[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Tudo depende de quão bom vai ficar esse DLSS4, se o reflex 2 não resolver o imput lag, to fora.
Menos mal que a ngreedia não meteu $1200 na 5080, mas não precisa lembrar que o chip dela é metade da 5090 né?
Proporcionalmente ainda tá um roubo.

A doidera é que deixaram pra mostrar as evoluções todas juntas pra conquistar os emocionados, mas a unica coisa exclusiva mesmo é o multi frame gen. De 5 evoluções, só 1 é exclusiva da 50xx, a 40xx pega as outras 4, a 30xx e 20xx 3

4YdhR4V.jpeg

Bom... e lá vamos nós

Já tem previsão da RTX 5090 nas terras brasileiras? Algum site?

Vou aguardar para ver o preço da 5060 ou 5060 ti, essa 5070 vai vir uns 6k aqui no BR.

Se me lembro bem a loja que explode começou a venda da 4090 no dia que elas foram lancadas oficialmente, então pode colocar a 5080 aí pra data de lançamento real 30 jan e a 5090 logo depois (1 semana?)
A título de curiosidade, a venda da 4090 começou a 14990 e o MSRP dela era 1599

Eu acho que tem que considerar o desempenho com o DLSS4 mesmo, porque não usar o DLSS?
É o que sempre falo, assim... obviamente desejamos que a placa seja o mais forte possível em raster, isso não pode ser desvalorizado - mas no PC, é inegável o quão essencial é o DLSS (Muleta ou não - agora é parte desse universo, e sem concorrência, a Nvidia dita o mercado),

O FG... sempre achei ele muito bom (E agora é presente em praticamente todos os jogos lançamentos), mas tem um detalhe; você precisa de pelo menos 60fps base pra ele funcionar bem (As placas com maior dificuldade pra isso tende a sentir seus contras) - acredito que o DLSS 4 se manterá igual, mas com mais frames - o que é ótimo também.

No mais, precisamos ver reviews mais imparciais pra avaliar todo o impacto na prática.

Última edição:
Se me lembro bem a loja que explode começou a venda da 4090 no dia que elas foram lancadas oficialmente, então pode colocar a 5080 aí pra data de lançamento real 30 jan e a 5090 logo depois (1 semana?)
A título de curiosidade, a venda da 4090 começou a 14990 e o MSRP dela era 1599

Naquela época ainda tinha escassez de GPU? Lembro que na época da 3090 foi horrível.

O MSRP da 4090 é de 1599 só pra modelo Founders aliás, as concorrentes tem preços maiores. A Strix provavelmente vai ser 3k de doláres

O FG... sempre achei ele muito bom
Isso aqui nunca vou entender, num monitor 4k é horrivel kkk
Em alguns jogos parecem transmissao ao vivo do youtube
Naquela época ainda tinha escassez de GPU? Lembro que na época da 3090 foi horrível.
Dezembro de 2022 estava OK o mercado. Eu acho que a 5090 chega a 18k aqui por baixo.

Isso aqui nunca vou entender, num monitor 4k é horrivel kkk
Em alguns jogos parecem transmissao ao vivo do youtube

Dezembro de 2022 estava OK o mercado. Eu acho que a 5090 chega a 18k aqui por baixo.
Nossa, usei e muito o FG com a 4090 em 4K... mas como disse; com uma taxa base alta de FPS pra jogar - sempre achei excelente, mas compreendo que em outras VGAs os pontos fraco dele pode ser mais sentido.

Além disso, outro aspecto tão relevante qaunto... uso um monitor OLED (Toda minha experiência com ele já foi nessa tela), então meu tempo de resposta do pixels é instantâneo e sem nenhum rastro, além de input lag baixíssimo - então qualquer sensação de blur e até input lag minimiza.

Talvez minha impressão do DLSS3 pode ser algo mais atípico que as pessoas no geral por esses fatores que prosperam a favor.

No mais, na minha experiencia nessas condições, o input do DLSS3 pra SP acabou sendo irrelevante, nunca tive problemas com artefatos também e a sensação de fluidez que gera é excelente - gostei muito da tec, mas obviamente; valorizo a força e qualquer melhoria possível nos seus contras.

Não usaria em competitivo, mas nessa situação; geralmente você não precisa; tudo no low e jogos mais leves.

Pra mim, seria maravilhoso se conseguissem oferecer a qualidade do FG por cima de 30fps... ele seria algo melhor, mas paciência.

Última edição:
Sentar e esperar a facada que vai vir uma 5090 aqui no BR. Quando ver os preços decido o que fazer.

Pra mitigar a cagada da 5080 com 16gb, ao menos n subiram o preço dela pra 1200 usd.
5070 ta com cara que vai ser uma merda msm, 12gb matou ela e as 5060ti vao chegar perto(ao menos se fizerem a cagada de soltar uma 5060ti 8gb...)

5070ti e 5090 parece q vao ser interessantes

• Curtir
Reações: GRM
Nossa, usei e muito o FG com a 4090 em 4K
Não me referia ao input lag.
Sugiro capturar uma jogatina e depois analisar frame a frame. Tem uma demonstração da Digital Foundry se nao me engano do Flight Simulator que demonstra bem. Quando a troca é bem diferente de frames é bem notável o frame gen.. ele cria frames doidos quando troca de camera kkkk.

Por isso o pessoal faz muita piada que o frame gen é "walking simulator" porque a diferença não é tão notável de frames e acaba que a tecnologia funciona bem.

NVIDIA GeForce RTX 5090 Founders Edition é o único modelo 5090 SFF-Ready

NVIDIA atualiza lista de SFF-Ready, RTX 5090 FE é a única 5090 na lista
A maioria é da série RTX 5070, mas também há muitas placas 5080.

CtAwpZ5.png

A NVIDIA atualizou sua lista de placas de vídeo Small Form Factor (SFF)-Ready, agora apresentando a série RTX 50. Curiosamente, muitas das placas listadas ainda não foram anunciadas pelos parceiros de placa, tornando esta uma boa oportunidade para dar uma olhada no que os AIBs (Add-in Board partners) estão trabalhando.

Vale a pena notar que a maioria dos modelos SFF são da série RTX 5070. Essas placas, com TDPs de 250-300 W, são mais fáceis de projetar e exigem soluções de resfriamento menos complexas. A NVIDIA também atualizou os gráficos para incluir o design RTX 5090 Founders Edition, que atualmente é o único modelo RTX 5090 com uma configuração de slot duplo.

MQcOwP8.jpeg

A RTX 5090 FE aparece junto com a 5080 FE e a 5070 FE, enquanto a 5070 Ti FE não está incluída porque a NVIDIA não está lançando seu próprio modelo para esta SKU. A NVIDIA projetou a placa RTX 50 de forma inovadora, minimizando a pegada do PCB e otimizando o fluxo de ar. Jensen Huang descreveu esta placa como "basicamente uma ventoinha gigante", e a imagem mostra o porquê:

PybUp0w.jpeg

programa SFF-Ready impõe oficialmente dimensões de espessura de 2,5 slots, 151 mm de altura e 304 mm de comprimento. Essas especificações se alinham bem com as capacidades dos designs de resfriamento avançados dos parceiros da placa. Muitos parceiros adotaram câmaras de vapor e almofadas térmicas de mudança de fase, que ajudam a manter temperaturas mais baixas, apesar do aumento do TDP de muitos modelos RTX.

Fonte: NVIDIA

Tudo depende de quão bom vai ficar esse DLSS4, se o reflex 2 não resolver o imput lag, to fora.
Não tem milagre, teoricamente o menor input lag possível é o dos frames originais.

NVIDIA GeForce RTX 5090 Founders Edition é o único modelo 5090 SFF-Ready

NVIDIA atualiza lista de SFF-Ready, RTX 5090 FE é a única 5090 na lista
A maioria é da série RTX 5070, mas também há muitas placas 5080.

CtAwpZ5.png

A NVIDIA atualizou sua lista de placas de vídeo Small Form Factor (SFF)-Ready, agora apresentando a série RTX 50. Curiosamente, muitas das placas listadas ainda não foram anunciadas pelos parceiros de placa, tornando esta uma boa oportunidade para dar uma olhada no que os AIBs (Add-in Board partners) estão trabalhando.

Vale a pena notar que a maioria dos modelos SFF são da série RTX 5070. Essas placas, com TDPs de 250-300 W, são mais fáceis de projetar e exigem soluções de resfriamento menos complexas. A NVIDIA também atualizou os gráficos para incluir o design RTX 5090 Founders Edition, que atualmente é o único modelo RTX 5090 com uma configuração de slot duplo.

MQcOwP8.jpeg

A RTX 5090 FE aparece junto com a 5080 FE e a 5070 FE, enquanto a 5070 Ti FE não está incluída porque a NVIDIA não está lançando seu próprio modelo para esta SKU. A NVIDIA projetou a placa RTX 50 de forma inovadora, minimizando a pegada do PCB e otimizando o fluxo de ar. Jensen Huang descreveu esta placa como "basicamente uma ventoinha gigante", e a imagem mostra o porquê:

PybUp0w.jpeg

programa SFF-Ready impõe oficialmente dimensões de espessura de 2,5 slots, 151 mm de altura e 304 mm de comprimento. Essas especificações se alinham bem com as capacidades dos designs de resfriamento avançados dos parceiros da placa. Muitos parceiros adotaram câmaras de vapor e almofadas térmicas de mudança de fase, que ajudam a manter temperaturas mais baixas, apesar do aumento do TDP de muitos modelos RTX.

Fonte: NVIDIA
Sou tarado nessas Founders, bem que podiam trazer pra cá.

Última edição:
Nvidia matou a pau com esse conector deslocado. Me tira qualquer duvida se vai caber ou não no gabinete. Ou seja, se cabia a 4090 vai caber de boa rsrs

NVIDIA lança GeForce RTX 5090D na China: mesmas especificações da 5090 com velocidade de IA reduzida

NVIDIA GeForce RTX 5090D é um modelo exclusivo da China
Os jogos não foram afetados.

FvUWBKF.png

Os parceiros de placa na China não estão anunciando nenhuma placa RTX 5090 hoje. Toda a cobertura deles se concentra na RTX 5090D, um modelo especial projetado para contornar as restrições de exportação dos EUA em GPUs de alto desempenho. Sem essa variante, o mercado chinês não receberia a GPU GB202.

Curiosamente, a RTX 5090D é idêntica à RTX 5090 em termos de especificações de núcleo. Ambas as placas apresentam 21.760 núcleos CUDA e 32 GB de memória GDDR7. No entanto, a NVIDIA limitou o desempenho do Tensor Core. Embora o silício seja idêntico, os AI TOPS foram reduzidos de 3.352 para 2.375 . Isso significa que a RTX 5090D oferece 70% do desempenho de IA do modelo padrão.

tHaVGst.jpeg

A NVIDIA não limitou as velocidades de clock, que permanecem idênticas em ambos os modelos. O único aspecto não mencionado especificamente é se o TDP foi afetado. Em lançamentos anteriores, como o RTX 4090D, o TDP foi ajustado, mas a NVIDIA teve significativamente mais tempo para se preparar para este lançamento.

Também vale a pena notar que os rumores sobre uma RTX 5080D não se materializaram . A NVIDIA venderá este modelo no mercado chinês sem restrições. De acordo com as especificações da NVIDIA, a RTX 5080D fornecerá 1.801 AI TOPS.

Em última análise, isso significa que o desempenho dos jogos não deve ser afetado, pelo menos em cenários rasterizados brutos. A NVIDIA não comentou sobre a potencial perda de desempenho devido ao nerfing da IA na variante D. A RTX 5090D está programada para ser lançada na China em 30 de janeiro a 16.499 RMB.

Eu nunca vi problema em usar o FG ou DLSS/FSR. Isso é coisa de frame a frame. Só quando a implementação é muito ruim que você nota. Aqui, quase sempre uso para chegar nos 144hz do monitor.

Bem curioso pra ver como essa 5090 2 slot vai se sair em temp e ruído comparado com os modelos tijolão, meu sonho era partir pra uma GPU menor mas sem sacrificar desempenho/temp/ruído kkkk

Eu nunca vi problema em usar o FG ou DLSS/FSR. Isso é coisa de frame a frame. Só quando a implementação é muito ruim que você nota. Aqui, quase sempre uso para chegar nos 144hz do monitor.
DLSS não dá pra notar mesmo. FG é outra tecnologia completamente diferente. É praticamente a conhecida interpolação dos vídeos. É gerado frames intermediários por IA. É bem notável em trocas absurdas de frame.

Users who are viewing this thread

Voltar