• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Poxa, agora já comprei a Arctic Cooling MX-4, se visse isso um pouco antes comprava a AS5, mas dá nada só 10 reais de diferença.
É boa também.
Não tenho experiência com essa pasta porque tenho um tubo de 12g da AS5 que comprei a alguns anos por R$75,00.
Se não fosse por isso, teria comprado uma MX-4 quando a AS5 de 3,5g acabasse.
 
Galera eu estou com uma dúvida desgramada... tô afim de comprar uma pasta térmica PcYes tp-15 25R$ na kabum http://m.kabum.com.br/produto/75479/pasta-termica-pcyes-1-5g-tp-15.
Só que não achei nada a respeito dela nenhum teste relato nem nada, até no mercado livre eu olhei se tinha algo relacionado a ela, alguém aí já usou ou sabe de que ela é feita? silicone ou prata.

Meu palpite o OEM da pasta PcYes é provavelmente a Halnziye, que fornece também pastas para outras empresas.
A pasta provavelmente é o HY880 aqui.

Nesse link aqui mostra outras pastas OEM.

Para um fabricante que não submete seus produtos a reviews, é difícil fazer qualquer palpite sobre a sua qualidade e desempenho.

Pessoalmente, consideraria outras opções de pastas que sejam mais conceituadas e divulgadas por reviews.
 
Meuuu deus é essa mesmo *-* muito obrigado man, essas marcas que só trocam o rotulo é foda. Acho que vou optar pela arctic silver 5 mesmo, tem muitos review tá a bastante tempo no mercado e tem um otimo preço, muito obrigado.
Meu palpite o OEM da pasta PcYes é provavelmente a Halnziye, que fornece também pastas para outras empresas.
A pasta provavelmente é o HY880 aqui.

Nesse link aqui mostra outras pastas OEM.

Para um fabricante que não submete seus produtos a reviews, é difícil fazer qualquer palpite sobre a sua qualidade e desempenho.

Pessoalmente, consideraria outras opções de pastas que sejam mais conceituadas e divulgadas por reviews.
 
Poxa, agora já comprei a Arctic Cooling MX-4, se visse isso um pouco antes comprava a AS5, mas dá nada só 10 reais de diferença.

Na verdade o AS5 possui propriedades levemente capacitivas, com potencial de causar curto em circuitos eletrônicos, conforme descrito no link do AS5.
Mas de fato pode ser usado em cpu e gpu:

Not Electrically Conductive:
Arctic Silver 5 was formulated to conduct heat, not electricity.
(While much safer than electrically conductive silver and copper greases, Arctic Silver 5 should be kept away from electrical traces, pins, and leads. While it is not electrically conductive, the compound is very slightly capacitive and could potentially cause problems if it bridges two close-proximity electrical paths.)

Meuuu deus é essa mesmo *-* muito obrigado man, essas marcas que só trocam o rotulo é foda. Acho que vou optar pela arctic silver 5 mesmo, tem muitos review tá a bastante tempo no mercado e tem um otimo preço, muito obrigado.

Pessoalmente, não optaria também pelo AS5.
Pela sua faixa de preço, consideraria opções mais modernas do que a AS5, pois sua formulação já é considerada bem antiquada.
 
Meuuu deus é essa mesmo *-* muito obrigado man, essas marcas que só trocam o rotulo é foda. Acho que vou optar pela arctic silver 5 mesmo, tem muitos review tá a bastante tempo no mercado e tem um otimo preço, muito obrigado.

Na verdade o AS5 possui propriedades levemente capacitivas, com potencial de causar curto em circuitos eletrônicos, conforme descrito no link do AS5.
Mas de fato pode ser usado em cpu e gpu:

Not Electrically Conductive:
Arctic Silver 5 was formulated to conduct heat, not electricity.
(While much safer than electrically conductive silver and copper greases, Arctic Silver 5 should be kept away from electrical traces, pins, and leads. While it is not electrically conductive, the compound is very slightly capacitive and could potentially cause problems if it bridges two close-proximity electrical paths.)



Pessoalmente, não optaria também pelo AS5.
Pela sua faixa de preço, consideraria opções mais modernas do que a AS5, pois sua formulação já é considerada bem antiquada.

@EdsonSM Então foi bom eu ter investido 10 reais a mais e comprado a Arctic Cooling MX-4?
@FreeLong Se seguir o conselho do Edson vai na Arctic Cooling MX-4, comprei no mercado livre por 10 reais a mais que a AS5.
 
@EdsonSM Então foi bom eu ter investido 10 reais a mais e comprado a Arctic Cooling MX-4?

A preferência seria mais pessoal entre as duas marcas.

A AS5 deve atender as necessidades para uso geral do pc.
Ela somente não estaria entre as melhores opções, especialmente em cenários envolvendo temperaturas mais altas, como em caso de over, notebooks ou até placas de vídeos.

@FreeLong Se seguir o conselho do Edson vai na Arctic Cooling MX-4, comprei no mercado livre por 10 reais a mais que a AS5.

O MX-4 é uma boa opção, sem dúvidas.
Mas existem também outras boas opções que não descartaria. :joia:
 
Ixiiii FERROUuUu já comprei a pasta no impulso do vicio, ja tava a 5 meses sem utilizar o notebook não aguentava mais, comprei antes de ver o seu ultimo comentario com medo do pagamento não ser aprovado a tempo comprei via expresso mesmo, o meu notebook é um sony vaio svf152c29x, com relação a curto da as5 acho que não vou ter problemas por causa da proteção, meus jogos não são pesados ultimamente só ando jogo lol, espero que ela quebre um galho:melior4:
pBXicRU.jpg
 
Fala galera

Qual pasta termica me recomendam para meu FX 8350 e meu WC Corsair H80i

Desde já agradeço.
 
o meu notebook é um sony vaio svf152c29x, com relação a curto da as5 acho que não vou ter problemas por causa da proteção, meus jogos não são pesados ultimamente só ando jogo lol, espero que ela quebre um galho

Você pode usar o AS5 tomando o cuidado com a quantidade aplicada e sem querer suje algum outro componente da placa.

Pelo link, o fabricante diz que o AS5 por ser capacitivo pode causar "problemas", sem especificar se seriam instabilidades ou algo mais grave por conta da eletricidade.

A impressão que tenho que eles usaram uma expressão de advertência sobre o uso do produto que ficou confusa ou genérica até para os gringos entenderem.
Na minha opinião pessoal ao invés de dizer pode potencialmente causar problemas, teria ficado mais claro a expressão pode potencialmente causar danos permanentes.

Uma outra crítica, o AS5 já teve sua alta condutividade térmica contestada por um estudo que revelou ser de apenas 0.94 (link aqui).

Ixiiii FERROUuUu já comprei a pasta no impulso do vicio, ja tava a 5 meses sem utilizar o notebook não aguentava mais, comprei antes de ver o seu ultimo comentario com medo do pagamento não ser aprovado a tempo comprei via expresso mesmo

Pessoalmente, assim que o tubo do AS5 acabar, consideraria outras opções de compra.
Não vejo razão para continuar indicando o AS5, a não ser que já tenha em mãos ou a loja de preferência não tenha opções melhores.

Pela sua faixa de preço no ML, poderia-se adquirir por exemplo o Shin-Etsu X23-7783d que possui boas referências.
Empresas como a Corsair, Intel, Asetek já usaram pastas desse fabricante.
 
Fala galera

Qual pasta termica me recomendam para meu FX 8350 e meu WC Corsair H80i

Desde já agradeço.

O H80i já vem com uma pasta pré-aplicada de boa qualidade.
Creio que seja da Dow Corning ou senão da Shin Etsu.

Pessoalmente, recomendo manter a pasta original a não ser que precise refazer a instalação ou ter um tubo mais como reserva.

A maioria das pastas de marcas mais conhecidas são boas o suficiente e a preferência seria mais pessoal.

São boas opções (se quiser você pode achá-los nessa loja aqui):

Deepcool Z5
Cooler Master Thermal Fusion 400
Xigmatek PTI G4512

Caso prefira comprar no ML, tem o Shin Etsu X23-7783d e o MX4.

A Cooler Master lançou recentemente o Master Gel Maker, se interessar pode achá-lo aqui ou no ML.
 
Você pode usar o AS5 tomando o cuidado com a quantidade aplicada e sem querer suje algum outro componente da placa.

Pelo link, o fabricante diz que o AS5 por ser capacitivo pode causar "problemas", sem especificar se seriam instabilidades ou algo mais grave por conta da eletricidade.

A impressão que tenho que eles usaram uma expressão de advertência sobre o uso do produto que ficou confusa ou genérica até para os gringos entenderem.
Na minha opinião pessoal ao invés de dizer pode potencialmente causar problemas, teria ficado mais claro a expressão pode potencialmente causar danos permanentes.

Uma outra crítica, o AS5 já teve sua alta condutividade térmica contestada por um estudo que revelou ser de apenas 0.94 (link aqui).



Pessoalmente, assim que o tubo do AS5 acabar, consideraria outras opções de compra.
Não vejo razão para continuar indicando o AS5, a não ser que já tenha em mãos ou a loja de preferência não tenha opções melhores.

Pela sua faixa de preço no ML, poderia-se adquirir por exemplo o Shin-Etsu X23-7783d que possui boas referências.
Empresas como a Corsair, Intel, Asetek já usaram pastas desse fabricante.
 


O H80i já vem com uma pasta pré-aplicada de boa qualidade.
Creio que seja da Dow Corning ou senão da Shin Etsu.

Pessoalmente, recomendo manter a pasta original a não ser que precise refazer a instalação ou ter um tubo mais como reserva.

A maioria das pastas de marcas mais conhecidas são boas o suficiente e a preferência seria mais pessoal.

São boas opções (se quiser você pode achá-los nessa loja aqui):

Deepcool Z5
Cooler Master Thermal Fusion 400
Xigmatek PTI G4512

Caso prefira comprar no ML, tem o Shin Etsu X23-7783d e o MX4.

A Cooler Master lançou recentemente o Master Gel Maker, se interessar pode achá-lo aqui ou no ML.

Na verdade precisei remover o WC e depois disso percebi que aumentou um pouco a temperatura.
Estava na média de 17 com o WC em balanced. Hoje em dia tá na média de 25.
E também já tem cerca de dois anos.
Iria aproveitar e trocar do meu not que já faz uns 3 anos támbem
 
Na verdade precisei remover o WC e depois disso percebi que aumentou um pouco a temperatura.
Estava na média de 17 com o WC em balanced. Hoje em dia tá na média de 25.
E também já tem cerca de dois anos.
Iria aproveitar e trocar do meu not que já faz uns 3 anos támbem

Pessoalmente como você pretende usar também no notebook consideraria o Master Gel Maker ou o Shin Etsu X23-7783d.

Embora a Master Gel ainda tenha poucas referências, seus resultados são favoráveis com relação a outras pastas high-end.
Veja reviews aqui e aqui.
Acho que ela pode valer a pena, pois não custa tanto mais do que pastas como o MX4.
 
Última edição:
Uma coisa a se analisar é como a pasta se comporta em chips com die exposto e altas temperaturas, como VGAs e GPUs. Em alguns casos a situação muda bastante. Tem um teste do Toms Hardware onde uma AS5 é menos de 1 grau pior que uma Xigmatek 4512 testando com CPU e temperaturas mais baixas, cerca de 2% de diferença. Porém no teste com GPU, houve uma diferença de 4 graus em favor da Xigmatek, onde a diferença cresceu pra mais de 5%.

Acho válido verificar isso dependendo da aplicação, em um computador geralmente qualquer pasta térmica não genérica vai ser mais que o suficiente pra não causar nenhum problema, mas em caso de um notebook, onde é comum se trabalhar no limite das temperaturas suportadas pelo processador e GPU, além dos dies expostos, qualquer meio grau pode significar throttling ou não, e nesse caso é possível ver que uma Xigmatek 4512 e a antiga Arctic MX-2 são superiores a mais nova e teoricamente superior MX-4 e bem a frente da venerada Arctic Silver 5.

Outra situação nesse teste é a Cooler Master Value, considerada como equivalente de uma genérica. Num processador, com cooler sobre dimensionado ocorre uma diferença de 3ºC dela pra uma pasta top de linha, enquanto na aplicação em GPU essa diferença cresce pra mais de 15ºC.

http://www.tomshardware.com/reviews/thermal-paste-performance-benchmark,3616.html



GPU e provavelmente se aplica a CPUs de notebooks
04-GPU-Cooling.png



CPUs comuns
02-Air-Cooling-High-Pressure.png
 
Última edição:
Uma coisa a se analisar é como a pasta se comporta em chips com die exposto e altas temperaturas, como VGAs e GPUs. Em alguns casos a situação muda bastante. Tem um teste do Toms Hardware onde uma AS5 é menos de 1 grau pior que uma Xigmatek 4512 testando com CPU e temperaturas mais baixas, cerca de 2% de diferença. Porém no teste com GPU, houve uma diferença de 4 graus em favor da Xigmatek, onde a diferença cresceu pra mais de 5%.

Acho válido verificar isso dependendo da aplicação, em um computador geralmente qualquer pasta térmica não genérica vai ser mais que o suficiente pra não causar nenhum problema, mas em caso de um notebook, onde é comum se trabalhar no limite das temperaturas suportadas pelo processador e GPU, além dos dies expostos, qualquer meio grau pode significar throttling ou não, e nesse caso é possível ver que uma Xigmatek 4512 e a antiga Arctic MX-2 são superiores a mais nova e teoricamente superior MX-4 e bem a frente da venerada Arctic Silver 5.

Outra situação nesse teste é a Cooler Master Value, considerada como equivalente de uma genérica. Num processador, com cooler sobre dimensionado ocorre uma diferença de 3ºC dela pra uma pasta top de linha, enquanto na aplicação em GPU essa diferença cresce pra mais de 15ºC.

http://www.tomshardware.com/reviews/thermal-paste-performance-benchmark,3616.html

GPU e provavelmente se aplica a CPUs de notebooks
04-GPU-Cooling.png

CPUs comuns
02-Air-Cooling-High-Pressure.png

Acredito que no caso de notebooks, os dissipadores se enquadrem melhor na categoria de Low Mounting System.
Nesse cenário, o dissipador tem pressionamento limitado, operando em temperaturas com faixas mais altas tal como o cooler box da Intel.

O link da review que corresponderia ao notebooks, deveria ser esse aqui.

O cenário GPU se refere a dissipadores de placas de vídeos e o CPU Air Cooling High Pressure se referem a air coolers com backplate como o 212.
 
Última edição:
Comprei a prolimatech k3.

paguei 60 reais

Será boa para meu FX8350 e meu H80i?
 
Comprei a prolimatech k3.

paguei 60 reais

Será boa para meu FX8350 e meu H80i?

diria que pasta termica é menor dos problemas mais importante o discipador bom e gabinete que ar flua bastante pra discipacao boa de calor ainda mais esses FX ae que sao quente pra burro recomendo nem usar essses cooler box pegue cooler com bastante metal como da foto abaixo

hyper-z600-2.jpg
 
Sim, a pasta deve atender bem as necessidades.

PS: veja o link do fabricante aqui, eles não faltaram com bom humor no marketing do produto:

"Like two hot lovers, a heatsink and the processor want to make full contact."

:haha:

Dei uma olhada, os caras são F###.
Agora é esperar chegar e testar.
 
diria que pasta termica é menor dos problemas mais importante o discipador bom e gabinete que ar flua bastante pra discipacao boa de calor ainda mais esses FX ae que sao quente pra burro recomendo nem usar essses cooler box pegue cooler com bastante metal como da foto abaixo

hyper-z600-2.jpg

Acho que voce não entendeu ou não prestou atenção no que eu escrevi.
Mas blz
 
Ae galera, to trocando de CPU e vou trocar cooler e pasta térmica tbm. O cooler eu vou pegar um bem barato só pra me livrar daqueles pininhos chatos do box da intel, a minha dúvida mesmo é sobre pasta térmica, que eu não entendo nada.
Dei uma olhada por ai e achei umas de 50 conto, não queria gastar tudo isso, e é ai que entra esse maravilhoso tópico:
Como vou comprar o cooler separado, e ele não vem com pasta térmica aplicada, vou ter que comprar outra.(certo?)
Qual devo comprar, pensando em CxB?
Tenho tbm umas dúvidas de como aplicar, sempre espalhei uniformemente, mas não sei se é o melhor jeito.
Vlw!
EDIT:O cooler que eu tinha achado não é do mesmo socket que minha placa, preciso pesquisar mais.
 
Última edição:
Ae galera, to trocando de CPU e vou trocar cooler e pasta térmica tbm. O cooler eu vou pegar um bem barato só pra me livrar daqueles pininhos chatos do box da intel, a minha dúvida mesmo é sobre pasta térmica, que eu não entendo nada.
Dei uma olhada por ai e achei umas de 50 conto, não queria gastar tudo isso, e é ai que entra esse maravilhoso tópico:
Como vou comprar o cooler separado, e ele não vem com pasta térmica aplicada, vou ter que comprar outra.(certo?)
Qual devo comprar, pensando em CxB?
Tenho tbm umas dúvidas de como aplicar, sempre espalhei uniformemente, mas não sei se é o melhor jeito.
Vlw!

Os coolers acompanham um tubo ou sachê com pasta térmica.
Alguns coolers vem com pasta pré-aplicada.

Geralmente a pasta térmica de fábrica atende as necessidades gerais, a não ser que tenha preferência por outra mais renomada.
Pessoalmente recomendo um tubo de pasta de reserva mais para o caso dos coolers que vem com pasta pré-aplicada.
 
Eu uso a Z5 da deepcool, não tenho nada do que reclamar, sobre a quantidade certa na hora da aplicação da pasta térmica, é só procurar no youtube que existem vários vídeos legais sobre o tema.
 
Comprei uma Gelid GC Extreme para a GPU (EVGA GTX 970 ACX 2.0+) que está batendo 80º em poucos segundos de gameplay e rolando muito Throttling.
Vamos ver no que vai dar... Estava em dúvida entre ela e Arctic Cooling MX-4 / Arctic Silver 5, a escolhi devido estar entre as melhores em todos os testes.

Queria mesmo era a Noctua NT-H1 mas infelizmente esgotou na unica loja que tinha ela disponível no Brasil (Waz/BH-MG - R$35,00).
Dizem ser uma das melhores Pastas Térmica da atualidade. Agora só se consegue importando....

Qual a melhor forma de aplicar em GPU??
 
Comprei uma Gelid GC Extreme para a GPU (EVGA GTX 970 ACX 2.0+) que está batendo 80º em poucos segundos de gameplay e rolando muito Throttling.
Vamos ver no que vai dar... Estava em dúvida entre ela e Arctic Cooling MX-4 / Arctic Silver 5, a escolhi devido estar entre as melhores em todos os testes.

Queria mesmo era a Noctua NT-H1 mas infelizmente esgotou na unica loja que tinha ela disponível no Brasil (Waz/BH-MG - R$35,00).
Dizem ser uma das melhores Pastas Térmica da atualidade. Agora só se consegue importando....

Qual a melhor forma de aplicar em GPU??

A forma de aplicação depende da preferência e prática de cada um.

Pessoalmente, prefiro o método do grão no centro e deixar o pressionamento do próprio dissipador espalhar a pasta.
 
A Gelid GC Extreme sem sombra de duvidas é a melhor pasta que eu já usei ate hoje, cpu ja bateu 85° de boa, eu acredito que a pasta ela ajuda muito, mas escolha certa tem que ser no cooler.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo