[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

A Gelid GC Extreme sem sombra de duvidas é a melhor pasta que eu já usei ate hoje, cpu ja bateu 85° de boa, eu acredito que a pasta ela ajuda muito, mas escolha certa tem que ser no cooler.

A forma de aplicação depende da preferência e prática de cada um.

Pessoalmente, prefiro o método do grão no centro e deixar o pressionamento do próprio dissipador espalhar a pasta.

Gostei muito dos resultados! Infelizmente perdi um pouco de pasta (- $$), nunca tinha aplicado e tive dificuldades.

Primeiro, apliquei e tentei espalhar com a espatula em volta de todo o chip mas ela ficou grudando na espatula e virou uma meleca, joguei álcool isopropílico, limpei. Depois fiz aplicação com um grão no meio e fiquei muito cismado por que ficou bem torto e sou muito perfeccionista, mesmo assim deixei passar e quando fui encaixar o cooler, não conseguia encaixar nem fudend*, quando consegui encaixar, já tinha sujado tudo, tive que abrir e limpar de novo. Na terceira e ultima, outro grão no meio não muito perfeito (sou pirado com isso) mas ai já estava ansioso e sem paciência e como ja tinha pegado o jeito de fechar a GPU, fechei, parafusei e corri logo para o teste.

Detalhe que minha GPU estava chegando em 80º em segundos e entrava sempre em Throttling (79º) Já havia testado sem o limite de temperatura e chegava em 81~84º, o que é MUITO para uma ACX 2.0. Isso que já tinha feito vários testes, mudei pro slot debaixo, fiz curva de fan, cheguei a deixar os fans em 100% e mesmo assim batia os 80, algo muito errado né? Então Baixou cerca de 7~10º (70~73º) com os fans em stock e com curva de fan baixou em média 20º (60~65).

Com certeza minha GPU veio com a Pasta Térmica ruim ou muito mal aplicada de fabrica.

Resultado muito bom! Valeu muito a pena! Ainda pretendo testar Noctua NT-H1, AS5 e MX-4.
 
Chegou minha MX-2 que havia encomendado via AliExpress. O principal motivo de estar precisando de uma pasta boa era o meu velhinho notebook de guerra, um Samsung RV411 que é equipado um um i5 480M. O mesmo tem clock base de 2.66GHz e turbo boost para 2.93GHz. É bem ultrapassado mas me atende para trabalhos de faculdade, seriado e afins. Nunca tinha comprado uma pasta térmica decente e só tinha uma Implastec que venceu em 2013 em casa, o que obviamente resulta em temperaturas ridiculamente altas, acima dos 100 graus se forçar turbo boost via Throttle Stop. Mantendo 2.4GHz da mesma maneira, era possível observar 90 graus no verão jogando TF2. Vamos aos relatos das pastas para o dia de hoje, cerca de 25 graus de temperatura ambiente:

IMPLASTEC COM NOTEBOOK FECHADO

Acima de 80 graus, mantém a 2.66GHz até chegar a 90 graus quando corta o clock para 1.33GHz. Turbo raramente é acionado, quando aciona sobe para 100 graus facilmente e em menos de 3 segundos o clock abaixa para 1.33GHz. Turbo Boost não é ativado em momento algum. Turbo boost forçado resulta em desligamento.

IMPLASTEC SEM A CARCAÇA INFERIOR

Continua a reduzir o clock quando chega a 90 graus, porém não ultrapassa os 100 graus, mantem 2.66GHz estáveis. Com turbo boost forçado, desliga.

MX-2 FECHADO

Temperaturas muito mais baixas, turbo fica ativo por longos períodos, até atingir 85 graus, onde o clock reduz pra 2.66GHz vai reduzindo a temperatura até chegar a 75 graus quando ativa o turbo novamente.

Com a implastec eu era obrigado a manter o processador a 2.4GHz para ter um uso mais constante sem redução de clocks, agora é possível manter o turbo ativo forçadamente
por tempo indeterminado com temperaturas abaixo de 90 graus. Deu pra observar uma diferença de aproximadamente 15 graus em situações que exigem bastante do processador, em idle o fan chega a desligar, coisa que nunca tinha visto a não sem em dias muito frios. Em idle antes ficava girando em torno dos 50 graus, agora fica na casa de 40 graus.

MX-2 fechado, pouca variação de clock, esse vale na temperatura foi quando o clock caiu para 2.66GHz
0Mbgopy.png


Implastec fechado, muita variação de clock, não ficava fluído nem para usar navegador
70ZynJC.png


Implastec, notebook aberto, com clock fixado em 2.66GHz
4DRhFV2.png


MX-2, notebook aberto, clock fixado em 2.66GHz
8ZmzkJ2.png



Resumindo, pasta térmica boa faz um diferença gritante em relação a genéricas, ainda mais em casos de altíssimas temperaturas como GPUs e notebooks.
 
Não ficou muito claro, qual seria o método perfeito para aplicação, e outra existe essa de tal pasta é melhor pra vga e tal pasta e melhor pra cpu?

Abraço a todos!
 
Não ficou muito claro, qual seria o método perfeito para aplicação, e outra existe essa de tal pasta é melhor pra vga e tal pasta e melhor pra cpu?

Abraço a todos!
Pessoal recomenda muito a MX-4 para ambos.
Eu só usei AS5 no CPU e na VGA.
Como minha AS5 12g está acabando, pretendo comprar uma MX-4 20g pra experimentar.
Diz que a MX-4 dura até 8 anos, quero ver mesmo se irá durar :challenge:
 
MX-4 aqui so far so good. melhor que não é condutora
 
MX-4 sem dúvida. Tenho ela aqui e não tem erro.
 
Estou com uma Noctua NT-H1 comprada em 2009, ainda dá para usar ?

Ou é melhor comprar uma nova ?
 
Acabou minha pasta e está chegando um Seidon 120V pra mim usar no i7 2600 (sem over, naturalmente).

Será que aquela pasta que a Coolermaster manda é boa?? Vou ter que usá-la dessa vez.

Estava usando AS5 no cooler box, fazia milagre, mas mesmo em stock o bendito cooler deixa meu processador em quase 80ºC jogando GTA V.

Por isso resolvi ir de WC.. peguei um de entrada, para segurar uma cpu em stock não precisa de grandes coisas, só fiquei encucado com a pasta da Coolermaster.

Quem já usou e puder postar suas impressões, agradeço.
 
Acabou minha pasta e está chegando um Seidon 120V pra mim usar no i7 2600 (sem over, naturalmente).

Será que aquela pasta que a Coolermaster manda é boa?? Vou ter que usá-la dessa vez.

Estava usando AS5 no cooler box, fazia milagre, mas mesmo em stock o bendito cooler deixa meu processador em quase 80ºC jogando GTA V.

Por isso resolvi ir de WC.. peguei um de entrada, para segurar uma cpu em stock não precisa de grandes coisas, só fiquei encucado com a pasta da Coolermaster.

Quem já usou e puder postar suas impressões, agradeço.
Baseando-se somente na marca e empresa em si, acho que é uma boa pasta térmica. Não consegui encontrar o modelo da pasta que vem junto com esse Water Cooler, mas creio que tenha boa qualidade.

Duvido que seja uma top de linha deles mas também duvido que eles coloquem uma de baixa/média qualidade.

A diferença prática de temperatura entre ela e a Arctic Silver 5 deve ser baixa (levando em consideração que a pasta que vem junto com o Seidon 120V seja de boa qualidade).

OFF: Passei um tempo sem entrar no fórum e agora que vi que você deu uma encavalada no teu PC... i7 2600, 16GB RAM, 2 GTX 970, 2 850 PRO em RAID-0, Supernova... Deve estar uma maravilha!
 
Baseando-se somente na marca e empresa em si, acho que é uma boa pasta térmica. Não consegui encontrar o modelo da pasta que vem junto com esse Water Cooler, mas creio que tenha boa qualidade.

Duvido que seja uma top de linha deles mas também duvido que eles coloquem uma de baixa/média qualidade.

A diferença prática de temperatura entre ela e a Arctic Silver 5 deve ser baixa (levando em consideração que a pasta que vem junto com o Seidon 120V seja de boa qualidade).

OFF: Passei um tempo sem entrar no fórum e agora que vi que você deu uma encavalada no teu PC... i7 2600, 16GB RAM, 2 GTX 970, 2 850 PRO em RAID-0, Supernova... Deve estar uma maravilha!
Olá amigo, a pasta é bem boa que acompanha o wc, tá gelando muito bem minha cpu.

Sim, fiz um upgrade bem radical na máquina, agora fico quieto...hehe

Abraço amigo.
 
Olá amigo, a pasta é bem boa que acompanha o wc, tá gelando muito bem minha cpu.

Sim, fiz um upgrade bem radical na máquina, agora fico quieto...hehe

Abraço amigo.
Vi a foto dele agora a pouco lá no tópico "Seu PC por Dentro", ficou muito lindo!

A propósito, como estão as temperaturas atuais?

Sobre as temperaturas com o cooler box... estavam realmente bem altas, mas não entendo ao certo. Tu mora em uma região de clima frio e estava batendo 80ºC. Cooler box não é muito bom (ao menos o da Intel), mas a temperatura estava alta demais.
 
Vi a foto dele agora a pouco lá no tópico "Seu PC por Dentro", ficou muito lindo!

A propósito, como estão as temperaturas atuais?

Sobre as temperaturas com o cooler box... estavam realmente bem altas, mas não entendo ao certo. Tu mora em uma região de clima frio e estava batendo 80ºC. Cooler box não é muito bom (ao menos o da Intel), mas a temperatura estava alta demais.

Pois é, o cooler box é terrível, chegava a quase 80ºC, agora não passa de 50ºC jogando GTA V que esquenta cpu pra caramba.

Valeu amigo, adicionei uns fans de 200mm com LED agora, depois tiro foto. Abraços!
 
Olá gente, estou no interior e esperar uma do ML não é dá por agora...
Um amigo aqui tem uma TAPCAMP prata...

Alguém já teria usado ela, estou com uma implastec aqui e não dá, ela é muito ruim.
Seria interessante usar essa tapcamp ?
Nunca havia nem ouvido falar nessa pasta térmica.

Mas ser pior que implastec... acho que não tem nem como.

Use-a e encomende uma de boa qualidade pela internet. Assim que chegar, troque.

Preciso trocar a pasta térmica do meu notebook e montar meu desktop essa semana, essa pasta térmica é boa?

Pasta Térmica DeepCool Z5 DP-TIM-Z5
Segundo um teste que vi, ela é uma pasta térmica regular/boa. Se saiu melhor que a versão Z3, Z9 e Arctic Cooling MX-2.

Recomendo que você invista um pouco mais e compre uma de melhor qualidade. Pasta térmica é usado pouco e com pouquíssima frequência.
 
A pior pasta para se ter uma boa aplicação é a gelid gc extreme
não consigo por nada deixa-la uniforme no processador então faço igual ao rbuass, espalho com a espatula dela e pouco me importo se fica falha de pasta no ihs.

O método grão fica cerca de 2~3º mais quente do que espalhando. No meu 2600k.

Gostei muito dos resultados! Infelizmente perdi um pouco de pasta (- $$), nunca tinha aplicado e tive dificuldades.

Okay pessoal, caso esteja enganado vi apenas duas pessoas aqui que tentaram a Gelid GC Extreme, apesar de ela ser a melhor não-metal-liquido disponível no Brasil (Thermal Grizzly é inachável).

Os dois colegas disseram que tiveram dificuldades. Vcs poderiam falar um pouco mais sobre a experiência e resultados? Procurei em vários reviews e sempre ela acaba ficando na frente, por 1~2 graus e é meio que unânime na gringa que ela é a top das tops, por isso decidir pagar um premium por ela a mais do que as PK3 e da MX-4.

Vcs acham que é difícil pq ela tem baixa viscosidade? Acham melhor aplicar um pouco mais do que o normal pra compensar isso? Como vcs resolveram? Sinceramente gostaria de continuar com o meu método do 'grão' pois simplesmente n gosto da ideia de ter que usar espátulas e/ou espalhar a pasta até pintar o IHS. Grato!
 
Nunca havia nem ouvido falar nessa pasta térmica.

Mas ser pior que implastec... acho que não tem nem como.

Use-a e encomende uma de boa qualidade pela internet. Assim que chegar, troque.


Segundo um teste que vi, ela é uma pasta térmica regular/boa. Se saiu melhor que a versão Z3, Z9 e Arctic Cooling MX-2.

Recomendo que você invista um pouco mais e compre uma de melhor qualidade. Pasta térmica é usado pouco e com pouquíssima frequência.

Obrigado pela atenção :forever:
Pelo o que diz o fabricante ela é do mesmo nível da Artic Silver 5, seria isso o suficiente para se enquadrar como boa ?
Um amigo aqui compramos um pote de 20g e vamos dividir.
Pra eu usar nos pc que arrumo pela vida. Armazenar ela direto em segingas é uma boa ?
 
Obrigado pela atenção :forever:
Pelo o que diz o fabricante ela é do mesmo nível da Artic Silver 5, seria isso o suficiente para se enquadrar como boa ?
Um amigo aqui compramos um pote de 20g e vamos dividir.
Pra eu usar nos pc que arrumo pela vida. Armazenar ela direto em segingas é uma boa ?
Não é suficiente porque quem tem boca fala o que quer. A Implastec pode dizer que a pasta térmica dela é melhor que a Arctic Cooling MX-4.

O que tem de ser levado em consideração são os testes. Se não encontrar fica difícil concluir algo.

Melhor armazená-la na embalagem original, mas como você irá dividir talvez seringa seja uma opção desde que bem colocada.

Ah, e ela não tem base em prata. É uma pasta térmica com base de silicone e aditivada com metais.
 
Comprei um tubo de 20G de MX-4... WAZ tava saindo a 129!

Acho que fiz a melhor coisa :haha:
 
Comprei um tubo de 20G de MX-4... WAZ tava saindo a 129!

Acho que fiz a melhor coisa :haha:
Pasta muito boa, estou usando a que vem com o Corsair H80i GT e as temperaturas despencaram.

Daqui um ano mais ou menos vou limpar e colocar MX-4 também no meu processador, imagino que seja melhor que a da Corsair que não sei qual é.

A que eles mandam é boa, bem eficiente, mas vou ficar só 1 ano com ela... até lá, acho um tubo de MX-4 por um precinho camarada, sem pressa...kkk

Abs!
 
Pasta muito boa, estou usando a que vem com o Corsair H80i GT e as temperaturas despencaram.

Daqui um ano mais ou menos vou limpar e colocar MX-4 também no meu processador, imagino que seja melhor que a da Corsair que não sei qual é.

A que eles mandam é boa, bem eficiente, mas vou ficar só 1 ano com ela... até lá, acho um tubo de MX-4 por um precinho camarada, sem pressa...kkk

Abs!
É eu tenho um H90, usei ele num i5 3570K e já era a pasta original, ai to comprando tudo zero bala nesse pc, menos fonte.
ai vou usar a MX-4... eu ia pagar 100 reais nela, só que um camarada falou pra mim que ela tinha que ficar trocando de 1 em 1 ano, acabei desistindo sem procurar me informar no site oficial... :sad2:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo