• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Overclocks em Bloomfield (Core i7)/Consumo/Teste de CPU em games, entre outros

Nicolas, estou com uma dúvida aqui, quando vc disse: "Entretanto existe uma tolerância de .5v entre VTT e Vdimm que se for respeitada não causa danos a CPU."
Isso quer dizer que se eu for usar uma voltagem no VTT acima de 1,35 é aconselhavel eu usar um valor .5 do Vdimm? No meu caso aqui que o Vdimm é 1,65, o VTT teria que ser 1,6 ou 1,7. É isso?
Obrigado.
 
Nicolas, estou com uma dúvida aqui, quando vc disse: "Entretanto existe uma tolerância de .5v entre VTT e Vdimm que se for respeitada não causa danos a CPU."
Isso quer dizer que se eu for usar uma voltagem no VTT acima de 1,35 é aconselhavel eu usar um valor .5 do Vdimm? No meu caso aqui que o Vdimm é 1,65, o VTT teria que ser 1,6 ou 1,7. É isso?
Obrigado.

É 0.5v e não 0.05v ;)
 
É 0.5v e não 0.05v ;)

Pois é, desculpas, corrigindo, o VTT seria ou 1,15 ou 2,15 ou algo entre estes valores para um Vdimm de 1,65. Estou certo?
É muita coisa nicolas, no seu exemplo, vc usou 1,7. O cabra tem que ser muito corajoso! Mas o expert aqui é você. Mas que dá um frio na barriga dá.

Obrigado pela atenção.
 
Que bom que resolveu. Estabilidade é muito relativo. Para overclock extremo por exemplo vc precisa de alguns segundos de "estabilidade" apenas para rodar e salvar aquele SuperPI 1M sem o computador travar. Então a estabilidade pode ser de segundos, minutos, pode passar em alguns testes de stress e travar daqui meio ano ou 3 anos, e vc nem vai saber que foi por causa de uma instabilidade do overclock. Por isso os fabricantes estipulam tantas mil horas de vida para um componente, sem dar erros. A eletromigração é inevitavel (quem foi na 1ª edição do Extreme OC Workshop/RS sabe disso, e porque.).

Esses programas de stress (que na verdade são benchmarks) apenas nos dão uma base sobre a estabilidade do overclock. O real teste de estabilidade vai ser no dia a dia mesmo de acordo com seu uso.

É bem comum passar em testes de stress e travar em jogos. Talvez pra maioria dos usuários seja melhor, depois de passar um benchmark de linpack(IBT, LinX, OCCT), deixar rodando uma noite inteira um benchmark de algum jogo, tipo o do Crysis WH ou Far Cry 2. Custimiza pra rodar infinitos loops e vai dormir. Se no outro dia não tiver travado, -deve- estar estável..

O "problema do VTT" (que na verdade não é problema, é a gente que configura mal), já vem faz um bom tempo, desde que resolveram colocar ajuste do VTT na BIOS hehehe e geralmente se apresenta em jogos

E não foi IOH, isso reitera o que disse antes, que o Northbridge tem outro papel bem diferente em X58.


Acho que minha cpu é meio ruim de over (ou o dono), mas aqui após aumentar o IOH pra 1.15 consegui diminuir o vcore pra 1.29 (antes precisava de 1.30 pra fazer os 4ghz estáveis).

Ainda tenho que fazer mais alguns ajustes finos, pois não me conformo de ter que usar toda essa voltagem pra um clock relativamente baixo...

Ou então fazer testes pra ver até qual clock ele vai com vcore padrão e deixar assim pro dia-a-dia... o que tá difícil é tempo pra ficar futricando e testando cada minor change.
 
Pois é, desculpas, corrigindo, o VTT seria ou 1,15 ou 2,15 ou algo entre estes valores para um Vdimm de 1,65. Estou certo?
É muita coisa nicolas, no seu exemplo, vc usou 1,7. O cabra tem que ser muito corajoso! Mas o expert aqui é você. Mas que dá um frio na barriga dá.

Obrigado pela atenção.

É bastante VTT mesmo, nesse ponto, pro dia a dia, eu gosto de ser "conservador" e não usar mais que 1.4~1.45v no VTT. Simplesmente porque ele mata mais CPUs do que o vcore. Isso se quiser um overclock forte pro dia a dia. Se não, usa menos ainda.

Mas como disse, as fabricantes de memória colocam um VTT bem alto no XMP delas, respeitando esses 0.5v. Então já usei 1.7VTT pro dia a dia por meses a fio e não teve dano nenhum no processador.

Já em overclock extremo, se coloco 1.7vtt a CPU degrada em uma sessão. É praticamente overkill. Como o tópico não é sobre o OC extremo, paro por aqui.


Acho que minha cpu é meio ruim de over (ou o dono), mas aqui após aumentar o IOH pra 1.15 consegui diminuir o vcore pra 1.29 (antes precisava de 1.30 pra fazer os 4ghz estáveis).

Ainda tenho que fazer mais alguns ajustes finos, pois não me conformo de ter que usar toda essa voltagem pra um clock relativamente baixo...

Ou então fazer testes pra ver até qual clock ele vai com vcore padrão e deixar assim pro dia-a-dia... o que tá difícil é tempo pra ficar futricando e testando cada minor change.

Vou te contar um "segredo" agora, o 930 é pior que o 920 pra overclock :p
A média é essa mesmo, tua CPU é boa até considerando a maioria dos 930.
Pra 4.2G muitos 920 não precisavam de mais que 1.25v no core. Agora com os 930, grande parte precisa de 1.35v+

Se o consumo não te preocupa, vai pelo cooler... vê o quanto o cooler aguenta de vcore no teu conjunto (lembrando que o máximo é 1.55v) e manda brasa no bclk. Coloca ~1.4v e vai subindo. Até agora todos 930 que vi precisam de mais vcore que os 920.
 
Vou te contar um "segredo" agora, o 930 é pior que o 920 pra overclock :p
A média é essa mesmo, tua CPU é boa até considerando a maioria dos 930.
Pra 4.2G muitos 920 não precisavam de mais que 1.25v no core. Agora com os 930, grande parte precisa de 1.35v+

Se o consumo não te preocupa, vai pelo cooler... vê o quanto o cooler aguenta de vcore no teu conjunto (lembrando que o máximo é 1.55v) e manda brasa no bclk. Coloca ~1.4v e vai subindo. Até agora todos 930 que vi precisam de mais vcore que os 920.


Com 1.31v a temp máxima por aqui foi 75ºC depois de 20 loops do Linx. É muita coisa?

Mas to mais pelo espírito de achar um clock mais baixo, tipo 3.6, que eu consiga deixar estável com pouca voltagem e deixar assim. Afinal, na maiori dos dias eu só ligo o pc pra ver emails ou trabalhar no Word.

Só sobra tempo pra dar uma jogada nos finais de semana mesmo... de repente até posso criar 2 profiles e alternar entre eles.

Sobre o 930 vs 920: foi pura noobisse. Como os 2 eram o mesmo preço, peguei o com o multi maior:D
 
Com 1.31v a temp máxima por aqui foi 75ºC depois de 20 loops do Linx. É muita coisa?

Mas to mais pelo espírito de achar um clock mais baixo, tipo 3.6, que eu consiga deixar estável com pouca voltagem e deixar assim. Afinal, na maiori dos dias eu só ligo o pc pra ver emails ou trabalhar no Word.

Só sobra tempo pra dar uma jogada nos finais de semana mesmo... de repente até posso criar 2 profiles e alternar entre eles.

Sobre o 930 vs 920: foi pura noobisse. Como os 2 eram o mesmo preço, peguei o com o multi maior:D

Faz como mostrei nesse tópico pra refinar o overclock e diminuir as tensões sem perder tanto desempenho.

Abaixa a frequencia final do processador e aumenta a o Uncore (UCLK Frequency na tua BIOS)

Põe por exemplo 3.4G e 4000mhz no Uncore. Isso deve dar pra fazer com undervolt.

(até 80°C rodando LinX considero aceitavel, visto que no teu dia a dia ou jogando nunca vai chegar nessa temperatura)
 
tenho um problema semelhante, minha 5970 trava quando uso o 3dmark vantage, quando joga um jogo "BLUR" vai uma corrida boa na segunda quando carrega aparese estas manchas vermelhas na tela e trava ou desliga o jogo e da a mensagem "o driver de video parou e se recuperou...." masseffect2 a mesma coisa. mas, isto so com A.I. ligado (crossfire) asim que desligo o A.I. o jogo roda normalmente o 3dmark vantage passa.... usando o afterburner da para ver que e crossfire com A.I. ligado e so uma gpu com A.I. desligado.
isto com o i7 em stock ou OC, nao faz diferenca!!?? do pertidao. acho que minha gpu da com problema?! sera? algem tem uma ideia?
lie no topico ai uma coisa de aumentar o VTT ou o IOH,
o IOH aumentei mas nada muda e eu voltei em automatico. o VTT nao achei? so novo em OC mas do aprentendo. rsrsrs

sorry da gramatica, sou alemão. obrigado
 
mais uma coisa, fiz um teste rapito no OCCT de 10 min em fullscreen (crossfire) sem erros.
amanha (hoje) vou fazer um deste de 1h.
 
Faz como mostrei nesse tópico pra refinar o overclock e diminuir as tensões sem perder tanto desempenho.

Abaixa a frequencia final do processador e aumenta a o Uncore (UCLK Frequency na tua BIOS)

Põe por exemplo 3.4G e 4000mhz no Uncore. Isso deve dar pra fazer com undervolt.

(até 80°C rodando LinX considero aceitavel, visto que no teu dia a dia ou jogando nunca vai chegar nessa temperatura)

Vou tentar algo assim mesmo...

Jogando (mesmo por horas) nunca passou de 59ºC:D
 
ola a todos,
aqui esta o teste no OCCT de uma hora, nao teu error.
algem tem outra ideia o que pode ser.
obrigado.









 
ola a todos,
aqui esta o teste no OCCT de uma hora, nao teu error.
algem tem outra ideia o que pode ser.
obrigado.










Se bem entendi, pode ser problema com driver. Já tentou formatar a máquina?

Antes de qualquer coisa pode tentar também aumentar no VTT, que na sua placa mãe se chama "QPI/DRAM".

Boa sorte ;)

Pessoal, esse tópico é aberto a todos que se julguem capazes de responder as dúvidas alheias, responder; e trocar informações, etc. Não esperem que apenas eu responda. Suas respostas podem ser 10x melhores que as minhas.
 
ola nicolasm,
ja formatei varias vezes e nada. so ligar e esperar um a drez min da o error "o driver do video parou e se recuperou" apos diso nao da mais problema.
a maquina roda normal. ate joga um jogo com A.I. ligado.....
jogando com A.I. desigado roda tudo sem problema, mas ligando o A.I. demora pouco e trava tudo.
ontem fiz um teste no Heaven Benchmark Unigine com DX 11 e travo ja na entrada, ai fiz um teste com a escolha do DX 10 rodo uma beleza!!??
fiz o teste antes citado, uma hora em 100% e nao deu problema. do com a placa aqui para levar na troca. mas sera e ela?
so aumentar agora o VTT para ver. mas vou ariscar e trocar ela, ai ja elimina uma duvida.
asim que tenho a nova vou reponder denovo, se foi ela ou nao.

valeu a ajuda,
bernhard
 
Última edição:
Pessoal ativo do tópico aí, vocês usam o Load Line Calibration Enabled? Essas voltagens são com ele ativado?
 
Acompanho o tópico a um tempo ja, e da pra perceber que os usuarios aqui do adrenaline são diferenciados. Valeu, em breve tentarei contribuir também.
 
Pessoal ativo do tópico aí, vocês usam o Load Line Calibration Enabled? Essas voltagens são com ele ativado?

Eu pelo menos deixo o LLC habilitado sempre. Apesar de que as vezes nem precisa.

Acompanho o tópico a um tempo ja, e da pra perceber que os usuarios aqui do adrenaline são diferenciados. Valeu, em breve tentarei contribuir também.

Contribuições são sempre bem vindas :D

Ótimo tópico. Parabéns

Se serviu pra algo, foi ótimo. :)
 
Olá Nicolas ,

Comecei a pouco acompanhar o topico,que está sendo muito util e tirou muitas duvidas tambem. Estou com problemas de estabilidade na minha configuração, eu sei que é falta de ajustes e que devo estar esquecendo de algo, deixo abaixo minha configuração na Bios para você dar uma sugestão.


CPU ratio: 21
BLCK- : 200
DRAM Frequency : 1603 MHz
UCLK Frequency : 3200 MHz

Cpu differential 800mv
CPU clock skew +300mv
IOH clock skew (auto)

Digi + PWR mode - X-Power
Load-line Calibration - FULL

CPU Voltage : 1.30
CPU PLL Voltage : 1.88
QPI/DRAM : 1.25
DRAM Voltge : 1.65
IOH Voltage : 1.30
IOH PCIE voltage ( auto)
ICH Voltage : 1.2
ICH Voltage PCIE (auto)


Intel Speedstep - Disable
Execute disable bit- Disable
CPU TM function- Enable
HT Enable
Intel Virtualization- Enable
C1E support- Disable
CPU Speed spectrum-Disable


Um abraço
 
Olá Nicolas ,

Comecei a pouco acompanhar o topico,que está sendo muito util e tirou muitas duvidas tambem. Estou com problemas de estabilidade na minha configuração, eu sei que é falta de ajustes e que devo estar esquecendo de algo, deixo abaixo minha configuração na Bios para você dar uma sugestão.


CPU ratio: 21
BLCK- : 200
DRAM Frequency : 1603 MHz
UCLK Frequency : 3200 MHz

Cpu differential 800mv
CPU clock skew +300mv
IOH clock skew (auto)

Digi + PWR mode - X-Power
Load-line Calibration - FULL

CPU Voltage : 1.30
CPU PLL Voltage : 1.88
QPI/DRAM : 1.25
DRAM Voltge : 1.65
IOH Voltage : 1.30
IOH PCIE voltage ( auto)
ICH Voltage : 1.2
ICH Voltage PCIE (auto)


Intel Speedstep - Disable
Execute disable bit- Disable
CPU TM function- Enable
HT Enable
Intel Virtualization- Enable
C1E support- Disable
CPU Speed spectrum-Disable


Um abraço

Não precisa de muita coisa nessa mobo não... se bobear com tudo em auto só mexendo no vcore consegue o overclock que vc quer :p

No mais, essa config que vc passou, é só mudar algumas coisas...
não precisa tanto no IOH, pode deixar default ou ~1.15v
skews em auto... 4.2G é pouco pra mexer em skew.
Digi+ PWR = T-balanced
PLL = 1.81v
Depois só achar um sweet spot entre vCore(CPU Voltage) e VTT (CPU Termination).
 
Deixa dar um up aqui, porque só fim de semana pude testar.

Como já tinha sido descoberto nos posts anteriores, o over da vga não era o problema para os crashs.

Esse final de semana testei o VTT, antes estava em 1.29v (1.26v on win7) e aumentei para 1.31v (1.29v on win7) e joguei por 7 horas seguidas e não tive nenhum crash ou restart.
Creio então ter sido este o problema. Por enquanto está tudo ok.

Agradeço ao Nicolas e Henrique pelas dicas.
[]´s.

1.29v é seguro para usar no dia a dia???
 
VTT máximo seguro, segundo a Intel:
Para Bloomfield:
1.35v
Gulftown:
1.4v
 
Oh nicolas, consegui colocar meu 930 a 4,1 estáveis com o HT ligado. Abaixo segue as minhas configurações. Na sua opinião eu poderia mudar alguma coisa ou assim está bom. Obrigado desde já. No intelburn test as temps chegam a 81ºC.

CPU Ratio = 21
BCLK = 196
PCIE Frequency = 100
DRAM Frequency = 1572
UCLK =3127
Load Line Calibration = On
CPU Differential Amplitude = Auto (????)
Vcore = 1,38125
PLL = 1,88217
QPI/DRAM = 1,33125
IOH = 1,20616
ICH = 1,20616
DRAM Voltage = 1,63031
 
Oh nicolas, consegui colocar meu 930 a 4,1 estáveis com o HT ligado. Abaixo segue as minhas configurações. Na sua opinião eu poderia mudar alguma coisa ou assim está bom. Obrigado desde já. No intelburn test as temps chegam a 81ºC.

CPU Ratio = 21
BCLK = 196
PCIE Frequency = 100
DRAM Frequency = 1572
UCLK =3127
Load Line Calibration = On
CPU Differential Amplitude = Auto (????)
Vcore = 1,38125
PLL = 1,88217
QPI/DRAM = 1,33125
IOH = 1,20616
ICH = 1,20616
DRAM Voltage = 1,63031

A temperatura já tá no talo. Os 930 são piores para overclock do que os antigos 920 D0, mas esse seu aí .... :( hehehe

O vcore tá lá em cima também, vc precisa realmente de 1,38v para estabilizar 4.1Ghz? VTT (qpi/dram) também.... precisa de 1.33v para apenas 3127Mhz de Uncore??

Olha... a Rampage 2 não chora pra 200 de BCLK, por sinal qualquer X58 faz isso. Sua mobo é ótima para esse tipo de overclock diário, então sobra pra CPU.

Nem sempre mais tensão trás mais estabilidade.

No seu caso, eu faria o seguinte:
BCLK - 200 (pra ficar tudo "redondo")
PCIE - 100
DRAM - 1600 (ajusta os timings conforme especificado nos pentes de memória)
LLC - Enable
IOH - ~1.15v
ICH - mínimo
DRAM Voltage - 1.65v (que deve ser o padrão das suas memórias)

Esses são parâmetros por ora fixos. Vamos aos pontos chave:

Ratio - comece com um valor baixo, como 17x (o que vai te dar 3.4GHz) e vai subindo.. agora vai entrar o vCore
vCore - os 930 são mais fominhas, seta 1.35v e tenta manter isso... vê até onde chega o processador estável, APENAS AUMENTANDO O RATIO, com o vCore citado anteriormente, monitorando as temperturas... SE precisar, e as temperauras estiverem OK, vai aumentando um pouco o vCore.
QPI/DRAM - esse é um valor que é quase impossível eu te dizer. Varia muito de processador pra processador, e também com o vCore. Tenta com 1.32volts (mas poderia usar menos para 3200 de uncore).

Ah!

O PLL deixa em 1.81v.

Boa sorte :)
 
Última edição:
Não precisa de muita coisa nessa mobo não... se bobear com tudo em auto só mexendo no vcore consegue o overclock que vc quer :p

No mais, essa config que vc passou, é só mudar algumas coisas...
não precisa tanto no IOH, pode deixar default ou ~1.15v
skews em auto... 4.2G é pouco pra mexer em skew.
Digi+ PWR = T-balanced
PLL = 1.81v
Depois só achar um sweet spot entre vCore(CPU Voltage) e VTT (CPU Termination).



Nicolas Obrigado pela ajuda, seguindo sua orientação melhorou muito agora 4.2G correndo tudo 100% agora minha meta é os 4.5G , esperando algumas peças do WC

:yes:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo