[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Comprei uma pasta da coolermaster maker gel nano na loja que explode e achei super estranha, veio dentro de uma caixa e não no blister como mostra na maioria dos sites, achei a consistência dela esquisita, como se fosse mais grossa, ao tentar espalhar, o que esta de um lado vai pro outro e acabo tendo que por mais pasta térmica pra cobrir. Antes usava uma mx4 e era bem mais pastosa, espalhava fácil. Essa coolermaster é assim mesmo?



Como nesse vídeo, achei super estranho e parece que as temperaturas aumentaram muito.
 
Última edição:
Comprei uma pasta da coolermaster maker gel nano na loja que explode e achei super estranha, veio dentro de uma caixa e não no blister como mostra na maioria dos sites, achei a consistência dela esquisita, como se fosse mais grossa, ao tentar espalhar, o que esta de um lado vai pro outro e acabo tendo que por mais pasta térmica pra cobrir. Antes usava uma mx4 e era bem mais pastosa, espalhava fácil. Essa coolermaster é assim mesmo?



Como nesse vídeo, achei super estranho e parece que as temperaturas aumentaram muito.

A minha veio no blister tudo certinho.. Estranho hein..

E quanto a consistencia é isso mesmo, parece uma borracha derretida uhauhauhauha!

Sobre as temps eu vi elas cairem na verdade, comparado a pasta que ja vinha com o Gammaxx 400, desci uns 5ºC, isso que a do Gammaxx eu usava em um R5 2600 e a CM uso em um R7 2700..
 
A minha veio no blister tudo certinho.. Estranho hein..

E quanto a consistencia é isso mesmo, parece uma borracha derretida uhauhauhauha!

Sobre as temps eu vi elas cairem na verdade, comparado a pasta que ja vinha com o Gammaxx 400, desci uns 5ºC, isso que a do Gammaxx eu usava em um R5 2600 e a CM uso em um R7 2700..
Estou usando o cooler box que veio com o 2700x, uma porcaria barulhenta. A minha tem um blister dentro de uma caixa, como comprei em loja com nota não acredito que seja falsa, no máximo mais velha ou nova que a sua, porém parece uma borracha mesmo, apliquei um pouco e ao tentar espalhar movia tudo para um lado ou outro, não cobria, tive que por mais pra cobrir.
 
A minha veio em caixa, mas tem uma consistência bem fácil de espalhar.
 
Última edição:
Sim. Inclusive já apliquei direto em GPU espalhando uma camada fina no die.

O site da Cooler Master mostra a caixa. Não tem blister. http://www.coolermaster.com/cooling/thermal-compound/mastergel-maker/
A minha veio nessa caixa, e dentro veio o blister com a espatula, a bisnaga e o pano com alcool isopropilico junto..

A textura da minha não é que estava densa, é que ela gruda em tudo auahauahuaa

ObS: Morro de vontade de aplicar na GPU, mas vai saber se a que está la está boa ainda!
 
A minha veio nessa caixa, e dentro veio o blister com a espatula, a bisnaga e o pano com alcool isopropilico junto..

A textura da minha não é que estava densa, é que ela gruda em tudo auahauahuaa

ObS: Morro de vontade de aplicar na GPU, mas vai saber se a que está la está boa ainda!
Só recomendo se estiver tendo problemas de temperatura. Se for fazer, na hora de fechar, NÃO aperte os parafusos até o fim.
 
Qual pasta térmica com preço "razoavel" vocês me recomendam para um Ryzen 5 2600x? Estou com ele faz 1 semana (estou usando a pasta térmica que veio, porem acho que ela está mal aplicada, pois tive que retirar o cooler de cima do processador depois que já tinha instalado...)
 
Qual pasta térmica com preço "razoavel" vocês me recomendam para um Ryzen 5 2600x? Estou com ele faz 1 semana (estou usando a pasta térmica que veio, porem acho que ela está mal aplicada, pois tive que retirar o cooler de cima do processador depois que já tinha instalado...)
Pra gastar pouco, Deepcool Z5.
 
Clan, sou muito noob, fui montar o meu r5 1600 e mandei o dedo na pasta termica q vem no cooler, mas nao saiu muito, só deixou minha digital na cena do crime (devia ter tirado uma foto). Montei td msm assim e o processador jogando por algumas horas, o the witcher 3, nao passa de 70 graus.
Vcs acham q posso deixar do jeito q ta só monitorando a temperatura? ou trocar a pasta termica o quanto antes?
 
Clan, sou muito noob, fui montar o meu r5 1600 e mandei o dedo na pasta termica q vem no cooler, mas nao saiu muito, só deixou minha digital na cena do crime (devia ter tirado uma foto). Montei td msm assim e o processador jogando por algumas horas, o the witcher 3, nao passa de 70 graus.
Vcs acham q posso deixar do jeito q ta só monitorando a temperatura? ou trocar a pasta termica o quanto antes?
Não tem problema. Só poderia ter algum problema se você tivesse removido muita pasta com o dedo.
 
Qual pasta térmica vocês indicam para um i7 6700k de no máximo uns 60 reais ?
 
Arctic Silver 5, tão boa quanto as outras e fácil de encontrar.
Já resolveram o problema dela de condutividade?

"Reivindicações e os resultados dos testes
A empresa afirma que a condutividade térmica do AS-5 é de 8,7 W / (m · K ). No entanto, um estudo conduzido pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA descobriu que era apenas 0,94 W / (m · K). [4] O estudo elogiou a Shin-Etsu X-23-7762-S e a Dow Corning TC-5022 pelo seu melhor desempenho térmico."

fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Arctic_Silver

Se tem uma pasta q eu não indico pra ninguém é essa AS-5.
nem 1W (mK) é muita falta de sacanagem.

Não achei disponível para vender...
Tem na mamute e no ML.
...teria outra ?
Nano Maker
 
Última edição:
Apenas para deixar um relato usando a pasta termica do water cooler deepcool 240t que ja tenho quase uns 6 meses, no dia de hoje com a temperatura media de 28C em casa rodando o prime 95 quase 40minutos, tive essas temps:

dkJwljI.jpg

Vou esperar chegar a Artic Silver 5 e ver as diferenças.
 
Já resolveram o problema dela de condutividade?

"Reivindicações e os resultados dos testes
A empresa afirma que a condutividade térmica do AS-5 é de 8,7 W / (m · K ). No entanto, um estudo conduzido pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA descobriu que era apenas 0,94 W / (m · K). [4] O estudo elogiou a Shin-Etsu X-23-7762-S e a Dow Corning TC-5022 pelo seu melhor desempenho térmico."

fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Arctic_Silver

Se tem uma pasta q eu não indico pra ninguém é essa AS-5.
nem 1W (mK) é muita falta de sacanagem.


Tem na mamute e no ML.

Nano Maker
Se a pasta fosse tão ruim ou bosta, já que seu post parece um alarde, ela não estaria sendo vendida até hoje, e ela já tem mais de 10 anos no mercado.

Será que a pessoa é tão exagerada assim a ponto de passa a pasta nos conectores de cobre da placa ao invés de passar em cima do processador?

Será que a pessoa não sabe que a pasta tem que ser aplicada nesse escudo metálico? Onde muitas vezes a pessoas ainda espalha com uma espátula ou mesmo com o dedo protegido com um plástico?(da qual eu passo assim)
Intel-Core-8-s-rie-do-Processador-I7-8700-K-I7-8700K-I7-8700-K-processador.jpg


Eu acho engraçado essa turma indicando pasta térmica onde muitas vezes se paga muita mais para ter o quê, uns -2ºC ?
 
Se a pasta fosse tão ruim ou bosta, já que seu post parece um alarde, ela não estaria sendo vendida até hoje, e ela já tem mais de 10 anos no mercado.

Será que a pessoa é tão exagerada assim a ponto de passa a pasta nos conectores de cobre da placa ao invés de passar em cima do processador?

Será que a pessoa não sabe que a pasta tem que ser aplicada nesse escudo metálico? Onde muitas vezes a pessoas ainda espalha com uma espátula ou mesmo com o dedo protegido com um plástico?(da qual eu passo assim)
Intel-Core-8-s-rie-do-Processador-I7-8700-K-I7-8700K-I7-8700-K-processador.jpg


Eu acho engraçado essa turma indicando pasta térmica onde muitas vezes se paga muita mais para ter o quê, uns -2ºC ?
Não citei dela ser condutiva (elétrica). Qto a isso, a pressão do cooler sobre o cpu faz parte da pasta vazar pra fora da chapa (se a dose aplicada for em excesso).

Eu falei da condutividade térmica, q é o ponto principal. Se eu pago pra ter 8.7 e eles me entregam um produto com menos de 1W mK, então estou sendo lesado pela empresa. há quem aceite isso de boa. eu não.

o desempenho da pasta em benchs não é ruim, só a propaganda q pelo visto é desonesta.

E questão de +2 ou -2 graus, tem as deep cool Z3/Z5 bem baratas e eficientes.
 
Última edição:
Não citei dela ser condutiva (elétrica). Qto a isso, a pressão do cooler sobre o cpu faz parte da pasta vazar pra fora da chapa (se a dose aplicada for em excesso).

Eu falei da condutividade térmica, q é o ponto principal. Se eu pago pra ter 8.7 e eles me entregam um produto com menos de 1W mK, então estou sendo lesado pela empresa. há quem aceite isso de boa. eu não.

o desempenho da pasta em benchs não é ruim, só a propaganda q pelo visto é desonesta.

E questão de +2 ou -2 graus, tem as deep cool Z3/Z5 bem baratas e eficientes.
Pensei que os valores colocado no seu post fosse algo sobre condutividade, daí fui ler a página da qual postasse o link e vi que mesmo que ela tenha essa diferença, ela ainda empatou com o primeiro lugar se comparou 80 pastas térmicas no BenchmarkReviews.com de 2009.

Então ainda mesmo com essa propagando tendenciosa da qual 99% das pessoas que monta PC não deve nem entender o significado desses valores e onde ele se aplica, onde Eu sou um exemplo bem claro disso.

Ao menos para mim, essa propaganda não chega a prejudicar a ponto de querer boicotar ela não, até porque ele se saio muito bem em comparação a outras pastas que pode custar bem mais que ela e ainda difícil de achar a venda.

Teste de várias pasta térmica e outros produtos inusitado do CdH. (o teste do BenchmarkReviews.com com 80 pastas está fora de ar pelo que percebi), ma achei de outro site.

Em todos eles o resultado é a diferença da temperatura ambienta para a temperatura do processador, e em todos ele tem uma margem de erro de -2ºC a +2ªC.

pastastermicas-g1.gif


Já em site de fora, os testes tem algumas variações, for que tem outras marcas que não é achado aqui facilmente.

Teste usado um Cooler do tipo Torre (Air Cooler)
aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9YL0ovNjk4NDU1L29yaWdpbmFsL2ltYWdlMDA0LnBuZw==


Teste usado um Walter Cooler
aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9YL0svNjk4NDU2L29yaWdpbmFsL2ltYWdlMDAyLnBuZw==
 
Há uns 2 meses atrás comprei um cooler Gammaxx 300 da DeepCool para esfria o i5 8400. Como esse cooler já vinha com uma pasta térmica aplicada nele achei que não tinha necessidade em troca-la. No início ele segurou com a a ventoinha 100% em jogos como BFV, com 2horas de jogo a 62cº. Recentemente a temperatura máxima chegou a 68cº. Antes de perguntarem meu gabinete é ventilado com fan´s de 12cm sendo 1 jogando ar para fora e funcionando a 100% assim como o outro que jogar ar pra dentro. Portanto peço ajuda de vc´s a me indicarem uma pasta térmica para substiuir a atual e pesquisei as duas citadas abaixo:

1- Pasta Térmica Thermaltake Thermal Grease TG7 CL-O004-GROSGM-A ;

2- PASTA TÉRMICA DEEPCOOL Z9, DP-TIM-Z9

Qual delas seria indicada para aplicar no Gammaxx 300 ?
 
Há uns 2 meses atrás comprei um cooler Gammaxx 300 da DeepCool para esfria o i5 8400. Como esse cooler já vinha com uma pasta térmica aplicada nele achei que não tinha necessidade em troca-la. No início ele segurou com a a ventoinha 100% em jogos como BFV, com 2horas de jogo a 62cº. Recentemente a temperatura máxima chegou a 68cº. Antes de perguntarem meu gabinete é ventilado com fan´s de 12cm sendo 1 jogando ar para fora e funcionando a 100% assim como o outro que jogar ar pra dentro. Portanto peço ajuda de vc´s a me indicarem uma pasta térmica para substiuir a atual e pesquisei as duas citadas abaixo:

1- Pasta Térmica Thermaltake Thermal Grease TG7 CL-O004-GROSGM-A ;

2- PASTA TÉRMICA DEEPCOOL Z9, DP-TIM-Z9

Qual delas seria indicada para aplicar no Gammaxx 300 ?


Acho que qualquer uma das 2 terão diferencas minimas, o mais importante e você deixar um bom fluxo de ar dentro do gabinete. Ar entrando e ar quente saindo.
 
Acho que qualquer uma das 2 terão diferencas minimas, o mais importante e você deixar um bom fluxo de ar dentro do gabinete. Ar entrando e ar quente saindo.

Depois passa seu gabinete podemos ver o que podemos melhorar !
 
Apenas para deixar um relato usando a pasta termica do water cooler deepcool 240t que ja tenho quase uns 6 meses, no dia de hoje com a temperatura media de 28C em casa rodando o prime 95 quase 40minutos, tive essas temps:

dkJwljI.jpg

Vou esperar chegar a Artic Silver 5 e ver as diferenças.




Chegou minha Artic Silver MX , comprada na loja que explode aproveitei e deu uma limpa no pc pois estava uns 9 meses sem abri-lo, tinha ate po no wc de resto tava de boa mas aproveitei desmontei tudo e teste de novo.

Uma duvida é Voces medem a temperatura pelo Package? ou Por outro dado como no HW INFO (CPU) ?
Fiz um teste no AIDA STRESS, e dessa vez tambem deixei a GPU LIGADA , nao teve tanta diferenca nas pasta termica original do deepcool para a ARTIC MX SILVER, lembrando que hoje em sp esta uns 28C a noite ta fodss !!!

6V4oxSN.png

lntVydU

Proximo passo e me livrar de 3 coolers que vem no SHARKOONG TG5 pois tem uma pressao statica muito baixa quase nada.
 
Última edição:
Pasta térmica a base de prata comprada a 4 anos ou pasta genérica (aquelas brancas)?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo