[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

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Eu acho que tem que considerar o desempenho com o DLSS4 mesmo, porque não usar o DLSS?
Depende do DLSS. Esse DLSS4 pode trazer melhorias, mas pode ter seus problemas, não sabemos. Usar DLSS2 em modo qualidade, por exemplo, faz todo sentido na maioria dos jogos, mas tem jogos que o DLSS3 com Frame Gen não fica legal. Eles prometeram tb melhorar todos os DLSS, vamos ver.

É importante saber a diferença em performance sem DLSS, e com DLSS2. Pq muita gente não gosta de usar Frame gen. Eu sou um que em vários jogos prefiro não usar.
 
Depende do DLSS. Esse DLSS4 pode trazer melhorias, mas pode ter seus problemas, não sabemos. Usar DLSS2 em modo qualidade, por exemplo, faz todo sentido na maioria dos jogos, mas tem jogos que o DLSS3 com Frame Gen não fica legal. Eles prometeram tb melhorar todos os DLSS, vamos ver.

É importante saber a diferença em performance sem DLSS, e com DLSS2. Pq muita gente não gosta de usar Frame gen. Eu sou um que em vários jogos prefiro não usar.
Essa melhora no DLSS parece bem significativa. E pelo que eu vi eles vão integrar o upgrade do DLSS no NVIDIA App, chega de DLSSTweak. Se entendi certo, todo jogo com DLSS3 FG automaticamente vai ter DLSS4 MFG, e os upgrades de nitidez no Super Resolution vai vir para todas as GPUs.

De resto, concordo 100% contigo. DLSS FG tem usos e usos. Na minha opinião só fica bom mesmo a 150fps+. Há artefatos e eles são perceptíveis durante o jogo, além do aumento do input lag que especialmente no mouse é bem perceptível.

Eu uso em alguns jogos, em outros não. STALKER 2 senti a necessidade de ligar, sem FG e nativamente o jogo ficava na casa dos 80-100fps, com quedas nas cidades. O FG resolve bem as quedas nas cidades e melhora a fluidez quando tá beirando os 80fps nativo. Mas eu estaria mentindo se disesse que o input lag adicional não me incomoda, pq incomoda sim. Só que passa com o tempo.

Mesma coisa do Path Tracing com DLSS FG, Ray Reconstruction e SuperSampling no CP2077, se você parar e olhar de longe os NPCs são um ghosting ambulante.
 
Essa melhora no DLSS parece bem significativa. E pelo que eu vi eles vão integrar o upgrade do DLSS no NVIDIA App, chega de DLSSTweak. Se entendi certo, todo jogo com DLSS3 FG automaticamente vai ter DLSS4 MFG, e os upgrades de nitidez no Super Resolution vai vir para todas as GPUs.

De resto, concordo 100% contigo. DLSS FG tem usos e usos. Na minha opinião só fica bom mesmo a 150fps+. Há artefatos e eles são perceptíveis durante o jogo, além do aumento do input lag que especialmente no mouse é bem perceptível.

Eu uso em alguns jogos, em outros não. STALKER 2 senti a necessidade de ligar, sem FG e nativamente o jogo ficava na casa dos 80-100fps, com quedas nas cidades. O FG resolve bem as quedas nas cidades e melhora a fluidez quando tá beirando os 80fps nativo. Mas eu estaria mentindo se disesse que o input lag adicional não me incomoda, pq incomoda sim. Só que passa com o tempo.

Pois é. Agora imagine usar em jogo que o FPS sem ele está abaixo de 60. Sem condições. Outra, tem jogos que lidam mal com o recurso. Não gostei em Hogwarts Legacy. Já Cyberpunk 2077 achei que ficou excelente, é cada caso um caso. Depende, e o FPS base tem que ser superior a 60 para ficar aceitável. De preferência na casa dos 80 ou mais.

Tem que ver o salto de performance em rasterização, a vantagem em ray tracing usando apenas DLSS 2, que já sabemos que é excelente, e não gera frames, apenas renderiza a partir de uma resolução mais baixa, algo que fica evidente a qualidade no DLSS mais recente.
 
É importante saber a diferença em performance sem DLSS, e com DLSS2. Pq muita gente não gosta de usar Frame gen. Eu sou um que em vários jogos prefiro não usar.

Já testei o Frame Gen no FH5 e no F1 22. Sinceramente, não curti muito o resultado. Perde uma nitidez considerável e aumenta o input (isso em jogo de corrida é uma bosta). Já no Flight Simulator 2020 eu já achei bem decente.
 
Tô nem aí pra 5090 mais, quero mesmo é aquela Digits, se for menos de $2k eu pego uma
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$3k, e lá se vão meus sonhos e esperanças.
Apesar de que por esse preço tá até justo, mais barato que um equivalente da Apple e bem mais interessante, mas meu bolso não gosta da idea de pagar tão caro em um brinquedo desses.
 
Ainda esperando que a parceria Mediatek + NVidia saia algo pra peitar os chips M da Apple e os Snap X da Qualcomm no mercado de portáteis
Seria fantástico um mini pc ou laptop de alta performance com essa config ou até um chip novo Tegra totalmente dedicado ao mercado de laptops
 
Ainda esperando que a parceria Mediatek + NVidia saia algo pra peitar os chips M da Apple e os Snap X da Qualcomm no mercado de portáteis
Seria fantástico um mini pc ou laptop de alta performance com essa config ou até um chip novo Tegra totalmente dedicado ao mercado de laptops
Esse digits aí foi feito em parceria com a mediatek já (apesar da CPU ainda ser uma Grace).
Não acho que a nvidia faria um chip pra concorrer com Apple e SD Elite por conta do consumo de energia, já q os chips deles provavelmente não seriam monolíticos.

Mas uma versão ainda mais reduzida desse Digits aí seria bem interessante.
 
Já testei o Frame Gen no FH5 e no F1 22. Sinceramente, não curti muito o resultado. Perde uma nitidez considerável e aumenta o input (isso em jogo de corrida é uma bosta). Já no Flight Simulator 2020 eu já achei bem decente.
Pois é. Por isso eu digo que é caso a caso. Tem jogos que fica legal. Outros não. Não pode ser o único parâmetro de comparação. Qual será a diferença entre a RTX 4080 e RTX 5080 em rasterização, 30, 40%, se for isso melhor esperar uma nova gen.
 
Pois é. Por isso eu digo que é caso a caso. Tem jogos que fica legal. Outros não. Não pode ser o único parâmetro de comparação. Qual será a diferença entre a RTX 4080 e RTX 5080 em rasterização, 30, 40%, se for isso melhor esperar uma nova gen.
O povo fez umas comparações no reddit:



5080 por exemplo em teoria seria 15% mais rápida que a 4080 Super sem o DLSS 4 MFG.
 
O povo fez umas comparações no reddit:



5080 por exemplo em teoria seria 15% mais rápida que a 4080 Super sem o DLSS 4 MFG.

Será que só vai ser isso?
Estou esperando a 5080 10% melhor que a 5090 em performance bruta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Última edição:
Parando pra pensar, a Nvidia assustou o pessoal com os leaks dos preços para quando na revelação, se sentissem aliviados porque o preço era "menor". Mas se olharmos bem, ainda são preços bem altos para GPUs.
 
Será que só vai ser isso?
Estou esperando a 5080 10% melhor que a 5090 em performance bruta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Em força bruta n vejo como. Os caras estão usando fake frame.

A questão é se vão conseguir mitigar os colaterais de imput lag, se sim, será absurdo, se for o mesmo de sempre, mehh.
 
salve salve geração da muleta
 
Pensava que a 5070 Ti iria ficar no mesmo nível da 4080, mas agora acho que fica bem próxima da 4070 Ti Super.

Fonte: vozes da minha cabeça vendo o desempenho no FC sem DLSS. :confia:

Eu tinha comentado isso com base no gráfico do TPU, mas provavelmente eles fumaram um crack dos pesado no teste, pois em outros lugares que pesquisei a diferença da 4070 Ti pra 4070 Ti-S é pouco acima de 10%, então é bem possível da 5070 Ti ficar com performance de 4080~4080S mesmo sem todas as muletas e viagras.
 
E lá vamos nós....
 
A chave é olhar para os gráficos da Nvidia com atenção na letra miúda. A Plague Tale é informado que suporta apenas DLSS3, ou seja, não rola a marotagem do MFG, por isso o salto de desempenho é bem menor, assim como no Far Cry 6 que por conta do apoio/patrocínio da AMD não tem DLSS nenhum. Ou seja, a diferença em desempenho real com relação à geração passada é exibida apenas nos dois primeiros jogos dos gráficos. No olhômetro parece não passar muito de 20~25% de aumento de desempenho com relação à geração passada nesses jogos, sem apelar pro MFG, o que aplicando ainda o desconto do fator "dados do fabricante em cenários ideais escolhidos a dedo" cai no que o pessoal tá estimando, aumento com relação à geração passada na casa de 15~20% máximo.

Em resumo, tomando por base os números de desempenho da geração atual e com essa perspectiva, a 5070ti deve oscilar um pouco dependendo do jogo (especialmente do RT) e ficar entre a 4080 e a 4080 Super, mas acho improvável que chegue a empatar com a 4080 Super de verdade.
 
Péssimo dia pra ser dono de uma 4090. :limo:
Toda geração a mesma ladainha kkkk

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A chave é olhar para os gráficos da Nvidia com atenção na letra miúda.

Mano, o unico grafico que da pra tirar algo é aquele 4k 240hz que tem no artigo do DLSS4, porque ele coloca o FPS no eixo Y (o único que vi, o resto é tudo performance relativa)
Daria 30-40% de aumento de perfomance no grosso (RT off/IA off) se olhar Alan Wake. Com muito pé atrás com esse multi frame gen. o FG 1:1 é muito ruim, a ponto de não valer o aumento do FPS
 
Precisa ver ao vivo e a cores para validar se esse framegen 4x vai ser bom mesmo. E provavel que seja na maioria dos casos.
 
 
Esperava um pouquinho mais em raster (parece ser lá nos 25-30% pelos gráficos) mas considerando que o preço se manteve e a 5080 veio por $999 e a 5090 é $1999 mas com 32gb pros tarados por memória achei justo, aguardar os reviews 3rd party mas tô cogitando uma 5080, quem sabe uma 5090 se aparecer uma baita promo
 

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