção de seus projetos. Quanto ao TDP, a placa ficará entre 150-160W, cerca de 25% menor que sua antecessora, a RTX 3060 Ti.

Especificações NVIDIA GeForce RTX 4060 "Rumores":

Para a Geforce RTX 4060 , espera-se que a NVIDIA utilize a GPU AD107-400-A1, a matriz AD107 Ada totalmente habilitada. Observe que a mesma configuração é usada pela GPU GeForce RTX 4060 Laptop. Espera-se que o chip tenha 3.072 núcleos CUDA e 8 GB de memória GDDR6 rodando a velocidades de memória de 18 Gbps em uma interface de barramento de 128 bits. Isso dá ao cartão 288 GB/s de largura de banda e tudo isso ficará dentro de um TDP de referência de 110 W - 115 W. A GPU também possui 24 MB de cache (L2).


FhmFtjq.jpg


A NVIDIA GeForce RTX 4060 deve acabar com um TGP 35% menor que seu antecessor, o RTX 3060 12 GB. Enquanto rumores anteriores apontavam a placa usando um PCB PG190, nossas informações sugerem que ele usaria o design PCB PG173 SKU 371. É provável que a variante PG190 seja usada pelo FE e a PG173 seja usada pelas placas AIC de referência. Assim como o RTX 4060 Ti, a variante Non-Ti dependerá principalmente dos conectores padrão de 8 pinos e também obteremos algumas boas variantes Mini-ITX da placa, criando alguns PCs de jogos verdadeiramente eficientes.

Usando a frequência de aumento de ''referência'' de até 2535Mhz como referência, a NVIDIA GeForce RTX 4060 Ti deve oferecer cerca de 22 TFLOPs de desempenho de computação com modelos AIB aumentando-a para quase 24 TFLOPs.


V5G9rey.png


Com base nos números acima, parece que a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4060 Ti será semelhante a Geforce RTX 3070ti dm desempenho. O 3070 Ti foi lançado a $ 599 US, então o 4060 Ti teria que ser posicionado perto de $ 399 US para torná-lo um sucessor digno do 3060 Ti, que também tinha o mesmo MSRP. O principal problema é que, embora a placa possa funcionar bem em 1080p, resoluções mais altas se tornariam um fardo para ela devido à sua interface de barramento de 128 bits e à dependência da memória G6 mais lenta do que da G6X. A placa daria um design extremamente eficiente na faixa de 150W TDP, mas o resto ainda precisa ser visto quando a placa for oficializada e as análises forem publicadas.
 
Ontem fiz uns testes e bench. Quando tiver um tempo livre, posto.

Mas a placa é totalmente overkill pra 1440p. Muito bruta

Meus fps triplicaram.
TOP, parabéns pela aquisição! 👏🏼

Não tenho prime ninja, vou assinar na hora de comprar, teria pego essa mas só vi depois.

Meu receio é ter que assinar, esperar reconhecer o prime e depois comprar. Não sei quanto tempo demora a reconhecer o prime para que eu possa usar o cupom de 10%.
 
TOP, parabéns pela aquisição! 👏🏼

Não tenho prime ninja, vou assinar na hora de comprar, teria pego essa mas só vi depois.

Meu receio é ter que assinar, esperar reconhecer o prime e depois comprar. Não sei quanto tempo demora a reconhecer o prime para que eu possa usar o cupom de 10%.
Por PIX é instantâneo.
 
Esse cupom de 10% do Prime Ninja está sempre válido/disponível para os assinantes ou é algo esporádico?
 
Pra quem procura fonte que já venha com o cabo para as RTX 40, achei esse modelo, pode ter mais em conta em outras lojas

 
E lá vaaaaaaaaaaaaaaaaamos nósssssssss!!
 
Depois de ver vários reviews percebi como fiz uma péssima escolha indo de MSI 4090 Trio, quem defende são as pessoas que a possuem. Agora é esperar entregarem para realizar o cancelamento e escolher uma “de futuro”.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo