[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

nos exaustivos testes q fiz trocando e testando pasta térmica em CPU a uns anos atrás o q trazia melhor resultado era apertar o cooler com FORÇA sobre a pasta, fazendo pressão mesmo pra "colar". isso fazia a condutibilidade ser muito mais eficiente e a temperatura em média ficava uns 7 graus a menos q só encaixar o cooler e prender naturalmente com a alavanca sem força-lo. independente de como for passar a pasta, qdo for colocar o dissipador por cima da CPU ou GPU aperte com FORÇA, lógico q com cuidado pra não exagerar.

Entendi, mas no caso da placa de vídeo é só apertar bem os parafusos, né? Mesmo assim, a MX-4 reduziu apenas 2~3º e talvez até menos pois não teve um dia tão quente quanto os em que ela batia 94º, acho até que 94º é mesmo o número dela pois quando chega lá, a temperatura estabiliza e no máximo cai para 93º em breves momentos. Antes eu usava a AK455 no GPU, dessa vez troquei os themal pads por um vendedor que disse vender a versão Arctic original e usei a MX-4.

Já tentei undervolt mas nessa placa não funciona bem, rapidinho eu tenho black screen.
 
Entendi, mas no caso da placa de vídeo é só apertar bem os parafusos, né? Mesmo assim, a MX-4 reduziu apenas 2~3º e talvez até menos pois não teve um dia tão quente quanto os em que ela batia 94º, acho até que 94º é mesmo o número dela pois quando chega lá, a temperatura estabiliza e no máximo cai para 93º em breves momentos. Antes eu usava a AK455 no GPU, dessa vez troquei os themal pads por um vendedor que disse vender a versão Arctic original e usei a MX-4.

Já tentei undervolt mas nessa placa não funciona bem, rapidinho eu tenho black screen.

A placa seria o Sapphire R9 de 3 fans?
As temperaturas já eram altas antes de trocar a pasta de fábrica?

Vi alguns reviews e essa placa não deveria aquecer dessa forma.

Se estiver na garantia, pessoalmente consideraria fazer o rma.
 
A placa seria o Sapphire R9 de 3 fans?
As temperaturas já eram altas antes de trocar a pasta de fábrica?

Vi alguns reviews e essa placa não deveria aquecer dessa forma.

Se estiver na garantia, pessoalmente consideraria fazer o rma.

É sim, ela sempre foi esquentadinha mesmo, só que antes do BF1 ela ficava ali nos 80~83º, com BF1 ela chega fácil nos 90º em dias quentes, temperatura normal por aqui é 34º durante a parte mais quente do dia. Não esta em garantia.
 
É sim, ela sempre foi esquentadinha mesmo, só que antes do BF1 ela ficava ali nos 80~83º, com BF1 ela chega fácil nos 90º em dias quentes, temperatura normal por aqui é 34º durante a parte mais quente do dia. Não esta em garantia.
pode ser tb os coolers q ja perderam eficiência.
 
Estava pensando em trocar a pasta térmica que veio com o cooler box do ryzen 7, mas pelo que andei pesquisando e pela pagina anterior deste tópico,parece que nao haverá muita diferença. O jeito eh torcer pro inverno ser mais longo,trocar o cooler ou diminuir o overclock no meu 1700.
 
nos exaustivos testes q fiz trocando e testando pasta térmica em CPU a uns anos atrás o q trazia melhor resultado era apertar o cooler com FORÇA sobre a pasta, fazendo pressão mesmo pra "colar". isso fazia a condutibilidade ser muito mais eficiente e a temperatura em média ficava uns 7 graus a menos q só encaixar o cooler e prender naturalmente com a alavanca sem força-lo. independente de como for passar a pasta, qdo for colocar o dissipador por cima da CPU ou GPU aperte com FORÇA, lógico q com cuidado pra não exagerar.

Dei uma apertada maior nos parafusos e dei uma apertada no centro dela, a temperatura não passou de 83º e nos últimos dias no máximo 80º, só que são dias frios e acredito que quando voltar o clima normal, essa temperatura suba uns 5 ou 6º.
 
Alguem aqui ja usou a CM Makernano

Estou entre ela e a MX4.
 
Galera, tenho uma pasta térmica que veio junto com o 212x
Vou usar o i7 7700k, devo comprar uma pasta térmica com nitrato de prata ou devo usar a que veio com o 212x mesmo? Qual será mais efetiva? Valeu!
 
coloquei a Gelid GC Extreme hoje. a pasta q veio no notebook estava a exatos 5 anos e meio, prata, seca já, sólida. qdo tirei saíram os pedaços.

em IDLE tava batendo 60°C, jogando em FULL variando entre 75-85°C.
com a Gelid em IDLE tá 39°C e jogando FULL variando entre 60-70°C.
temperatura ambiente 18°C.
cSbTXpT.jpg


evYyXQF.jpg


ppClmzV.jpg
 
Última edição:
Estou pensando em comprar a Phobya LM pra usar sobre IHS do processador. Vi que a mesma e condutora elétrica e não pode ser usado pra delid, uma vez que cair sobre o circuito a mesma coroe o circuito. Meu WaterCooler e de cobre, alguém ja usou essa Pasta. Diz que não deve ser usado sobre dissipador de metal.
 
Estou pensando em comprar a Phobya LM pra usar sobre IHS do processador. Vi que a mesma e condutora elétrica e não pode ser usado pra delid, uma vez que cair sobre o circuito a mesma coroe o circuito. Meu WaterCooler e de cobre, alguém ja usou essa Pasta. Diz que não deve ser usado sobre dissipador de metal.
Pelo que eu li não pode ser usado em dissipadores de alumínio.
Veja o thermal grizzly conductonaut é mais cara mas é melhor.
 
Última edição:
Dei uma apertada maior nos parafusos e dei uma apertada no centro dela, a temperatura não passou de 83º e nos últimos dias no máximo 80º, só que são dias frios e acredito que quando voltar o clima normal, essa temperatura suba uns 5 ou 6º.

Cuidado nesse procedimento de dar muito torque nos parafusos, porque pode ser que o shin ou até a base do cooler não esteja totalmente plano, e com isso pode trincar/quebrar o die, quebrar o suporte da placa-mãe, que seja...

O melhor a se fazer é tentar ver se a base do cooler está plano e se não estiver, compre lixas e tenha paciência para lixar e polir até ficar igual um espelho
 
Eu comprei essa aqui com free shipping, essa pasta é uma das melhores tirando as de metal liquido(thermal grizzly conductonaut).
www.amazon.com/gp/product/B00ZJS8Q6S/ref=ox_sc_act_title_1?smid=ANNSJU9W28Y9J&psc=1

Tá certo o preço dos vendedores da Amazon? Tudo acima de US$50!

Tem no MercadoLivre na média de 120 reais. Eu irei de Conductonaut quando precisar trocar também. Liquid Metal é muito bom, tirando esses cuidados já mencionados acima. Nada que uma simples fita isolante 3M 33+ não proteja, já que ele aguenta 105 Cº e não é grosso que nem a fita 3M Super 88.
 
Pessoal, andei vendo que muita gente investe na pasta térmica, mas tentem sempre verificar o nível de polimento/acabamento/nivelamento da base do heatsink.

Eu acredito que hoje em dia a fabricação dessas peças sejam precisas, mas dá muita diferença quando se faz um trabalho com lixas em casa. Na época que eu fiz nos coolers de Athlon XP, era um milagre conseguir tirar Mhz a mais só com isso. Hoje ainda que pastas térmicas boas estão mais caras para virem em uma quantidade tão pequena, não faz sentido para mim ficar desperdiçando.
 
Cuidado nesse procedimento de dar muito torque nos parafusos, porque pode ser que o shin ou até a base do cooler não esteja totalmente plano, e com isso pode trincar/quebrar o die, quebrar o suporte da placa-mãe, que seja...

O melhor a se fazer é tentar ver se a base do cooler está plano e se não estiver, compre lixas e tenha paciência para lixar e polir até ficar igual um espelho
 


Tá certo o preço dos vendedores da Amazon? Tudo acima de US$50!

Tem no MercadoLivre na média de 120 reais. Eu irei de Conductonaut quando precisar trocar também. Liquid Metal é muito bom, tirando esses cuidados já mencionados acima. Nada que uma simples fita isolante 3M 33+ não proteja, já que ele aguenta 105 Cº e não é grosso que nem a fita 3M Super 88.
 
Pessoal, andei vendo que muita gente investe na pasta térmica, mas tentem sempre verificar o nível de polimento/acabamento/nivelamento da base do heatsink.

Eu acredito que hoje em dia a fabricação dessas peças sejam precisas, mas dá muita diferença quando se faz um trabalho com lixas em casa. Na época que eu fiz nos coolers de Athlon XP, era um milagre conseguir tirar Mhz a mais só com isso. Hoje ainda que pastas térmicas boas estão mais caras para virem em uma quantidade tão pequena, não faz sentido para mim ficar desperdiçando.

Cara eu tenho um noctua NH U12P (esqueci o nome da tecnica) lixei a base dele e com isso diminuiu 3-4 no over que eu tinha com meu i7 870
Tem que fica procurando na amazon.. prq eu comprei uma de 11g por 28 dolares.
 
Pessoal, faz anos que comprei uma Artic Silver 5 (2012 mais ou menos), já faz tempo que acabou e preciso trocar a pasta do meu not. Qual pasta recomendam hoje? a AS5 continua sendo uma das melhores ou tem outras superiores?
 
Pessoal, faz anos que comprei uma Artic Silver 5 (2012 mais ou menos), já faz tempo que acabou e preciso trocar a pasta do meu not. Qual pasta recomendam hoje? a AS5 continua sendo uma das melhores ou tem outras superiores?
cara, vim pro tópico na mesmo intenção.
Não vejo ninguém falar dela mais apesar de eu sempre usar.. Eu não tenho oq reclamar, más ha melhores que ela ?
 
Pessoal, faz anos que comprei uma Artic Silver 5 (2012 mais ou menos), já faz tempo que acabou e preciso trocar a pasta do meu not. Qual pasta recomendam hoje? a AS5 continua sendo uma das melhores ou tem outras superiores?
cara, vim pro tópico na mesmo intenção.
Não vejo ninguém falar dela mais apesar de eu sempre usar.. Eu não tenho oq reclamar, más ha melhores que ela ?

Reivindicações e resultados de teste (Arctic Silver 5)

"A empresa afirma que a condutividade térmica da AS-5 é de 8,7 W (m · K ). No entanto, um estudo liderado pelo National Renewable Energy Laboratory dos EUA descobriu que era apenas 0,94 W / (m · K). (Wikipedia)"

tire suas conclusões pq ninguém mais fala dela...
pode ir seguro de Gelid GC Extreme, Maker Nano, MX-4, Noctua NT-H1, Xigmatec XI-3
 
Última edição:
Estou pensando em comprar a Phobya LM pra usar sobre IHS do processador. Vi que a mesma e condutora elétrica e não pode ser usado pra delid, uma vez que cair sobre o circuito a mesma coroe o circuito. Meu WaterCooler e de cobre, alguém ja usou essa Pasta. Diz que não deve ser usado sobre dissipador de metal.

Pelo que eu li não pode ser usado em dissipadores de alumínio.
Veja o thermal grizzly conductonaut é mais cara mas é melhor.

"Sua aplicação necessita muito cuidado. Por ser 100% de metal ela conduz eletricidade e sua aplicação não é fácil, necessitando de atenção redobrada por ser líquida, podendo causar acidentes com facilidade. Ela nunca deve ser usada com COOLER/WATERCOOLER de ALUMÍNIO, pois seu principal componente é o gálio, elemento químico que reage com o alumínio corroendo-o ao longo do tempo."

Não existe nenhuma pasta térmica melhor do que as de metais líquido até hj ainda...Problema dela é que se vc deixar cair nos componentes hahaha já era tudo mano. Sim elas podem ser utilizadas em DELID pois se vc pesquisar ai no youtube vai ver alguns malucos fazendo com elas...
 
Galera, aparentemente, é confiável importar a Noctua NT-H1 no aliexpress? Em tal site, eu encontrei essa pasta térmica anunciada por cerca de 5 dólares, porém supostamente se trata da versão "open box", o que me deixou em dúvida quanto a origem e a autenticidade dela.
 
Minha Gelid GC Extreme 3,5g provavelmente chega amanhã comprada na Megamamute...Paguei 52 R$ + frete com um cupom que achei na net...Agora ta mais barata ainda la por boleto se não me engano R$ 47,76
 
eu paguei 21,00 com frete incluso na Gelid GC Extreme 1g. como foi só pro notebook, usei e sobrou. comprei no eBay, levou 2 meses pra chegar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo